[4e] Pontos de renome

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Styker em 11 Mai 2010, 11:10

Bom dia a todos,

No meu grupo a galera esteve pedindo por um método que desse bônus de experiência a determinadas ações e feitos na campanha, basedo no sistema de renome points do D&D encounter atualmente estou com a seguinte lista:

3 milestones sem extended rest
4 sessões sem morrer
3's 20 críticos em rolagem de ataque ou skill challenge em uma mesma sessão.
3's 1 em rolagem de ataque ou skill challenge em uma mesma sessão.
Maior dano causado da partida (em um ataque).
Maior dano levado da partida (em um ataque).
Causar 30 de dano em aliados em um turno.
Matar o big boss (2 achievements).
Quem mais matou minions com um ataque.
Quem mais matou monstros (standard) na sessão.
Terminar 2 encontros sem levar nenhum ponto de dano.

Alguém tem mais alguma sugestão interessante?
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Otherwise em 11 Mai 2010, 12:21

Mas Styker... Agora eu fiquei curioso.
Como funcionam os pontos de renome do D&D Encounters?
Otherwise

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Corvo da Tempestade em 11 Mai 2010, 14:09

Vou ser sincero...isso é realmente necessário? posso estar errado, mas me parece que só atrapalha...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Leisses em 11 Mai 2010, 14:27

Algumas coisas parecem interessantes para estimular um bom jogo, como 3 milestones sem extended rest, mas outras são muito estranhas e podem provocar ações ainda mais estranhas por parte dos jogadores. Essa de causar dano nos aliados em um único turno, por exemplo.

Também fiquei interessado em saber como funcionam esses pontos de Renome do D&D Encounters.
Leisses

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Maceh em 11 Mai 2010, 15:29

Me soou como 'tornando o D&D mais world of warcraft' (matar o big boss)
Deveras voltado para a questão mecânica, concedendo eventualmente experiência por um feito que se baseia na pura aleatoriedade do sistema (praticamente todos os outros exemplos que voce citou).

Poderia ser mais voltado para a interpretação dos personagens (o que é usado por mim, e acredito que por muitos outros mestres) mas sem a ciência do jogador. Na distribuição da experiência, determinados jogadores ganhariam 'bonus' e caberia unica e exclusivamente a eles determinarem os motivos daquilo. Senão, como já constatado, acontecerá muito metajogo.

Particularmente falando, desnecessário.
Every touch cuts deeper than the last
Maceh

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Smaug em 11 Mai 2010, 15:41

Particularmente falando, desnecessário.

Ou não. Pode ser que eles estejam mesmo buscando essa "competitividade" na mesa ou aproximação com WoW ou estão jogando D&D como um jogo de tabuleiro e miniaturas, como Hero Escapes ou mesmo Hero Quest. Eu não aprecio esse estilo, mas talvez eles gostem...

De qualquer forma, achei o item de causar dano em aliados um tanto...estranho...não seria inimigos não?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Corvo da Tempestade em 11 Mai 2010, 15:44

Maior dano causado da partida (em um ataque).

Se esse "bonus" não for contantemente para um agressor...tem algo muito estranho acontecendo :cthulhu:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Elven Paladin em 11 Mai 2010, 15:45

Vejo os pontos de renome como muitissimamente mais coerentes do que o suborno por "enroleplay" e baseados em critérios claros, não a mera vontade de um Narrador. Vá adiante com eles ;)

E para extender a lista:

Sofrer 50 ou mais PVs de Dano em um encontro.
Sofrer 150 ou mais PVs de Dano no intervalo entre Extended Rests.
Curar mais de 2 aliados que caíram durante um encontro.
Curar mais de 6 personagens que caíram entre Extended Rests.
Ser o único personagem "em pé" ao final um Encontro ( para situações de "Último Homem a Cair" ). 2 Achievements.
Ser alvo de 5 ataques ou mais ataques em uma rodada e não cair.

E eu eliminaria:

"Causar 30 de dano em aliados em um turno."

E daria 2 achievement para: "3 milestones sem extended rest"
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Otherwise em 11 Mai 2010, 15:48

Boa a lista. Mas, voltando à pergunta:
Como funciona no D&D Encounters? :hum:
Otherwise

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Corvo da Tempestade em 11 Mai 2010, 16:34

Que :cthulhu: são pontos de renome????

Eu vejo a situação pelo seguinte ângulo: quem quer interpretar interpreta não importa a "recompensa" quem não quer interpretar não irá se divertir "sendo forçado", logo qualquer premiação por "enroleplay" é, por definição (minha), ruim.
Corvo da Tempestade

[4e] Pontos de renome

Mensagempor shin_spiegel em 11 Mai 2010, 17:39

Eu não vejo tanta utilidade em coisas que precisam ser "contadas". Vamos colocar da seguinte maneira, nem todos querem ficar contando quantos pontos de dano receberam em cada combate e depois ficar calculando quantos pontos recebeu a cada 3 encontros, ou mesmo ficar colocando cada pontuação e talz.

Acredito que alguns outros são mais válidos, tais como:

• Receber um ataque com dano igual ou supeior ao seu bloodied. (+1)
• Curar um aliado por qualquer meio.(Max: Uma vez por sessão) (+1)
• Ser o único personagem "em pé" ao final um Encontro ( para situações de "Último Homem a Cair" ). (+2)
• Passar por um combate sem receber dano. (Max: Uma vez por sessão) (+1)
• Usar todos os seus Pulsos de Cura (+1)

Ao final da aventura o personagem anota seus pontos de renome, e então fica marcado o "Renome do personagem" naquela aventura.
Usar um descanço curto reduz em 1 o renome do persnagem (até o valor minimo de 0).
Uma vez que o personagem tenha usado um decanso prolongado o personagem perde seus "pontos de renome".

Quando calcular o XP da quest (geralmente encerrar uma aventura também se encerra uma quest) o personagem recebe uma quantidade de Experiencia relativamente maior, cada ponto de renome equivale a um monstro Minion do mesmo nível que o personagem de XP extra. Ou então o personagem pode trocar esse Renome por dinheiro extra, ou mesmo para receber uma Parcela de tesouro deixada para trás em forma de dinheiro (como se tivesse vendido aquela parcela).

Claro que isso é apenas uma ideia simples para esta House Rule, e acima de tudo é minha visão a respeito.
shin_spiegel

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Mai 2010, 17:47

• Realizar movimento forçado 5 vezes contra o mesmo oponente
  • Realizar 5 ataques de oportunidade no mesmo combate
  • Sofrer 3 ataques de oportunidade no mesmo combate
  • Sofrer 3 condições ao mesmo tempo

E precisam de nomes legais! ;D
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Ronassic em 11 Mai 2010, 18:58

Realmente eu acho que ganhar XP ou qualquer outra pontuação por causa de SORTE nos dados é muito estranho, eu dou XP por interpretação, não pelo cara ter tirado 20 sucessivamente, eu concedo XP se o cara fez alguma ação que preferencialmente não era a sua obrigação (como o clérigo curar) que ajude muito o grupo ou a terceiros, e conseguir isso nem sempre depende de dados e sorte e sim de atitude.

Nem mesmo um roleplay memorável entre dois jogadores eu concedo XP, só se diante daquela conversa for tomada alguma atitude digna de valer alguma recompensa, porque XP na realidade é isso, pois tem gente que experimenta diversas situações e não aprende nada com aquilo, agora se ele demonstrou que aprendeu algo ao decorrer da campanha, o reconhecimento é algo natural e tem que ser incentivado sim, mas não porque matou 10 chefes de final de fase sozinho com apenas um graveto.

A questão é que o D&D4th já é meio game mesmo, então quem joga já está habituado a esse estilo de jogo, e muitos acham que WoW é RPG, mas não é, a não ser que esteja jogando Warcraft: The Roleplaying Game que já tem até traduzido e é vendido nas bancas de jornal.

O que já fiz mas não aprovo é dar XP por sessão pra cada um que sobreviver, mas isso é meio falho, pois se naquela sessão eles não correrem nenhum perigo, não passarem por nenhuma situação estressante, fica claro que não merecem XP por conta de terem sobrevivido até o final da sessão.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Mai 2010, 19:04

Tá bom, Rona. Senta lá.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[4e] Pontos de renome

Mensagempor Ronassic em 11 Mai 2010, 19:08

Lumine Miyavi escreveu:Tá bom, Rona. Senta lá.

Não entendi Lumine, o quiz dizer?
Acha que não acrescentei nada? Quer dizer que não tenho direito de dar minha opinião?
Espero que tenha entendido errado.

Assim você só afasta as pessoas que tem opiniões diferentes da sua. Se concordam com o Lumine, não opino mais em posts que eu discorde de algum ponto da proposta inicial.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários