[3e] Pepino com Ajuste de Nivel + DV racial

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Maceh em 05 Mai 2010, 16:04

Se, por exemplo, faço um Bugbear Guerreiro de 1° nível.
Com seu ajuste de nível +1, e 3 DVs raciais, Meu guerreiro vai estar no '5° nível', precisando da XP do 6° para evoluir?
ou eu desconsidero DV racial pra esse cálculo (que não me parece sensato.. mas não encontrei em nenhum lugar algo que fale isso)

Obrigado
Every touch cuts deeper than the last
Maceh

Mensagempor Youkai X em 05 Mai 2010, 16:11

É exatamente a primeira opção, considerando os DVs raciais.
Youkai X

Mensagempor DracoDruida em 05 Mai 2010, 16:56

Fui iludido. Achei que era algum tópico de humor com uma raça pepino ou algo assim. :b
DracoDruida

Mensagempor Bahamute em 05 Mai 2010, 16:59

É a primeira opção mesmo. Teu personagem será um Guerreiro de nível 5.
E só passará para o segundo nível de Guerreiro quando tiver XP suficiente pra alcançar o nível 6 (vai demorar pra caraio, visto que tu vai começar com Zero de XP).
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Maceh em 05 Mai 2010, 20:34

Si se puede galera, valeu o esclarecimento.
To ligado Bahamute.. a questão surgiu quando uns amigos meus quiseram começar um grupo 'com ajuste de nível'. Aí os infelizes estavam lá, com seus Bugbears Bárbaros de 1° nível, acreditando que tinham +1 de ajuste de nivel apenas. Foi quando citei que de fato os DVs raciais somavam pra determinar essas coisas, e embora eu estivesse certo sobre isso, queria saber onde 'diz' isso. E estava agora mesmo procurando sobre isso, e finalmente encontrei:

Livro do mestre, pagina 172
'Monstros como raças': "...Some o ajuste de nivel, seus DVs e níveis para obter o NEP. (...) Utilize o NEP no lugar do nivel de personagem para consultar a tabela 3-2: Experiência e Benefícios conforme o Nível, no Livro do jogador."

Obrigado pelas respostas
Abraços!
Maceh

Mensagempor Iuri em 05 Mai 2010, 20:51

Mas eu to desconfiado que o que o Baha falou sobre começar com 0 xp eh mentirinha. Não começa com o valor de xp equivalente ao minimo para chegar ao nivel 5? Fazem muitos anos que eu não jogo com ajuste de nível, então posso só estar confundindo as coisas mesmo...
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Bahamute em 05 Mai 2010, 22:16

Iuri escreveu:Mas eu to desconfiado que o que o Baha falou sobre começar com 0 xp eh mentirinha. Não começa com o valor de xp equivalente ao minimo para chegar ao nivel 5? Fazem muitos anos que eu não jogo com ajuste de nível, então posso só estar confundindo as coisas mesmo...

Cara, pra ser sincero, eu tenho 80% de certeza do que eu disse.
Sempre mestrei assim, e as mesas que eu joguei que houve ajuste de nível, e começaram no primeiro nível, o(s) mestre(s) sempre fizeram assim também.

E, se não me falha a memória, nas regras são assim (mas eu posso estar enganado, faz tempo que não leio os livros da 3.5 e estou falando de cabeça).
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Sr. Pichu em 05 Mai 2010, 23:29

na verdade, eu acho que depende do nível inicial da aventura
se for 1º, é 0; 2º, 1000; e etc...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Iuri em 06 Mai 2010, 00:20

É pode ser que seja assim mesmo. Na verdade eu nem ao menos lembro de como meus grupos jogavam esse lance de ajuste de nível (a única coisa certa que eu sei é que os DV raciais contam no nivel efetivo :laugh: )
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Maceh em 06 Mai 2010, 01:42

Até onde eu sei, nessa questão de 'Ajuste de nível' voce começa com o mínimo necessário para estar no nível.
10,000 para 15,000 no caso do exemplo citado.

Porem, só seria possivel criar tal personagem em uma campanha em que todos os personagens já começariam de 5° nível. Não faz sentido algum começar um personagem de NEP 5 numa campanha de 1° nível com 0/15,000 XP.

De fato, segundo o forgotten realms, na pagina 21, tratando-se de raças poderosas:
"O mestre determina a quantidade de XP inicial de um personagem novo. Caso a exigência mínima de XP para a raça (10,000 no exemplo) seja superior ao valor permitido, será impossível cirar um aventureiro dessa raça."
Maceh

Mensagempor Bahamute em 06 Mai 2010, 12:11

Eu já prefiro manter o termo: "demora mais pra evoluir"

Se o cara quiser montar um NEP 5, numa mesa nível 1, ele vai prejudicar (em parte) o grupo, mas vai começar com Zero XP.
Eu sempre deixei esse tipo de situação ocorrer, mas nunca criando um desnivel muito grande. Por exemplo, sempre que eu mestrei, eu determinei que o máximo que um personagem pode ter de ajuste de nível (ou DVs raciais) é três (2+1, sendo o 1 o primeiro nível de classe).

O cara vai ter um personagem poderoso, mas, irá demorar mais pra alcançar seu segundo nível (por assim dizer), e isso pode prejudicar a XP dos demais do grupo (uma vez que eles estão acompanhados de um cara mais poderoso).

Então, caso a campanha comece no primeiro nível, ele VAI ter zero de XP, mesmo estando um ou dois níveis acima do grupo, e só vai subir de nível quando tiver experiência suficiente para alcançar seu próximo nível (3 ou 4, no caso).
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Mai 2010, 12:39

Bahamute, a recomendação só vale pra personagens de nível equivalente. Acho que cê viu demais, porque a recomendação é pra pjs de nível elevado.

Não se recomenda começar com NEP 5 num grupo de nível 1 da mesma forma que não não se recomenda deixar todos com 1 nível, e um único jogador com 5.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Sr. Pichu em 06 Mai 2010, 12:41

fora que prejudica o grupo, já que o cara com NEP elevado acaba aumentando a NE do grupo, daí todo mundo recebe pouco ou quase nenhum XP
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Bahamute em 06 Mai 2010, 13:16

Então, é como eu falei, quando eu mestro, eu sempre deixo o cara pegar um ou dois ajuste de nível, vai de cada um.
Eu sei que isso não é recomendável, e que o grupo vai evoluindo de forma mais lenta (já joguei (mas não mestrei) numa mesa que o mestre deixou um dos jogadores com NEP 4, enquanto o restante do grupo era NEP 1. Os desafios eram bem elevandos, e a ajuda dele foi fundamental. Mas, o mestre deixou o desafio assim, pra não ficar nem muito fácil, nem muito dificil. Porém, tivemos duas "quase baixas" logo na primeira aventura).
Mas, se tiver uma diferença de um ou dois níveis no grupo, não muda muito (pra mim). A XP pro grupo diminui, mas, se todos estiverem de acordo (eu e os jogadores) eu não fico criando muita firula.

Só que o cara tem ciência que ele só vai evoluir quando atingir a XP determinada (e isso vai fazer o grupo ir evoluindo na frente, até que todos tenham o mesmo nível). Geralmente, tudo se ajusta após algumas sessões.
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Lumine Miyavi em 06 Mai 2010, 13:17

Eu interpreto a frase "A ajuda dele foi fundamental" como "nós ficamos atrás do cara com 4 DVs a mais e ganhamos XP". Enfim, é a sua mesa.

Minha recomendação ainda é a mesma.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Voltar para Sistemas e Cenários