[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Deicide em 02 Fev 2010, 21:02

Ric.freitas escreveu:
Eu penso nisso como se fosse uma programação de computador. No caso dos saves, você só faz saves contra efeitos que já o estavam afetando durante seu turno; qualquer efeito que você adquira no fim do turno não tem save até o turno seguinte.

E se no turno seguinte o jogador salvasse? Ele receberia novamente a condição e ficaria paralisado ad-infinito? Não seria mais lógico então aplicar o efeito no início do turno?


Os dois eventos são simultâneos e exclusivos. Você faz save no fim do turno ou você recebe o efeito no fim do turno. Se você já está sob o efeito, ele pode ser removido e não é aplicado uma segunda vez. Se não está sob o efeito, ele é aplicado e não há teste de resistência. Simples.

Se fosse no início do turno, o poder seria mais apelativo. Você faz save no fim do turno e beleza. Mas a menos que tenha algum poder que permita se mover fora do seu turno, ainda estará na área no início do turno seguinte e o efeito voltará a afetá-lo, até que a zona seja desfeita, alguém o mova à força para fora da zona ou você seja sujeito a um gatilho de um poder seu que permita mover-se como ação de oportunidade ou imediata.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Iuri em 02 Fev 2010, 21:41

Riketz escreveu:se o personagem escolher "baixar a guarda", ele vai apenas conceder "Vantagem de Combate"..


na verdade vai ser uma house rule de qualquer jeito... mas eu acho que quando alguem concede vantagem de combate ela ainda está "se esforçando" para não se machucar, enquanto um personagem naquela situação não. o problema de só tirar os bonus de des/int da CA é quando esses bonus são menores do que a penalidade sofrida ao dar vantagem de combate. talvez conceder vantagem + a perda do bonus de des, ou o q for maior entre os dois, seja mais convincente.

concordo q o instinto de sobrevivencia do personagem não pode ser deixado de lado, soh discordo q esse instinto seja expressado pela destreza (ou inteligencia), acho q ele corresponde ao valor da metade do nível (o instinto de sobrevivencia iria se aprimorando conforme se ganha experiencia). logo, esse bonus permanece.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Torneco em 02 Fev 2010, 23:43

Eu não entendi o porque tanto aue nessa história do jogador provocar deixar ser atacado. Bem, pensando como um personagem, talvez ele possua uma técnica de contra-ataque muito boa. Se o combate está feio, porque não provocar um ataque inimigo pra usar a técnica? Acho que a idéia da vantagem de combate para aquele ataque suficientemente boa, afinal, ele só quer apanhar daquele golpe. Acho que no terceiro filme do Highlander o personagem principal usa algo parecido.

Por acaso o poder que o personagem usou não seria aquele de ladino que ele atravessa perto dos oponentes e faz todos darem um AdO nele e ele volta os ataques para os atacantes?
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Otherwise em 03 Fev 2010, 10:14

Torneco escreveu:Por acaso o poder que o personagem usou não seria aquele de ladino que ele atravessa perto dos oponentes e faz todos darem um AdO nele e ele volta os ataques para os atacantes?


Provocar AdO é correr o risco de ser atacado; ainda assim o personagem está alerta e pode se defender.
É diferente de parar na frente do monstro, abrir os braços, e gritar "me bate!", só pra sofrer o dano.
Avatar do usuário
Otherwise
 
Mensagens: 327
Registrado em: 12 Nov 2007, 16:05
Localização: Rio de Janeiro, RJ

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor cavaleiromorto em 03 Fev 2010, 10:42

Concordo que a melhor maneira de abrir a guarda é fazer uma ação que provoque um AdO, não que a atitude suicida vai ser boa para o personagen, já que, como já foi dito, ele não pode utilizar nem ações de oportunidade ou imediatas no seu próprio turno.

Aproveitando o tópico, alguém sabe alguma declaração oficial sobre efeitos em personagens que estejam morrendo? Eles continuam agindo normalmente ou terminam?
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Ric.freitas em 03 Fev 2010, 13:18

Aproveitando o tópico, alguém sabe alguma declaração oficial sobre efeitos em personagens que estejam morrendo? Eles continuam agindo normalmente ou terminam?


No PHB, na página 295 é dito que o personagem pode continuar recebendo dano se estiver morrendo, como não tem nada que afirme que o efeito é retirado podemos presumir que as condições permaneçam.
Ric.freitas
 
Mensagens: 473
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:38

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Leisses em 04 Fev 2010, 10:48

Não estou com o livro para confirmar, mas acredito que tem um lugar no PHB que fala sobre isso e sobre quais efeitos permanecem e quais não quando o personagem está morrendo.

Provavelmente é perto da página citada pelo Ric.
Leisses
 
Mensagens: 592
Registrado em: 24 Mai 2008, 15:44

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor cavaleiromorto em 04 Fev 2010, 12:25

Leisses escreveu:Não estou com o livro para confirmar, mas acredito que tem um lugar no PHB que fala sobre isso e sobre quais efeitos permanecem e quais não quando o personagem está morrendo.

Provavelmente é perto da página citada pelo Ric.


Ontem eu li todo o capítulo de Combate e não encontrei nada, somente a parte do dano que o Ric já citou. Se alguém achar algo, por favor me avise e fale a página.

Aqui com o meu grupo, a gente tem usado que todos os efeios continuam.
Não Alimente o Troll
Avatar do usuário
cavaleiromorto
 
Mensagens: 448
Registrado em: 23 Ago 2007, 00:38
Localização: Guaratinguetá/SP

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Riketz em 04 Fev 2010, 16:36

Iuri escreveu:
Riketz escreveu:se o personagem escolher "baixar a guarda", ele vai apenas conceder "Vantagem de Combate"..


na verdade vai ser uma house rule de qualquer jeito... mas eu acho que quando alguem concede vantagem de combate ela ainda está "se esforçando" para não se machucar, enquanto um personagem naquela situação não. o problema de só tirar os bonus de des/int da CA é quando esses bonus são menores do que a penalidade sofrida ao dar vantagem de combate. talvez conceder vantagem + a perda do bonus de des, ou o q for maior entre os dois, seja mais convincente.

concordo q o instinto de sobrevivencia do personagem não pode ser deixado de lado, soh discordo q esse instinto seja expressado pela destreza (ou inteligencia), acho q ele corresponde ao valor da metade do nível (o instinto de sobrevivencia iria se aprimorando conforme se ganha experiencia). logo, esse bonus permanece.

temos que lembrar que apenas os personagens que utilizam armaduras leves têm seu bônus de destreza ou inteligêcia na CA... digamos um guerreiro de brunea (armadura pesada) ele não tem nenhum atributo na CA, então perdê-lo é a mesma coisa que nada..

na 4e NUNCA se perde o mod destreza ou inteligência na CA por estes fatores.. digamos que em um turno em que o personagem seja surpreendido, atacado sem estar preparado e similares.. ele apenas concede Vantagem de Combate..

mesmo que o personagem esteja dormindo, ele ainda mantém o mod destreza ou inteligência na CA, o.0, se estiver com armadura leve.. porém o personagem vai estar inconciente (-5 em todas as defesas ), derrubado (atacantes corpo a corpo recebem +2 no ataque) e indefeso (concede vantagem de combate e pode ser alvo de um golpe de misericórdia)..

o que isso significa? que atacar um alvo que esteja dormindo, o atacante tem +4 pelo alvo estar deitado e conceder vantagem de combate.. somado ao alvo ter -5 em todas as suas defesas.. ele tem praticamente +9 de bônus pra acertar (fora o mod atributo de ataque, proeficiência da arma, melhora mágica e etc).. e o golpe de misericórdia faz com que (com acerto) seja um sucesso decisivo (crítico), então dano máximo..

o que talvez possa ser escolhido ao invés de conceder vantagem de combate.. é o jogador declarar: "mestre, estou terminando meu turno me deixando INDEFESO (fechando os olhos, virando de costas, com as mãos na cabeça)".. concedendo vantagem de combate e podendo ser alvo de um golpe de misericórdia..
Avatar do usuário
Riketz
 
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Ago 2009, 11:33

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Nibelung em 04 Fev 2010, 16:45

-7. Derrubado também concede vantagem de combate.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Riketz em 04 Fev 2010, 17:21

Nibelung escreveu:-7. Derrubado também concede vantagem de combate.

pensei nisso.. mas entendo que só é possivel conceder vantagem de combate apenas uma vez..

um monstro Pasmo e sendo flanqueado.. o personagem tem vantagem de combate em ambos os casos.. mas o seu bônus ganho pela vantagem não se acumula, não é +4.. continua sendo +2..

no caso da pessoa dormindo.. mesmo que ela esteja derrubada, inconciente e indefesa.. ela só concede vantagem de combate uma única vez.. flanquear alguém dormindo não vai aumentar sua chance de acertar..

vantagem de combate é um bônus para o atacante não cumulativo.. ou vc tem, ou não tem..
se ele fosse uma penalidade para o defensor, então ele se acumularia..

e corrigindo o que tinha dito antes.. é bonus de +2 pra acertar e penalidade de -5 na defesa do alvo dormindo..
derrubado concede vantagem de combate para atacantes corpo a corpo.. e não +2.. então não se soma com o fato do alvo estar indefeso, que também concede vantagem de combate..
Avatar do usuário
Riketz
 
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Ago 2009, 11:33

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Nibelung em 04 Fev 2010, 17:40

Eu falei que a penalidade efetiva é -7, e não -9, como você falou. -5 nas defesas, +2 nos ataques.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Riketz em 04 Fev 2010, 17:53

Nibelung escreveu:Eu falei que a penalidade efetiva é -7, e não -9, como você falou. -5 nas defesas, +2 nos ataques.

isso! isso! isso!
então é -5 na defesa do dorminhoco.. e o homicida faz o ataque com +2 pela vantagem..
por isso que é tão dificil matar aqueles heróis épicos, mesmo que eles estejam dormindo.. hehehe..
Avatar do usuário
Riketz
 
Mensagens: 168
Registrado em: 18 Ago 2009, 11:33

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Fëanor em 05 Fev 2010, 11:43

então é -5 na defesa do dorminhoco.. e o homicida faz o ataque com +2 pela vantagem..
por isso que é tão dificil matar aqueles heróis épicos, mesmo que eles estejam dormindo.. hehehe..

Na verdade é dificil matar porque a penalidade de persepção de personagens dormindo é -5.
Ou seja: mudança mediocre para um personagem de nível épico.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

[4e] Saving Throw e efeitos end turn.

Mensagempor Iuri em 05 Fev 2010, 11:48

Riketz escreveu:
Iuri escreveu:
Riketz escreveu:se o personagem escolher "baixar a guarda", ele vai apenas conceder "Vantagem de Combate"..


na verdade vai ser uma house rule de qualquer jeito... mas eu acho que quando alguem concede vantagem de combate ela ainda está "se esforçando" para não se machucar, enquanto um personagem naquela situação não. o problema de só tirar os bonus de des/int da CA é quando esses bonus são menores do que a penalidade sofrida ao dar vantagem de combate. talvez conceder vantagem + a perda do bonus de des, ou o q for maior entre os dois, seja mais convincente.

concordo q o instinto de sobrevivencia do personagem não pode ser deixado de lado, soh discordo q esse instinto seja expressado pela destreza (ou inteligencia), acho q ele corresponde ao valor da metade do nível (o instinto de sobrevivencia iria se aprimorando conforme se ganha experiencia). logo, esse bonus permanece.

temos que lembrar que apenas os personagens que utilizam armaduras leves têm seu bônus de destreza ou inteligêcia na CA... digamos um guerreiro de brunea (armadura pesada) ele não tem nenhum atributo na CA, então perdê-lo é a mesma coisa que nada..

na 4e NUNCA se perde o mod destreza ou inteligência na CA por estes fatores.. digamos que em um turno em que o personagem seja surpreendido, atacado sem estar preparado e similares.. ele apenas concede Vantagem de Combate..

mesmo que o personagem esteja dormindo, ele ainda mantém o mod destreza ou inteligência na CA, o.0, se estiver com armadura leve.. porém o personagem vai estar inconciente (-5 em todas as defesas ), derrubado (atacantes corpo a corpo recebem +2 no ataque) e indefeso (concede vantagem de combate e pode ser alvo de um golpe de misericórdia)...


Putz, é mesmo... isso que da querer palpitar em um tópico da 4e quando não se joga nessa edição!
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron