Lança com uma Mão

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Lança com uma Mão

Mensagempor Malik em 31 Out 2007, 22:14

Acho que já teve uma discução com esse tema uma vez, mas não lembro se chegaram a uma conclusão... Então queria ver o que acham dessa ideia...

Assim, todos sabemos que os guerreiros medievais usavam "Lança+Escudo" em batalhas, mas isso não é possivel em DnD... Então eu tava pensando em usar uma mesma regra usada com outras armas, e aplicar a Lança...

Conhecem a Espada Bastarda e Maul? Elas são consideradas armas Comuns se usadas com duas mãos, e Exoticas se usadas com apenas uma... O que eu pretendia é usar algo similar...

A Lança é arma Simples, usada com duas mãos... Então se usada com uma mão ela seria considerada Comum, um aumento em 1 "nivel" de dificuldade no manuseio... Dessa forma ela seria acessivel a todos os membros de qualquer exercito (combatentes) sem que esses gastem talentos exoticos... E esse estilo (Lança+Escudo) seria acessivel a qualquer guerreiro de DnD, o que de fato creio que fosse no mundo medieval real, não...?

Em termos de equilibrio e comparação, a lança seria quase a mesma coisa que um Martelo de Batalha ou Machado de Guerra. Mesmo dano, mesmo critico e margem de critico, e tem o mesmo peso do Machado. As diferenças ficam no custo (pequeno) e do tipo de dano, Perfurante...

Claro, isso só valeria pra Lança, e não pra Lança Longa...

Que acham? Comentem... xD
Malik

Lança com uma Mão

Mensagempor Galardron em 31 Out 2007, 22:31

A mim parece razoável.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

Lança com uma Mão

Mensagempor Fëanor em 31 Out 2007, 22:54

Assim, todos sabemos que os guerreiros medievais usavam "Lança+Escudo" em batalhas, mas isso não é possivel em DnD... Então eu tava pensando em usar uma mesma regra usada com outras armas, e aplicar a Lança...

Não, eles usavam lanças curtas pelo que eu sei.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Lança com uma Mão

Mensagempor Malik em 01 Nov 2007, 10:55

Ô que eu acho que não heim, até onde eu sei são as lanças e lanças longas... Sem falar que a maioria das imagens que acho quando digito "Spearman" no google é de caras com lanças e lanças longas com escudos, as curtas quando aparecem, a maioria tah sendo usada pra arremessar, a lá javelin...
Sem falar de romances de epoca...

Mas enfim, posso ter visto errado... De qualquer forma, que acha da regra em si? ^_^
Malik

Lança com uma Mão

Mensagempor Lune em 01 Nov 2007, 11:54

Perfeitamente razoável. E quem sabe ajuda a popularizar a lança. Com o número absurdo de builds que dependem de Carga por aí (Frenzied Berserker, Battle Jump, Pounce e druidas montados, entre outros), a habilidade de causar dano dobrado com uma ready action me parece bem atraente!
Imagem

Imagem
Lune

Lança com uma Mão

Mensagempor Eltor Macnol em 01 Nov 2007, 11:56

Se você fosse um jogador na minha mesa, eu permitiria isso sem o menor problema, e ainda elogiaria o interesse em investir no estilo do personagem.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Lança com uma Mão

Mensagempor Fëanor em 01 Nov 2007, 12:32

Ô que eu acho que não heim, até onde eu sei são as lanças e lanças longas... Sem falar que a maioria das imagens que acho quando digito "Spearman" no google é de caras com lanças e lanças longas com escudos, as curtas quando aparecem, a maioria tah sendo usada pra arremessar, a lá javelin...
Sem falar de romances de epoca...

Engraçado. A primeira imagem que aparece quandop eu digito é uma foto de Charles Edward. XD

Serio, a maioria das imagens que eu vejo são de lanças curtas. Lanças e lanças longas são grandes demais para se usa com uma mão, ao não ser em caso de se preparar contra investidas de cavaleiros, aí até dá pra permitir.

Lógico que também depende de como vocês veem uma lança curta, pra mim ela tem, no minimo 1,5m. Enquanto lanças longas tem em torno de 3 metros.
Fëanor

Lança com uma Mão

Mensagempor Haiyate em 01 Nov 2007, 12:42

A idéia eh bem original
mas tem q ver direito pois como mencionaram lanças curtas nao sao assim tao curtas xD

mas eu acho q nada impediria uma lança comun mas a longa acho q seria meio dificil ( quem sabe com talento poderia ate ser)

mas eh como o eltor disse e uma ideia q merece incentivo pois esta "enriquecendo" seu personagem
Haiyate

Lança com uma Mão

Mensagempor Malik em 01 Nov 2007, 17:44

Fëanor escreveu:Engraçado. A primeira imagem que aparece quandop eu digito é uma foto de Charles Edward. XD

LOL
Desconsideremos esses detalhes xD

Fëanor escreveu:Lógico que também depende de como vocês veem uma lança curta, pra mim ela tem, no minimo 1,5m. Enquanto lanças longas tem em torno de 3 metros

Assim, pra mim a curta (Short Spear) tem entre 1,10m e 1,30m, chegando pouco acima da cintura de um homem se posta em pé - quase o mesmo tamanho de uma azagaia, mas mais reforçada. A "comum" (Spear) beira dos 1,60m e 1,90m, ficando aproximadamente do mesmo tamanho de um humano. A longa (Long Spear) teria uns 3m mesmo, ficando um bom taco acima de um humano. Claro, assim é como eu as vejo. Mas pelo que vi na Wiki as lanças curtas e "comuns" são consideradas as mesmas...

Mas blz, se o estilo agradou otimo ^^
Malik

Lança com uma Mão

Mensagempor GoldGreatWyrm em 01 Nov 2007, 17:52

O que pode estar acontecendo é uma confusão. Na 3.0, tinhamos meia-lanças (Arma Simples Média), lanças curtas (Arma Simples Grande) e lanças longas (Arma Comum Grande).

Na 3.5 as meia-lanças foram retiradas, a lança longa virou uma Arma Simples (antigamente era uma Comum) de 2-mãos e a lança curta uma arma de 1-mão (era uma Arma Grande na 3.0), provavelmente uma adequação para a revisão da regra de empunhadura de armas.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Voltar para Sistemas e Cenários