Motivos que deixam você irritado com cenários de fantasia

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Sr. Pichu em 05 Fev 2010, 07:36

alguém precisa ler alguns cenários como Dragonlance, Darksun, Forgotten Realms, Eberron, Reinos de Ferro...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Batousa em 05 Fev 2010, 08:04

Lorde da Dança escreveu:Sabem o que me irrita em cenários de fantasia? Raças.

Centenas de cenários e o mesmo padrão de raças que é utilizado: anões vivem nas montanhas e fabricam armas boas, humanos são a raça genérica, orcs são selvagens selvageiros que fazem selvageirias, e elfos são os fodões.
Me irritam os cenários que utilizam esse mesmo esquema de forma pouco criativa e enfiando alguma raça no meio para "tentar" fazer algo diferente. Principalmente a parte dos elfos "eu sou foda em tudo o que eu fizer", eu realmente odeio quando os elfos podem fazer as habilidades de outras rraças e fazer melhor (produzir armas melhores que os anôes, fazer magia melhor que os gnomos. Eles só não se reproduzem melhor que os humanos/coelhos).

Meio tarde e nao sei se falaram aqui.

Mais quanto essa ideia padrão de raça, warcraft mudou bastante.
Elfos não são mais os fodões, os altos elfos são viciados em magia e os da noite são tribais.
Orcs não são selvagem, eles são civilizados dentro de seus padrões. Humanos continuam humanos.
Anões não vivem amsi em cavernas, vivem em laboratórios, e suas habilidades que outrora era para forja agora é para tecnologia, assim como os goblins, só que esses ultimos são desorganizados demais para isso e muitas vezes as tecnologias dão errado.

Warcraft evolui sem perder o medievlismo e suas caracteristicas de fantasia

Pena que o livro foi mal feito, poderia ser melhor explorado.

Um outro genero que usa isso bastante é o de FF
Imagem
Batousa

Mensagempor Dr. Jeremiah em 05 Fev 2010, 11:46

Na mitologia grega, na suméria, na mitologia dos orixás e na egípcia e etc temos lendas dos deuses andando entre os mortais, se enamorando, disputando e etc.
Cinflitos de interesse entre divindades são extremamente comuns, Partidos polarizados (PT PSDB) são raros. Ishtar, (fertilidade) ambiciosa lutou contra Marduk (céu) para conquistar Ur. (babilônia) Hera, (família) quis de todo jeito matar o bastardo de seu marido Hércules. Posseidon por desentendimento com Atena não deixou odisseu voltar para casa por dez anos.
Todos estes são deuses "bons".
O único caso parecido com maldade que conheço em panteões politeístas é Seth, mas mesmo assim, é mais um caso de ciúmes fraternais do que maldade.
O maniqueísmo é algo profundamente ligado ao monoteísmo. Vá a um terreiro de umbanda ou candomblé. eles são politeístas. converse com eles. Essa dicotomia simplesmente não existe.
Nós somos maniqueístas porque existe um deus bom (jesus) e um mau (satã) que dividem o mundo em suas áreas de influência. No politeísmo CADA um dos deuses tem sua área de influência. Para adaptar isso ao politeísmo todos os outros deuses precisariam ser menores e estar dentro da área de influência destes. Foi isso que Tolkien fez.
Agora eu pego um livro de D&D e tem 47 deuses do panteão principal, 578 dos raciais, 1024 divindades locais, todas elas divididas certinho em bem, mal, ordem, caos sem que haja alguém acima deles ditando que eles devem ser assim como em Tolkien tinha Ilúvatar. Simplesmente não cola.
Dr. Jeremiah

Mensagempor Sr. Pichu em 05 Fev 2010, 11:48

WAT? Panteões quietinhos? sem brigas?
alguém realmente precisa ler um pouco mais...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Fev 2010, 11:59

WAT? Panteões quietinhos? sem brigas?
alguém realmente precisa ler um pouco mais...

Acho que você que está precisando ler um pouco mais, e entender o que o usuário está falando.

É uma questão histórica e antropológica: os conflitos entre os deuses politeístas não se resumem a um maniqueísmo entre o "bem" e o "mal", exceto quando a civilização passou por um período monoteísta (como era o caso da adoração por Rá e o período em que a serpente que o matava ao pôr-do-sol era "má").

No caso de D&D, os diversos deuses se organizam entre quatro tipos de extremos: bem e mal, ordem e caos. Ou só dois, no caso da 4ª edição: bem e mal.

E, em termos culturais, isso não faz sentido algum, divindades, quando organizadas de forma diversa, não possuem tais conceitos.

Quer que eu exemplifique por horas ou você é capaz de procurar e descobrir por si mesmo?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Youkai X em 05 Fev 2010, 12:10

Exemplifique por horas, minutos, segundos, décimos, centésimos e milésimos :bwaha:

Realmente em D&D os deuses geralmente se alinham em bem, mal e neutralidade, de forma muito maniqueísta, por vezes ou quase sempre. Na 4e melhorou em alguns aspectos, mas mesmo assim é algo muito incorreto antropologicamente (mas céus, é um cenário com menos de uma dúzia de idiomas!). Mas a religião em Eberron é bem mais interessante e orgânica, se te interessar (religiões, no caso. E sem deuses andando entre os mortais)
Youkai X

Mensagempor Luminus em 05 Fev 2010, 12:18

Trollagem pesada no tópico, hein?

Sr. Jeremiah,

Eu discordo de muito do que você disse sobre as dicotomias em panteões. Entre os deuses gregos, se não me engano, há sim as divindades como Ares, que é o pai de figuras como Fobos, Deimos e Éris (Terror, Medo e Discórdia, respectivamente). A contraparte de Ares, claro, é Atena, que personifica a astúcia, a inteligência e a vitória. Esse mesmo paralelo pode ser traçado para outros deuses, ou então entre deuses e semideuses, ou entre eles e alguns mortais... as dicotomias existem. Apolo e Dionísio é um outro exemplo, também muito famoso.

Em um jogo de aventura medieval, a dicotomia que faz sentido de se focalizar é a do bem contra o mal (ou ordem e caos, ou luz e trevas, sagrado e profano, etc), e assim é feito. Sendo os personagens heróis, eles tem de pertencer ao "lado certo", e portanto combater o "lado errado". Só que dá muito trabalho enumerar e descrever os motivos pelos quais um é certo e o outro é errado, e por isso uma saída simplista (e eficiente!) é dizer algo como "esse povo segue uma divindade bondosa, e portanto está do lado certo".

Sobre os outros pontos que você levantou, bem, eu acho que respondi a todos eles anteriormente.

E.
Luminus

Mensagempor Madrüga em 05 Fev 2010, 12:38

Dr. Jeremiah escreveu:Nós somos maniqueístas porque existe um deus bom (jesus) e um mau (satã) que dividem o mundo em suas áreas de influência.

E o zoroastrismo?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Fev 2010, 12:43

Existe dicotomia, Luminus. Mas não maniqueísmo.

São coisas distintas. Ades não é necessariamente mau, por isso ele era até adorado em Esparta, enquanto que sua contraparte, Athena, era adorada em... Athenas.

Outro exemplo é no hinduísmo, Brahma e Shiva. Enquanto Brahma é o deus da criação, Shiva é o deus da morte. Ainda assim, existiam adoradores em ambos os lados, cada um enxergando os aspectos positivos dos seus próprios deuses e vendo os negativos do deus "rival".

E o zoroastrismo?

Zoroastrismo é como o cristianismo, nesse aspecto: existe o deus bom, Ahura Mazda, e o deus mau, Ahriman.
O politeísmo aparente do Zoroastrismo era mais parecido com a trindade do cristianismo. Todos os seis Amesa Spenta (Imortais Sagrados) eram espíritos que representavam as diversas facetas do Ahura Mazda.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Luminus em 05 Fev 2010, 12:49

Usei o termo errado. Ainda assim, todo o raciocínio permanece. Devotos de Atena não tinham nada a ver com Ares, assim como era entre Apolo e Dionísio, Hades e Hermes. Cada um com o seu cada um. Nas raras ocasiões em que uma pessoa referia-se aos dois deuses, essa pessoa o fazia distintamente, em horas e lugares muito diferentes. Para determinados deuses, a menção do nome de um rival dentro de seu templo era uma grave ofensa. A dicotomia existia, certamente.

EDITADO: Vulcano e Hefesto são contrapartes nos panteões grego e romano.

E.
Editado pela última vez por Luminus em 05 Fev 2010, 13:02, em um total de 1 vez.
Luminus

Mensagempor Corvo da Tempestade em 05 Fev 2010, 12:59

Agora eu pego um livro de D&D (...) sem que haja alguém acima deles ditando que eles devem ser assim como em Tolkien tinha Ilúvatar. Simplesmente não cola.

Mas tem um Deus superior em D&D...geralmente os mundos tem um "AO" e este cria os 5.366 deuses.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Fev 2010, 13:00

Luminus, repito, dicotomia é diferente de maniqueísmo.

Não é como em D&D, onde todos os deuses bons são inimigos de todos os deuses maus.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Dr. Jeremiah em 05 Fev 2010, 13:10

Apolo E dionísio são bons. Ares E Atena são bons. Vesta E vênus são boas. A dicotomia existe, mas ela não tem nada a ver com bem e mau, porque o conceito de bem e mau está abaixo das divindades, não acima delas.
Atena acha a astúcia boa e a brutalidade má. Com ares o contrário. Dicotomia? Claro que existe. Maniqueísmo? Não, porque a ética está abaixo dos deuses, não acima.
Hera, deusa da família quer matar um bastardo do seu marido. Ela Está CERTA ao fazer isso. Ela está defendendo os valores que representa. Simples não?
Dr. Jeremiah

Mensagempor Luminus em 05 Fev 2010, 13:14

VA & Dr. Jeremiah,

Perceba que os deuses são bons ou maus de acordo com o tipo de área de influência que possuem, em um jogo desenvolvido por pessoas de orientação judaico-cristã. Não só o jogo em si, mas toda a produção artística estadunidense (que é de onde vem boa parte do que a gente consome em termos de literatura, música, teatro e cinema) que serve para "colorir" todos esses mitos passa por esse filtro.

Então, lá na Grécia, os deuses são sim rivais, em uma dicotomia sem maniqueísmos. Agora, quando o que você tem é uma mistura de mitologias em um jogo de moralidade judaico-cristã, o maniqueísmo aparece aos borbotões... assim como os deuses do Olimpo são retratados como bons e maus em vários filmes e animações. Não é o que eles são, mas sim como são retratados, há mais de 500 anos, nas artes de ideologia judaico-cristã.

A mesma coisa aconteceu com vários outros mitos, como o do Rei Arthur, por exemplo... figuras pagãs são vistas como magia negra, etc. Coisas de quem vive em um mundo ocidental judaico-cristão.

E.
Luminus

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Fev 2010, 13:24

A mesma coisa aconteceu com vários outros mitos, como o do Rei Arthur, por exemplo... figuras pagãs são vistas como magia negra, etc. Coisas de quem vive em um mundo ocidental judaico-cristão.

Com o maior conselheiro do rei Arthur como um Druída Pagão. Claro.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias