[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Torneco em 05 Mar 2010, 18:41

Olá pessoal, estou com dúvidas sobre uma característica dos poderes tipo Stance. Caso um personagem esteja usando um poder tipo Stance e é nocauteado, seja por ter perdido os PVs ou por algum poder (como uns de ladino), e volta ao combate, a Stance ainda continua ativa ou o fato dele ter desmaiado cancela a Stance?
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Nibelung em 05 Mar 2010, 18:49

Dentro das regras, ficar inconsciente não remove a postura. Ela vai durar até o fim do encontro, até usar outra postura, ou até cancelá-la por vontade própria.

Pessoalmente, eu acho que isso é pra que ninguém sinta que perdeu um poder diário (todas as posturas são diárias) por causa de um crítico de sorte.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Elven Paladin em 05 Mar 2010, 19:00

Eu não vejo nenhuma indicação que a Stance seja cancelada ao ficar inconsciente, já que a duração dela é por cerca de 5 minutos ou até o fim do encontrou ou até você usar outro poder com a keyword Stance. E levando em conta que as Stances não requerem ações para serem sustentadas, eu não vejo motivo para mesmo cancelar o benefício que um Stance dá caso você fique Inconsciente ( por exemplo, Stalwart Guard - pós-errata - ainda beneficiaria seus aliados mesmo com o personagem inconsciente ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Dinobot em 05 Mar 2010, 21:26

Apesar dos argumentos anteriores, e apesar de nada ser dito nas regras oficiais, eu cancelaria a Stance nessas circunstancias. É lógica: alguem que desmaia interrompe o que quer que esteja fazendo. Uma Stance (não sei como a devir traduziu isso, mas acho que Postura seria uma boa) deixaria de funcionar, uma vez que, assim que desmaia, o personagem não está mantendo-a.

Mas definitivamente, isso é algo que merece ser perguntado ao Sage.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dinobot
 
Mensagens: 498
Registrado em: 28 Ago 2007, 18:35
Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Torneco em 05 Mar 2010, 21:54

Eu não acho que as Stances deveriam funcionar com o usuário inconsciente, por exemplo, como um Guerreiro vai usar Rain of Steel se estiver desmaiado?

Bem, eu acho que vou considerar que as Stances não funcionarão desmaiadas mas que o personagem pode reativá-las ao acordar.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor DracoDruida em 05 Mar 2010, 22:13

Torneco escreveu:Eu não acho que as Stances deveriam funcionar com o usuário inconsciente, por exemplo, como um Guerreiro vai usar Rain of Steel se estiver desmaiado?

Bem, eu acho que vou considerar que as Stances não funcionarão desmaiadas mas que o personagem pode reativá-las ao acordar.

Eu faria exatamente isso.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Torneco em 05 Mar 2010, 22:20

Aproveitando as dúvidas, vocês acham interessante usar uma paragon em um NPC? To montando um ladino NPC elite pra minha mesa, acho que poderia ser um bom upgrade pro personagem adicionar uma paragon.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Nibelung em 05 Mar 2010, 23:09

Rain of Steel especificamente não funciona com o usuário inconsciente. O dano automático só é causado enquanto o usuário puder usar aatques de oportunidade (então pasmo, atordoado ou inconsciente nega o beneficio da postura).

E sim, a tradução de Stance é Postura.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Elven Paladin em 06 Mar 2010, 10:33

Eu não acho que as Stances deveriam funcionar com o usuário inconsciente, por exemplo, como um Guerreiro vai usar Rain of Steel se estiver desmaiado?


Por isso eu citei Stalwart Guard. Para ela se manter funcionando, basta seus aliados estarem adjacentes a você, então, RAW, ela funcionaria mesmo com o personagem inconsciente, atordoado e bêbado :b. Por outro lado, Stances que exijam ações que o personagem não pode fazer enquanto está Morrendo/Inconsciente, não poderiam ser ativadas, mas seus benefícios voltariam a partir do momento que o PJ não está mais nesse estado.

Aproveitando as dúvidas, vocês acham interessante usar uma paragon em um NPC? To montando um ladino NPC elite pra minha mesa, acho que poderia ser um bom upgrade pro personagem adicionar uma paragon.


Como NPCs não obedecem as mesmas regras que PJ, não há nada que impeça você de fazer isso.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Dinobot em 06 Mar 2010, 16:13

Eu continuo discordando. Stance é um tipo especial de efeito sustentável, permitir que ele seja reativado depois de parar de funcionar pra mim desequilibra a coisa. Qualquer efeito sustentavel deixa de funcionar se o usuario perde a consciencia. Embora faça sentido no mundo real, em termos de mecânica isso desequilibra o poder. E convenhamos, se você da um bonus por manter uma "postura", ela deixa de funcionar no instante que você perde a capacidade de utiliza-la.

E não, ela não fica mais fraca por causa disso. Assim como todos os poderes sustentaveis, se o usuario for nocauteado, o poder deixa de funcionar. A diferença é que, em vez de gastar uma ação mantendo o efeito, ele o mantem naturalmente como parte de suas ações. Permitir que ele reative o poder quando acordar é uma vantagem alem dessa, que eu acho que não é justa. Poder perdido é poder perdido.

P.S.: Se o Ladrão (Ladino É A VÉIA!!!) tiver nivel suficiente, claro que ele pode ter uma Paragon. Mas nesse caso seria melhor ter a planilha completa dele, não a ficha de monstro padrão.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dinobot
 
Mensagens: 498
Registrado em: 28 Ago 2007, 18:35
Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Elven Paladin em 06 Mar 2010, 17:21

Stance é um tipo especial de efeito sustentável, permitir que ele seja reativado depois de parar de funcionar pra mim desequilibra a coisa. Qualquer efeito sustentavel deixa de funcionar se o usuario perde a consciencia. Embora faça sentido no mundo real, em termos de mecânica isso desequilibra o poder.


Aqui jaz a maior falha no seu argumento: Stance não é um efeito sustentável, ele é justamente o oposto disso, já que sua duração é definida ( até o fim do encontro ou 5 minutos ). Todo efeito "sustentável" tem sua duração baseada em seu Acerto/Efeito por um turno e podendo ser mantido em outros turnos por meio do gasto de alguma ação ( a keyword "Sustain" ).

E também há dois elementos que devem ser discernidos: A Stance em si só e o que faz com que um efeito dela seja ativado. Toda Stance dura até o fim do encontro e não requer ação alguma para se manter ( melhor exemplo de um Stance passiva como essa é Stalwart Guard ), já algumas Stances, para que seu efeito seja ativado, requerem alguma condição ( como Rain of Steel e Reaper's Dance), fazendo com que embora a Stance continue funcionando por todo o encontro, seu efeito não poderá ser utilizado enquanto você está inconsciente. E há algumas Stances que misturam isso, como Unyielding Avalanche, que tem ambos aspectos, onde:

Essa parte se manteria funcional mesmo se o personagem estive Inconsciente/Atordoado:You gain regeneration equal to your Constitution modifier, a +1 power bonus to AC, and a +1 power bonus to saving throws.

Já essa, não: Any enemy that starts its turn adjacent to you takes 1[W] damage and is slowed until the end of its turn, as long as you are able to make opportunity attacks.

E não, ela não fica mais fraca por causa disso. Assim como todos os poderes sustentaveis, se o usuario for nocauteado, o poder deixa de funcionar. A diferença é que, em vez de gastar uma ação mantendo o efeito, ele o mantem naturalmente como parte de suas ações. Permitir que ele reative o poder quando acordar é uma vantagem alem dessa, que eu acho que não é justa. Poder perdido é poder perdido.


Vide acima.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Dinobot em 06 Mar 2010, 20:24

Ah, eu adoro essas discussões. Vamos lá:

Advogado de Regras escreveu:
Stance é um tipo especial de efeito sustentável, permitir que ele seja reativado depois de parar de funcionar pra mim desequilibra a coisa. Qualquer efeito sustentavel deixa de funcionar se o usuario perde a consciencia. Embora faça sentido no mundo real, em termos de mecânica isso desequilibra o poder.


Aqui jaz a maior falha no seu argumento: Stance não é um efeito sustentável, ele é justamente o oposto disso, já que sua duração é definida ( até o fim do encontro ou 5 minutos ). Todo efeito "sustentável" tem sua duração baseada em seu Acerto/Efeito por um turno e podendo ser mantido em outros turnos por meio do gasto de alguma ação ( a keyword "Sustain" ).


Por isso eu falei "um tipo de efeito sustentável". Uma Postura se mantêm por um determinado tempo, desde que o usuário obedeça uma condição. Lembre que nem toda a habilidade sustentável é sustentável indefinidamente.

Advogado de Regras escreveu:E também há dois elementos que devem ser discernidos: A Stance em si só e o que faz com que um efeito dela seja ativado. Toda Stance dura até o fim do encontro e não requer ação alguma para se manter ( melhor exemplo de um Stance passiva como essa é Stalwart Guard ), já algumas Stances, para que seu efeito seja ativado, requerem alguma condição ( como Rain of Steel e Reaper's Dance), fazendo com que embora a Stance continue funcionando por todo o encontro, seu efeito não poderá ser utilizado enquanto você está inconsciente. E há algumas Stances que misturam isso, como Unyielding Avalanche, que tem ambos aspectos, onde:

Essa parte se manteria funcional mesmo se o personagem estive Inconsciente/Atordoado:You gain regeneration equal to your Constitution modifier, a +1 power bonus to AC, and a +1 power bonus to saving throws.

Já essa, não: Any enemy that starts its turn adjacent to you takes 1[W] damage and is slowed until the end of its turn, as long as you are able to make opportunity attacks.


Ela não requer uma ação para se manter, porque manter a Postura é parte das ações executadas no turno. Ela se mantêm até o fim do encontro ou durante 5 minutos, o tempo pelo qual o personagem é capaz de se concentrar nela e manter a postura. Lembre que o próprio nome "postura" indica que se trata de uma atividade física. Embora os efeitos possam ser ativados ou não, ambos requerem que o personagem se mantenha na postura.

Advogado de Regras escreveu:
E não, ela não fica mais fraca por causa disso. Assim como todos os poderes sustentaveis, se o usuario for nocauteado, o poder deixa de funcionar. A diferença é que, em vez de gastar uma ação mantendo o efeito, ele o mantem naturalmente como parte de suas ações. Permitir que ele reative o poder quando acordar é uma vantagem alem dessa, que eu acho que não é justa. Poder perdido é poder perdido.


Vide acima.


Saíndo um pouco de regras e indo para o mundo real, uma postura seria um estilo de guarda. Quem luta sabe que existem vários tipos de guardas de combate: mais ofensivas, mais defensivas, até algumas próprias para permitir que o lutador recupere o fôlego. Isso seriam as stances, embora o livro não seja tão claro. Enquanto o personagem mantém a Postura, ele segura sua arma em uma posição específica, se movimenta de uma maneira especial e se concentra em elementos distintos ao seu redor com o objetivo de atingir certos efeitos. Se ele apagar, ele não estará fazendo nada disso. Infelizmente, a explicação da keyword Stance se resume à parte técnica, e não a uma explicação do que isso se referiria em jogo e, novamente, isso é algo que faz falta, e deveria ser explicado.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Dinobot
 
Mensagens: 498
Registrado em: 28 Ago 2007, 18:35
Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Darin em 07 Mar 2010, 05:21

Para mim se d'a o nome de stance pela brevidade da a'cao, por ser um efeito temporario... se fosse simplesmente uma forma de agir diferente, nao consumiria dailies e etc... Nao existem stances apenas com classes marciais, nao significam que sao apenas fisicos seus gatilhos...
Avatar do usuário
Darin
 
Mensagens: 1282
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:44

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Mar 2010, 09:00

Eu pensei a mesma coisa que o Darin. Não existem Stances puramente físicas, e não é a sua interpretação de como funciona que vai ter mais razão que a abstração implícita das regras. ;P
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[4e] Dúvida sobre poderes tipo Stance

Mensagempor Galardron em 07 Mar 2010, 13:08

Dinobot escreveu:Saíndo um pouco de regras e indo para o mundo real, uma postura seria um estilo de guarda. Quem luta sabe que existem vários tipos de guardas de combate: mais ofensivas, mais defensivas, até algumas próprias para permitir que o lutador recupere o fôlego. Isso seriam as stances, embora o livro não seja tão claro. Enquanto o personagem mantém a Postura, ele segura sua arma em uma posição específica, se movimenta de uma maneira especial e se concentra em elementos distintos ao seu redor com o objetivo de atingir certos efeitos. Se ele apagar, ele não estará fazendo nada disso. Infelizmente, a explicação da keyword Stance se resume à parte técnica, e não a uma explicação do que isso se referiria em jogo e, novamente, isso é algo que faz falta, e deveria ser explicado.

No D&D esse tipo de detalhe cosmético é subjetivo. As ações que o jogador conduz não são as únicas coisas que o personagem faz entre um turno e outro; há movimentação, fintas, bloqueios, golpes e contra-golpes o tempo todo. As rolagens e o posicionamento estático no mapa de combate são apenas representações mecânicas para conduzir a cena de modo mensurável. Ficar interpretando e buscando 'lógica' no sistema não leva a nada. Sempre haverão bons argumentos para justificar qualquer ponto de vista; depende mais da capacidade de quem argumenta e da forma como se aborda o tema do que do mérito da questão. O Direito está aí recheado de bons exemplos. O ponto é que o sistema foi construído para funcionar, não para ser 'interpretado segundo a lógica'. É uma ciência exata, não humana. O roleplay é o elemento humano. Tens resguardado teu direito, no entanto, de preferir passar por cima de algumas regras em nome da lógica. Perfeitamente justo.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Avatar do usuário
Galardron
 
Mensagens: 698
Registrado em: 26 Ago 2007, 15:52
Localização: RS

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron