Motivos que deixam você irritado com cenários de fantasia

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Luminus em 05 Fev 2010, 13:35

Com o maior conselheiro do rei Arthur como um Druída Pagão. Claro.

E a Dama do Lago como uma feiticeira, etc... o mundo ocidental reinventou muitas coisas de mitologias "não católicas", e hoje elas são retratadas com características que não lhes pertencia originalmente. Então, quando o D&D e outros jogos que simulam uma fantasia medieval colocam panteões com deuses posicionados de forma maniqueísta, isso tem veracidade: é o espelho da forma cristã de reinvenção desses mitos.

Isso aconteceu também com os egípcios, onde Amon-Rá é retratado como bom e Anúbis, como mau... com a mitologia nórdica, onde Thor adquiriu não só um visual, mas valores totalmente alheios àquela mitologia... e também com outros, não apenas em termos de mitologia, mas de mundo real: islâmicos são extremistas, árabes são terroristas, etc.

E.
Luminus

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Fev 2010, 13:37

E o que isso tem haver com cenários de fantasia? Além de que, lol, intencionalmente é feita distinção?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Luminus em 05 Fev 2010, 13:46

Isso tem a ver com a maneira com que judeus e católicos vêem o mundo: espelhando-se em suas religiões. Não apenas jogos, mas muitas artes sofrem a imposição desse paradigma. É como se as coisas só fizessem sentido se subordinadas ao paradigma bem vs. mau, ou se precisassem dele desesperadamente, para então serem compreensíveis e justificadas.

Não existe herói se não há bem vs. mau, no modo de ver dessa filosofia.

Essa distinção cai nos cenários de fantasia para que exista então uma correlação entre o que acontece no jogo e o que é visto por todos nós em muitos outros produtos culturais, onde Apolo é bom e Hades é mau, onde Atena é pura e Hera é uma vaca, onde tal figura é boa e essa outra é maligna, etc etc etc.

Sério, parece que vocês nunca viram Cavaleiros do Zodíaco...

E!
Luminus

Mensagempor Sr. Pichu em 05 Fev 2010, 13:52

_Virtual_Adept_ escreveu:
WAT? Panteões quietinhos? sem brigas?
alguém realmente precisa ler um pouco mais...

Acho que você que está precisando ler um pouco mais, e entender o que o usuário está falando.

É uma questão histórica e antropológica: os conflitos entre os deuses politeístas não se resumem a um maniqueísmo entre o "bem" e o "mal", exceto quando a civilização passou por um período monoteísta (como era o caso da adoração por Rá e o período em que a serpente que o matava ao pôr-do-sol era "má").

No caso de D&D, os diversos deuses se organizam entre quatro tipos de extremos: bem e mal, ordem e caos. Ou só dois, no caso da 4ª edição: bem e mal.

E, em termos culturais, isso não faz sentido algum, divindades, quando organizadas de forma diversa, não possuem tais conceitos.

Quer que eu exemplifique por horas ou você é capaz de procurar e descobrir por si mesmo?

so, um mundo de fantasia TEM que ser igual ao mundo real?
é isso?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Luminus em 05 Fev 2010, 13:55

é isso?

Um mundo de fantasia tem de ter elementos que você associe como elementos de um mundo de fantasia. Além disso, esses elementos tem de ter a mesma temática (medieval, futurista, renascentista, etc), com pouca ou nenhuma sobreposição.]

Não é que tem de ser igual ao mundo real... mas muito parecido com o que é aceito pelo mundo real como sendo um "mundo de fantasia".

E!
Luminus

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Fev 2010, 14:01

é isso?

Não, eu não disse que concordo com ele, só disse que você sequer se esforçou para entender a opinião do usuário.

Luminus
Ainda não entendeu que estamos falando de dicotomia vs maniqueísmo? Já entendemos que a dicotomia existe, não precisa ficar insistindo nesse ponto. O negócio em que D&D não existe esse conflito de opiniões. Bahamute é bom, Tiamat é mau e ponto, acabou, isso é invariável até entre seus seguidores.

É esse maniqueísmo que está sendo criticado.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Seth em 05 Fev 2010, 14:16

Me irrita um pouco a própria fantasia, desgraçadamente. :sobrancelha:
Seth

Mensagempor Luminus em 05 Fev 2010, 14:48

4 filmes baseados na mitologia grega onde os deuses são apresentados de maneira maniqueísta:

Ulisses(1954)

Hercules in the Haunted World(1961)

Jazão e os Argonautas(1963)

Ifigenia (1977)

... entendeu, ou quer que eu desenhe? Talvez exemplos mais novos sejam melhores? Vê aí, e me diz.

E!
Luminus

Mensagempor Smaug em 05 Fev 2010, 14:59

parte da piada é piada. Não levo a renda a ´serio assim como não levo a sério que qualquer zé mané vai virar aventureiro e receber magicamente 4d6 PO. :furioso: :parede:

Não eh qualquer Zé mané que vira aventureiro, e como eh dito no livro esse dinheiro inicial eh apenas para dar a todos os personagens um equilibrio em seus equipamentos... não que dizer que seu personagem realmente entrou em uam loja e comprou de uma vez soh aquilo com um dinheiro dado pela "associação dos aventureiros iniciantes"...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor planes em 05 Fev 2010, 15:08

_Virtual_Adept_ escreveu:E, em termos culturais, isso não faz sentido algum, divindades, quando organizadas de forma diversa, não possuem tais conceitos.

Do ponto de vista cultural (ou de como nossa cultura se desenvolveu) acho que é por aí mesmo, a criação de boa parte dos mundos de RPG partem de conceitos bem simplificados de qualquer forma (e até acho que ter luta bem contra o mal é um "adubo" para a imaginação).

Agora se quiserem uma explicação pseudo-cientifica da vida eu arrisco uma, podemos considerar que bem e mal em mundos de fantasia (no geral) não são meros conceitos, são um tipo de energia que podem até ter representação fisica. Neste caso um deus não tem chance de escapar deste conflito da mesma forma que uma maçã não pode optar por ignora a gravidade e "cair para cima", sacaram "berks" XD
Imagem
planes

Mensagempor Lorde da Dança em 05 Fev 2010, 15:09

Deuses maniqueistas ajudam um pouco ao desenvolver da trama de uma forma facil e sem nescessitar de muito desenvolvimento.

E é por isso que prescisamos de mais cenários que não funcionem dessa forma.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Corvo da Tempestade em 05 Fev 2010, 15:10

Completando o Smaug:

Esse dinheiro pode vir que qualquer fonte: Economia da família, presente de seu mestre (tutor), achado/roubado...etc. E nem precisa ser dinheiro mesmo, ele pode ter achado a arma e armadura e os demais intesm em um cadáver e 5 PO.(claro: mecanicamente ele comprou tais itens, mas na história ele os achou :victory: )
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Lorde da Dança em 05 Fev 2010, 15:12

Vocês estão levando a piada do cara um pouco a sério demais. :b
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Fev 2010, 15:45

4 filmes baseados na mitologia grega onde os deuses são apresentados de maneira maniqueísta:

São filmes. Sério, Luminus, você não tem nem ponto para defender, está só falando aleatoriedades.
Agora se quiserem uma explicação pseudo-cientifica da vida eu arrisco uma, podemos considerar que bem e mal em mundos de fantasia (no geral) não são meros conceitos, são um tipo de energia que podem até ter representação fisica. Neste caso um deus não tem chance de escapar deste conflito da mesma forma que uma maçã não pode optar por ignora a gravidade e "cair para cima", sacaram "berks" XD

É assim que eu estou imaginando. O Bem e o Mal, em D&D, funcionam muito mais como o Tao do Taoísmo, e todas as divindades estão "submissas" a esse conceito universal.

São conceitos quase palpáveis, de tão desenvolvidos.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Sr. Pichu em 05 Fev 2010, 15:52

_Virtual_Adept_ escreveu:É assim que eu estou imaginando. O Bem e o Mal, em D&D, funcionam muito mais como o Tao do Taoísmo, e todas as divindades estão "submissas" a esse conceito universal.

São conceitos quase palpáveis, de tão desenvolvidos.

quase não
SÃO PALPÁVEIS
vê na 3.x por exemplo: dano por [Bem], [Mal], [Leal],[Caos] além de sagrado e profano XD

e voltando na parte de aventureiros iniciantes, normalmente há um treinamento formal antes da carreira como aventureiro... seria de onde vem o "dinheiro inicial", provindo de uma "escola" ou "mentor"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias