[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Você compraria/jogaria D&D 5th?

Claro! Não vejo a hora!
3
11%
Sim, mas só jogaria.
5
19%
Não, é perda de tempo.
15
56%
Nunca! Odeio o rumo dessas novas versões
4
15%
 
Total de votos : 27

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Corvo da Tempestade em 10 Mai 2010, 19:00

Ok...então uma pergunta: Porque você acha a 4ª edição um lixo...ou melhor o que não lhe agradou nessa edição a ponto de você usar uma palavra tããããão depreciativa?

Lembrando que, pelo meos eu, estou curioso em saber sua resposta e não em começar uma "ed. war" ^_^
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Ronassic em 10 Mai 2010, 21:56

Lumine Miyavi escreveu:Cara, se os jogadores tem idéias boas, eles não deveriam sofrer pelo mestre não ter pensado em como sair. E o mesmo vale, se os jogadores fazem merda (sabe, como matar todos travestis da cidade em UMA NOITE), deveriam sofrer as consequências disso.

Eu me sinto estranho quando vejo que meu grupo não era composto por sociopatas totais (exceto o Duffy).

arghsupremo escreveu:Típica atitude de nerdinho onanista. Nunca viram mulheres, dá nisto.

Deplorável. Uma atitude baixa demais até para mim.


Sim, mas calma, eles não eram sociopatas, apenas eram moleques sem juízo e não entendiam ainda como era jogar RPG de mesa direito, foi meninisse apenas ao meu ver, deviam ter algo entre 11e 13 anos. Uma coisa interessante é que eles jogaram muito pouco comparado a outros jogadores amigos.

Eu, por exemplo, já fiz muita besteira, como fazer um ladrão que vivia matando os outros jogadores do grupo pelas costas, caso eles discordassem do meu personagem ou do irmão dele (Loremaster) eles eram mortos na covardia. Na época inclusive a gente só tinha livros xerocados em inglês, e tínhamos visto Highlander em VHS há pouco tempo, e achávamos que toda a eXPeriência do assassinado vinha pra tu. E era uma chasina todo dia no grupo, os outros jogadores viviam fazendo ficha, enquanto eu e o Lore estávamos no 7º. ;)

Por isso acho que as regras devem ser lidas e relidas e bem entendidas, e por conta disso não me interesso em aprender um sistema totalmente novo, por causa de todo tempo e dinheiro que investi no sistema D&D 3.5, e ao meu ver é trocar 6 por meia dúzia. Se eu tivesse agora 18 anos iria investir na 4th, mas não faria questão algum de mudar para uma futura 5th.

Smaug escreveu:Uma das campanhas mais divertidas de vampiro que eu joguei foi uma que nos atacamos um bloqueio policial e acabamos em um mega tiroteio com toda a policia da cidade (conforme a situação ia se complicando pro lado do mestre, ele inventava reforços que chegavam pra ajudar). Não fizemos isso de sacanagem nem nada, mas sim pq não conseguiamos jogar Vampiro: A Máscara de modo sério (nem os próprios livros se levam a sério)! Até o mestre gostou no final... mas não voltamos a jogar...

Eu nunca consegui jogar Vampire a vera. Os jogadores só queria zuar, eu fiz um humano agente da CIA e tinha um parceiro que era outro jogador (zambuda), e no dia que eu faltei ele fez uma sacanagem sinitra, matou geral do grupo (menos eu), entre eles tinha werewolfs, vampires, highlanders e magos. Era uma salada só, muita gente jogando, e ele resolveu matar geral, dizendo ser ordem da CIA, mas na verdade era só pra gente investigar. Depois disso o jogo acabou, eu fiquei puto e nunca mais joguei Vampiro A Máscara.

Não acho D&D 4th um lixo, só acho desnecessário pra mim, talvez não para quem nunca investiu pesado no D&D ou que goste de mudanças. Ou que tenha tempo livre e dinheiro sobrando. :cool:
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Avatar do usuário
Ronassic
 
Mensagens: 803
Registrado em: 26 Ago 2007, 21:51
Localização: Rio de Janeiro

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Elven Paladin em 11 Mai 2010, 01:51

Smaug escreveu:Uma das campanhas mais divertidas de vampiro que eu joguei foi uma que nos atacamos um bloqueio policial e acabamos em um mega tiroteio com toda a policia da cidade (conforme a situação ia se complicando pro lado do mestre, ele inventava reforços que chegavam pra ajudar). Não fizemos isso de sacanagem nem nada, mas sim pq não conseguiamos jogar Vampiro: A Máscara de modo sério (nem os próprios livros se levam a sério)! Até o mestre gostou no final... mas não voltamos a jogar...


Eu nunca consegui jogar Vampire a vera. Os jogadores só queria zuar, eu fiz um humano agente da CIA e tinha um parceiro que era outro jogador (zambuda), e no dia que eu faltei ele fez uma sacanagem sinitra, matou geral do grupo (menos eu), entre eles tinha werewolfs, vampires, highlanders e magos. Era uma salada só, muita gente jogando, e ele resolveu matar geral, dizendo ser ordem da CIA, mas na verdade era só pra gente investigar. Depois disso o jogo acabou, eu fiquei puto e nunca mais joguei Vampiro A Máscara.


E eu achando que a campanha intencionalmente nonsense de Mundo das Trevas fugia tanto do "padrão WoD". :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor ferdineidos em 12 Mai 2010, 11:39

Ronassic escreveu: Por isso acho que as regras devem ser lidas e relidas e bem entendidas, e por conta disso não me interesso em aprender um sistema totalmente novo, por causa de todo tempo e dinheiro que investi no sistema D&D 3.5, e ao meu ver é trocar 6 por meia dúzia. Se eu tivesse agora 18 anos iria investir na 4th, mas não faria questão algum de mudar para uma futura 5th.
...
Não acho D&D 4th um lixo, só acho desnecessário pra mim, talvez não para quem nunca investiu pesado no D&D ou que goste de mudanças. Ou que tenha tempo livre e dinheiro sobrando. :cool:


Entendo que seja desnecessário para você, mas não dá pra dizer que é trocar 6 por meia-dúzia. Na versão 3.5 os spellcasters são naturalmente mais poderosos, simples assim. Já na 4ª edição existe um balanceamento muito melhor. Assim, quem gosta de jogar com fighter acredito que provavelmente prefira a 4ª edição.

Com relação a uma 5ª edição. Não acho que seja necessário. Acho o sistema redondo, só havendo alguns poucos problemas pontuais de fácil resolução. Aliás, meu maior problema é com o número de coisas novas que vem saindo. Acho que o sistema vai acabar implodindo com a quantidade de coisas e a obrigação de apresentar sempre coisas diferentes.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Kasuya em 12 Mai 2010, 13:50

Assim, quem gosta de jogar com fighter acredito que provavelmente prefira a 4ª edição.


E como exemplo eu mesmo: nunca fui muito fã de guerreiro. Na 4e, hoje ela é uma das minhas classes favoritas. Tem um motivo para isso. E esse motivo tem a ver com agora a classe é MUITO útil e MUITO efetiva.


Acho que o sistema vai acabar implodindo com a quantidade de coisas e a obrigação de apresentar sempre coisas diferentes.


Apesar de tudo, eu ainda acho que as coisas vão tender a "convergir" para uma estagnação de novidades na mecânica. Basicamente, vão se acabar as classes novas e eles vão lançar apenas livros para mais fluff (o que, aparentemente, está virando uma tendência do D&D) e livros como os Power (Martial, Arcane, etc...), onde teremos apenas novas opções para as classes que já tínhamos e talvez prossiga assim.
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Otherwise em 12 Mai 2010, 14:39

Tanto eles vão segurar a onda nos novos lançamentos que vão lançar a série Essentials no segundo semestre.
Avatar do usuário
Otherwise
 
Mensagens: 327
Registrado em: 12 Nov 2007, 16:05
Localização: Rio de Janeiro, RJ

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor DracoDruida em 12 Mai 2010, 15:19

Acho diferente, Kasuya: Controlando os lançamentos, é claro, eles, por enquanto, vão sim fazer como você falou, lançando material extra pro que já tem, junto com muito fluff. Só que isso também satura sem muita demora. Então, se a 4E continuar por mais um bom tempo, acredito que eles vão tentar fazer algumas mudanças mecânicas pra dar uma variada, só que ao invés de criar mil mecânicas diferentes sem fazer um teste bom, vão tentar criar mecânicas ligeiramente diferentes (como no PHB 3) e dar um suporte até saturar essa mecânica. A coisa é que esse suporte vai depender da recepção da comunidade, né. Enfim, é esperar pra ver.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor ferdineidos em 13 Mai 2010, 11:46

DracoDruida escreveu:vão tentar criar mecânicas ligeiramente diferentes (como no PHB 3) e dar um suporte até saturar essa mecânica


Foi o PH3 mesmo que começou pra mim a implodir o sistema. Aquele lance de poderes baseados em pericias é interessante, mas na prática torna o jogo muito mais demorado. Tenho medo de começarem a viajar de mais e a simplicidade ir por água abaixo. A raça Ghitzerai é melhor que as outras, além de ser mais versátil. O minotauro é o oposto, raça de lutadores que fazem carga e só. O runecaster é muito manero, mas meio que se choca com o Clérigo em certos pontos. Seria mais inteligente se o clérigo tivesse sido feito já pensando em não ser tão melee. E o sistema de pontos psíquicos faz uma pequena alteração que acaba por zonear todo o meio de campo das classes. Ainda não sei se efetivamente vai tornar o sistema dos psíquicos melhor ou pior que o normal, mas que altera bastante, altera.

No meu ponto de vista seria legal termos um 4.5, exatamente pra dar uma ajeitada em certas coisas que saíram antes e tão ficando defasadas em relação às novas.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Nibelung em 13 Mai 2010, 11:55

Runepriest foi criado pra gente que sente saudade dos conjuradores da 3.5. Uma rodada típica de um runepriest costuma ser algo assim:

Tá, eu curei alguém, então todo mundo a 5 quadrados tem +2 no dano contra todo mundo até o fim do meu próximo turno. Mas vocês também ganham +3 de dano contra esses dois caras aqui. É, acumulam. Não, só esses... o +2 é pra todo mundo. Ah, você estava a 6 quadrados, então você não ganha o +2, mas ainda pega o +3. E todo mundo ainda tem +1 pra acertar quem estiver colado em mim. Espera, espera... eu tô usando a runa da destruição, então um de vocês ainda tem +4 de bônus pra acertar esse inimigo. É, só no próximo ataque, não adianta usar ponto de ação. Não, vocês não tem mais resistência 2, isso foi na rodada passada. E não esquece que eu to flanqueando com o paladino!

Ou algo assim. :macaco:
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Smaug em 13 Mai 2010, 11:57

O que eu tenho ouvido nos games days e no meu grupo de 4e eh reclamação de que o Psion ficou mais fraco... não sei até onde esse pessoal tava acostumado com os psions over-destruidores da 3.5, eu soh li a classe e me pareceu equilibrada...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Ronassic em 13 Mai 2010, 13:29

Sério Smaug? Se isso for verdade é uma pena, espero que o Psion esteja equilibrado no mínimo, não mais fraco, adoro jogar de Psiônico... ;)
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Avatar do usuário
Ronassic
 
Mensagens: 803
Registrado em: 26 Ago 2007, 21:51
Localização: Rio de Janeiro

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor ferdineidos em 13 Mai 2010, 13:33

Nibelung escreveu:Tá, eu curei alguém, então todo mundo a 5 quadrados tem +2 no dano contra todo mundo até o fim do meu próximo turno. Mas vocês também ganham +3 de dano contra esses dois caras aqui. É, acumulam. Não, só esses... o +2 é pra todo mundo. Ah, você estava a 6 quadrados, então você não ganha o +2, mas ainda pega o +3. E todo mundo ainda tem +1 pra acertar quem estiver colado em mim. Espera, espera... eu tô usando a runa da destruição, então um de vocês ainda tem +4 de bônus pra acertar esse inimigo. É, só no próximo ataque, não adianta usar ponto de ação. Não, vocês não tem mais resistência 2, isso foi na rodada passada. E não esquece que eu to flanqueando com o paladino!

Ou algo assim. :macaco:


huahahahahahaha...muito bom...

Smaug escreveu:O que eu tenho ouvido nos games days e no meu grupo de 4e eh reclamação de que o Psion ficou mais fraco... não sei até onde esse pessoal tava acostumado com os psions over-destruidores da 3.5, eu soh li a classe e me pareceu equilibrada...


É difícil julgar só olhando. Por isso tô com essa pulga atrás da orelha. Só jogando mesmo vai dar pra ver. E como meu grupo odeia psiônicos, vou esperar vocês testarem... :b
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor DracoDruida em 13 Mai 2010, 14:37

Aquele lance de poderes baseados em pericias é interessante, mas na prática torna o jogo muito mais demorado.

Er..como?
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Smaug em 13 Mai 2010, 14:45

É difícil julgar só olhando. Por isso tô com essa pulga atrás da orelha. Só jogando mesmo vai dar pra ver. E como meu grupo odeia psiônicos, vou esperar vocês testarem... :b

A unica opinião positiva que eu tenho é a da Fada, ela jogou com o psion no Game Day e curtiu!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

[D&D] 5th Edition se faz necessária?

Mensagempor Otherwise em 13 Mai 2010, 15:14

Eu vou fazer uma pergunta pra agitar um pouco mais esse tópico e voltarmos à discussão central proposta.

O que justificaria, para vocês, o lançamento de uma 5th edition (considerando o que temos de lançamentos planejados até o fim do ano)?
Se o design fosse feito por vocês (mais uma vez considerando os lançamentos previstos), o que vocês incluiriam ou mudariam a ponto de justificar uma 5th edition?
Avatar do usuário
Otherwise
 
Mensagens: 327
Registrado em: 12 Nov 2007, 16:05
Localização: Rio de Janeiro, RJ

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron