Madruga escreveu:O primeiro defeito que salta aos olhos é: o que me impede de meramente usar essa classe para um dipping, já que, com d10 de dado de vida, BBA cheio, Sabedoria no ataque e na CA, evasão, vitalidade, chi...?
O que é dipping? Não conheço o termo...
Madruga escreveu:A idéia de um save médio é boa, mas por que Vontade é maior, Reflexos é médio e Fortitude é o pior? Ainda mais porque, com várias características de classe e talentos que você criou, o cara vai receber bônus em Vontade e, pior, DOBRAR o modificador de Sabedoria.
Foi puramente pelo bg da classe.
Tipo: Monge+Meditação+Espiritualismo+Sabedoria = Vontade, então, achei que essa deveria ser a maior resistência.
Depois: Moge+Evasão+Agilidade+Não usar armaduras = Reflexos, acredito que essa seria uma boa opção como segunda resistência.
Sobrou Fortitude.
Madruga escreveu:Aumentar perícias, DV e BBA... a troco de quê?
Pericias, foir porquê todas as classes receberam mais pontos dela.
DV, porquê eu acredito que um combatente primário, tem de ser resistênte. E d8 é complicado.
BBA: Tirei a rajada de golpes, e coloquei o (bizarro) ataque adicional =D
Madruga escreveu:O talento Vitalidade fica meio fora de lugar. Afinal, você já aumentou o DV da classe, pô. E não tem muito a ver com o fluff da classe.
Foi só pra atender o pré requisito do talento Artes Marciais.
E, fale a verdade, ele é bem ... E é um talento que ninguém escolhe...
Fora que ele também pode condizer com o BG da classe, afinal, é natural que um combatente corporal ganhe maior capacidade de absorver dano.
Madruga escreveu:Treinamento marcial. No nível CINCO, o cara ganha 25% (um divisor horrível, em minha opinião) do nível na CA. No nível CINCO ele recebe +1 na CA no nível QUATRO? Sério, releia o texto. E +2 de dano vem de onde?
Não entendi a confusão aqui...
No nível 5, ele vai ganhar o bônus retroativo do nivel 4, e a partir daí a cada 4 níveis (8,12,16,20). Talvez eu não tenha deixado isso muito claro...
Madruga escreveu:Pureza corporal só protege contra doenças mundanas. Legal. Ótimo. Tendo Fortitude como o pior TR. Sendo que, meu, EM QUE HISTÓRIA você já pegou uma doença? As doenças sobrenaturais, mais freqüentes e malignas, é que fazem diferença. Senão é um poder jogado a esmo.
Hm. Então, não ficaria forte colocar doenças mágicas nessa lista? Quero dizer, não seria desequilibrado (até em níveis altos)?
(E, o monge nunca ficará resfriado!)
Se colocar imunidade a doenças mágicas e sobrenaturais também, será preciso subir o nível da habilidade (ela atualmente é do nível 5)?
Madruga escreveu:Passo etéreo é mais uma habilidade esquisita com mecânica aberrante. Já era antes, e você só manteve. Deixa com custo de chi, alguma coisa que FAÇA SENTIDO dentro da classe (quer dizer, já que é pra manter mesmo...).
Minha vontade era limar ela de vez, e dar uma espécie de teleporte pro monge, ou algo mais condizente com o bg mesmo...
Madruga escreveu:Alma de diamante. De novo. Pensa comigo: você é de nível TREZE, e recebe RM igual a seu nível + 10. Um mago de nível TREZE precisa de quanto para varar essa RM? Sério, o cara teoricamente tem saves bons... essa habilidade é horrível e não-funcional.
Peraí, a solução seria tirar ela?
Quero dizer, excetuando fortitude, poucas magias de Vontade e Reflexos vão surtir efeito nesse monge (principalmente vontade, pois ele recebe bônus de Chi, Save Alto, e ainda pode ir melhorando ainda mais ela com os talentos chi).
Acho que ela representa mais a superioridade dele contra conjuradores de níveis mais baixos.
Mas, aumentar ela pra 15+Nível, 20+Nível, seria a solução?
Ou é algo que, deveria ser substituido por outra habilidade?
Madruga escreveu:Corpo atemporal e idiomas do sol e da lua são de morrer. É odioso ganhar um nível e descobrir que você não vai envelhecer, por dois motivos: (1) ninguém joga campanhas até ficar velho. Se jogar, é menos de 1% das histórias. (2) O legal de ser monge É FICAR VELHO e virar um Bak Mei sobrancelhudo. Quanto a falar com qualquer criatura viva... tem magias de 1º e 2º nível que fazem isso. Tipo, QUINZE NÍVEIS ANTES.
Corpo Atemporal: Concordo plenamente. Como você mesmo disse, era só uma vaca sagrada que eu quis manter.
Idiomas do Sol e da Lua: Acho legalzinha até, mas não bateria o pé pra manter tal habilidade.
Ela é funcional pra não ficar naquele jargão de: ah, mas você não entende o que aquele orc safado fala... Talvez descer o nível dela? Alterá-la? Limar de vez?
Madruga escreveu:Ataque adicional é uma coisa bisonha. Você já deu BBA alto, firmeza. Agora, ganhar um ataque adicional com seu maior BBA a MENOS VINTE? Pelamor, cara. Dê um ataque adicional a -5. E pronto. Ou um ataque adicional com o BBA menor. Ou reinvente ataques extras a -3, como na 3.0. Mas nao fas iso amico. Shoray.
Quando comecei a trabalhar no monge, eu tinha um forte pressentimento que você iria opinar!
E eu sabia que você iria falar justamente dessa habilidade!
Sério, incialmente, eu iria dar o ataque -5. Mas achei que ficaria forte (afinal, ele ainda pode comprar TWF, uma vez que não possui mais a rajada de golpes).
Depois, pensei num ataque -10. Ainda temendo isso (e temendo levar uma voadora por isso), pensei: Porquê não, um ataque +0? Tipo, ele só vai acertar inimigos de C.A baixa, mas ainda vai representar a extinta rajada de golpes. Fora que, com todos os talentos Chi, Foco em arma e o caramba a 4, ainda dá pra ter um acerto legal e, com sorte, dá pra acertar alguns golpes...
Sério mesmo, ficou muito fraco? Aproveitável? Devo repensar tudo isso?
Madruga escreveu:Corpo vazio. Mesmo problema do passo etéreo. PADRONIZE as mecânicas, faça o cara usar o chi.
Como assim? Atrelar ela aos talentos chi? Ou outra coisa?
Achei que ela, apesar de tardia, ainda poderia ter um tchans...
Madruga escreveu:Autoperfeição. Você resolveu meramente enfiar uma RD 5/-, do nada, sem aviso prévio. Depois de DEZENOVE NÍVEIS DE SOFRIMENTO? Obrigado, dirá o monge. Se você pretende que ele chegue aí, vá aumentando gradualmente, digamos, de 4 em 4 níveis. E lembre-se, você aumentou o DV dele.
Não foi meramente enfiado. Foi colocado com jeitinho...
Tipo, eu só troquei o 10/mágica (que, no nível 20, é inútil) por 5/-. É igual ao barbaro, e o monge ainda tem o DV menor... Agora, a idéia de aumentar de 4 em 4 níveis é legal. Até dá um sabor melhor a classe em níveis baixos.
Madruga escreveu:Talentos de artes marciais. Estranhos. Eu adotei em mesa a solução da 4e, e dei 1d8 de dano para criaturas médias. Pronto. Resolve, não enche o saco, não enche de mecânicas estranhas e talentos esquisitos. Isso é do midnight, não é?
Os talentos podem ser selecionado por qualquer classe que atenda aos pré-requisitos.
Não, não tirei eles do midnight (alias, nem conheço-o). Posso ter sido influenciado por alguma fonte na época (já tem 3 anos que criei esses talentos, eu só reli eles e mechi um pouquinho), mas pelo que me lembro, criei eles basicamente do zero.
Dei eles pro monge pra simular a antiga evolução de dano.
Pra você ter uma idéia, uma das coisas que eu tirei foi o verbete:
Especial: Um monge que selecionar esse talento tem seu dado de dano aumentado em um passo.
Madruga escreveu:Talentos de chi. É para virar DBZ, não é? Sei lá. Se for para isso, são legais,
Basicamente? Sim. Eu me influenciei bastante em Dragon Ball Z e Street Fighter.
Madruga escreveu:mas muitos estão desnecessariamente complicados...
Hm. Qual seriam as complicações? Podemos ir alterando eles, deixando-os mais simples e menos complicados... Muitos deles foram desenvolvidos pra suplantar a proibição de usar armas e armaduras do monge (esse monge não pode usar nenhum tipo de armas, como o anterior).
Madruga escreveu:enquanto outros fornecem benefícios duvidosos a muito custo (tipo ter Destreza 19 e PAGAR um talento para se mover mais, coisa que não é lá muito emocionante).
Diminuir a Destreza resolveria?
Ele é outro pra simular o movimento alto do monge... E de quebra ser uteis pra outras classes com um quê monástico...
Madruga escreveu:No mais, a idéia é boa, mas está cometendo os mesmos erros que cometemos no começo do monge aprimorado: manter vacas sagradas inúteis, não pensar em funcionalidade, não padronizar mecânicas e, pior, CRIAR cada vez mais mecânicas bisonhas para abraçar o mundo... e ter em mãos um frankenstein disfuncional.
Sim, ele ainda está no rascunho. Vai ser bastante mechido ainda. Espero contar com a ajuda de vocês...
Obrigado pelos comentários e pelas dicas!