O que fazer quando seu player insiste em possuir armas estra

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Styker em 03 Nov 2007, 00:05

Digo, a maioria dos heróis antigos e clássicos utilizam armas normais, ou seja, nada de machados enormes ou espadas de tamanho grande, eles utilizam no geral as armas mais comuns para suas classes, por isso se acha muitas adagas, espadas, arcos, lanças mágicas... mas o que fazer quando o jogador de sua mesa compra por exemplo um mangual GRANDE pra ser usado com monkey grip? Voces simplesmente ignoram e colocam manguais grandes no tesouro ou continuam a coerência e o player que se vire encantando por conta própria aquela arma?
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Nibelung em 03 Nov 2007, 00:12

Por isso que eu gosto de usar esquema anime pra evolução de armas. Com o passar dos níveis, em uma situação-limite, a arma evolui sozinha por força de presença do próprio personagem e ganha algumas habilidades mágicas.

Eu acho muito mais lógico do que o sujeito ganhar uma arma de família, carregar ela por duas sessões, e descartá-la porque achou uma arma igual, porém +1.

Ou se tu não quiser seguir essa opção (talvez não combine com seu cenário/mesa, sei lá), fala com ele pra se virar e contratar um NPC pra criar uma arma mágica pra ele. E claro, esperar todo o tempo necessário pra arma ficar pronta. Já adianto que é muito tempo.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Styker em 03 Nov 2007, 00:33

Uma solução que tenho feito é criar "pedras" que qnd acopladas transformam a arma em +1, +2 ou com outras habidades, mas diferente das pedras do magic item compendium estas não podem ser removidas. Assim pelo menos o fator tempo eu elimino.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Roquen em 03 Nov 2007, 01:01

Não entendo pra que esse sofrimento todo Styker: é muito mais fácil dizer que a "habilidade"/poder concedido pelo ítem mágico é uma caracterísitca inerente da personagem do que ficar criando pedras ... e não, não essa opção do Nibelung mais lógica, prefiro uma explicação mais simples. :)
There's a hole in the world like a great black pit,
And the vermin of the world inhabit it,
And its morals aren't worth what a pig could spit,
And it goes by the name of London.

Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Roquen

Mensagempor Lune em 03 Nov 2007, 02:12

Não entendi bem a pergunta.

Se o jogador acabou de fazer a ficha e decide que ele tem um Mangual Grande uma Spiked Chain cor-de-rosa, por mim beleza - contanto que tenha coerência com a história e o personagem tenha fundos suficientes. O protagonista de Berserk, por exemplo, usa uma espada enorme porque quando era pequeno costumava treinar com armas de adultos, e com o tempo ele foi usando espadas cada vez maiores.

Agora, se o personagem compra Monkey Grip querendo futuramente descolar uma arma enorme, aí eu diria pra ele investir em Craft. Uma outra alternativa é criar uma aventura que se passa em um lugar com raças humanóides grandes - trolls, gigantes das colinas, bugbears - todas opções verossímeis para se colocar uma arma mágica enorme no tesouro.

Mas uma vez conseguida a arma, ela é tão fácil de se encantar quanto qualquer outra. O problema de "encantar por conta própria" na verdade existe para todas as classes: se você for usar estritamente a tabela do DMG, a chance de cair uma arma +1 exatamente do tipo que o jogador usa é praticamente nula. Por isso é extremamente recomendável que você dê aos jogadores o downtime entre aventuras necessário para cada um encantar a sua arma da forma que achar mais conveniente na guilda de magos mais próxima.

No meu grupo em particular, como eu estou acostumado a mestres que ignoram completamente tudo que está escrito no DM, eu sempre compro as feats de itens mágicos, sabendo que não vou poder contar com a ajuda dos NPCs pra isso. Mas eu considero uma puta sacanagem do Mestre =P
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Lady Draconnasti em 03 Nov 2007, 02:35

Eu optaria por deixar o PC se virar... Mas nada impediria de ter um mangual azul-abacate tamanho extra G no tesouro daquele vermelho antigo. A chance é remota (MUITO, diga-se de passagem), mas existe.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Nov 2007, 02:49

Styker, nessa hora eu acho que é bom dar um passo pra trás e ver com um olhar meio "de fora" o que é realmente importante num jogo: a suposta "coerência", que não vai estar sendo avaliada por público nenhum, ou a diversão de um dos jogoadores?

Isso é uma decisão pessoal, cada mestre decide até que ponto pode abrir mão de verossimilhança sem se sentir mal com seu próprio jogo. Mas, no meu caso, não veria problema algum em sempre que preciso haver entre o tesouro, por "coincidência", um mangual encantado do modelo exato que o personagem usa. Pra quê complicar se dá pra simplificar?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lune em 03 Nov 2007, 03:07

Discordo, Eltor. Embora eu compartilhe a visão de que a diversão vem em primeiro lugar, sacrificar a coerência pode muito bem prejudicar o senso de imersão dos jogadores - e, por tabela, a diversão. Tendo tantas opções verossímeis para se encantar um mangual, por que recorrer ao Deus Ex Machina? Mas realmente dá pra simplificar: acabei de ver uma ilustração de Bugbear e ele estava usando exatamente um mangual. Não seria uma coincidência se um desses encontrasse os jogadores? :cool:
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Vincer em 03 Nov 2007, 04:06

Eu concordo com o Eltor. Pessoalmente eu ignoraria o fato e deixaria o jogador se virar, muito embora eu daria chances raras de ele conseguir algo interessante, só para não ser Deus ex-machina demais. Mas o que o Eltor disse está correto: isso depende de cada mestre. No meu caso, e no caso do Lune, nós não faríamos... porque ficaríamos desconfortáveis com a situação (e rpg deve envolver a diversão dos jogadores... e do narrador). Mas Lune, se o cara não se sente desconfortável... que há demais? É um jogo, um passatempo afinal... Eu entendi o que disse sobre imersão e concordo, mas e num grupo que continua imerso independente de ter um mangual desses no tesouro? Aí é questão de conhecer o grupo...

Inclusive, eu desaconselho permitir algo assim num grupo em que não se esteja acostumado. Afinal, você pode estar divertindo um jogador mas deixando outro insatisfeito sem saber. E não há nada que uma conversa não resolva

"pessoal, por mim não tem problema, mas vocês acham que eu forçar a barra e colocar tesouros que coincidentemente servem para vocês, para facilitar, seria um problema. Afinal, foge um pouco a lógica"- serviria perfeitamente. :aham:
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Fëanor em 03 Nov 2007, 09:11

Isso é uma decisão pessoal, cada mestre decide até que ponto pode abrir mão de verossimilhança sem se sentir mal com seu próprio jogo. Mas, no meu caso, não veria problema algum em sempre que preciso haver entre o tesouro, por "coincidência", um mangual encantado do modelo exato que o personagem usa. Pra quê complicar se dá pra simplificar?

Na verdade muito montros são GRANDES, um minotauro dar como tesouro um magual grande faz mais sentido do que ele "dropar" uma arma média.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Elven Paladin em 03 Nov 2007, 11:01

mas o que fazer quando o jogador de sua mesa compra por exemplo um mangual GRANDE pra ser usado com monkey grip?

Use a magia Power Word: No Way. Se não funcionar use de modo contínuo e constante piadinhas e chistes de péssima qualidade envolvendo o tamanho da arma, órgãos genitais e masculinidade até que o jogador prefira trocar de arma á enfrentar as péssimas piadas durante cada sessão de jogo. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Galardron em 03 Nov 2007, 11:39

Desde o surgimento do Retreino, no PH2 (que espero que seja incorporado no D&D 4), os dilemas com escolhas se tornaram menos dramáticos. Pode-se agora, como é muito razoável, adaptar as coisas ao que o mundo oferece a invés de padecer o resto da vida por uma escolha ou estar condicionado a forçações de barra para atender a demandas exóticas. Se o sujeito começa com determinada arma mas topa com uma melhor de outro tipo ao longo de sua carreira, ele pode desenvolver-se no manuseio dela e abandonar a antiga. Simples, coerente e funcional. É mais razoável, verossímil, as pessoas se adaptarem ao seu ambiente do que o contrário.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

Mensagempor Smaug em 03 Nov 2007, 12:06

Não tem um trecho no DMG que expõem o seguinte: caso o personagem seja de um tamanho menor ou maior que o médio o item mágico deverá se ajustar a ele, pois o jogador não deve ser penalizado devido a uma escolha permitida pelas regras.

Posso estar enganado, quanto a esse trecho, mas isso significa que no univeros de D&D os itens mágicos se adaptam ao tamnho do usuário (do mesmo modo que o Um anel em SdA). Assim, acho que dava pra extender essa regra ao jogador com monkey grip... toda vez que ele achar uma arma mágica ela cresce para ele poder usar o monkey grip...

Acho plausivel... para o nivel da campanha, pq nas minhas nem monkey grip tah liberado! :twisted:
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Haiyate em 03 Nov 2007, 12:08

Eu não vejo problema nenhum em o kra usar "utensilios" exoticos afinal restringir isso eh o msm q restringir a imaginação do jogador e quanto mais "rico" for o personagem melhor para min

mas concerteza dependendo da arma q ele usa o proprio jogador deve ter ciencia d q sera dificil achar uma magica e eh por isso q ou eu dexo um tempo para eles c arrumarem ou intao faço com q a arma "desperte" poderes com o desenrolar da campanha

bem eu acho q fik melhor assim ^^
Haiyate

Mensagempor Nibelung em 03 Nov 2007, 12:08

Smaug, no próprio DMG diz que armas e armaduras mágicas não se ajustam ao usuário. É uma das maiores dificuldades pro meu gnomo bárbaro que nunca saiu do papel. :)
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários