Lumine vs série Mega Man (youtube)

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Mensagempor AKImeru em 24 Fev 2010, 10:25

Desde Pong vemos isso acontecer. Quando um jogo faz sucesso estrondoso e é aclamado por público e crítica como o melhor no seu gênero — isso se não inaugurar ele mesmo um novo gênero –, torna-se inevitável o aparecimento de cópias e mais cópias.

Porém, como um messias escolhido, às vezes surge um jogo que, apesar de se “inspirar” nas mecânicas difundidas ou instauradas por predecessores, vai além, tornando-se ele próprio algo a ser copiado e imitado à exaustão.

Ontem, quarta-feira, dia 14 de Fevereiro de 1994, marcou o surgimento de um desses jogos.

» Sobre o Tempo
Megaman Soccer (Super Nintendo, 40 dólares) é como uma escultura inacreditável feita de LEGO. As peças você está cansado de conhecer, mas o modo como tudo se encaixa deu origem a algo completamente novo e digno de profunda admiração. O jogo é montado sobre a base mais sólida que um jogo de futebol em 2D pode ter: International Super Star Soccer. A progressão lateral, a mecânica de pulos e as dezenas de referências (como esta) espalhadas pelo jogo acenam e piscam de maneira cúmplice à obra máxima da geração 8 bits.
Porém, esta é apenas a base sobre a qual algo completamente diferente foi erguido. A principal mecânica de Megaman Soccer é a manipulação da bola. A mesma que já foi usada quase à exaustão por um grande número de jogos, de Fifa: Road to World Cup a Super Campeões a Touhou Soccer: Pro Evolution Soccer ao infinito e além. O único tutorial que o jogo apresenta é o aparecimento do kickoff da bola quando você joga pela primeira vez por partida. Apertando-o, você assiste um belíssimo efeito de futebol e robos do Willy no cenário enquanto refaz, ao contrário, os passos que te levaram até o momento do gol, podendo parar a qualquer momento e construir um novo gol a partir daquela falta.
É simplesmente estarrecedora a quantidade de sub-mecânicas que puderam ser atingidas usando apenas este molde, apenas este conceito, apenas este kickoff. Em algumas fases você terá elementos que são imunes ao seu controle de bola. Em outras, a passagem do tempo está diretamente ligada aos seus próprios passos — ao andar para a direita, a bola vai; voltando para o lado esquerdo, ela volta. Em outras, você ganha um chapéul que tem o poder de jogar uma uma bola por cima da sua cabeça, mas sem alterar o resto da fase. Estas e outras variações sobre o mesmo tema criam a tela perfeita para que todo tipo de pelada robotica possa ser construída.
A progressão é tão simples como em qualquer jogo de futebol em 2D. Cada liga conta com uma quantidade variável de jogos, dentro das quais se encontram algumas peças de futebol. Passar dos jogos seria um desafio se você tivesse quatro anos de idade, mas alcançar as tais peças é outra história. Os dribles que você tem que vencer para pôr as mãos nelas vão do óbvio ao infernalmente complicado com a maior naturalidade. Alguns deles têm o poder de fazer você querer jogar futebol de verdade até o conforto da pelada de praia.
De posse da bola, você tem a tarefa de montar o jogo literal de cada partida, encaixando-as e formando um belo futebol arte (ou não). Apenas depois de montar este futebol é que você pode dizer que zerou aquela ligua do jogo — e desbloquear a taça correspondente.
Mas a alma indie de Megaman Soccer não se contenta em manifestar-se apenas pela jogabilidade, pelo estilo artístico único e pela linda trilha sonora incrivel. Nada, absolutamente nada do enredo pode ser citado sem que se estrague a beleza de suas diversas metáforas. Ao relacionamento humano, ao amor, às próprias mecânicas do jogo. Cada “liga” é precedido pelos dribles de alguns robos que jogam trechos da partida de Megaman e de Roll e que, juntos, somados, equivalem a um belo jogo de futebol, daqueles abertos a múltiplas interpretações.O jogo destas partidas é totalmente opcional, mas você não vai conseguir fugir da mensagem que o jogo vai colocar na sua cabeça, seja ela qual for para você.
O meu único contratempo com o jogo foi uma besteirinha que não tira em nada o seu brilho: como o manual do meu Megaman Soccer está traduzido para o português, o jogo automaticamente selecionou o idioma lusitano, e não há como mudar isso dentro do manual. Foi só o tempo de rasgar o idioma do manual e eu já estava curtindo Megaman Soccer na sua língua original.

Eu confesso que ainda não terminei o jogo, mas, sinceramente, Megaman Soccer é daqueles jogos que mostra a que veio logo de cara. A profundidade de um passe soma-se ao acabamento de um J-League Dynamite Soccer 64, dando vida a um jogo virtualmente sem falhas — e sem espaço para tê-las. Além de todo o prazer de jogar sozinho (ou com um amigo ao lado, tentando marcar gols juntos), o contemplativo jogo ainda oferece um lado competitivo com multiplayer local variadas e um modo de embaixadinhas.

Ao menos para mim, Megaman Soccer é o Portal de 1994. Apesar de não ter nenhum lance memorável ou qualquer traço do humor negro de GLaDOS, vai ocupar espaço equivalente na memória de todos que puderem jogar. Espero que você possa.

SPOILER: EXIBIR
http://continue.com.br/07/08/2008/resenha-braid

AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Kasuya em 24 Fev 2010, 13:55

Logo o Zero é melhor? Por bug, sim. Por si só, deveria ser a mesma coisa que um tiro carregado do X (o dano é equivalente).

E concordamos nisso. Qual é o problema? Já foi alegado por ambas as partes que a mecânica do zero é mais favorável em relação ao X nos jogos do psx. Estamos discutindo o quê, aqui?

Usar um bug como argumento de que "é a base do jogo do Zero" é ridículo.

Quando foi dito isso? O zero, aliás, funciona muito bem sem esse bug nos do PSX, esse bug não é a "base do jogo do zero". o.O

Comparações com D&D, eu prefiro não comentar porque não tem -nada- haver com assunto em pauta. Nem como referência ou analogia serve.

A analogia não está no D&D em si, está nas suas opções que são reduzidíssimas nos X7 e X8 para o zero. Aliás, a engine do X8 prejudicou a todos, tornou todos bem nerfados em suas capacidades combativas.

O Axl sem a mira automática e sem a mira para pontos fixos como tinha o Forte do Megaman & Forte se tornou muito complicado manter uma mira agradável, ficando difícil de torná-lo efetivo, visto que ele só atira uma rajada de tiros equivalente aos mais fracos do megaman (que, por semelhança, vide os do sness, um primo meu passou a chamar de "ovinho").

O Megaman, nenhuma melhora, seu buster é bem ruim e as armaduras não ajudam (é realmente muito frustrante descobrir que aquele "kamehameha" não serve de nada além de te atrapalhar e te privar do tiro concentrado, e aquele tiro triplo em três direções é risivel, porém menos mau).

O Zero, igualmente, perdeu opções demais, o que o tornou muito inefetivo em combate (a não ser que você não se importe em levar MUITO dano, visto que o dano desse jogo é totalmente letal).

No X7, quem se deu bem mesmo foi o Axl que poderia andar com o jogador mantendo pressionado o quadrado por toda a fase sem se preocupar com nada além de saltar aqui e ali.

Ou seja, não estou reclamando que a supressão do bug dos "combos infinitos" tenha sido ruim, mas as engines dos "novos" jogos da série simplesmente limitaram os personagens.

Em tempo: vá usar o argumento "de você é fanboy" pra quem queira ouvir.

Na verdade, eu fiz uma pergunta: "Ou seja, você é um fanboy do megaman?" (leia ignorando o parênteses se ficou difícil de entender). XD

Realmente, não fui eu que argumentei usando um "você é fanboy" no meio, não é? :P

Megaman: Serious FUCKING Business

Pro Lumine, com certeza, eu lembro que ele já disse isso em um outro tópico. XD

Design de fases desafiador é diferente de design de fases letal, a menos que o jogo tenha sido projetado com isso em mente e haja uma curva para o jogador se adaptar até esse nível.

Bom, existem fases do jogo mais fáceis que o Metal Shark Player, sendo que ainda tem os níveis de dificuldades para você setar. Mesmo assim, eu penso da seguinte forma: design letal significa que você tem MUITO a perder. Morreu, fu***. No X6 não é assim. Não existe game over. Morrer, te leva exatamente para o mesmo lugar (é claro que você vai voltar para um ponto, provavelmente, antes de onde você morrer, mas se voltasse exatamente para o ponto onde você morreu, não se usaria o save state do emulador XD).

Eu ri, se tem alguém aqui se comportando como um fanboy e vendo coisas onde não tem, esse alguém é você,

Você pode apontar de onde você tirou suas conclusões precipitadas, meu caro. Da última vez, você quebrou a cara. :linguinha:
Imagem
Kasuya

Mensagempor Sr. Pichu em 24 Fev 2010, 14:18

e a coisa imbecil de perder uma vez um reploid e "zifu preyboy, resete!"?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Fev 2010, 14:19

Ou seja. Você é um fanboy do megaman e gostaria de ver ele brilhar mais vezes no jogo, por isso os mmX's do psx são ruins (quer dizer, o X5 e o X6, porque no X4 ele ainda era bem apelão)?

=/=

"Na verdade, eu fiz uma pergunta: "Ou seja, você é um fanboy do megaman?" (leia ignorando o parênteses se ficou difícil de entender). "

E quanto aos outros pontos...

Imagem
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 24 Fev 2010, 14:33

Você pode apontar de onde você tirou suas conclusões precipitadas, meu caro. Da última vez, você quebrou a cara.

Okay

Ou seja. Você é um fanboy do megaman e gostaria de ver ele brilhar mais vezes no jogo, por isso os mmX's do psx são ruins (quer dizer, o X5 e o X6, porque no X4 ele ainda era bem apelão)?

Enquanto defendia o fato do jogo ter sido construído com o Zero em mente, um mito.
AKImeru

Mensagempor Kasuya em 24 Fev 2010, 20:13

=/=

"Na verdade, eu fiz uma pergunta: "Ou seja, você é um fanboy do megaman?" (leia ignorando o parênteses se ficou difícil de entender). "

O que me deixa muito preocupado quanto ao que passa na sua cabeça. Veja: uma das atribuições de ser fanboy é querer que o seu alvo de idolatria seja melhor que os outros, está implícito no sentido do termo.

Acontece que boa parte do seu argumento é: MMX6 é ruim porque...
- Maior enfoque ao Zero que ao Megaman X (o que, para mim, whatever, eu gostei da ideia do X8 quando nenhum brilha mais que o outro no jogo);

- O jogo tem sistemas de desafio difíceis (leia-se, "eu não consigo passar de alguns(ou pelo menos não com facilidade)");

- O jogo tem umas falhas e bugs citados ( o que eu concordei).

Enquanto defendia o fato do jogo ter sido construído com o Zero em mente, um mito.

Hm... Oda. Não entendi. Por um acaso alguém aqui discorda que o jogo foi feito com o Zero em mente? E desde quando questionar o argumento do Lumine de que um ponto negativo do jogo é o fato do Zero brilhar mais que o X (o que indica que ele gostaria que o X brilhasse mais que o Zero) me torna um fanboy da parte oposta (no caso o zero)?

Porque eu disse gostar mais do Zero que do Megaman X? Acontece. :cool:
Ou, por acaso, você, que diz que tem como classe predileta de D&D o Guerreiro, é um Guerreiro fanboy? ;)
Editado pela última vez por Kasuya em 24 Fev 2010, 20:24, em um total de 1 vez.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Fev 2010, 20:19

- O jogo tem sistemas de desafio difíceis (leia-se, "eu não consigo passar com facilidade de alguns");

Não. O argumento ainda é o jogo tem designs péssimos de fase e foi feito nas coxas. EU consigo passar com facilidade, mas não significa que seja bom por isso.

Trial and error não é sinal de bom design.
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Nibelung em 24 Fev 2010, 20:20

Kasuya escreveu:Ou, por acaso, você, que diz que tem como classe predileta de D&D o Guerreiro, é um Guerreiro fanboy? ;)

Err... essa é a definição de fanboy: Gostar de algo mais que as outras coisas.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 24 Fev 2010, 20:33

Trial and error não é sinal de bom design.

Em algum lugar do Japão, o criador de Ghost'n'Goblins chora.

Tem um lugar no inferno reservado para ele...

Ou, por acaso, você, que diz que tem como classe predileta de D&D o Guerreiro, é um Guerreiro fanboy?

Não, isso não te faz um fanboy. A parte de defender ele cegamente ao ponto de acreditar em mentiras ("Hurp eles fizeram o jogo pensando no Zero porque minha mente diz que sim") é o que te faz um fanboy.

Ei, não é necessariamente ruim. Você podia ser fanboy do Cassaro.
AKImeru

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Fev 2010, 20:37

Em algum lugar do Japão, o criador de Ghost'n'Goblins chora.

Diz o cara que recusou meu desafio. O análogo mais próximo do Ghouls n' Ghosts atual seria Prinny: Can i really be the hero?. A física dos pulos é muito parecida.

Ainda mais no modo "derpa u die", digo, "Hell's finest". Meus polegares que o digam, Sir Sweet.
Lumine Miyavi

Mensagempor Kasuya em 24 Fev 2010, 20:41

O argumento ainda é o jogo tem designs péssimos de fase e foi feito nas coxas.

Como foi discutido, você pode ver que eu concordo em partes (100% no caso do ser feito nas coxas, o que vem acontecendo desde o X5, ao meu ver, ou esquecemos da frustrante e claramente preguiçosa ultima fase do X8?).

EU consigo passar com facilidade, mas não significa que seja bom por isso.

Nem ruim. Por exemplo. Fases de autoscroll existem desde o X4 e se mantém de forma mais ou menos chata até hoje. Fases com muitos "save or die"'s vem desde que a vida deixou de ser um fator considerável (e se mantém, mesmo quando elas se passaram a ser um fator ainda mais crítico que nos primeiros da série, como no X8).

Onde eu quero chegar: você poderia muito bem dizer "ah, pessoalmente eu não gostei tanto do X6, pois não me dei muito bem com o estilo do jogo, prefiro os do sness".

Aí eu responderia: "pow, legal, meus preferidos são do X1 ao X6 XD".

Não é porque o jogo não te divertiu tanto que o jogo é ruim (fosse assim, a série FF, do meu ponto de vista, não teria vendido nada e falido antes mesmo de chegar no PSX, SE chegasse ao sness, o que seria, ironicamente, ruim, porque não teríamos o FFT XD).

Francamente, você chegou a argumentar sobre a história do jogo para fundamentar seu ponto de que o jogo é ruim (em relação aos outros da série, pelo menos). :doido:

Err... essa é a definição de fanboy: Gostar de algo mais que as outras coisas.

Para mim, tem mais a ver com uma certa irracionalidade. Tanto é que o termo é usado de forma pejorativa. É diferente de dizer: "pow, joguinho legal esse megaman X, mas, dos três personagens principais, o que eu achei mais divertido de jogar foi o Zero".

Não, isso não te faz um fanboy. A parte de defender ele cegamente ao ponto de acreditar em mentiras ("Hurp eles fizeram o jogo pensando no Zero porque minha mente diz que sim") é o que te faz um fanboy.

Sabe quem alegou, primeiramente, isso? O Lumine, não eu. Além disso, bem, sabe... é esquisito você projetar um game cujo personagens jogáveis você não os tenham em mente. Tá no pacote. Ele tem que funcionar no jogo.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Fev 2010, 22:13

Já chega disso, Vamos Jogar Mega Man X.

(ou seja, vejam o primeiro post).

Vamos jogar Mega Man?

Qual próximo mestre?

Mamute, Camaleão, Águia, Besouro, Polvo, Mandril ou Tatu?
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 24 Jul 2010, 13:19, em um total de 2 vezes.
Lumine Miyavi

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Fev 2010, 23:17

Águia. Exigo comentários de como ele ataca com... ovos.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Nibelung em 25 Fev 2010, 00:44

Besouro. O Bumerangue é necessario pra pegar uma penca de itens, e quero ver alguem matar ele sem o tiro teleguiado XD
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Fev 2010, 00:48

...aquilo é um besouro? :queixo:
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm