Co-fundador da Bioware Acusa JRPGs de Estagnação

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor planes em 21 Jan 2010, 00:47

Silva escreveu:ão vejo a falta de ritmo dos WRPGs como "maior problema" de nada. Acho que há espaço para o estilo de jogo que os WRPGs atuais se propõe, da mesma forma que há espaço para o estilo de jogo que os ultimos Final Fantasies se propõem (filmes onde você só clica quadrado para avançar a estória e nada mais). Já tive experiências gratificantes nos dois estilos, e inclusive as "obras" eletrônicas que mais me deixaram de queixo caído foram justamente as que mais se aproximaram de um "livro interativo" (Planescape: Torment e Mind Forever Voyage).

"Quebra" de narratividade sempre será um defeito, não é um defeito que vai tornar a experiencia de um jogo completamente inválida (ainda mais considerando que te dão algo em troca que é a possibilidade de escolher qual caminho de dialogo seguir), mas não deixa de ser algo que poderia ser melhorado.

Tanto é que por este motivo temos espaço para ambos, cada estilo fornece algo que o outro não pode dar. JRPG não tem liberdade, linearidade é palavra de ordem, mas em troca te dão a fluidez típica de um filme, algo que os cortes do WRPG não permitem (como ter um personagem memorável se ele não se impõe na cena?). Em Mass Effect Shepard é a estrela do jogo, ele pode significar diferentes coisas para pessoas diferentes (depende de sua escolha nos dialogos), mas no final ele não deve nada a um típico protagonista de JRPGs. Por isso jogar Mass Effect fornece uma experiencia que tem uma mistura de JRPG e WRPG (se você acha Planescape bom como é imagine se tivesse as cenas como de Mass Effect, seria de outro mundo. Vamos até aguardar para ver se Alpha Protocol - dos mesmos criadores - nos mostra algo novo).

O que me incomoda na indústria atual é ver o quão criativamente estéril ela está. Assim, o problema não está nos estilos existentes, mas nos "não-existentes". Do fim dos ´80 ao fim dos ´90 a indústria de games era uma espécie de vanguarda criativa, onde praticamente era esperado que cada game novo trouxesse idéias novas, tanto em conteúdo como em forma. Enquanto hoje em dia vemos apenas repetição das mesmas fórmulas estabelecidas (ha exceções, claro).

Isso para mim é mais saudosismo.

Os anos 80 e 90 foram igualmente inundados de cópias baratas de Sidescrollers, tirando os jogos memoráveis (que toda geração possui e são os que criam as tendências) possuiamos toneladas de cópias baratas e receitinhas de bolo de sucesso sendo usadas a revelia no mercado (uma realidade imutavel do mercado: se há uma forma de se ganhar mais dinheiro gastando menos ela será super utilizada até deixar de funcionar).

As coisas foram evoluindo absurdamente com o passar do tempo e hoje temos um verdadeiro boom criativo, não precisamos nem entrar em detalhes de extremos como o projeto Natal (seguindo uma nova tendência criada pelo Wii), mas basta ver jogos com propostas arriscadíssimas como o Little Big Planet, Eye of Judgement, Viva Pinata ou ainda a história elevada ao protagonismo máximo em um jogo que é o Heavy Rain.

Na verdade se você olhar bem nunca a história o "diferente" foi tão vital para valorizar um game quanto agora (onde se gasta muito dinheiro para criar uma nova franquia do zero). Modern Warfare é o exemplo ideal para vermos o quanto isso é valorizado para o mercado, já que em um estilo super concorrido conseguiu atingir a supremacia mesmo sem ter o melhor gráfico ou a melhor jogabilidade (que é até bem linear, sem contar o multiplayer que nem servidor dedicado possui - uma piada hoje em dia), utilizando como diferencial a criação de um clima e história unicos (e não há nada remotamente parecido que fugir de uma chuva de helicopteros depois de um mega EMP).

Esta frente de evolução vem sendo muito explorada pelos WRPGs atuais porque estes passaram a vender muito bem em consoles (diferente dos JRPGs), afinal fica bem mais fácil quando você tem um million seller em potencial em mãos. O sistema de dialogo de Mass Effect não foi nada barato de se desenvolver (ele pesa muito em termos de texturas), mas sabendo que vai vender não há porque não gastar dinheiro. Mesma coisa com games como Fable, Fallout e outras onde os desenvollvedores tem carta branca para implementar pirações (e Fable 3 vai ser bem pirado) já que só o nome do game já é garantia de ótimas vendas.

Agora vai trabalhar com expectativa de venda de 100 mil unidades para ver como inovação passa a ser algo dificil de arriscar, não me admira as produtoras de JRPG preferirem explorar sua previsivel base cativa, enquanto os endinheirados (i.e. Bioware) ficam tirando onda XD
Imagem
planes

Mensagempor Irish Carbon em 21 Jan 2010, 01:13

Tenho a impressão de que, cada vez mais, deixamos de ver jogos criativos e ousados na indústria por conta dessa economia de mercado cada vez mais brutal. Enquanto um jovem desenvolvedor sonha em botar suas grandes (e inovadoras) idéias em prática, um engravatado acima dele já vem com toda uma análise de mercado do que é ou não viável economicamente, e com todo o orçamento já planejado em cima disso. Daí as grandes idéias do jovem desenvolvedor são botadas de lado em prol de convenções tidas como "lucro certo" para a empresa. ISSO me incomoda.

Não poderia concordar mais. Experiência própria.
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor AKImeru em 30 Jan 2010, 02:11

Sim. Em outras palavras, a falácia conhecida como “Poisoning the Well”, que não avança o debate em nada

Exceto que avançou o debate.

Mas se prefere uma resposta direta ao seu argumento: você se limitou a comparar as premissas mais básicas e generalizadas da estrutura do enredo dos jogos recentes da Bioware, e sentiu com isso o direito de decretar que são todos “o mesmo jogo”.

Eu disse que eles estavam estagnados.

Não que eram exatamente o mesmo jogo.

E disse também que sua premissa é basicamente a mesma - e é.

Por todas as descrições que vi de Final Fantasy 13 até agora, ele parece ser mais um filme interativo que jogo, o que ironicamente não deixa de ser, de certa forma, “inovador”... se é bom ou não, são outros 500.

Não é inovador, "Filmes interativos" eram inovadores no PSone poxa.

Eu acho que não é bom. Eu acho que os jogos precisam logo admitir que são jogos, e não apenas filminhos com “pressione X para ver a próxima cena”

"Filmes Interativos" são tão válidos quanto "Shoot Em Ups". A questão é: Nem todo mundo que gosta de Final Fight vai gostar de Metal gear Solid. São jogos diferentes afinal, e ambos tem seus méritos. O problema é quando te vendem o jogo falando que é um "filme interativo" e no final é um "Shoot Em Up" e vice versa.

Agora JRPGs estão realmente estagnados, mas isso não tem a ver com as histórias abordadas. Esta continuam sendo boas (ou não dependendo da sua opinião sobre o gênero), Infinite Undiscovery, Lost Odyssey e outros não devem nada a seus antecessores, pelo contrário, acho que Tales of Vesperia teve a melhor e mais madura história da franquia desde sua criação (ótima abordagem de vigilantismo X idealismo, jogando com o vigilante algo raro no gênero). A questão é de jogabilidade, ao contrário de outros gêneros do mercado jogamos JRPG da mesma forma que jogavamos no NES. Ele não evolui e nem tem que evoluir, JRPG é jogo de nicho, tirando os medalhões da Square, são jogos que se venderem 200 mil cópias é para comemorar, quem curte o gênero está pouco se lixando se tiver que jogar com os "antiquados" menus porque não é isso que torna um JRPG mais ou menos interessante.

Exceto que ele evoluiu. A diferença que a evolução vende muito menos. De acordo com as estatisticas de venda, os JRPGistas estão mais preocupados com a marca do jogo do que qualquer coisa. Observe como Final Fantasy e a série Shin megami Tensei possuem fanbases que vão comprar os jogos, não interessa sua qualidade.

Talvez o grande problema seja esse. Talvez tenhamos superado a fase em que um jogo podia ser focado em história (como são os RPGs) mas apenas contar essa história quase como um livrinho animado, em que você apenas lia ou assistia os diálogos passivamente entre uma sessão de grind e outra.

Isso não é um problema. Talvez você não goste disso. Mas é uma escolha válida. A coisa é: O jogo tem que admitir isso e não te levar a falsas pretensões.

Os WRPGs estão com a tendência de melhorar isso um pouco, com as opções limitadas de diálogo e de mudanças na trama, mas ainda falta muito.
Recomendo esse ótimo artigo, que se foca mais em como melhorar as dublagens em jogos em geral, mas aborda alguns pontos muito bons sobre como ficar assistindo monólogos de NPCs está longe de ser o que realmente devíamos esperar de videogames:

Eu adoro quando vejo desenvolvedores reclamando de generos, ferramentas e elementos, como no artigo linkado. Mostra o quanto eles estão apegados em sua dotrina e não percebem que não é algo necessariamente negativo.

Existem dois tipos de jogos, atualmente:

Foco em gameplay e história só pra tapar buraco (quando existe);
Foco no enredo/gráficos, produções megalomaníacas, e gameplay fraco.

Desculpe mas eu tenho que discordar. Permita-me apontar algumas coisas, sim?
- Jogos com historias e produções megalomaníacas podem ter gameplay forte. Apenas observe jogos como Uncharted 2, Dragon Age, God of War, etc. Boa parte dos blockbusters seguem essa lonha.
- Foco em gameplay geralmente é feito por estudios independentes porque eles não tem o dinheiro de contar uma historia de um senso comum, eles precisam abstrair a historia, eis a resposta: Não use historias. Apenas foque-se no gameplay. Companhias independentes tem feito fortunas nisso.

Curiosamente, algumas grandes companhias lançam jogos "focados no gameplay" mas com grandes budgets, que são geralmente usados nos gráficos e outros elementos (Vide Team Fortress 2) enquanto outros jogos sem nenhum dinheiro se focam na historia - e conseguem conta-la direito (Vide Stalker)

Acho que chegamos a uma conclusão: jrpgs se estagnaram por que era isso que seu publico alvo queria.

Eu gostaria de apontar que o público alvo de vinte anos atrás dos JRPGs mudou e se estendeu.

Tenho a impressão de que, cada vez mais, deixamos de ver jogos criativos e ousados na indústria por conta dessa economia de mercado cada vez mais brutal. Enquanto um jovem desenvolvedor sonha em botar suas grandes (e inovadoras) idéias em prática, um engravatado acima dele já vem com toda uma análise de mercado do que é ou não viável economicamente, e com todo o orçamento já planejado em cima disso. Daí as grandes idéias do jovem desenvolvedor são botadas de lado em prol de convenções tidas como "lucro certo" para a empresa. ISSO me incomoda

Como todo tipo de entretenimento ora.

A diferença é que com o avanço da tecnologia, e a abertura do estudo do design de jogos, é possível abrir o mercado para os independentes. A tendencia é só melhorar.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor louc0 em 19 Fev 2010, 18:19

louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Magyar em 20 Fev 2010, 08:50

Link do Ladwig escreveu:Busey Scale of Insanity

Carai, como eu ri! :rolando: :rolando: :rolando:

Será que o fato da propaganda dos últimos lançamentos de grandes empresas não acaba por encubrir as ditas inovações no mercado de jogos? Esperar que uma grande empresa lance algo inovador sendo que ela já é famosa por algo batido não seria o mesmo que esperar a vaca tossir?

Inovar JRPG ou WRPG não seria o mesmo que remover as características que o tornam JRPG e WRPG?
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Fev 2010, 10:06

Inovar JRPG ou WRPG não seria o mesmo que remover as características que o tornam JRPG e WRPG?

Sim E não.

Pega o FF12 por exemplo, um dos jogos dos ultimos anos que mais dividiram a fanbase. Metade reclama que "não é Final Fantasy", a outra metade afirma que "é o melhor Final Fantasy dos ultimos tempos". E outros simplesmente falam "simulador de maratonao jogo é bom, mas tem pontos ruins, como sempre".

E tudo isso por que ao invés de repetirem os mesmos eventos com "desenvolvimento de personalidade" como nas mais famosas iterações da franquia (leia-se emices) você tem personagens com características mais humanas num jogo mais mainstream ao contrário dos heróis mais caricatos de antes. Coincidência ou não, o Final Fantasy 8 (sim, eu sei, eu sei, eu posto atualização) também recebeu essa crítica.

Eu já cansei de ler em blogs, fóruns e sites sobre a grandeza, simbolismo e profundidade de FF7 o suficiente, então não encare como raiva do jogo. Só da fanbase. Se eu colar aqui, tu vê o quão assustador podem ser os fãs.

Generalizando:
[list=][*]wRPGs são como livros-jogo eletrônicos: tu tem muitas opções em troca da caracterização [*]jRPGs são como mangás: você geralmente tem uma caracterização melhor, em troca de opções[/list]

Em tempo, alguém quer ler alguns posts falando da superioridade dos jogos japoneses?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Pedro Guagliano em 20 Fev 2010, 12:03

Ruben_Ladwig escreveu:Acho a crítica do Oda bem pertinente até. Se bem que já faz um tempinho que não se vê coisa nova nos enredos dos RPGs eletrônicos.
Acho que a última coisa que me chamou a atenção foi Xenosaga, e já se foi o que nesse tempo, uns 6 ou 7 anos?

Chegou num ponto onde basicamente o que me interessa é o sistema do jogo. O enredo passou a ser praticamente irrelevante.

Bem o melhor RPG que joguei nos últimos anos foi o The Worlds Ends With You (This Wonderful World. Vai entender a tradução). Acho que a trama foi muito louc principalmente pq:

O vilão principal é um dos seus parceiros e ele continua sendo seu parceiro até o fim. A mudança de parceiros e os dramas tornaram meio animê para adolescnetes, but eu adorei acompanhar aquilo. Os personagens eram simplesmente mais humanos. Pq todos eram criaças. Sério eu me apaixonei por Beat e seu coração enorme e sua falta de cérebro e isso é mostrado claramente no jogo. Claro temos flavors e as missões veêm aos poucos e você fica no suspense o jogo inteiro. VocÊ acha que termina em uma semana se enganou vão três semanas e eu nem peguei o melhor final. Aquelas sidequests são imensas e difíceis.

Na verdade não adianta discutir sobre JRPGs e citar justamente a série que tem bala na agulha o suficiente para fazer o que quiser e vender. Por ter um nome de peso no mercado cada jogo da franquia segue um caminho diferente, quem desenvolve tem carta branca e qualquer discussão sobre eles acaba virando "qual FF eu gostei mais" e não sai do lugar (vai ter gente que vai meter o pau no FF XII dizendo que os personagens são mediocres, outros vão falar que o FF IX é bom porque "é raiz", no final jogar FF acaba sendo uma experiência pessoal).

Para falar de estagnação devemos pegar os jogos padrão do gênerio, jogar Suikoden V é basicamente a mesma coisa que jogar Suikoden I de duas gerações passadas, rola apenas um tapa gráfico (que nem é tão grande assim, como disse JRPG não é produção onde haja dinheiro sobrando). A "estagnação" (eu prefiro chamar de tradicionalismo) faz até parte do charme, quando se fala de Suikonde ou Tales of os fãs já sabem o que esperar e este é o ponto que o cara da Bioware não sacou.

Concordo e discordo. Sendo um jogo de ghetto nicho ou o tralalá que seja o cara estava pensando em renovação de mercado. Claro, não podemos falar de renovação de mercado em JRPGs assim como não podemos falar de inovação em gameplay a curto prazo em jogos de mesa (RPG de mesa). Ambos os mercados criaram um gênero e estabeleceram um público fiel (planejadamente ou não). Sendo esse mercado já mais antigo isso depende de algumas pessoas que vejam os jogos e gostem desse charme. As gerações mais antigas de gamers não largam isso quando curtem, mas para as novas gerações isso vai se tornar muito estranho ou pouco atrativo. Talvez, a estagnação tenha sentido em longo prazo já que o mercado muda constamtmente e fãs podem simplesmente largar o jogo. Um nicho tem pouca probabilidade de se renovar e com as atuais gerações de neets ou crianças da internet que cada vez mais se utilizam desses meios o JRPG pare de fazer sentido, pois a questão de tornar o jogo imerso e trazer outros mundos até nós se torne muito simples ou mal feito. Digo isso pq a tecnologia muda e com isso o público muda. Exigências novas são criadas à cada geração e com o tempo isso pode ser esmagador para um jogo de nicho que não vê renovações desde a era 8 bit.
Editado pela última vez por Pedro Guagliano em 20 Fev 2010, 13:24, em um total de 2 vezes.
Pedro Guagliano

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Fev 2010, 12:26

/fez todas sidequests e pegou 100% de tudo com a namorada.

O bonus boss é uma das poucas batalhas do jogo que praticamente precisa de dois jogadores no modo extreme. Myako e eu chutamos traseiros!
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Pedro Guagliano em 20 Fev 2010, 13:25

Lumine Miyavi escreveu:/fez todas sidequests e pegou 100% de tudo com a namorada.

O bonus boss é uma das poucas batalhas do jogo que praticamente precisa de dois jogadores no modo extreme. Myako e eu chutamos traseiros!

Precisa me passar esses bônus ainda quero chutar a bunda daquele "Freak da matemática".

Em tempo, alguém quer ler alguns posts falando da superioridade dos jogos japoneses?

Depende. Isso é um artigo babaca com fã boys elevando a bunda de uma linha de jogos ou é alguém mais saudosista tentando falar como esses jogo podem ser atrativos para certas pessoas...
Pedro Guagliano

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Fev 2010, 13:53

@Pedro:

Ele é fácil, comparado com o bonus boss. Pense nisso. XD

Depende. Isso é um artigo babaca com fã boys elevando a bunda de uma linha de jogos ou é alguém mais saudosista tentando falar como esses jogo podem ser atrativos para certas pessoas...

AMBOS!
Lumine Miyavi

Mensagempor Pedro Guagliano em 20 Fev 2010, 16:12

Bota logo, então.

E Passa um detonado dessas side quests. Pq eu preciso completar no 100%. =D
Pedro Guagliano

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Fev 2010, 16:41

SPOILER: EXIBIR
"music, and the ability to control the action, videogames are the ultimate combination of the high arts. While I tend to play the stoic, I will be the first to admit that videogames have driven me to cry, to scream and shout, to feel actual hate; such is the power of this force beyond our wildest reckoning. And here I am, before you, to tempt your tongues with the taint of such a tantalizing topic. And the Japanese, the true geniuses behind the world of video games. Pah, I throw my scorn upon such incompetents of the West, who would mock the true art of Japanese games with 'games' such as Baldur's Gate and Madden. Perhaps it is that the West is not as intelligent as the East, but this is a matter for another day. Japan has given us such masterpieces as the Final Fantasy series, Star Ocean, Wild Arms, and of course, Arc the Lad. Yes, some of the finest videogames in the world were created by the Japanese. I come to you today to ask you in all earnesty, what is your favorite videogame? I will reveal mine after the grand debate has illustriously begun, but not before the first poster falls victim to my plot of discussion."

SPOILER: EXIBIR
"Quake, rather than mentally invigorating games such as Arc the Lad and Growlanser, because even a child could tell placing a space between the 'video' and 'game' in videogame is perhaps more profoundly philistine than a certain American administration that need not be named. Placing a space in videogame completely belittles the meaning of the word and displays the user's blatantly miniscule intellect and misunderstanding of the basic precepts of grammar. Videogame is a perfect marriage of the words video and game, creating a short and effective portmanteau that quickly and accurately labels mentioned objects and anybody who does not recognize 'video game' as absolutely outrageous clearly lacks the mental faculties to correctly operate a videogame other than perhaps FIFA Sports. I make this point because I have been belligerently barraged by imbecillic 'video game' references that unnerve me to no end and have taken it upon myself to correct the damage that your poor Western education (though this is subject to be discussed on a later date) has wrought upon you. You should personally thank me that I did not see it fit to correct your perponderous mistake in Japanese, because I am thoroughly positive your neanderthal mind would be incapable of deciphering the Hiragana from the Katakana."

Boa sorte.
Lumine Miyavi

Mensagempor NeverSleep em 21 Fev 2010, 05:32

Bah, porque esse cara não fica logo nas VNs da vida, já que ele não gosta de RPG mesmo...
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor AKImeru em 21 Fev 2010, 13:15

mentally invigorating games such as Arc the Lad and Growlanser

Eu ri demais. Porque eu -sei- o que é o Growlanser.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Elven Paladin em 23 Mai 2010, 21:57

Ressuscitando o tópico:

Para BioWare, "Final Fantasy XIII" não é RPG

Falando ao site Strategy Informer, Daniel Erickson, diretor de roteiro da BioWare, comentou que não considera "Final Fantasy XIII" um RPG.

A polêmica declaração pode causar algum espanto aos fãs da série da Square Enix, já que a BioWare é responsável por alguns dos grandes RPGs ocidentais já lançados, como "Baldur's Gate" e o recente "Dragon Age: Origins".

"Você pode colocar um 'J' na frente, mas não é um RPG", comentou Daniel, referindo-se ao termo JRPG, ou RPG japonês. "Você não faz escolhas, você não cria um personagem, você não vive seu personagem. Não sei que tipo de jogo seria, adventure, talvez? Mas não é um RPG", concluiu. Durante a entrevista, Daniel admitiu que seus comentários poderiam ser "controversos".

"Final Fantasy XIII" traz como protagonista uma garota apelidada de Lightning, que foi escolhida por um ser mítico para ser a "inimiga da raça humana que quer destruir o planeta". O mundo desse episódio está dividido entre a cidade Cocoon, um casulo que é uma utopia de tecnologia, e Pulse, um local para onde vão os indesejados.

O game saiu para PlayStation 3 e Xbox 360 em março nos Estados Unidos.

E para quem está interessado, o trecho da entrevista citada está aqui:

Strategy Informer: The main staple of The Old Republic has always been its story, but I'd argue that without good game play to support it, there is a lack of incentive to want to find out that story. I use Final Fantasy 13 as an example here: excellent story, but sometimes the grind or the linear game play made me struggle in wanting to see it through. What are your thoughts on that?

Daniel Erickson: Well, before I address the main point I just want to take a slightly more controversial route: You can put a 'J' in front of it, but it's not an RPG. You don't make any choices, you don't create a character, you don't live your character... I don't know what those are - adventure games maybe? But they're not RPG's.
But you're absolutely right, without the systems, your nothing. One of the things we've always been aware of is that a lot of people play Baldur's Gate to death, and those people who play it 3,4 5 times aren't story guys, they're D&D guys.
We know there are going to be people here for Star Wars combat, for PvP all that... and actually, what we were originally going to do was just have standard MMO combat. Two guys swinging at each other, but not interacting. It didn't feel like Star Wars though, and it wasn't fun. So we went back and prototyped this run and gun, lightsabers touching, choreographed combat sequences in real time. The Director always holds everything we do to this 'standard' - does it look and feel like Star Wars? If no, fail.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Video Games