[OGL] Classes by Bahamute -Clérigo, Guerreiro e Monge-

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Bahamute em 28 Fev 2010, 18:27

Sem muito pra fazer, comecei um projetinho pequeno aqui, sem pretensões, de fazer uma releitura nas classes básicas.

Gostaria da opinião de vocês sobre elas, de dicas e coisinhas mais.
Ainda está em sua versão inicial, mas vou alterando elas conforme for recebendo feedback.

Bárbaro Ver.: 0.0
X

Bardo Ver.: 0.0
X

Clérigo Ver.: 1.0
http://www.4shared.com/file/231740026/e ... er_10.html

Druida Ver.: 0.0
X

Feiticeiro Ver.: 0.0
X

Guerreiro Ver.: 1.0
http://www.4shared.com/file/231740244/5 ... er_10.html

Ladino Ver.: 0.0
X

Mago Ver.: 0.0
X

Monge Ver.: 1.0
http://www.4shared.com/file/231905084/d ... er_10.html

O Ranger e o Paladino eu vou postar como CdPs.

Opiniões?
Editado pela última vez por Bahamute em 01 Mar 2010, 09:29, em um total de 2 vezes.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Bahamute em 01 Mar 2010, 00:20

Monge Adicionado - 01/03/10
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Madrüga em 01 Mar 2010, 12:06

Baha, você não tem uma wiki não? Mó preguiça ficar baixando as classes... mas eu dou uma olhada mais tarde.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Mar 2010, 12:51

Lair do meu s2. Não gostei muito da mecânica do guerreiro, achei as manobras estranhas e limitadas (e não específicas, o que acontece se eu atacar o músculo de uma criatura não-humanoide não-usuária de armas?), além de ainda deixa-lo dependente de Talentos.

Os outros eu não li ainda, mas verei e editarei aqui.

Monge: Teste médio de resistência existe, velho, só não em D&D. Outros jogos da OGL do sistema d20, como o D20 moderno o usam com eficácia.

"Treinamento espiritual" substitui ou simplesmente é em adição a força / destreza nos ataques? Você mencionou no talentos chi mas não tocou nesse ponto.

Deslocamento Aprimorado não tem "Chi" como prérequisito. Isso significa que meu sprite com dex 20 pode comprar como talento inicial e me mover +9 metros em todos movimentos?

Esfera de Chi: Um pedaço de papel consegue impedir que algo que cause 2d4+mod. de sab me atinja, é o máximo! Esfera de Chi aprimorado = desperdício. Vamos trabalhar nessa mecânica? Hadoukens me interessam, mas assim tá fraco! Qual é a ação? É considerado uma arma a distância, e gera ataques de oportunidade?

Explodir o Chi (e vôo por Chi) tem uma mecânica estranha, visual DBZ e um benefício meio "meh". Eu não compraria, a menos que tivesse gasto todos outras opções. Não acho que vale a pena, nem em níveis baixos e em níveis altos itens mágicos suprem sem gastar talentos,

Focus Elemental tem mais cláusulas do que não pode que a próprio descrição. Necessitar de Sab 19 pra usar no mínimo 14 rodadas por dia pra mim parece um disperdício de Feat, ainda mais se você usar pra disparar esferas de Chi.

Sentir o Chi eu achei estranho demais.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Bahamute em 01 Mar 2010, 16:04

Madruga escreveu:Baha, você não tem uma wiki não? Mó preguiça ficar baixando as classes... mas eu dou uma olhada mais tarde.

Não tenho :triste:
Mas, acho que .pdfs ficam mais bonitos e organizados... Porém, eu sei que é um saco baixar um arquivo com menos de 100k (onde o load time dos shares levam mais tempo do que o próprio Download). A questão era que, postar aqui no forum, eu iria perder muito tempo formatando com os codes... Daí resolvi fazer o .pdf.

Lumine escreveu:Lair do meu s2. Não gostei muito da mecânica do guerreiro, achei as manobras estranhas e limitadas (e não específicas, o que acontece se eu atacar o músculo de uma criatura não-humanoide não-usuária de armas?), além de ainda deixa-lo dependente de Talentos.

Os outros eu não li ainda, mas verei e editarei aqui.

As manobras realmente são bem limitadas. Tentei encarar elas mais como "magias" do guerreiro. Algumas habilidades especiais que ele pode desferir, e causar algum efeito no oponente.
Hm. O problema da articulação pode ser resolvido! Vou editar o texto para "acertar um ponto vital".
Quanto ao desarme, ele realmente só funciona em individuos que empunham armas.

Lumine escreveu:Monge: Teste médio de resistência existe, velho, só não em D&D. Outros jogos da OGL do sistema d20, como o D20 moderno o usam com eficácia.

Eu sei... Mas achei legal trazer eles pras classes variantes...

Lumine escreveu:"Treinamento espiritual" substitui ou simplesmente é em adição a força / destreza nos ataques? Você mencionou no talentos chi mas não tocou nesse ponto.

Ele adiciona. O Personaem irá somar ambos na jogada de ataque (Força + Sab, ou Des + Sab).

Lumine escreveu:Deslocamento Aprimorado não tem "Chi" como prérequisito. Isso significa que meu sprite com dex 20 pode comprar como talento inicial e me mover +9 metros em todos movimentos?

Tem sim!
Ele é da categoria [Chi], e no primeiro talento (Chi) diz que os demais talentos [Chi] só podem ser selecionados quando se adquire esse talento.

Lumine escreveu:Esfera de Chi: Um pedaço de papel consegue impedir que algo que cause 2d4+mod. de sab me atinja, é o máximo! Esfera de Chi aprimorado = desperdício. Vamos trabalhar nessa mecânica? Hadoukens me interessam, mas assim tá fraco! Qual é a ação? É considerado uma arma a distância, e gera ataques de oportunidade?

É uma ação de ataque a distância comum (inclusive, se houver mais de um ataque, poderá desferir normalmente).
Vamos trabalhar nisso sim! Estou apto a ouvir todos os tipos de sugestões, opiniões e etc!
Quanto a ser bloqueável, eu não tinha pensado na folha de papel XD eu tinha pensado em arvores, muros, etc.
Mas, pode ser adicionado uma regrinha de dureza...
Esfera de Chi Aprimorada?
Ela basicamente aumenta a distância e o descisivo.
Inicialmente, ela iria aumentar o dano para 2d6. Mas aí fiquei com medo de ficar poderosa demais (afinal, seria uma espada larga a distãncia).

Lumine escreveu:Explodir o Chi (e vôo por Chi) tem uma mecânica estranha, visual DBZ e um benefício meio "meh". Eu não compraria, a menos que tivesse gasto todos outras opções. Não acho que vale a pena, nem em níveis baixos e em níveis altos itens mágicos suprem sem gastar talentos,

Explodir o Chi é só pra melhorar a C.A. (e DBZ ruleia!) e pra servir de pré-requisito pro vôo.
Achei que voar era uma habilidade forte demais pra deixar como um talento, por isso o pré-requisito E o limite por rodadas...
Aceito sugestões! =D

Lumine escreveu:Focus Elemental tem mais cláusulas do que não pode que a próprio descrição. Necessitar de Sab 19 pra usar no mínimo 14 rodadas por dia pra mim parece um disperdício de Feat, ainda mais se você usar pra disparar esferas de Chi.

Hm.
Uma vez que você pode fazer o dano napolitano, eu achei que tinha ficado forte demais, por isso aumentei o pré-requisito. Outra, um personagem que usa esses talentos se beneficia de uma sabedoria alta, então, o pré-requisito ainda seria um beneficio e um aditivo a ele.

Lumine escreveu:Sentir o Chi eu achei estranho demais.

Ficou mesmo! Mas acho que deu pra entender o beneficio dela... Apesar de ser um talento que eu mesmo não compraria... Alguma opinão?
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Madrüga em 01 Mar 2010, 16:14

Vamos começar pelo monge, :wub:

:seta: O primeiro defeito que salta aos olhos é: o que me impede de meramente usar essa classe para um dipping, já que, com d10 de dado de vida, BBA cheio, Sabedoria no ataque e na CA, evasão, vitalidade, chi...?

:seta: A idéia de um save médio é boa, mas por que Vontade é maior, Reflexos é médio e Fortitude é o pior? Ainda mais porque, com várias características de classe e talentos que você criou, o cara vai receber bônus em Vontade e, pior, DOBRAR o modificador de Sabedoria.

:seta: Treinamento espiritual deixa coisas DEMAIS na conta da Sabedoria. Da primeira vez que o jogador sofrer dano em Sabedoria, ele vai chorar pra mamãe, porque vai ficar mais inútil ainda.

:seta: Aumentar perícias, DV e BBA... a troco de quê?

:seta: O talento Vitalidade fica meio fora de lugar. Afinal, você já aumentou o DV da classe, pô. E não tem muito a ver com o fluff da classe.

:seta: Treinamento marcial. No nível CINCO, o cara ganha 25% (um divisor horrível, em minha opinião) do nível na CA. No nível CINCO ele recebe +1 na CA no nível QUATRO? Sério, releia o texto. E +2 de dano vem de onde?

:seta: Pureza corporal só protege contra doenças mundanas. Legal. Ótimo. Tendo Fortitude como o pior TR. Sendo que, meu, EM QUE HISTÓRIA você já pegou uma doença? As doenças sobrenaturais, mais freqüentes e malignas, é que fazem diferença. Senão é um poder jogado a esmo.

:seta: Passo etéreo é mais uma habilidade esquisita com mecânica aberrante. Já era antes, e você só manteve. Deixa com custo de chi, alguma coisa que FAÇA SENTIDO dentro da classe (quer dizer, já que é pra manter mesmo...).

:seta: Alma de diamante. De novo. Pensa comigo: você é de nível TREZE, e recebe RM igual a seu nível + 10. Um mago de nível TREZE precisa de quanto para varar essa RM? Sério, o cara teoricamente tem saves bons... essa habilidade é horrível e não-funcional.

:seta: Corpo atemporal e idiomas do sol e da lua são de morrer. É odioso ganhar um nível e descobrir que você não vai envelhecer, por dois motivos: (1) ninguém joga campanhas até ficar velho. Se jogar, é menos de 1% das histórias. (2) O legal de ser monge É FICAR VELHO e virar um Bak Mei sobrancelhudo. Quanto a falar com qualquer criatura viva... tem magias de 1º e 2º nível que fazem isso. Tipo, QUINZE NÍVEIS ANTES.

:seta: Ataque adicional é uma coisa bisonha. Você já deu BBA alto, firmeza. Agora, ganhar um ataque adicional com seu maior BBA a MENOS VINTE? Pelamor, cara. Dê um ataque adicional a -5. E pronto. Ou um ataque adicional com o BBA menor. Ou reinvente ataques extras a -3, como na 3.0. Mas nao fas iso amico. Shoray.

:seta: Corpo vazio. Mesmo problema do passo etéreo. PADRONIZE as mecânicas, faça o cara usar o chi.

:seta: Autoperfeição. Você resolveu meramente enfiar uma RD 5/-, do nada, sem aviso prévio. Depois de DEZENOVE NÍVEIS DE SOFRIMENTO? Obrigado, dirá o monge. Se você pretende que ele chegue aí, vá aumentando gradualmente, digamos, de 4 em 4 níveis. E lembre-se, você aumentou o DV dele.

:seta: Talentos de artes marciais. Estranhos. Eu adotei em mesa a solução da 4e, e dei 1d8 de dano para criaturas médias. Pronto. Resolve, não enche o saco, não enche de mecânicas estranhas e talentos esquisitos. Isso é do midnight, não é?

:seta: Talentos de chi. É para virar DBZ, não é? Sei lá. Se for para isso, são legais, mas muitos estão desnecessariamente complicados... enquanto outros fornecem benefícios duvidosos a muito custo (tipo ter Destreza 19 e PAGAR um talento para se mover mais, coisa que não é lá muito emocionante).

No mais, a idéia é boa, mas está cometendo os mesmos erros que cometemos no começo do monge aprimorado: manter vacas sagradas inúteis, não pensar em funcionalidade, não padronizar mecânicas e, pior, CRIAR cada vez mais mecânicas bisonhas para abraçar o mundo... e ter em mãos um frankenstein disfuncional.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Mar 2010, 17:43

Ok, eu li o clérigo.

Honestamente, não sei nem por onde começar. Primeiro, tudo que consigo pensar lendo eu clérigo é "paladino com BBA piorado".

Golpe Divino é completamente "WTF".

Nenhuma das habilidades do clérigo escala com nível? Algumas habilidades começam ótimas (bônus sem nome de +5 em ataques e danos no nível 7 pra todos aliados a 18m + push back de inimigos? CLARO!) mas ficam cada vez mais obsoletas. Esses mesmos +5 no nível 20 não é nada.

O que é um "Sumo Paladino"? O que é "dano sagrado"? Amaldiçoar arma funciona com golpes desarmados?

Espada da fé é Radiante mesmo pra clérigos malignos? E Virtude não vem meio... uh, depois de tudo?

Cara, os traços de fé variam entre inúteis (Curandeiro) a buffs de uma hora de moral em um atributo... falta uma padronização. E Wtf, 10 Pv x nível pra ressucitar é o dobro que o Clérigo recebe por nível. Isso foi intencional?
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Bahamute em 01 Mar 2010, 17:53

@Madruga
Madruga escreveu:O primeiro defeito que salta aos olhos é: o que me impede de meramente usar essa classe para um dipping, já que, com d10 de dado de vida, BBA cheio, Sabedoria no ataque e na CA, evasão, vitalidade, chi...?

O que é dipping? Não conheço o termo...

Madruga escreveu:A idéia de um save médio é boa, mas por que Vontade é maior, Reflexos é médio e Fortitude é o pior? Ainda mais porque, com várias características de classe e talentos que você criou, o cara vai receber bônus em Vontade e, pior, DOBRAR o modificador de Sabedoria.

Foi puramente pelo bg da classe.
Tipo: Monge+Meditação+Espiritualismo+Sabedoria = Vontade, então, achei que essa deveria ser a maior resistência.

Depois: Moge+Evasão+Agilidade+Não usar armaduras = Reflexos, acredito que essa seria uma boa opção como segunda resistência.

Sobrou Fortitude.

Madruga escreveu:Aumentar perícias, DV e BBA... a troco de quê?

Pericias, foir porquê todas as classes receberam mais pontos dela.
DV, porquê eu acredito que um combatente primário, tem de ser resistênte. E d8 é complicado.
BBA: Tirei a rajada de golpes, e coloquei o (bizarro) ataque adicional =D

Madruga escreveu:O talento Vitalidade fica meio fora de lugar. Afinal, você já aumentou o DV da classe, pô. E não tem muito a ver com o fluff da classe.

Foi só pra atender o pré requisito do talento Artes Marciais.
E, fale a verdade, ele é bem ... E é um talento que ninguém escolhe...

Fora que ele também pode condizer com o BG da classe, afinal, é natural que um combatente corporal ganhe maior capacidade de absorver dano.

Madruga escreveu:Treinamento marcial. No nível CINCO, o cara ganha 25% (um divisor horrível, em minha opinião) do nível na CA. No nível CINCO ele recebe +1 na CA no nível QUATRO? Sério, releia o texto. E +2 de dano vem de onde?

Não entendi a confusão aqui...
No nível 5, ele vai ganhar o bônus retroativo do nivel 4, e a partir daí a cada 4 níveis (8,12,16,20). Talvez eu não tenha deixado isso muito claro... :tsc:

Madruga escreveu:Pureza corporal só protege contra doenças mundanas. Legal. Ótimo. Tendo Fortitude como o pior TR. Sendo que, meu, EM QUE HISTÓRIA você já pegou uma doença? As doenças sobrenaturais, mais freqüentes e malignas, é que fazem diferença. Senão é um poder jogado a esmo.

Hm. Então, não ficaria forte colocar doenças mágicas nessa lista? Quero dizer, não seria desequilibrado (até em níveis altos)?
(E, o monge nunca ficará resfriado!)
Se colocar imunidade a doenças mágicas e sobrenaturais também, será preciso subir o nível da habilidade (ela atualmente é do nível 5)?

Madruga escreveu:Passo etéreo é mais uma habilidade esquisita com mecânica aberrante. Já era antes, e você só manteve. Deixa com custo de chi, alguma coisa que FAÇA SENTIDO dentro da classe (quer dizer, já que é pra manter mesmo...).

Minha vontade era limar ela de vez, e dar uma espécie de teleporte pro monge, ou algo mais condizente com o bg mesmo...

Madruga escreveu:Alma de diamante. De novo. Pensa comigo: você é de nível TREZE, e recebe RM igual a seu nível + 10. Um mago de nível TREZE precisa de quanto para varar essa RM? Sério, o cara teoricamente tem saves bons... essa habilidade é horrível e não-funcional.

Peraí, a solução seria tirar ela?
Quero dizer, excetuando fortitude, poucas magias de Vontade e Reflexos vão surtir efeito nesse monge (principalmente vontade, pois ele recebe bônus de Chi, Save Alto, e ainda pode ir melhorando ainda mais ela com os talentos chi).

Acho que ela representa mais a superioridade dele contra conjuradores de níveis mais baixos.
Mas, aumentar ela pra 15+Nível, 20+Nível, seria a solução?
Ou é algo que, deveria ser substituido por outra habilidade?

Madruga escreveu:Corpo atemporal e idiomas do sol e da lua são de morrer. É odioso ganhar um nível e descobrir que você não vai envelhecer, por dois motivos: (1) ninguém joga campanhas até ficar velho. Se jogar, é menos de 1% das histórias. (2) O legal de ser monge É FICAR VELHO e virar um Bak Mei sobrancelhudo. Quanto a falar com qualquer criatura viva... tem magias de 1º e 2º nível que fazem isso. Tipo, QUINZE NÍVEIS ANTES.

Corpo Atemporal: Concordo plenamente. Como você mesmo disse, era só uma vaca sagrada que eu quis manter.
Idiomas do Sol e da Lua: Acho legalzinha até, mas não bateria o pé pra manter tal habilidade.
Ela é funcional pra não ficar naquele jargão de: ah, mas você não entende o que aquele orc safado fala... Talvez descer o nível dela? Alterá-la? Limar de vez?

Madruga escreveu:Ataque adicional é uma coisa bisonha. Você já deu BBA alto, firmeza. Agora, ganhar um ataque adicional com seu maior BBA a MENOS VINTE? Pelamor, cara. Dê um ataque adicional a -5. E pronto. Ou um ataque adicional com o BBA menor. Ou reinvente ataques extras a -3, como na 3.0. Mas nao fas iso amico. Shoray.

Quando comecei a trabalhar no monge, eu tinha um forte pressentimento que você iria opinar!
E eu sabia que você iria falar justamente dessa habilidade!
Sério, incialmente, eu iria dar o ataque -5. Mas achei que ficaria forte (afinal, ele ainda pode comprar TWF, uma vez que não possui mais a rajada de golpes).
Depois, pensei num ataque -10. Ainda temendo isso (e temendo levar uma voadora por isso), pensei: Porquê não, um ataque +0? Tipo, ele só vai acertar inimigos de C.A baixa, mas ainda vai representar a extinta rajada de golpes. Fora que, com todos os talentos Chi, Foco em arma e o caramba a 4, ainda dá pra ter um acerto legal e, com sorte, dá pra acertar alguns golpes...

Sério mesmo, ficou muito fraco? Aproveitável? Devo repensar tudo isso?

Madruga escreveu:Corpo vazio. Mesmo problema do passo etéreo. PADRONIZE as mecânicas, faça o cara usar o chi.

Como assim? Atrelar ela aos talentos chi? Ou outra coisa?
Achei que ela, apesar de tardia, ainda poderia ter um tchans...

Madruga escreveu:Autoperfeição. Você resolveu meramente enfiar uma RD 5/-, do nada, sem aviso prévio. Depois de DEZENOVE NÍVEIS DE SOFRIMENTO? Obrigado, dirá o monge. Se você pretende que ele chegue aí, vá aumentando gradualmente, digamos, de 4 em 4 níveis. E lembre-se, você aumentou o DV dele.

Não foi meramente enfiado. Foi colocado com jeitinho...
Tipo, eu só troquei o 10/mágica (que, no nível 20, é inútil) por 5/-. É igual ao barbaro, e o monge ainda tem o DV menor... Agora, a idéia de aumentar de 4 em 4 níveis é legal. Até dá um sabor melhor a classe em níveis baixos.

Madruga escreveu:Talentos de artes marciais. Estranhos. Eu adotei em mesa a solução da 4e, e dei 1d8 de dano para criaturas médias. Pronto. Resolve, não enche o saco, não enche de mecânicas estranhas e talentos esquisitos. Isso é do midnight, não é?

Os talentos podem ser selecionado por qualquer classe que atenda aos pré-requisitos.
Não, não tirei eles do midnight (alias, nem conheço-o). Posso ter sido influenciado por alguma fonte na época (já tem 3 anos que criei esses talentos, eu só reli eles e mechi um pouquinho), mas pelo que me lembro, criei eles basicamente do zero.
Dei eles pro monge pra simular a antiga evolução de dano.
Pra você ter uma idéia, uma das coisas que eu tirei foi o verbete:
Especial: Um monge que selecionar esse talento tem seu dado de dano aumentado em um passo.

Madruga escreveu:Talentos de chi. É para virar DBZ, não é? Sei lá. Se for para isso, são legais,

Basicamente? Sim. Eu me influenciei bastante em Dragon Ball Z e Street Fighter.

Madruga escreveu:mas muitos estão desnecessariamente complicados...

Hm. Qual seriam as complicações? Podemos ir alterando eles, deixando-os mais simples e menos complicados... Muitos deles foram desenvolvidos pra suplantar a proibição de usar armas e armaduras do monge (esse monge não pode usar nenhum tipo de armas, como o anterior).

Madruga escreveu:enquanto outros fornecem benefícios duvidosos a muito custo (tipo ter Destreza 19 e PAGAR um talento para se mover mais, coisa que não é lá muito emocionante).

Diminuir a Destreza resolveria?
Ele é outro pra simular o movimento alto do monge... E de quebra ser uteis pra outras classes com um quê monástico...

Madruga escreveu:No mais, a idéia é boa, mas está cometendo os mesmos erros que cometemos no começo do monge aprimorado: manter vacas sagradas inúteis, não pensar em funcionalidade, não padronizar mecânicas e, pior, CRIAR cada vez mais mecânicas bisonhas para abraçar o mundo... e ter em mãos um frankenstein disfuncional.

Sim, ele ainda está no rascunho. Vai ser bastante mechido ainda. Espero contar com a ajuda de vocês...
Obrigado pelos comentários e pelas dicas!

@Lumine
Lumine escreveu:Ok, eu li o clérigo.

Honestamente, não sei nem por onde começar. Primeiro, tudo que consigo pensar lendo eu clérigo é "paladino com BBA piorado".

:triste:
Lumine escreveu:Golpe Divino é completamente "WTF".

Por que?
Eu achei legal ele disparar uma rajada de energia sagrada sempre que conseguir o critico.
É uma habilidade que nem dá pra pesar como fraca ou forte, uma vez que é rara dela acontecer...

Lumine escreveu:Nenhuma das habilidades do clérigo escala com nível? Algumas habilidades começam ótimas (bônus sem nome de +5 em ataques e danos no nível 7 pra todos aliados a 18m + push back de inimigos? CLARO!) mas ficam cada vez mais obsoletas. Esses mesmos +5 no nível 20 não é nada.

Achei que se ela escalonasse, ficaria forte demais. Tem alguma dica ou opinião?

Lumine escreveu:O que é um "Sumo Paladino"? O que é "dano sagrado"? Amaldiçoar arma funciona com golpes desarmados?

Sumo Paladino é o Paladino, que vai ser convertido numa Classe de Prestigio. Amaldiçoar Arma, Não tinha pensado nisso XD Se ela funfar com ataques desarmados, ficaria muito forte?

Lumine escreveu:Espada da fé é Radiante mesmo pra clérigos malignos? E Virtude não vem meio... uh, depois de tudo?

Sim. Eu pensei na radiancia como uma energia que todo clérigo emana, algo como o poder divino (benigno ou maligno) vertendo do corpo do clérigo.
Virtude, eu achava que estava bom no nível que está. Mas, posso estar enganado. Descer ela não é dar poder de graça pro clérigo? Ou não? Alguma idéia ou opinião?

Lumine escreveu:Cara, os traços de fé variam entre inúteis (Curandeiro) a buffs de uma hora de moral em um atributo... falta uma padronização.

Curandeiro ficou realmente muito fraco?
Padronizar os buffs? Alguma idéia?

Lumine escreveu:E Wtf, 10 Pv x nível pra ressucitar é o dobro que o Clérigo recebe por nível. Isso foi intencional?

Sim, foi intencional.
Pensei no clérigo se sacrificando para trazer um individuo de volta a vida. E, quanto mais forte for o individuo, mais difícil será pra ele ressuscitar. Ele terá de imbuir ainda mais energia radiante/divina pra poder trazer de volta a vida o individuo.
Editado pela última vez por Bahamute em 01 Mar 2010, 18:09, em um total de 1 vez.
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Madrüga em 01 Mar 2010, 20:04

Bahamute escreveu:O que é dipping? Não conheço o termo...

É pegar um ou dois níveis de uma determinada classe só para ganhar uns benefícios. O que costumam fazer com monge e vão fazer MAIS ainda com o seu. XD

Bahamute escreveu:Foi puramente pelo bg da classe.
Tipo: Monge+Meditação+Espiritualismo+Sabedoria = Vontade, então, achei que essa deveria ser a maior resistência.

Depois: Moge+Evasão+Agilidade+Não usar armaduras = Reflexos, acredito que essa seria uma boa opção como segunda resistência.

Sobrou Fortitude.

Mas... monge + meditação + espiritualismo + sabedoria = resistir a doenças, à fome, à sede, desviar-se de golpes e bolas de fogo com o poder da mente... é questão de ponto de vista.

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:Aumentar perícias, DV e BBA... a troco de quê?

Pericias, foir porquê todas as classes receberam mais pontos dela.
DV, porquê eu acredito que um combatente primário, tem de ser resistênte. E d8 é complicado.
BBA: Tirei a rajada de golpes, e coloquei o (bizarro) ataque adicional =D

Aí temos que pensar naquela terminologia horrível de 4e: o monge não é um "defender", ele é um "striker". Ele não segura hordas de inimigos e nem é muralha de carne, ele é um combatente que causa muito dano a UM alvo e se move com rapidez pelo campo de batalha.

É um erro de conceito. Combatentes "defenders" são o bárbaro e o guerreiro (até clérigo, paladino e druida, se bobear).

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:O talento Vitalidade fica meio fora de lugar. Afinal, você já aumentou o DV da classe, pô. E não tem muito a ver com o fluff da classe.

Foi só pra atender o pré requisito do talento Artes Marciais.
E, fale a verdade, ele é bem ... E é um talento que ninguém escolhe...

Fora que ele também pode condizer com o BG da classe, afinal, é natural que um combatente corporal ganhe maior capacidade de absorver dano.

Explicado acima. E na minha mesa quase todo mundo pega Vitalidade (com a variante de +1 PV por nível, claro). E absorver dano pode ser uma RD bacana.

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:Treinamento marcial. No nível CINCO, o cara ganha 25% (um divisor horrível, em minha opinião) do nível na CA. No nível CINCO ele recebe +1 na CA no nível QUATRO? Sério, releia o texto. E +2 de dano vem de onde?

Não entendi a confusão aqui...
No nível 5, ele vai ganhar o bônus retroativo do nivel 4, e a partir daí a cada 4 níveis (8,12,16,20). Talvez eu não tenha deixado isso muito claro... :tsc:

Não, melhore esse texto. A descrição é estranha e confusa!

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:Pureza corporal só protege contra doenças mundanas. Legal. Ótimo. Tendo Fortitude como o pior TR. Sendo que, meu, EM QUE HISTÓRIA você já pegou uma doença? As doenças sobrenaturais, mais freqüentes e malignas, é que fazem diferença. Senão é um poder jogado a esmo.

Hm. Então, não ficaria forte colocar doenças mágicas nessa lista? Quero dizer, não seria desequilibrado (até em níveis altos)?
(E, o monge nunca ficará resfriado!)
Se colocar imunidade a doenças mágicas e sobrenaturais também, será preciso subir o nível da habilidade (ela atualmente é do nível 5)?

Bom, ele não ficaria resfriado ANTES, a menos que o vírus Influenza venha dos nove infernos, XD.

Sério, MESMO com imunidade a doenças sobrenaturais, acontece muito pouco. Não desequilibra.

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:Passo etéreo é mais uma habilidade esquisita com mecânica aberrante. Já era antes, e você só manteve. Deixa com custo de chi, alguma coisa que FAÇA SENTIDO dentro da classe (quer dizer, já que é pra manter mesmo...).

Minha vontade era limar ela de vez, e dar uma espécie de teleporte pro monge, ou algo mais condizente com o bg mesmo...

É bizarro. No aprimorado, nós limamos e nem colocamos nada no lugar. Aliás, eu sei que minha opinião é tendenciosa, mas vale a pena checar o aprimorado.

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:Alma de diamante. De novo. Pensa comigo: você é de nível TREZE, e recebe RM igual a seu nível + 10. Um mago de nível TREZE precisa de quanto para varar essa RM? Sério, o cara teoricamente tem saves bons... essa habilidade é horrível e não-funcional.

Peraí, a solução seria tirar ela?
Quero dizer, excetuando fortitude, poucas magias de Vontade e Reflexos vão surtir efeito nesse monge (principalmente vontade, pois ele recebe bônus de Chi, Save Alto, e ainda pode ir melhorando ainda mais ela com os talentos chi).

Acho que ela representa mais a superioridade dele contra conjuradores de níveis mais baixos.
Mas, aumentar ela pra 15+Nível, 20+Nível, seria a solução?
Ou é algo que, deveria ser substituido por outra habilidade?

É adicionar uma rolagem A MAIS toda vez que ele for alvo de magia. Complica, lerdeia o jogo e seria muito mais bem simulado com os TRs altos. Aliás, possível solução: deixe TODOS os TRs médios, já que você está usando essa opção. Fica menos "apelão" que o original, mas simula bem que ele é bom em quase tudo, mas especialista em nada.

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:Corpo atemporal e idiomas do sol e da lua são de morrer. É odioso ganhar um nível e descobrir que você não vai envelhecer, por dois motivos: (1) ninguém joga campanhas até ficar velho. Se jogar, é menos de 1% das histórias. (2) O legal de ser monge É FICAR VELHO e virar um Bak Mei sobrancelhudo. Quanto a falar com qualquer criatura viva... tem magias de 1º e 2º nível que fazem isso. Tipo, QUINZE NÍVEIS ANTES.

Corpo Atemporal: Concordo plenamente. Como você mesmo disse, era só uma vaca sagrada que eu quis manter.
Idiomas do Sol e da Lua: Acho legalzinha até, mas não bateria o pé pra manter tal habilidade.
Ela é funcional pra não ficar naquele jargão de: ah, mas você não entende o que aquele orc safado fala... Talvez descer o nível dela? Alterá-la? Limar de vez?

Eu sou a favor de limar de vez. Isso nem faz parte do estereótipo do lutador wuxia.

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:Ataque adicional é uma coisa bisonha. Você já deu BBA alto, firmeza. Agora, ganhar um ataque adicional com seu maior BBA a MENOS VINTE? Pelamor, cara. Dê um ataque adicional a -5. E pronto. Ou um ataque adicional com o BBA menor. Ou reinvente ataques extras a -3, como na 3.0. Mas nao fas iso amico. Shoray.

Quando comecei a trabalhar no monge, eu tinha um forte pressentimento que você iria opinar!
E eu sabia que você iria falar justamente dessa habilidade!
Sério, incialmente, eu iria dar o ataque -5. Mas achei que ficaria forte (afinal, ele ainda pode comprar TWF, uma vez que não possui mais a rajada de golpes).
Depois, pensei num ataque -10. Ainda temendo isso (e temendo levar uma voadora por isso), pensei: Porquê não, um ataque +0? Tipo, ele só vai acertar inimigos de C.A baixa, mas ainda vai representar a extinta rajada de golpes. Fora que, com todos os talentos Chi, Foco em arma e o caramba a 4, ainda dá pra ter um acerto legal e, com sorte, dá pra acertar alguns golpes...

Tipo... não dê ataque nenhum. Você já aumentou o BBA, o que deu a ele um novo ataque. A mecânica é estranha, confusa. Faça ele gastar um ponto de chi e ganhar um ataque adicional a seu BBA máximo (ou seja, mais mecânicas de chi nele).

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:Corpo vazio. Mesmo problema do passo etéreo. PADRONIZE as mecânicas, faça o cara usar o chi.

Como assim? Atrelar ela aos talentos chi? Ou outra coisa?
Achei que ela, apesar de tardia, ainda poderia ter um tchans...

Atrele a gasto de chi, explosão de chi, essas coisas. Aliás, não doía uma progressão de talentos bônus envolvendo chi.

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:Autoperfeição. Você resolveu meramente enfiar uma RD 5/-, do nada, sem aviso prévio. Depois de DEZENOVE NÍVEIS DE SOFRIMENTO? Obrigado, dirá o monge. Se você pretende que ele chegue aí, vá aumentando gradualmente, digamos, de 4 em 4 níveis. E lembre-se, você aumentou o DV dele.

Não foi meramente enfiado. Foi colocado com jeitinho...
Tipo, eu só troquei o 10/mágica (que, no nível 20, é inútil) por 5/-. É igual ao barbaro, e o monge ainda tem o DV menor... Agora, a idéia de aumentar de 4 em 4 níveis é legal. Até dá um sabor melhor a classe em níveis baixos.

Quando jogávamos com tendências no meu grupo, o monge aprimorado tinha RD x/caótico. É charmoso. Ele é todo leal, é uma criatura axiomática. O que o feriria? Golpes caóticos. RD x/caótico, onde x é a metade do nível.

Bahamute escreveu:Os talentos podem ser selecionado por qualquer classe que atenda aos pré-requisitos.
Não, não tirei eles do midnight (alias, nem conheço-o). Posso ter sido influenciado por alguma fonte na época (já tem 3 anos que criei esses talentos, eu só reli eles e mechi um pouquinho), mas pelo que me lembro, criei eles basicamente do zero.
Dei eles pro monge pra simular a antiga evolução de dano.
Pra você ter uma idéia, uma das coisas que eu tirei foi o verbete:
Especial: Um monge que selecionar esse talento tem seu dado de dano aumentado em um passo.

Categorias de tamanho simulam bem esse negócio. Eu achei muito complicados esses talentos de porrada. Dá pra simplificar e deixar mais charmoso.

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:Talentos de chi. É para virar DBZ, não é? Sei lá. Se for para isso, são legais,

Basicamente? Sim. Eu me influenciei bastante em Dragon Ball Z e Street Fighter.

É que voar... é fods. A opção é sua.

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:mas muitos estão desnecessariamente complicados...

Hm. Qual seriam as complicações? Podemos ir alterando eles, deixando-os mais simples e menos complicados... Muitos deles foram desenvolvidos pra suplantar a proibição de usar armas e armaduras do monge (esse monge não pode usar nenhum tipo de armas, como o anterior).

Vide o aprimorado com seu "encantar punhos".

Bahamute escreveu:
Madruga escreveu:enquanto outros fornecem benefícios duvidosos a muito custo (tipo ter Destreza 19 e PAGAR um talento para se mover mais, coisa que não é lá muito emocionante).

Diminuir a Destreza resolveria?
Ele é outro pra simular o movimento alto do monge... E de quebra ser uteis pra outras classes com um quê monástico...

Não resolve, ninguém quer gastar um talento só para andar mais rápido. É um problema de design, aí.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Mar 2010, 20:58

:triste:

Cry sum moar! XD

Baha escreveu:Por que?
Eu achei legal ele disparar uma rajada de energia sagrada sempre que conseguir o critico.
É uma habilidade que nem dá pra pesar como fraca ou forte, uma vez que é rara dela acontecer...

Exatamente por isso. Pra que você vai ganhar uma habilidade que não é fraca ou forte, depende da sorte, não escalona e não tem explicação?

Baha escreveu:Achei que se ela escalonasse, ficaria forte demais. Tem alguma dica ou opinião?

Que pelo menos algumas escalonassem ou mais habilidades. Não vale a pena trocar 20 níveis de caster pra ser paladino com BBA piorado +algumas coisinhas.

Baha escreveu:Sumo Paladino é o Paladino, que vai ser convertido numa Classe de Prestigio. Amaldiçoar Arma, Não tinha pensado nisso XD Se ela funfar com ataques desarmados, ficaria muito forte?

Nem ligo pro Paladino. XD Agora, sobre amaldiçoar, isso funcionaria em ataques naturais? Eu poderia fazer um animal ou criatura com Int baixa ou menor se matar com essa habilidade, já que ela dura uma hora e não pode ser dissipada? Imagino as limitações lógicas de um lobo ter sua boca amaldiçoada.

O "dano sagrado" é de algum tipo em particular? Ou só um acréscimo sem nome ao dano básico da arma e multiplicado em sucessos decisivos? Poderia abençoar uma foice pra realizar golpes de misericórdia de 4d4+4d6+4xmod de força? Porque só os personagens sagrados podem usar abençoar arma se amaldiçoar pega em todos? 1 litro de água benta / profana não é coisa demais?

Baha escreveu:Sim. Eu pensei na radiancia como uma energia que todo clérigo emana, algo como o poder divino (benigno ou maligno) vertendo do corpo do clérigo.
Virtude, eu achava que estava bom no nível que está. Mas, posso estar enganado. Descer ela não é dar poder de graça pro clérigo? Ou não? Alguma idéia ou opinião?

O problema é que existe a correlação "Radiância = Energia Positiva" e "Necrótico = Energia Negativa". Se o clérigo no primeiro nível pode inflingir ou curar, depois ele perde essa capacidade?

Clérigo é um combatente "primário" sem BBA alta e saves um pouco melhores. Ele merece toda ajuda que puder, já que perdeu expulsar / fascinar mortos-vivos, magias, domínios e proficiências com armas da divindade.

Baha escreveu:Curandeiro ficou realmente muito fraco?
Padronizar os buffs? Alguma idéia?

Gastar uma habilidade de classe que não é prérequisito pra nada pra somar +3 a 6 na cura que não sobe com os níveis não me parece algo como uma boa opção.

Baha escreveu:Sim, foi intencional.
Pensei no clérigo se sacrificando para trazer um individuo de volta a vida. E, quanto mais forte for o individuo, mais difícil será pra ele ressuscitar. Ele terá de imbuir ainda mais energia radiante/divina pra poder trazer de volta a vida o individuo.

Aumente o tempo, ué. A fórmula (fazendo de cabeça aqui, um clérigo com elite array tentando ressucitar outro personagem). No máximo, sendo o mais overthetop possível com Cons é quase impossível do clérigo ressucitar alguém do seu nível.

Considerando que ele é um combatente "primário", vamos colocar Constituição como segundo maior atributo, 14. Nível 10, vamos colocar um amuleto da saúde que dá + 4 de cons indo pra 18... +4 no mod. 93 Pvs.

A ressureição verdadeira funcionaria pra personagens de nível 9. Sem esse item em particular, ele só poderia ressucitar personagens de nível 7 pra baixo (porque teria apenas 73 Pvs). Se ele for um clérigo de suporte, poderia "buffar" a si mesmo e aumentar sua cons pra conseguir um resultado melhor (indo de 93 pra 113 pvs, podendo ressucitar um personagem de nível) durante uma hora, e quando terminasse poderia até morrer, porque aumento de cons não conta como PVs temporários.

Mas... isso faz sentido pra você? Pra mim não faz.
Lumine Miyavi

Voltar para Sistemas e Cenários