Moderador: Moderadores
Nibelung escreveu:Otherwise escreveu:1. A quantidade absurda de opções que surgiram para os jogadores com os suplementos e com o Character Builder requer uma proximidade muito forte do Mestre na construção e na evolução dos personagens. Se o Mestre não precisa se preocupar muito com seu trabalho, que foi facilitado, ele precisa se preocupar em acompanhar os personagens dos jogadores.
Pelo menos eu sempre que mestrava acompanhava os jogadores, independente do sistema que eu usasse. Acho que construir as aventuras e desafios com base na ficha dos personagens algo essencial pra um jogo desafiador. Então acho que liberar a carga do DM ajudou a moldar mais os encontros nesse sentido, porque tu tem MAIS tempo pra moldar a aventura.
Nibelung escreveu:Otherwise escreveu:2. Os combates são lentos.
O que é uma reclamação extremamente comum sobre a 4e, e que eu nunca experimentei. Poucos combates comigo narrando duravam mais de seis rodadas, e em grande parte porque eu acho que eu não tenho muita piedade de aumentar o caos no combate. Eu faço meus monstros provocarem AdOs pra incomodar os arqueiros, faço eles tentarem se desvencilhar do guerreiro, faço ações que eu sei que os jogadores vão aproveitar pra retrucar com ações imediatas... enfim, nos meus combates é comum um monstro ser atacado pelo menos uma vez na rodada dele mesmo.
Claro, pode ser também porque eu nunca narrei em níveis exemplares e épicos.
Nibelung escreveu:Otherwise escreveu:É uma faca de dois gumes: se cada jogador respeita o tempo do outro, logo ficará literalmente cansado de esperar; se os jogadores pressionam para que o outro decida logo o que fazer, a chance de o jogador pressionado agir com um alto nível de metagame é bem maior...
Ou ele pode simplesmente pensar no que vai fazer com antecedência. Tudo bem que as vezes acontece de um poder em especial te forçar a alterar seus planos, mas no geral eu vejo o pessoal já chegar no proprio turno sabendo o que vai fazer.
Nibelung escreveu:Otherwise escreveu:3. O Mestre não tem muitas opções.
Errado ao extremo. A melhor característica da 4e é justamente a enorme liberdade que o mestre tem pra preparar um jogo. Até agora eu não tive um único encontro que eu preparasse e pensasse comigo mesmo "isso em <outro sistema> ficaria bem melhor pra cena que eu imaginei". E justamente porque as regras de criação são tão simples e tão genéricas que eu posso ter uma ficha-padrão de cada papel, e construir o monstro em cima dessa ficha, adicionando poderes temáticos e raciais. Eu consigo criar qualquer monstro em menos de 5 minutos. Sem o Monster Builder.
Otherwise escreveu:A experiência de jogo desta edição é diferente das edições anteriores. Quando um jogador migra de uma edição para a outra, precisa ter um entendimento claro do que vai encontrar, ou vai se frustrar. Infelizmente, muitos jogadores "da antiga" não tiveram esclarecimentos ou não se abriram para experimentar a 4ed sem isenção.
Aluriel de Laurants escreveu:Acho que jogadores iniciantes devem ser iniciados em níveis baixos, porque depois de um tempo você engrena e já sabe o que seu personagem faz e acaba criando sim seus planos de ação, porque é óbvio que o combate fica lento, quando você inventa de começar no paragon tier ou no epic, principalmente com iniciantes.
Aí está a diferença entre um jogador que conhece seu personagem e um que não conhece.
Obviamente com as regras simples do D&D 1ª Edição e do AD&D criar classes era bem fácil.
era fácil criar classes para estes sistemas. No D&D 1ª edição era minha diversão de adolescente (e nas horas vagas) criar coisas novas.
As regras eram de fato bem mais simples: era fácil criar classes para estes sistemas. No D&D 1ª edição era minha diversão de adolescente (e nas horas vagas) criar coisas novas.
No AD&D havia até no DMG havia um cálculo para definir a tabela de experiência ao criar classes novas (na verdade eram as hablidades das classes distribuidas com multiplicadores para definir a tabela de experiência) Adaptei os personagens de FFIII na época sem maiores galhos.
E criar monstros para 4e é tão simples, facil e indolor. As vezes me pergunto porque os jogadores não jogam com monstros.
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante