RPGCon 2010

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

RPGCon 2010

Mensagempor Luminus em 07 Fev 2010, 12:38

Gostaria apenas de dizer que todas as críticas que eu fiz à spell me incluem. Eu realmente estou cansado do meu comportamento no fórum, e busco alguma maneira de compensar tantos e tantos despropósitos que eu mesmo iniciei (ou ajudei a manter) e que não enriqueceram o fórum em nada.

O meu problema, assim como o de muitos de vocês, é o tempo livre. Eu não tenho isso. É por isso que as coisas que eu inicio, via de regra, são abandonadas no meio. Porque eu as inicio em um feriado, um momento de paz, etc e daí passam-se 2 meses até eu ter um momento como aquele... não fosse pela minha assinatura, eu nem me lembraria que eu tenho um tópico nas Tavernas, e outro na Guilda Mercante, por exemplo...

Agora, o que eu não penso em fazer é desistir. Posso levar muito tempo para conseguir uma ou outra coisa produtiva aqui na Spell, mas eu quero e vou conseguir (na verdade, eu meio que já consegui algumas melhorias e contribuições bacanas pro fórum, na base de sugestões e colaborações alheias, principalmente...). É por isso que comecei a descrever meu cenário, porque realmente quero mostrá-lo e, através das críticas e sugestões, melhorá-lo e torná-lo acessível à comunidade RPGista.

Então, é isso. Eu também gostaria de colaborar mais com a Spell, mas não tenho realmente como.

E!
Luminus

RPGCon 2010

Mensagempor Elven Paladin em 07 Fev 2010, 15:01

Mais uma tentativa utópica em transformar a Spell em "algo mais que nunca vai acontecer"? That´s funny.

E qual o problema daqui em ser um bando de trolls velhos protegidos do que há debaixo do sol, sem muita coisa a oferecer, exceto críticas ácidas. ? Essa é justamente a "graça" do fórum.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

RPGCon 2010

Mensagempor Luminus em 07 Fev 2010, 15:19

E qual o problema daqui em ser um bando de trolls velhos protegidos do que há debaixo do sol, sem muita coisa a oferecer, exceto críticas ácidas. ? Essa é justamente a "graça" do fórum.

Para algumas pessoas, nenhum problema. Para outras, há problema.

E se você acha isso "engraçado", deveria logo começar a bolar a barraquinha dos trolls spellianos para o evento.

E!
Luminus

RPGCon 2010

Mensagempor Dragão de Bronze em 07 Fev 2010, 15:29

Advogado de Regras escreveu:Mais uma tentativa utópica em transformar a Spell em "algo mais que nunca vai acontecer"? That´s funny.

Mais uma resposta ao velho estilo Spell. Parabéns, cara.

Advogado de Regras escreveu:E qual o problema daqui em ser um bando de trolls velhos protegidos do que há debaixo do sol, sem muita coisa a oferecer, exceto críticas ácidas. ? Essa é justamente a "graça" do fórum.

Se essa é a graça desse fórum, então esse fórum não tem absolutamente nada a oferecer. Não é "sem muita coisa", é "absolutamente nada" mesmo.

Se a Spell quiser mesmo ser o fórum do ódio e nada além disso, então eu vou entender que o tempo que passei longe não foi perdido e eu devia ter continuado assim. E eu juro que não quero que isso seja verdade.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

RPGCon 2010

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Fev 2010, 15:50

DdB, deixa de ser cricri, você também é responsável pelo que está reclamando.

A Spell não está mais tão chata desde a última vez que você sumiu. Os moderadores tiveram bastante trabalho para deixar o fórum menos xenófobo e um pouco mais tolerante. E, olha só, tem até funcionado.

O que eu não entendo é por que algumas pessoas sem esperança na capacidade de os usuários da Spell serem agradáveis se candidatam a moderadores, assim como não entendo por que outras se candidatam a colaboradores achando que a Spell é incapaz de produzir qualquer coisa.

Sinceramente, é esse o tipo de pessoa que realmente me desagrada por aqui, e não os "trolls" ou os "velhos rabugentos"
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

RPGCon 2010

Mensagempor Luminus em 07 Fev 2010, 16:01

DdB, deixa de ser cricri, você também é responsável pelo que está reclamando.

Reclamações fazem parte, VA. É aliás o primeiro passo para se envolver na solução de qualquer problema.

A Spell não está mais tão chata desde a última vez que você sumiu. Os moderadores tiveram bastante trabalho para deixar o fórum menos xenófobo e um pouco mais tolerante. E, olha só, tem até funcionado.

De boa, nível de chatice é uma coisa meio que de cada um... concordo que a Spell deixou muita coisa negativa para trás, mas não colocou nada no lugar. É como se a redução de trollagem viesse acompanhada de uma redução de postagens, ou algo assim.

O que eu não entendo é por que algumas pessoas sem esperança na capacidade de os usuários da Spell serem agradáveis se candidatam a moderadores, assim como não entendo por que outras se candidatam a colaboradores achando que a Spell é incapaz de produzir qualquer coisa.

Talvez seja porque, bem, a esperança é a última que morre.

E!
Luminus

RPGCon 2010

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Fev 2010, 16:09

Reclamações fazem parte, VA. É aliás o primeiro passo para se envolver na solução de qualquer problema.

Obviamente que sim, acontece que o DdB tem o poder para mudar as coisas, e em vez disso ele resolveu se ausentar porque os usuários são muito trolls. Não é uma atitude das mais admiráveis.

De boa, nível de chatice é uma coisa meio que de cada um... concordo que a Spell deixou muita coisa negativa para trás, mas não colocou nada no lugar. É como se a redução de trollagem viesse acompanhada de uma redução de postagens, ou algo assim.

Infelizmente é verdade. Mas aí o poder não está nas minhas mãos, nas mãos do Eltor, ou nas mãos do DdB, está nas mãos de todos nós.
_Virtual_Adept_
Webmaster

RPGCon 2010

Mensagempor Luminus em 07 Fev 2010, 16:12

Mas aí o poder não está nas minhas mãos, nas mãos do Eltor, ou nas mãos do DdB, está nas mãos de todos nós.

Cara, "todos nós" não existe. Não será a comunidade que tomará alguma atitude, serão os indivíduos. Teremos de, cada um, puxar por onde der, e então, se a comunidade se interessar, ela participará... mas não espere muita coisa.

Organizar eventos de RPG em BH não me serviu de muito, exceto para ficar calejado quanto à "comunidade RPGista" e suas maneirices.

E!
Luminus

RPGCon 2010

Mensagempor Elven Paladin em 07 Fev 2010, 16:31

Mais uma resposta ao velho estilo Spell. Parabéns, cara.

Eu não tenho a menor idéia do que é o "velho estilo Spell" ou "novo estilo Spell". A Spell sempre teve a reputação de ser um "antro de mal humorados" ( eu não sou um novato por aqui, mas antes mesmo de eu entrar no fórum ela já tinha essa fama ), mas não faltam casos de novatos que passaram por aqui e foram bem respondidos.

Se essa é a graça desse fórum, então esse fórum não tem absolutamente nada a oferecer. Não é "sem muita coisa", é "absolutamente nada" mesmo.

Curioso, então por que o fórum ainda está de pé depois de anos e está entre entre o5-20º lugar entre os sites de RPG do Brasil e tem se mantido por lá desde que passou a figurar em tal rank?

Se a Spell quiser mesmo ser o fórum do ódio e nada além disso, então eu vou entender que o tempo que passei longe não foi perdido e eu devia ter continuado assim. E eu juro que não quero que isso seja verdade.

Apenas um detalhe: Por que essa generalização constante com termos como "a Spell quiser ser", "o fórum tem a oferecer"?

Esse lugar não é e nunca foi um monólito com posições e postura em comum. Dizer que a Spell é um" lugar de ódio e nada mais" é algo que se baseia em um número pequenos de usuários que geralmente são rotulados de tal forma ( se for perder tempo em uma lista, tais usuários são eu, Sampaio, Oda Nobunaga, Seu Madruga, kimble, Dregoth, pichu e -talvez- Eltor Macnol,Luminus, Lumine, Nibelung e Lune ) mas cuja maioria dos posts está muito distante de ser "de ódio".

Mas, caso você insista em ver esse lugar como um "lugar de ódio", eu adoraria que você listasse quem e onde tem feito isso. E eu falo de algo um pouco extenso e com exemplos representativos, não uma generalização.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

RPGCon 2010

Mensagempor Luminus em 07 Fev 2010, 16:41

Só para constar: eu não odeio ninguém, eu só tenho amor no coração :mrgreen:

Exceto quando falam mal de AD&D :frenzied:

E!
Luminus

RPGCon 2010

Mensagempor Emil em 07 Fev 2010, 17:04

Faltou um pouco de humor agora, hein? Sério, o Pichu fez uma piada, teve gente que gostou, teve gente que não (eu achei genial, aliás. Gosto de quem sabe tirar sarro de si mesmo, e, queiramos ou não, seja justo ou não, é essa a maneira pela qual somos conhecidos. Bola pra frente), precisa mesmo parar pra discutir a piada?

Sério aqui, estou esboçando uma proposta. Este fórum tem sim, coisas a oferecer. Ali nas Pratas da Casa há quatro cenários e dois sistemas. Eu estou acompanhando as Terras Sagradas, e dá pra organizar uma aventura pronta com o material do jeito que está no momento, tenho certeza. Fixando algumas metas, dá pra apresentar o cenário, podemos aproveitar o evento pra receber críticas, etc.

Tem as artes, um monte de contos, poemas, desenhos dando sopa ali, é possível pensar e organizar algo?

E isso são só as coisas de que eu participo, ou acompanho. Tem muito mais coisa aí pelo fórum pra mostrar pro mundo. Faz sentido o que eu estou falando? Vocês acham que dá pé?
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

RPGCon 2010

Mensagempor Dragão de Bronze em 07 Fev 2010, 17:07

_Virtual_Adept_ escreveu:DdB, deixa de ser cricri, você também é responsável pelo que está reclamando.

Mais uma resposta ao velho estilo Spell. Eu não estou me esquivando da responsabilidade de nada, cara. E eu não estou sendo cricri, eu estou querendo acreditar que este fórum não é puro ódio, ao contrário de alguns posts aqui. Além disso, é interessante ver alguém reclamar de uma reclamação em um fórum "onde todos reclamam".

_Virtual_Adept_ escreveu:A Spell não está mais tão chata desde a última vez que você sumiu. Os moderadores tiveram bastante trabalho para deixar o fórum menos xenófobo e um pouco mais tolerante. E, olha só, tem até funcionado.

Não foi eu quem disse que a Spell é puro ódio, eu apenas usei a informação que foi postada aqui. Mas temos um impasse: não vejo lá muitas caras novas ativas, e menos ainda neste tópico. E quero dizer pessoas que passaram dos primeiros meses, como não acontece com novato algum por aqui. Eu quero acreditar nisso, que você diz, cara, mas se a única resposta que me dão quando eu pergunto o que a Spell pode apresentar num stand no RPGCon é o ódio, cê quer que eu entenda o quê?

_Virtual_Adept_ escreveu:O que eu não entendo é por que algumas pessoas sem esperança na capacidade de os usuários da Spell serem agradáveis se candidatam a moderadores

O moderador não é quem acredita na capacidade dos outros de serem agradáveis, é quem faz valer as regras do fórum.

_Virtual_Adept_ escreveu:e em vez disso ele resolveu se ausentar porque os usuários são muito trolls. Não é uma atitude das mais admiráveis.

Pare de tentar adivinhar minha vida. Você realmente não faz a menor ideia dos motivos por eu ter me ausentado. Se soubesse, teria visto que além de tudo, não, eu não me ausentei assim como você pensa, eu postei eventualmente e ainda li um tanto enquanto estava sem postar. Se eu tivesse saído porque os usuários são muito trolls, eu teria levado comigo meu cenário de piratas. Claro que, antes, conversado com os colaboradores.

_Virtual_Adept_ escreveu:Infelizmente é verdade. Mas aí o poder não está nas minhas mãos, nas mãos do Eltor, ou nas mãos do DdB, está nas mãos de todos nós.

Espere, se está na mão de todos nós, então está sim nas minhas mãos, nas suas e nas do Eltor. Está na de todos. E qualquer um que não se mova é culpado.

Então pare você de se esquivar do problema apontando o dedo para mim. Seja mais sincero, assuma o que quer fazer de uma vez e eu respeito a tua decisão. Se você não quiser ligar, eu entendo.

Advogado de Regras escreveu:Eu não tenho a menor idéia do que é o "velho estilo Spell" ou "novo estilo Spell". A Spell sempre teve a reputação de ser um "antro de mal humorados" ( eu não sou um novato por aqui, mas antes mesmo de eu entrar no fórum ela já tinha essa fama ), mas não faltam casos de novatos que passaram por aqui e foram bem respondidos.

O "velho estilo Spell" é exatamente a reação esperada por esse tal "antro de mal humorados". Eu não disse que não há exceções, especialmente porque eu sempre fui uma.
"Novo estilo Spell" você acabou de inventar. Mas se for pra fazer o seu paralelo com o velho, eu diria que é o estilo atual, o qual, quem sabe, pode ser diferente ou não.

Advogado de Regras escreveu:Curioso, então por que o fórum ainda está de pé depois de anos e está entre entre o5-20º lugar entre os sites de RPG do Brasil e tem se mantido por lá desde que passou a figurar em tal rank?

Mas então, me diga o que o fórum tem a oferecer? Se for, de fato, só o ódio, então é nada.
Repare aqui que eu não falei que não tem nada a oferecer, você é que está tratando como se eu tivesse falado isso.

Advogado de Regras escreveu:Apenas um detalhe: Por que essa generalização constante com termos como "a Spell quiser ser", "o fórum tem a oferecer"?

Porque se o povo quiser que o fórum cresça, a gente deve sim pensar nesse sentido.

Advogado de Regras escreveu:Esse lugar não é e nunca foi um monólito com posições e postura em comum. Dizer que a Spell é um" lugar de ódio e nada mais" é algo que se baseia em um número pequenos de usuários que geralmente são rotulados de tal forma (...) mas cuja maioria dos posts está muito distante de ser "de ódio".

Não, é algo que se baseia na resposta de alguns deste tópico aqui. Eu estou trabalhando muito mais com as informações que vocês estão postando do que com o que eu vi nos últimos tempos.

Advogado de Regras escreveu:Mas, caso você insista em ver esse lugar como um "lugar de ódio", eu adoraria que você listasse quem e onde tem feito isso. E eu falo de algo um pouco extenso e com exemplos representativos, não uma generalização.

Eu não vejo. Veja só, você está colocando isso de novo, sem que seja verdade. Pare de adivinhar o que tem na minha cabeça, cara.

Emil escreveu:o Pichu fez uma piada

Ok, eu não entendi como uma piada.
Então posso acreditar que não é nada além de uma piada? Que não é como a Spell está atualmente?
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

RPGCon 2010

Mensagempor Madrüga em 07 Fev 2010, 17:20

Dragão de Bronze escreveu:
Advogado de Regras escreveu:Curioso, então por que o fórum ainda está de pé depois de anos e está entre entre o5-20º lugar entre os sites de RPG do Brasil e tem se mantido por lá desde que passou a figurar em tal rank?

Mas então, me diga o que o fórum tem a oferecer? Se for, de fato, só o ódio, então é nada.
Repare aqui que eu não falei que não tem nada a oferecer, você é que está tratando como se eu tivesse falado isso.

É que você está levando essa palavra "ódio" muito a ferro e fogo.

Ultimamente os novatos têm sido bem tratados (basta ver os tópicos de apresentação e, por exemplo, eu já tirei dúvidas de/ajudei alguns por MP bem recentemente, até mesmo com coisas de DDO); além disso, todo mundo que chega com dúvidas tem suas dúvidas respondidas, e muito bem respondidas (querendo ou não, aqui nós temos uma "tradição" de não falar bosta sem saber, então as respostas sempre são exatas, com referências, links, páginas, imagens).

Outra coisa são os projetos. O podcast e o zine, tudo bem, abandonados até agora. Os cenários estão em marcha lenta, mas andando. Qualquer pessoa que requisite um espaço é atendida (eu pleiteei o subfórum do seu cenário, lembra? Fora os outros, também, tipo o cenário futurista, que morreu).

As discussões mais graves estão restritas a tópicos específicos (religião, coisas que desagradam na fantasia medieval) e, mesmo assim, não se vêem mais flames como antes.

O Allef, além de tudo, por mais que pareça parado, está fazendo o possível para dar uma agilizada. Ele já me mandou pelo menos uns três esboços de layout para o site, e está conciliando a vida pessoal/profissional com isso tudo. Eu estou (e acredito que outros também) tentando escrever e juntar material decente para postar.

Sério, eu não sei por onde você anda. Agora, um comentário que vai fazer você ignorar tudo que eu escrevi e se focar no "ad hominem": parece a sua atitude com relação às greves de funcionários da universidade. Sabe de menos da metade das coisas, só olha pelo SEU prisma e, quando conclamado a fazer alguma coisa de verdade, só tem uma resposta repressora na ponta da língua.

Ah, não, já sei: você vai citar essa parte e dizer "HURR, mais uma resposta ao estilo Spell".

Mexe a bunda, cara. Tem gente fazendo o que pode, mas você só está enchendo o saco.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

RPGCon 2010

Mensagempor Luminus em 07 Fev 2010, 17:28

Qualquer pessoa que requisite um espaço é atendida (eu pleiteei o subfórum do seu cenário, lembra? Fora os outros, também, tipo o cenário futurista, que morreu).

Pura verdade. Eu quis escrever meu cenário, olhei com a Draconasti e com o Madruga, nenhum deles podia abrir a seção (poderes de administrador). Daí, eles entraram em contato com o Eltor, eu também entrei em contato com o Eltor, pedi para abrir a seção, ele apenas me perguntou "Qual o nome que você quer para a seção?", e eu respondi "Sei lá, põe algo como 'Mundo Medieval do Luminus' ou algo assim", e assim ele fez. Com aspas e tudo. E agora, cabe a mim fazer valer o espaço :jester:

E!
Luminus

RPGCon 2010

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Fev 2010, 17:32

Mais uma resposta ao velho estilo Spell. Eu não estou me esquivando da responsabilidade de nada, cara. E eu não estou sendo cricri, eu estou querendo acreditar que este fórum não é puro ódio, ao contrário de alguns posts aqui. Além disso, é interessante ver alguém reclamar de uma reclamação em um fórum "onde todos reclamam".

Ah, cara, deixa disso, sério. Você começou essa discussão, tecnicamente você está agindo ao "velho estilo Spell".

Eu chego dizendo que você está falando tudo de forma muito precipitada, sem saber direito o que se passa, já que você sumiu, e você ainda quer ter razão?

Não foi eu quem disse que a Spell é puro ódio, eu apenas usei a informação que foi postada aqui. Mas temos um impasse: não vejo lá muitas caras novas ativas, e menos ainda neste tópico. E quero dizer pessoas que passaram dos primeiros meses, como não acontece com novato algum por aqui. Eu quero acreditar nisso, que você diz, cara, mas se a única resposta que me dão quando eu pergunto o que a Spell pode apresentar num stand no RPGCon é o ódio, cê quer que eu entenda o quê?

Foi uma piada. Você levou a sério.
E sim, temos novas caras ativas. Mais de uma, por sinal. E, pelo menos pelo que pude notar, eles foram muito bem recebidos, obrigado.

Uma delas inclusive recebeu páginas e páginas de boas-vindas, e abriu uma Taverna que ficou movimentada durante um bom tempo.

O moderador não é quem acredita na capacidade dos outros de serem agradáveis, é quem faz valer as regras do fórum.

E você fez isso?

Não.

Pare de tentar adivinhar minha vida. Você realmente não faz a menor ideia dos motivos por eu ter me ausentado. Se soubesse, teria visto que além de tudo, não, eu não me ausentei assim como você pensa, eu postei eventualmente e ainda li um tanto enquanto estava sem postar. Se eu tivesse saído porque os usuários são muito trolls, eu teria levado comigo meu cenário de piratas. Claro que, antes, conversado com os colaboradores.

Não tentei adivinhar, você mesmo disse "Se a Spell quiser mesmo ser o fórum do ódio e nada além disso, então eu vou entender que o tempo que passei longe não foi perdido e eu devia ter continuado assim".

Espere, se está na mão de todos nós, então está sim nas minhas mãos, nas suas e nas do Eltor. Está na de todos. E qualquer um que não se mova é culpado.

Então pare você de se esquivar do problema apontando o dedo para mim. Seja mais sincero, assuma o que quer fazer de uma vez e eu respeito a tua decisão. Se você não quiser ligar, eu entendo.

Acontece que você está tentando adivinhar minha vida, agora.

Eu fiz minha parte, e continuo fazendo. Só não tenho tempo de ficar colaborando com cenários e adaptações.

Até porque, eu geralmente não gosto de cenários e adaptações.

Mas eu faço minha parte como moderador. Vejo se as regras estão sendo seguidas, se tem assinaturas acima do tamanho, vejo todas as reportações, dou bronca em quem está exagerando.

E também deixo algumas coisas que estão fora das regras, mas são interessantes, como eventuais off-topics com discussões interessantes, continuarem ocorrendo.
_Virtual_Adept_
Webmaster

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias