[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Você compraria/jogaria D&D 5th?

Claro! Não vejo a hora!
3
11%
Sim, mas só jogaria.
5
19%
Não, é perda de tempo.
15
56%
Nunca! Odeio o rumo dessas novas versões
4
15%
 
Total de votos : 27

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2010, 07:56

Um jogador com meia leitura de livros de 3e casta ofensivamente de itens e deixa magias miscelâneas preparadas. ;D
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Elven Paladin em 08 Abr 2010, 01:32

a única forma de se sentir forçado, na 4e, a projetar o jogo alguns níveis para frente seria para preencher os pré-requisitos de talentos que exigem valores específicos de atributos (pois esses, você não pode mudar) , o que, realmente, acontece mais nos níveis mais altos (especificamente, nos níveis épicos, quando esse tipo de pré-requisitos são cada vez mais taxativos), mas, francamente, não acho isso um motivo para ficar projetando o jogo para 20 níveis a frente, como acontecia na 3e, você vai lá e pega os talentos condizentes com seus atributos principais que já é o suficiente para mim.


Apenas por que você não vê necessidade de planejamento, isso não quer dizer que ela não exista ;). A necessidade de projetar seus atributos para que não se tenha que esperar, digamos, 4 níveis a mais no Paragon/Epic Tier ( ou nunca obter o talento :b ) é muito bem presente na 4E, e eu sequer estou falando no ponto de vista da Otimização Teórica.

Na prática, o grande problema dos talentos sempre foram preencher os pré-requisitos no sentido de otimizar a velocidade com que você vai pegar "aquele" talento. Assim, dado que a 3e, por exemplo, você tinha talentos com LISTAS de pré-requisitos, você se via projetando quase toda a sua progressão desde o nível 1 ao 20 só para pegar seus melhores talentos com a maior velocidade possível (ou até para garantir que você vai PODER pegar algum deles até o 18º nível).


A única diferença aqui é que saem as "Feat Trees" e entram os "Múltiplos Pré-Requisitos baseados em Atributos". E não se esqueça que Retraining também existia na 3.5.

Aliás, por que você não usou argumento da "Velocidade que vai se pegar o talento X" também para a 4E? Parece-me contraditório dizer que "sempre foram preencher os pré-requisitos no sentido de otimizar a velocidade" para a 3E, mas ao mesmo tempo escrever "num caso de "projetar 20 níveis para frente" pois, ainda que possa valer mais a pena pegar "nesse" ou "naquele" nível em específico, você, na prática, pode pegá-los quando quiser e pode até retreiná-los se não gostar".

do que, de fato, uma necessidade substancial como acontecia na 3e(onde você TINHA que fazer isso o tempo todo se quisesse ter todos os talentos que você acharia interessante ter)


Usando o que você mesmo escreveu para te responder: vai lá e pega os talentos condizentes com seus atributos principais que já é o suficiente para mim. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Kasuya em 08 Abr 2010, 17:25

Advogado, você só está esquecendo que o fato de você ter ou não "aquele" talento não é tão relevante assim na 4e. Por exemplo, um guerreiro na 3e sem o "ataque giratório", JAMAIS poderia atacar numa área que hoje conhecemos como close brust 1 (ou explosão contígua 1), já na 4e, temos vários poderes que servem para fazer esse papel.

Na 3e os talentos (principalmente para combatentes) definiam o que você pode fazer em si e isso te forçava a tentar otimizar ao máximo a velocidade com que você pega "aquele" talento.

Na 4e, os talentos definem pequenas coisas que você pode fazer a mais e ainda costumam ser totalmente condicionais, o que significa que não causam uma mudança drástica na sua forma de agir ou no que você pode fazer com ou sem "aquele" talento.

Só esse fato, já fundamenta o que eu disse (sobre o jogo não ser mais burocrático no "projeto" do seu personagem, exigindo um projeto de 10 niveis para frente). Mas inclua a isso todos os poréns que já foi discutido:

Sem árvores de talentos, sem efeitos drásticos no jogo, sem (em parte) bônus estáticos, sem serem necessários para fundamentar todo o leque de opções dos combatentes e por aí vai. Isso torna a seleção de talentos totalmente não-burocrática em comparação com a 3e que tinha todas essas características ausentes na 4e (e o pior é que, em meio a tudo isso, na 3e, você ainda se via meio que "tendo que liberar uma vaga" para um talento "legal" nessa linha da 4e para se divertir, o que significa que praticamente nenhum desses talentos eram selecionados).

Em suma, você está confundindo as coisas. Não é só porque os jogadores se veem planejando seus personagens 10 níveis para frente que esse planejamento é necessário.
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 08 Abr 2010, 17:30

Convenhamos, não há necessidade de 5ª edição por um bom tempo. :sobrancelha:
Editado pela última vez por GoldGreatWyrm em 08 Abr 2010, 17:35, em um total de 1 vez.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Agnelo em 08 Abr 2010, 17:33

Kazuya escreveu:Na 4e, os talentos definem pequenas coisas que você pode fazer a mais e ainda costumam ser totalmente condicionais, o que significa que não causam uma mudança drástica na sua forma de agir ou no que você pode fazer com ou sem "aquele" talento.

Cara, o que tu tá fazendo força pra não entender é que os talentos são pré-requisito pra Caminhos Exemplares e Destinos Épicos.

Ou tu acha justo eu precisar Escolher com cuidado a Inteligencia do meu guerreiro no 1º nível pra pegar o DESTINO ÉPICO que eu quero?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Cebolituz em 08 Abr 2010, 17:38

Eu acho que o que vocês não estão entendendo que o Kasuya quer dizer, é que não é necessário fazer planejamentos de 20 níveis para ser um personagem efetivo no jogo.

Antes para ser um guerreiro no mínimo decente, era necessário fazer todo o planejamento de pegar os talentos corretos, as CdPs corretas e no tempo correto para poder ser no mínimo eficiente. Agora tal planejamento não é mais tão necessário porque as classes estão equilibradas e se você for isso ou aquilo, ou pegar tal talento a essa hora ou outra, você continua sendo um guerreiro que cumpre o seu papel.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Nibelung em 08 Abr 2010, 19:33

Locke Winchester escreveu:Cara, o que tu tá fazendo força pra não entender é que os talentos são pré-requisito pra Caminhos Exemplares e Destinos Épicos.


Os únicos paragon paths que exigem talentos até hoje são os da dragonmarked houses de eberron, que exigem a propria dragonmark; e os de estilos do Martial Power 2, que representam uma escola. Praticamente nenhuma outra tem exigência de talento (exceto multiclasses, mas essas são bem específicas). Nenhuma delas tem exigência de atributo.

Os únicos destinos épicos que exigem talentos são os do Divine Power, que representam um ápice do proprio talento (6 no total). E só dois Destinos épicos exigem valores de atributos: Lorekeeper e Deadly Trickster. Isso de um total de 80.

Sério, isso não tem comparação com (por exemplo) os 4 talentos obrigatórios de todo guerreiro até o nivel 12 (Foco em Arma, Especialização em Arma, Foco Maior, e Especialização Maior), ou a "exigência" de todo ladino ter Acuidade com Arma no nivel 3.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Abr 2010, 20:17

Antes para ser um guerreiro no mínimo decente, era necessário fazer todo o planejamento de pegar os talentos corretos, as CdPs corretas e no tempo correto para poder ser no mínimo eficiente em um único aspecto. Agora tal planejamento não é mais tão necessário porque as classes estão equilibradas e se você for isso ou aquilo, ou pegar tal talento a essa hora ou outra, você continua sendo um guerreiro que cumpre o seu papel sem precisar saber fazer apenas uma única coisa bem e ser inútil quando ela não é possível.


Apoiado, e frisando uns aspectos que o Gladius esqueceu.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Kasuya em 08 Abr 2010, 21:22

Eu acho que o que vocês não estão entendendo que o Kasuya quer dizer, é que não é necessário fazer planejamentos de 20 níveis para ser um personagem efetivo no jogo.


Cara, é incrível quando a gente não consegue organizar um raciocínio tão bem e chega alguém e consegue resumir tudo em uma única frase!

Valeu Cebolituz! \o/

Como eu vinha dizendo, só para reforçar, se você QUISER planejar um personagem de 20 níveis para frente escolhendo tudo certinho da sua build e tal para fazer algo mais à sua cara e para escolher um dos pouquíssimos destinos épicos taxativos a esse ponto*, você pode, ms isso não é uma necessidade vital para o jogo.


*E, se você parar para pensar bem, isso não é tão taxativo assim: tudo bem, talvez você tenha que escolher com cuidado a inteligência do seu guerreiro para pegar o destino épico almejado, como foi dito antes, mas isso não chega nem perto de ter que planejar seu guerreiro NÍVEL A NÍVEL para funcionar em um aspecto e não fazer mais nada e se não tiver projetado dessa forma, ai é que não faria NADA mesmo. Na 4e, se você não tivesse pensado nessa inteligência do guerreiro para pegar esse destino épico, sabe o que muitos jogadores pensariam? Seria isso: "pow, que pena, mas se bem que eu posso pegar 'esse' destino aqui que é tão bom quanto e vai na mesma linha que eu queria". Na pior das hipóteses, ele pensaria algo como "tudo bem, não posso ter esse destino, mas o dano que esse outro causa ou suas possibilidades estratégicas são MUITO interessantes".
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Ka Bral o Negro em 06 Mai 2010, 21:25

Que lixo. Parei na edição 3.5 - pelo menos por enquanto...
Avatar do usuário
Ka Bral o Negro
 
Mensagens: 136
Registrado em: 20 Jun 2008, 22:05
Localização: São Paulo-SP

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor DracoDruida em 07 Mai 2010, 13:53

Por que lixo?
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Mai 2010, 13:59

Estagnação nostálgica.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor shin_spiegel em 07 Mai 2010, 17:23

"Que Lixo",
Acho que podemos definir isso como "Eu não gostei do jogo e terei que jogar meu livros no lixo".

Sinceramente falando, eu já não tenho mais sako para ed. war (Nem mesmo tenho sako de escrever isso).
De qualquer maneira,

Eu acredito que o planejamento do personagem está mais "fluido", já que temos a opção de retreino.
Essa opção, apesar de não ter uma excelente explicação em termos de "interpretação", é uma excelente saida para talentos/poderes/detalhes que o jogador não está satisfeito com seu personagem.

De fato isso me lembra um certo jogador que escolheu o talento errado.
Ele decidiu MATAR o personagem, e começar outro IGUAL e então trocou o talento.

De qualquer maneira, eu concordo como foi dito acima também, não vejo necessidade de uma nova edição, já que o público ainda está no ritimo/apego/gosto pela atual edição, e com os recentes lançamentos de jogos, puxando novamente para esse lado, me leva a acreditar que teremos mais um longo e duradouro tempo antes de vir qualquer outra edição.
Avatar do usuário
shin_spiegel
 
Mensagens: 130
Registrado em: 23 Jul 2008, 11:17

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Elven Paladin em 08 Mai 2010, 16:45

Eu acredito que o planejamento do personagem está mais "fluido", já que temos a opção de retreino.
Essa opção, apesar de não ter uma excelente explicação em termos de "interpretação", é uma excelente saida para talentos/poderes/detalhes que o jogador não está satisfeito com seu personagem.


Apenas um sidenote: Essa possibilidade já existia desde o Player´s Handbook II do D&D 3.5. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Kasuya em 08 Mai 2010, 20:07

Bom, não que o planejamento do personagem na 4e esteja mais "fluido" APENAS por causa da regra de retreino.

Há muito mais coisas por trás.
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron