Acompanhava esse tópico no começo mas não li as últimas páginas todas...
O foco é cenários de fantasia, e não "cenários HISTÓRICOS" então podemos ignorar elementos da idade média o quanto quisermos. A questão é haver verossimilhança interna, o que na maioria... não existe realmente(mesmo).
* Machismo Extremo;
* Perseguição Religiosa;
* Absolutismo;
* Analfabetismo;
* Feudalismo;
* Escravidão.
E isso tudo é... ÓTIMO!
Estamos falando de um jogo. Aventura, ação, etc. Entretenimento com o que não podemos realizar ou não queremos realizar no mundo real. Quanto mais
problemas a ambientação tiver, melhor. Por exemplo, dois jogos meus que mais tive facilidade de tornar interessantes foram em duas ambientações cheias de problemas(cyberpunk e pós-apocaliptico). Quanto mais injustiças, violência e perigos, mais a *aventura* se torna plausível e mais seu impacto é sentido.
O problema não está em incluir elementos verossímeis de idade média ou antiga em cenários de fantasia porque são delicados ou imorais. Está em como fazê-lo. Ignorar completamente criando um mundo de contos de fadas é inverossímel, mas se esse é o objetivo da ambientação está valendo. Se o objetivo, por outro lado, é ter um mundo 'crível'... alguns desses elementos têm de existir. Como pode variar.
Um dos meus cenários mais "medievais"(só narrei com ele uma vez) é um mundo onde muitas injustiças(para nós) são lugar comum. Incluindo escravidão. Há raras pessoas realmente com consciência "acima" dos valores culturais normais e em geral são loucos ou párias sociais. Os jogadores tinham a opção de se misturar ou justamente ir contra o sistema, e fizeram o último. Foi interessante, e abriu portas para outros elementos bacanas, como eles terem má-fama ou sofrer preconceito por se envolverem com primitivos e até mesmo praticar dos hábitos "reprováveis" deles.
Enfim, pegar emprestado elementos da história real não é nem um erro nem um acerto, depende de como(e as intenções do cenário).
O que mais me irrita em cenários que pecam com explicações lógicas é
a)O cenário mostra o contrário, com explicações e etc que falham ridiculamente ou
b) explicam um mundo em detalhes mas deixam de fora alguns detalhes simples, como o porque haver tantas masmorras cheias de monstros
Num mundo mágico não há desculpas para não criar motivos. Não há um lógico? Invente! É tão fácil... magia faz tudo