[3e] Alvo de magia/Visão da verdade/Toque da Idiotice

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Maceh em 20 Jan 2010, 23:42

Boa noite

1- Uma magia de mago/feiticeiro que tenha como alvo: "1 humanóide/nível"
conjurada por um feiticeiro de 13°/Clérigo de 5°, tem 13 ou 18 alvos?

2- Visão da verdade revelaria em "Qual cópia" o mago está, quando o mago está sob efeito da magia "Reflexos".
Um druida com visão da verdade, seria capaz de identificar qual seria a 'cópia correta' e alertar suas criaturas invocadas para atacarem aquela cópia em específico?

3- Um guerreiro com visão da verdade poderia, com trespassar maior, ir atacando e trespassando cada cópia 'errada', e destruindo a magia em uma rodada apenas?

4- Toque da idiotice, 2° círculo de magia arcana, diz não ter teste de resistência, e causa 1d6 de penalidade em inteligencia, sabedoria E carisma do alvo. Essa informação, do livro do jogador 3,5, está correta?

Grato
Every touch cuts deeper than the last
Maceh

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Jan 2010, 23:53

1ª - 13 alvos, pois leva em conta o nível de conjurador de feiticeiro dele.

2ª - Não sei de cabeça, assim, agora.

3ª - Se eu me lembro bem, a magia mudou da 3e para a 3.5e. Na prática, na minha mesa (que não era exemplo de muita regras corretas), na 3e trespassar funcionava, na 3.5 não. Mas melhor olhar a magia.

4ª - Provavelmente. O problema que eu tinha com essa magia é que... ela é de toque. É uma porcaria ficar colado no oponente quando não se usa armadura, escudo e se tem poucos PVs.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Maceh em 21 Jan 2010, 00:52

Obrigado GoldGreatWyrm.

Na descrição da magia reflexos, não é mencionado nada a respeito. E eu até acho estranho que lá diz: "As ilusões reagem normalmente a magias de área (como parecerem estar queimando ou mortas após serem atingidas por uma bola de fogo", ou seja, mesmo um efeito de área, que causaria dano em todas as cópias, não o faz.

(e vendo por um lado estratégico do combate, se aproximar para drenar int/sab/car de um personagem que bate corpo a corpo não é inteligente mesmo. O valor dessa magia se dá contra outro arcano)

fica ainda então as questões 2, 3 e 4:

2- Visão da verdade revelaria em "Qual cópia" o mago está, quando o mago está sob efeito da magia "Reflexos".
Um druida com visão da verdade, seria capaz de identificar qual seria a 'cópia correta' e alertar suas criaturas invocadas para atacarem aquela cópia em específico?

3- Um guerreiro com visão da verdade poderia, com trespassar maior, ir atacando e trespassando cada cópia 'errada', e destruindo a magia em uma rodada apenas?

4- Toque da idiotice, 2° círculo de magia arcana, diz não ter teste de resistência, e causa 1d6 de penalidade em inteligencia, sabedoria E carisma do alvo. Essa informação, do livro do jogador 3,5, está correta?
Maceh

Mensagempor GoldGreatWyrm em 21 Jan 2010, 01:12

2ª - OK, fui ver a magia no d20srd.org

Ela é da escola da ilusão, e Visão da Verdade permite o personagem simplesmente ignorar ilusões, então... ele só vai ver o original.

O druida poderia sim mandar o companheiro atacar o original, mas... é uma dor de cabeça: veja a habilidade Link do companheiro animal e as regras de Handle Animal.

3ª - Ao meu ver, trespassar é a maneira mais fácil de acabar com reflexos. Mesmo sem Visão da Verdade, é só atacar o alvo, se pegar na imagem e acertar, ela vai desaparecer... como as imagens ocupam o mesmo espaço do conjurador, pode se dar outro ataque com trespassar aprimorado, e acertar outra imagem ou o conjurador, e repetir até acabar com a magia. O problema é que nessa situação, de acordo com a descrição de visão da verdade... as imagens não aparecem! Isso significa que elas estão invisíveis (50% de chance de se errar o ataque).

4ª - Já aproveitei e chequei o Toque da Idiotice, e realmente, apenas um ataque de toque corpo-a-corpo é suficiente para ela causara penalidade nas habilidades mentais do alvo, sem TRs, mas lembre-se que ela é sujeita à RM. Fico pensando em arquimagos, com aquela habilidade de classes que permite usar raios ao invés de toques corpo-a-corpo, disparando Toques da Idiotice Potencializados e Maximizados... com dois desses, isso significa imobilizar um inimigo comum (uma vez que qualquer valor de habilidade reduzido a 0 deixa o personagem catatônico/imóvel, com exceção de Constituição, que significa morte).

Ah, e note que ela é uma magia de Encantamento (Afeta a Mente), então tem uma porrilhada de monstros que são imunes à ela (especialmente construtos, limos e mortos-vivos).
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Maceh em 21 Jan 2010, 01:21

GoldGreatWyrm, veja:

2 - Eu me referia a invocações do druida (invocar aliado da natureza Z), se bem que, pensando, dá na mesma. Mas pensando sobre 'visão da verdade não vê ilusão' então não da pra saber se 'o mago' está no reflexo 1 ou 8, uma vez que você verá o mago apenas.
Então, o druida (ou qualquer outro) sob efeito de Visão da verdade, NÃO PODE indicar em qual cópia atacar, uma vez que ele nem sequer vê as outras para ter um 'ponto de referência'.

Logo:

3- Você estaria certo quando disse que visão da verdade te 'impede' de atacar os reflexos (chegará um ponto que você nem mesmo saberá se a magia está ainda ativa ou não)

e finalmente

4- Ainda assim, é uma magia poderosa demais, para 2° círculo.

Muito obrigado mesmo!

---

Aproveitando

5- Globo de invulnerabilidade menor é como se fosse uma 'área de magia morta'? qualquer magia de 3° circulo ou inferior não funciona dentro dele.
Minha questão é: se o conjurador, que está com armadura arcana, conjura esta magia, a sua armadura arcana é 'suprimida'? ou só se ele sair e então retornar ao globo?

6- Chama contínua: 1 ação padrão pra fazer, 50 po pra conjurar (componente material), Permanente.
Poderia ser conjurada com Ampliar Magias, para ter sua área de iluminação dobrada? Isso alteraria algo alem do círculo de magia superior? (Algo me diz que isso não é possivel, e fico me indagando: por que não?)

7- O mesmo Feiticeiro13/Clérigo5, se precisar jogar um teste para superar a RM de um alvo, terá de rolar 1d20+18? (ou 1d20+13 se for magia arcana e 1d20+5 se for divina ?)
Maceh

Mensagempor GoldGreatWyrm em 21 Jan 2010, 01:49

5ª - O globo é uma bolha que impede magias de atravessar por ele. Ele não suprime efeito dentro da área, e o conjurador pode lançar magias de dentro da bolha para fora dela.

6ª - Se a magia tem uma área "burst, emanation, line, or spread shaped", ela pode ser ampliada por Ampliar Magia. Chama Contínua não tem área, então... não. Mas, nada impede de criar uma magia de nível superior que faça uma chama mais clara... mas boa sorte com isso.

7ª - O que está entre os parênteses é o correto.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Maceh em 21 Jan 2010, 02:01

5-
"Observe que os efeitos mágicos não são neutralizados até entrarem no globo e mesmo que entrem no globo eles são suprimidos e não dissipados. Por exemplo, as criaturas dentro do globo ainda veriam uma magia reflexos criada por um conjurador fora do globo. Se esse conjurador entrasse no globo, a imagem desapareceria, mas voltaria quando ele saísse do globo."

citação na íntegra do livro do jogador, então isso é 'mentira'? ou você se enganou?

6- Verdade.

7-Que azar, beleza.
Maceh

Mensagempor oculto em 21 Jan 2010, 08:50

citação na íntegra do livro do jogador, então isso é 'mentira'? ou você se enganou?

Globe of Invulnerability, Lesser
Abjuration
Level: Sor/Wiz 4
Components: V, S, M
Casting Time: 1 standard action
Range: 10 ft.
Area: 10-ft.-radius spherical emanation, centered on you
Duration: 1 round/level (D)
Saving Throw: None
Spell Resistance: No
An immobile, faintly shimmering magical sphere surrounds you and excludes all spell effects of 3rd level or lower. The area or effect of any such spells does not include the area of the lesser globe of invulnerability. Such spells fail to affect any target located within the globe. Excluded effects include spell-like abilities and spells or spell-like effects from items. However, any type of spell can be cast through or out of the magical globe. Spells of 4th level and higher are not affected by the globe, nor are spells already in effect when the globe is cast. The globe can be brought down by a targeted dispel magic spell, but not by an area dispel magic. You can leave and return to the globe without penalty.
Note that spell effects are not disrupted unless their effects enter the globe, and even then they are merely suppressed, not dispelled.
If a given spell has more than one level depending on which character class is casting it, use the level appropriate to the caster to determine whether lesser globe of invulnerability stops it.
Material Component: A glass or crystal bead that shatters at the expiration of the spell.

Assim, não sei se foi impressão minha, mas ninguém aqui tem motivo pra mentir, ainda mais quando se está tentando ajudar. Portanto, sua pergunta citada, além de me parecer hostil era desnecessária, visto que pode ter havido apenas um engano.
Sobre a magia, efeitos de magias dentro dela são suprimidos, entendo que para qualquer um que tenha efeitos sobre ele, inclusive o próprio conjurador. Ela não é uma "área de magia morta", porque o conjurador que está dentro dela pode conjurar magias que afetem a área externa a ela.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Kasuya em 21 Jan 2010, 09:10

1- Uma magia de mago/feiticeiro que tenha como alvo: "1 humanóide/nível"
conjurada por um feiticeiro de 13°/Clérigo de 5°, tem 13 ou 18 alvos?

Só um complemento: lembre-se sempre que "nível de conjurador" é igual ao seu nível na classe cuja qual você lança uma magia. E isso inclui feiticeiros e magos. Se você for mago 3 e feiticeiro 1, ao lançar mãos flamejantes como mago você causa 3d4 de dano (e não 4d4) e ao lançar como feiticeiro, 1d4 (não 4d4).

O mesmo se aplica, logicamente, para passar pela RM. O sistema simplesmente não funciona para multiclassear conjuradores (exceto as classes de prestígio roubadíssimas para conjuradores, em que você continua ganhando as magias como se tivesse subindo na sua classe conjuradora e ganha outros poderes MUITO BONS, no geral, que você jamais sonharia em ganhar).

Cara, você está fazendo confusão com essa magia. VIsão da verdade vê A VERDADE, ou seja, distingue o que é ilusão e o que não é. Isso significa que você veria as cópias do mago e ele mesmo, mas sabendo quem ele é. E até onde eu sei, você, mesmo com visão da verdade, terá plena consciência não só do que é verdade, mas também do que é ilusão. Por exemplo. Se você usasse visão da verdade antes de encontrar um mago (que já estava com reflexos) você saberia que ele está com o efeito da magia.

E outra, você sempre pode dizer "ataque aquele lá" sem problemas, até onde eu sei.

Se pode, eu não tenho certeza. Por mim, como narrador, poderia. Mas não faz sentido: não é melhor atacar logo o verdadeiro e dizer para os aliados atacar quem você está atacando? Se o mago "se misturasse" às cópias novamente, é só todo mundo adiar a iniciativa para depois do guerreiro e atacar quem ele está atacando.

Correto. E não se preocupe tanto assim quanto a chegar perto e tocar. Invisibilidade, familiares que tocam por você, recuo acelerado, reflexos, dentre outras opções, estão aí pra isso. Definitivamente, esse não é um ipencílio para um mago realmente inteligênte.

5- Globo de invulnerabilidade menor é como se fosse uma 'área de magia morta'? qualquer magia de 3° circulo ou inferior não funciona dentro dele.
Minha questão é: se o conjurador, que está com armadura arcana, conjura esta magia, a sua armadura arcana é 'suprimida'? ou só se ele sair e então retornar ao globo?

Eu interpreto assim: coisas vindas de fora não funcionam. Coisas vindas de você, funcionam.

Mas o texto da magia é realmente inconclusivo.

6- Chama contínua: 1 ação padrão pra fazer, 50 po pra conjurar (componente material), Permanente.
Poderia ser conjurada com Ampliar Magias, para ter sua área de iluminação dobrada? Isso alteraria algo alem do círculo de magia superior? (Algo me diz que isso não é possivel, e fico me indagando: por que não?)

Se não tem área, não funciona.

7- O mesmo Feiticeiro13/Clérigo5, se precisar jogar um teste para superar a RM de um alvo, terá de rolar 1d20+18? (ou 1d20+13 se for magia arcana e 1d20+5 se for divina ?)

Vide resposta 1: níveis de conjuradores não se acumulam.
Editado pela última vez por Kasuya em 21 Jan 2010, 09:49, em um total de 1 vez.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Jan 2010, 09:34

Encare o globo menor não como um "emulador de área de magia morta", e sim apenas um "ponto cego pra magias de 3º nível ou menos"; pra melhor entendimento, imagine o globo como uma chave de condições:

[A] Magias de 3º nível ou menos são suprimidas ao entrar no globo
[B] Qualquer magia feita dentro do globo (e essa parte é importante, feitos por você OU NÃO) não são afetadas pelo efeito de supressão

Logo:

(Sair e re)Entrar num globo com efeitos ativos = [A]
Entrar e conjurar = [B]

Um dos pontos importantes também é que Reflexos é uma PÉSSIMA magia de exemplo; não é a toa que essa linha específica no Minor Globe esteja fora do SRD (que é, para todos os propósitos a versão suprasupotodafoderosa oficial) já que é uma magia com alvo "Você" que cria ilusões em outros quadrados.

Fora QUE o texto, tanto em BR HUEHUEHUEHUE quando do SRD são inconclusivos se os seus próprios efeitos são ou não dissipados ao sair de um globo que você mesmo tenha criado.
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 21 Jan 2010, 12:37, em um total de 1 vez.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Maceh em 21 Jan 2010, 12:15

Oculto, me expressei mal, eu me referia ao livro, uma vez que no SRD poderia* estar melhor explicado, não queria de forma alguma ofender a ninguem, foi mal.

Reflexos:
Essas ilusões separam do personagem e permanecem agrupadas, cada uma pelo menos a 1,5 m de distância entre elas e o personagem

Particularmente, esse trecho da descrição da magia me faz acreditar que um mago com 8 cópias (mais ele próprio) utilizaria um espaço total de 'pelo menos' 9 quadrinhos. É isso?

Kasuya, o valor de 'atacar e trespassar' as cópias com visão da verdade seria justamente para o caso de 'não poder informar os aliados qual era a cópia verdadeira' (a idéia é: se você pode destruir todas as cópias trespassando, não vai apenas querer bater na cópia certa e deixar seus aliados se lascando)

GoldGreatWyrm, espero que não tenha se ofendido, não era a intenção.

Lumine, Mirror Image tá no SRD (http://www.d20srd.org/srd/spells/mirrorImage.htm)
Editado pela última vez por Maceh em 21 Jan 2010, 12:22, em um total de 1 vez.
Maceh

Mensagempor Sr. Pichu em 21 Jan 2010, 12:19

falar é "free action" XD
só o guerreiro berrar: Bate em quem eu estiver socando!
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Maceh em 21 Jan 2010, 12:24

O problema é que na rodada do mago, ele pode 'misturar' denovo, confundindo quem age depois da rodada do mago.

só adiando mesmo
Maceh

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Jan 2010, 12:32

Particularmente, esse trecho da descrição da magia me faz acreditar que um mago com 8 cópias (mais ele próprio) utilizaria um espaço total de 'pelo menos' 9 quadrinhos. É isso?

Sim, exatamente. Esse o motivo que eu disse que é um péssimo exemplo... e como ele vai ter 8 cópias, acelerando? Porque tipo... cada Reflexos só faz 1d4...

e Kasuya, o valor de 'atacar e trespassar' as cópias com visão da verdade seria justamente para o caso de 'não poder informar os aliados qual era a cópia verdadeira' (a idéia é: se você pode destruir todas as cópias trespassando, não vai apenas querer bater na cópia certa e deixar seus aliados se lascando)

Trespassar só se for aprimorado; Trespassar normal só funciona uma vez por rodada.

Em tempo, sobre Reflexos / Mirror Image = "Any successful attack against an image destroys it."

Uma saída simples, mundana E eficaz: Uma único frasco de fogo grego mirado num quadrado entre as imagens é capaz de atingir TODOS os quadrados ao redor dela com 1 de dano sem nenhum teste exceto um ataque contra CA 5. São 8 9 acertos garantindos, potencialmente acabando com metade da magia e atingindo o verdadeiro. ;)

Lumine, Mirror Image tá no SRD

Eu sei, já corrigi o post anterior, me enrolei na explicação. Vê o edit lá, se dá pra entender melhor.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor GoldGreatWyrm em 21 Jan 2010, 12:47

Ah, tudo bem, eu também me expressei mal na resposta da Chama Contínua... o boa sorte com isso é pq criar magias não é uma ciência muito exata.

Quanto ao Globo, visão da verdade e as imagens: essas magias podem ser interpretadas de diversas maneiras.

Mas... eu acho que o globo funciona como eu descrevi. Me lembro pois ter ele era a única maneira de o mago ficar vivo e, uma parte no Temple of Elemental Evil para PC, onde tinha uma bruxa no 2º piso de um esconderijo que arremessava bolas de fogo. Magias não passam pelo globo, mas as que estão dentro dele não são anuladas, e o conjurador pode disparar magia de dentro do globo para fora dele.

Mas uma dica: Nublar (Blur) é do mesmo nível de Mirror Image, e concede 20% de camuflagem. Eu acho um bônus mais sólido, e a magia não acaba caso o personagem receba muitos ataques.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários