Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Agnelo em 06 Abr 2010, 08:50

Eltor escreveu:Mas aproveitando a deixa:
http://www.interney.net/blogs/lll/2010/ ... _nazistas/

Dá licença que eu vou vomitar ali ligeirinho e já venho.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Sampaio em 06 Abr 2010, 11:25

Esse artigo que o Eltor linkou é mais uma prova que existem imbecís de todos os credos, não-credos, cores e sabores.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Abr 2010, 11:34

Ad Hitlerum!

(Impossível evitar).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Abr 2010, 11:34

Eu acho legal que TODOS os envolvidos com essa história conseguem se queimar. Acho que os únicos que não saíram com uma imagem piorada foram as crianças doentes (mas elas não chegaram a dar entrevista...).
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor FreeSample em 06 Abr 2010, 11:35

Esse artigo é o supra-sumo do ateísmo de boteco, que, não raro, se utiliza de sofismas para sustentar qualquer tipo de críticas à religiões.
(o botequismo fica evidente quando o autor afirma comprar ovos de páscoa, já se percebe que ele é 1) burro, porque pode comprar barras de chocolate ou caixas de bombons, que são mais baratas; 2) hipócrita, afinal por que um ateu compraria ovos de chocolate, que remetem a simbolismo e fé cristã?; 3) os dois.)
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Iuri em 06 Abr 2010, 18:40

FreeSample escreveu:Esse artigo é o supra-sumo do ateísmo de boteco, que, não raro, se utiliza de sofismas para sustentar qualquer tipo de críticas à religiões.
(o botequismo fica evidente quando o autor afirma comprar ovos de páscoa, já se percebe que ele é 1) burro, porque pode comprar barras de chocolate ou caixas de bombons, que são mais baratas; 2) hipócrita, afinal por que um ateu compraria ovos de chocolate, que remetem a simbolismo e fé cristã?; 3) os dois.)

qual o problema de um ateu comprar ovos de pascoa? a pascoa se tornou sim uma festa, e porque não participar, já que a maioria do simbolismo religioso é deixado de lado mesmo pelos religiosos? o máximo é que ele poderia entrar em contradição com o próprio artigo caso o número de ovos vendidos na páscoa fosse um indicativo do número de cristãos no mundo (o que não é o caso e nem tem porque ser).

não concordo com o cara em certos pontos, mas não achei o artigo de todo ruim por causa deles. por exemplo, numa primeira lida não encontrei nada que caracterizasse um sofismo.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Sampaio em 06 Abr 2010, 19:47

Por mais que eu discorde de 99% do que o Freesample diz, acho que sua intenção não era dizer que ateu comprar ovo de páscoa é contraditório, mas sim que ESTE CARA comprar era, já que ele defende o completo afastamento de quaisquer coisas com associação religiosa.

Apesar de que comprar ovos de páscoa é algo já bem distante do cunho religioso da coisa em sí e ficar reforçando que a páscoa lembra chocolate é até uma forma de tirar o caráter religiosos do evento.

Sampaio

Mensagempor Iuri em 06 Abr 2010, 20:00

Ele não defendeu o afastamento de coisas associadas a religião, mas sim o afastamento destas coisas das atividades de cunho social. Comprar chocolate da paróquia, para ajudar a dar ovos a crianças carentes sim seria contra o que o cara defendeu.

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor cigano em 06 Abr 2010, 20:14

Iuri escreveu:Ele não defendeu o afastamento de coisas associadas a religião, mas sim o afastamento destas coisas das atividades de cunho social.

E falhou miseravelmente!

A sensação que ele passa é de um cara preconceituoso e burro.
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Sampaio em 06 Abr 2010, 20:34

Putz! Agora eu concordo com o cigano!

O que está acontecendo comigo??

Sampaio

Mensagempor cigano em 06 Abr 2010, 22:55

Sampaio escreveu:O que está acontecendo comigo??

Eu to te arrastando pro lado negro da força!

;)
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor 3libras em 06 Abr 2010, 23:00

Eu não discordo totalmente do cara, realmente doações são usadas como propaganda religiosa e eu prefiro também não colaborar com isso.

Mas faço doaçoes por conta própria e para instituições não-religiosas
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor FreeSample em 06 Abr 2010, 23:08

(...)a pascoa se tornou sim uma festa, e porque não participar, já que a maioria do simbolismo religioso é deixado de lado mesmo pelos religiosos?

Não falei que era contraditório, falei que era burrice e/ou hipocrisia. O ateu pode, sem ressalva alguma, participar do aspecto festivo da páscoa dando (e recebendo) chocolates - mas existe alguma necessidade de serem ovos? sendo um ateu, o aspecto simbólico do ovo como representação da vida não faz diferença alguma para ele, e uma pessoa comprar menos chocolate gastando mais dinheiro (caso claro e gritante dos ovos de páscoa, onde em alguns casos há economia de até 60% comprando as barras/caixas de determinada marca ao invés do ovo), estando ausente o fator simbólico, só significa uma das (ou ambas) coisas que eu disse acima, salvo casos e contextos BEM específicos (uma namorada querer especificamente um OVO, por exemplo).

O fato de alguns religiosos não levarem em consideração o aspecto simbólico não colabora em nada para invalidar o que digo, afinal, o fato de muitos cristãos não darem a mínima para isto não isenta o ateu, de forma alguma. Pelo contrário, este acaba se mostrando tão alienado quanto aqueles, talvez até mais!

Sobre aquilo que o autor tentou expor em seu texto, também acho contraproducente. Só realizar atitudes éticas quando obrigatoriamente afastadas de quaisquer ideologias? Uma vez que determinada ação é ética, não interessa de qual ideologia ela está próxima. Foi só eu que não vi problemas em colaborar com a hipotética campanha dos nazistas, por ela ser boa independente da conduta destes? Obviamente num caso em que eles e outra organização estivessem pedindo, provavelmente optaria pela outra, mas e num caso onde eles fossem os únicos filantropos? Até mesmo os alienadíssmos cristãos, tendo por base a parábola do bom samaritano, podem facilmente pensar desta forma. Obviamente, existem aqueles que não o fazem, vide os jogadores evangélicos do Santos Futebol Clube.

Resumindo: Nada contra optar por caridade desvencilhada de religiões e outras ideologias. Restringir é com o que não concordo.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Abr 2010, 23:29

Alguém realmente se importa com o simbolismo de ovos de páscoa?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Iuri em 06 Abr 2010, 23:40

FreeSample escreveu: sendo um ateu, o aspecto simbólico do ovo como representação da vida não faz diferença alguma para ele, e uma pessoa comprar menos chocolate gastando mais dinheiro (caso claro e gritante dos ovos de páscoa, onde em alguns casos há economia de até 60% comprando as barras/caixas de determinada marca ao invés do ovo), estando ausente o fator simbólico, só significa uma das (ou ambas) coisas que eu disse acima, salvo casos e contextos BEM específicos (uma namorada querer especificamente um OVO, por exemplo).

O fato de alguns religiosos não levarem em consideração o aspecto simbólico não colabora em nada para invalidar o que digo, afinal, o fato de muitos cristãos não darem a mínima para isto não isenta o ateu, de forma alguma.

Você não me entendeu direito. Se a pessoa sempre comprasse ovos de chocolate ao invés de bombons ou barras então ele seria burro ou teria desvios comportamentais. Mas comprar 1 vez por ano para participar de uma brincadeira junto com amigos e familiares não caracteriza nenhum problema. E ele não está sendo hipócrita pois comprar ovos não influencia pessoas em idades influenciaveis quanto a uma doutrina religiosa (e note que é isso que ele critica em seu artigo)

E, bem, se você quer mesmo ajudar pode o fazer sem ser por intermédio de uma organização filantrópica. Inclusive poderá atingir um público que não era ajudado por ninguém.

Iuri

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic