[4e] Jogando sem classe

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Jogando sem classe

Mensagempor Madrüga em 19 Mar 2010, 09:38

Eu sei que não jogo e nunca joguei 4e, mas na newsletter da EN World aparecem várias coisas interessantes. Como não lembro de um tópico parecido, queria ver o que os jogadores acham.

Isso está num blog, Critical Hits.com:

Though 4th Edition D&D is made up of classes- which are intrinsic to the design of the system- you can try something new with your next campaign by getting rid of them altogether. Some sub-systems in 4th Edition will have to stay, such as those for purposes of multi-classing and the feats and powers associated with them. But for the most part, you can choose to just simply get rid of all classes.

Character Creation

Have your players choose a base class. This will be the delimiting factor that will prevent possible wide-scale/hardcore abuse and keeps certain feats a viable choice (i.e. multiclassing.)
At character creation, and again when a PC levels up, allow them to choose any power from any existing class list without modifying them at all. Naturally, they will still be choosing from a set of powers that likely compliments their existing attributes. But, this deviation from the normal system opens the game up for any array of powers and abilities or the combination thereof. You may just be surprised how it all plays out and the choices your PCs make. It will open up new options and allow for characters to break the normal modes of play that some in the D&D community are not in favor of.

With this system change, you will find that any combination of possible builds will inspire your PCs to create diverse and truly unique characters. Here are some rules that I suggest. As always, mileage may vary:

:seta: Characters must choose 1 At-Will from their base class.
:seta: Starting Hit Points for all characters equals their Constitution score + 12.
:seta: :seta: Each character gains an additional 8 Hit Points at each level.
:seta: All feat prerequisites must still be met in order to take a given feat (i.e. Channel Divinity, etc.)

Class Features

One of the cool things about 4e is the neat class features that are associated with each class. You can still keep these features and just keep them attached to the base class the PC chooses. This can represent the propensity of a character to lean towards a specific profession in life and could make for some unique and enjoyable character histories. This will also help balance out additional benefits gained through the multiclassing feats.

In example, with this system you can take your dwarf and choose the base class of a fighter with a warlord at-will. So instead of a straight fighter, you can mix in some leader abilities. There is also nothing stopping you from dropping a barbarian power in there at some point as well. This goes so on and so forth and you will soon see the benefits of this immersive system change.

Try it out, and let me know what you think. It could be a great reprieve from the standard play of 4e. You, as the DM, are encouraged to adjust these simple changes accordingly and they by no means are all-inclusive. Take care and have fun!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

[4e] Jogando sem classe

Mensagempor oculto em 19 Mar 2010, 10:44

Essa idéia eu gostei. Parece dar certo, embora eu alteraria pequenas coisas, como HP.
Só que eu acho que já existe um modo "multiclasse" mais livre, oficial da WotC, só não me lembro o noma agora.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

[4e] Jogando sem classe

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Mar 2010, 10:59

Achei a idéia interessante, mas pode ser melhor explorada.

Eu juro que entendi o "jogando sem classe" pra pjs bárbaros. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[4e] Jogando sem classe

Mensagempor Youkai X em 19 Mar 2010, 11:23

Devem ser os hybrid, oculto, que vem no PHB 3, mas já tem a uns bons meses rolando previews e até mesmo dá pra montar no Character Builder numa boa.
Youkai X

[4e] Jogando sem classe

Mensagempor oculto em 19 Mar 2010, 11:29

Isso, justamente essa.
Imagem
oculto

[4e] Jogando sem classe

Mensagempor Lector em 20 Mar 2010, 09:19

também achei interessante esse
se alguém puder experimentar pra poder partilhar suas impressões, estarei no aguardo
Lector

[4e] Jogando sem classe

Mensagempor Iuri em 20 Mar 2010, 13:22

Vai dar pra simular um multiclasse mais semelhante (e mais poderoso) que o da 3.x
Mas eu acho que tirando alguns poderes mais estratégicos, os únicos poderes de outras classes que seriam escolhidos seriam aqueles para dar um fluff a mais no personagem, que combinem com o background e etc, mas em questão de 'poder' eu acho que a lista de cada classe já é meio otimizada.

Anyway, espero por alguem que use o sistema para falar o que achou.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

[4e] Jogando sem classe

Mensagempor oculto em 20 Mar 2010, 13:33

Na 3.5e existe uma regra opcional de multiclasse, onde os jogadores esolhem duas classes e acrescentam as habilidades de ambas no mesmo personagem a cada nível, se os bônus/habilidades se repetirem, escolhe-se apenas um deles. Este é o modelo de multiclasse mais estupidamente forte que eu conheço. Saiu no Unhearted Arcana, eu acho.
Sinceramente, raros são os jogadores que optariam por não fazer um combo com isso, não acredito que o "fluff" vá ter algum crédito nesse tipo de construção. Essa regra é ideal apenas para grupos com dois ou três jogadores, no máximo, assim como era a da 3.5e.
Imagem
oculto

[4e] Jogando sem classe

Mensagempor Iuri em 20 Mar 2010, 13:56

Mas os gestalt (assim que escreve?) são ultrapoderosos por ganharem o dobro de habilidades do que um personagem normal. Se não me engano até os saves dele eram melhorados. Nesse alternativa da 4e tu vai ter o mesmo número de habilidades de alguém que siga só com os poderes da sua classe original.

Quanto ao que eu disse de incrementar o fluff do personagem, vou exemplificar: Fiz um personagem que trabalhava na marinha, conhece bastante coisa sobre estratégia de batalhas (tem alguns poderes de warlord), mas depois foi treinar com um mago, que se decepcionou com ele por não usar magias "como deveria ser" (pq ele pegava poderes não apenas de mago, mas tambem de outras classes arcanas). Ou uma classe qualquer que por questões pessoais gosta de combates "acrobáticos" (pega alguns poderes de rogue).

E sobre os combos, será que tem muitos que da pra fazer? Eu não to jogando 4e, então nem sei quais seriam as possibilidades, mas com certeza deve ter algo (por isso que eu falei "poderes estratégicos": me referia a estrategicos na montagem de combos).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Voltar para Sistemas e Cenários