por Muramalks em 20 Abr 2010, 10:41
Olha, eu creio que um guerreiro puro seja o mais simples, pelo menos para fazer o gladiador amado pelo público, carismático, que realmente entretem, e não o gladiador selvagem, puto com sua condição como escravo e peão para o deleite dos romanos. Este último eu botaria alguns niveis de bárbaro.
Eu prefiro um guerreiro com mil manobras táticas, com movimentos aprimorados, é muito mais útil pro grupo que o clássico meatshield. Quer algo mais legal pro seu gladiador? Use uma rede que dá umas penalidades legais pra quem você prende (-2 ataque, -4 destreza e outras coisas). Use um ranseur, que dá +2 para desarmar oponentes, e por ser uma arma de 2 mãos, dá adicionais +4, é +6 de bônus de lambuja na rolagem de desarme.
Tem uns talentos interessantes para a montagem de tal tipo de personagem:
Defensive strike (CWar 97)
Requisitos: dodge, combat expertise, INT 13, DEX 13
Descrição: Se você entra em defesa total e seu oponente te ataca e não te acerta, no seu próximo turno você ganha +4 para acerta-lo.
Desarmar Aprimorado (PH95)
Requisitos: combat expertise, INT 13
Descrição:O oponente não ganha ataque de oportunidade contra você numa tentativa de desarme;
Você ganha +4 na rolagem de desarme;
Se a tentativa de desarme falha, seu oponente não pode tentar te desarmar.
Improved Trip (PH 96)
Requisitos: combat expertise, INT 13
Descrição: O oponente não ganha ataque de oportunidade contra você numa tentativa de trip;
Você ganha +4 na rolagem de trip;
Se a tentativa de trip funciona, você pode atacar imediatamente seu oponente usando o mesmo bônus de rolagem de ataque usado no trip.
Short Haft (PH2 82)
Requisitos: Base ataque +2, Foco em arma (polearm em questão)
Descrição: Como uma ação swift, você pode reduzir o alcance em 5', modificando sua área de ameaça. Para voltar ao alcance normal basta utilizar outra swift action.
Eu faria a seguinte build de talentos:
Humano: Combat Expertise
Nivel 1: Exotic Weapon Proficiency (rede)
Guerreiro 1: Desarmar Aprimorado
Guerreiro 2: Foco em arma (ranseur)
Nivel 3: Short Haft
Também pensando em fazer um gladiador, temos a seguinte opção que eu lembrei agora:
Net and Trident (CWar 114)
Requisitos: Exotic Weapon Proficiency (net), Two-Weapon Fighting, Weapon Focus (tridente), DEX 15
Descrição: Como uma ação de rodada total, faça um ataque combinado de rede e tridente.
1. Jogue a rede
2. 'Controle' seu oponente com a rede num teste de força. Se isso não ocorrer, não poderá executar os passos 3 e 4
3. Dê um passo de metro e meio
4. Faça uma jogada de ataque total com seu tridente
O bom é que é um combinho interessante, totalmente gladiator-like, e deixaria sua build assim:
Humano: Combat Expertise
Nivel 1: Exotic Weapon Proficiency (rede)
Guerreiro 1: Two-Weapon Fighting
Guerreiro 2: Foco em arma (tridente)
Nivel 3: Net and Trident
O ruim é que é uma jogada limitada a 1 inimigo, depois você perderia dois turnos dobrando a rede para executa-la novamente. Eu prefiro a outra build. Prende o mais perigoso, desarma os zé-goiabas em volta, se colarem em você é só mudar a área de ameaça da ranseur e sentar a porrada em todo mundo.
É óbvio que há muitas outras abordagens que não falamos aqui ainda. Se não me engano tem um talento que te permite derrubar um oponente e logo em seguida derrubar outro que esteja adjacente ao primeiro alvo e a você, etc. Vai do gosto do freguês.

Put
CENSURADOiu, tô tonto!