Editado: Pronto, preparei um megapost de Natal para vocês
Não me importo que não leiam tudo, mas pelo menos leiam a parte direcionada a cada um de vocês
Não me importo que não leiam tudo, mas pelo menos leiam a parte direcionada a cada um de vocêsLumine escreveu:Perceba: Você falou sobre humanos e a ramificação ética em cima deles, e jogou a mesma ótica sobre animais. Não é assim que funciona.
Um boi (não drogado, de preferência) não tem ética ou costumes ou morais.
Porque não é assim que funciona?
Concordo plenamente que animais não tem ética ou costumes morais. Mas e então? Psicopatas também não possuem limitações éticas. Devemos sair por aí torturando-os? Por mais que a sua resposta seja um "sim" (pois você pode ter esta opinião, nada de mais) você não pode deixar de admitir que isto é de fato uma questão ética. Temos o direito de matar alguém que matou outro? Indo pelo lado mais utópico da moral: a moral deveria ser um conjunto de regras que você usa para guiar sua vida na sociedade. O fato de alguém não segui-las não vai mudá-las para você.
juma escreveu:Sobrevivência da espécia é balela, animais só fazem o que é melhor para eles. Se eles vivem em comunidade, é porque é mais "lucrativo" do que sozinhos. Eles não estão nem aí para alguém que carrega "traços" de seu DNA. Só os parentes mais próximos, que possuem uma grande parte do seu DNA, que importam.
Ta, e porque os animais fazem algo que seja lucrativo pra eles, se não é para aumentar suas chances de sobrevivência e passar o maldito DNA adiante? Tu pode não saber, mas o meu DNA e o teu são muito semelhantes. Se tu tiver que salvar alguém da tua família, um animal, ou outro humano, teu primeiro critério para a ordem de prioridade é o grau de semelhança do DNA. E (agora eu não tenho certeza) acredito que golfinhos não torturem outros de sua espécie né? Apenas a comida. Nós temos os direitos humanos. Você acha que temos essa compaixão por pessoas pobres porque é melhor pra mim? Como pode ser bom para mim ficar com vontade de dar um pouco de comida para um mendigo?
Pichu escreveu:fora que moral é influenciado pela cultura, então, complica mais ainda!
eu diria que um depende do outro. Sinceramente não sei se a cultura é baseada no código moral de um povo ou o contrário.
Skar escreveu:Quanto a discussão pra mim é bem simples não é humano não está protegido por direitos humanos, ora.
Exatamente. Como eu disse antes, não temos necessidade biológica de protege-los. Mas a ética que criamos não depende de quem é o alvo de nossas ações.
Skar escreveu:Gente sério são animais, parem de tratá-los como seres humanos.
Pode dar um motivo para isso?
Lumine escreveu:Vamos fazer o seguinte. Pega o Pit Bull de 4 anos do teu vizinho, aquele cachorro filhadaputa que odeia você e tua família, quase te mordeu e mordeu seu irmão menos, fazendo ele ter que tomar dois meses de injeções contra hidrofobia.
Você adoraria ver ele numa arena e se vingar?
Wow, tu se vingaria de alguém (ou algo, neste caso) que QUASE te mordeu torturando ele até a morte? medo...
Skar escreveu:Claro por que você acha que um touro mereça o mesmo respeito que um humano, fala sério. Nós damos valores diferentes para a vida de outros seres humanos por que diabos vamos ligar para animais.
E dar valores diferentes para vidas diferentes nãao é um deslize ético?
Skar escreveu:Existe a necessidade cultural da tourada para a cultura deles. E só isso já serve para legitimar tudo isso. Aparentemente é isso que vocês não entendem.
É sim. Ta.
Muçulmanos tem a necessidade cultural de apedrejar mulheres que não usem burca. Isso já serve para legitimar o fato. Porque tu não falou isso no outro tópico ali, ia poupar muita discussão.
Advogado escreveu:Alguém escreveu, no tópico anterior:"Acho que o problema todo é você criar animais em cativeiro só pra alimentar um sadismo e se divertir vendo eles brigarem SEM NECESSIDADE NENHUMA".
A minha resposta, que não foi respondida satisfatoriamente até hoje, aliás: E qual o problema nisso?
Hum, eu venho falando sobre a ética disso a um bom tempo. Aí ta o problema.
Advogado escreveu:2. Do argumento 'é crueldade matar um boi em uma tourada, mas não um para fazer um "bife mal-passado
Ninguém falou que era crueldade matar, apenas que é crueldade torturar. O abate para fazer o bife é, ou deveria ser, rápido. Não há tortura pelo simples desejo de torturar. Mas admito que acho os métodos atuais também muito ruins, pois muitas vezes o animal não morre com o martelo pneumático e tiram a pele dele ainda vivo. Isso é uma baita tortura sim, mas é uma falha do método.

seus... seus... bárbaros