[4e] Mestre Chato???

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Mestre Chato???

Mensagempor Zaknafein em 26 Mai 2010, 18:16

Ai quero saber se eu sou chato.
Dois players perderam seus chars na última sessão de D&D 4°.
E fizeram fichas novas (6° nível pelo carcter builder)
Eu limitei as opções pelo que temos de material traduzido (ou seja opções do PH1, PH2 e Poder Marcial), até ai beleza.

So que um jogador decidiu pegar Stuborn Survivor, um feat que eu acho desequilibrado, e pertence ao Player Guide de Forgotten Realms...ou seja além de eu achar um feat muito foda ele quer um feat fora do esquema que eu tinha decidido como sendo o nosso "padrão para criar fichas".

Meu problema e que dos 7 players só 2 tem acesso ao caracter builder, os outros não, logo, os outros durante o jogo e percebem que o player ao lado tem um feat que não era opção para ele (ou seja não tinha caracter builder) e começa a querer ter os mesmos feats ou powers de outros livros e cria uma situação meio chata.

Outro detalhe, não levo pc pra sessão, então não fico acessando o caracter builder na hora do jogo para ficar tirando dúvidas sobre feats ou powers (pq acho desnecessario)

E no começo o mestre libera um feat, depois um power de outro suplemento (power arcane, martial ou qualquer outro), depois classes e etc, e isso meio que me incomoda, era exatamente isso que me incomodava no 3.5, cada suplemento sai com algo que suplanta drásticamente uma opção anterior do jogo (vide Perseverança dos Humanos e Stuborn Survivor), e aos poucos vira uma "caça ao feat, power, item, class" mais eficiente que anterior...o jogador que mais "pesquisa" vai ficando mais "eficiente' que outro que só tem acesso ao básico.

Fiquei em dúvida se deixo o player pegar o feat que ele quiser do caracter builder.
Sou um mestre chato?
Zaknafein

[4e] Mestre Chato???

Mensagempor Madrüga em 26 Mai 2010, 18:21

Se era uma regra preestabelecida, não vejo como chatice você querer meramente que o cara cumpra o que JÁ ESTAVA combinado.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

[4e] Mestre Chato???

Mensagempor Youkai X em 26 Mai 2010, 18:24

como você já propôs essas limitações desde o início da mesa, o jogador que pegou o tal talento deveria tirar esse talento e escolher outro dentro das opções.

Se fosse por mim e no meu modo de narrar, eu daria um jeito de que todos pensassem a respeito de ter acesso ao CB (o mais atualizado possível) e qiue todos possam ter acesso a tudo que podem XD
Youkai X

[4e] Mestre Chato???

Mensagempor Iuri em 26 Mai 2010, 18:55

Não acho chato de sua parte. De fato gera um clima chato, porque o jogador estava planejando o cara daquele jeito, sabe-se la desde quando. Mas se tu deu motivos para não usar e tinha deixado claro antes do jogo tu fez o certo. Eu já criei climas chatos na última mesa de D&D3.5 em que eu tinha especificado só material oficial da Wizards, e um jogador queria usar coisas de um netbook qualquer lá. Mas se no seu caso você quer proibir por medo da reação dos outros jogadores, eu acho que talvez seja uma boa explicar isso para eles. Vai que eles não se importam de ter um personagem menos eficiente?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

[4e] Mestre Chato???

Mensagempor Nibelung em 26 Mai 2010, 20:15

Pra referência pra quem não conhece:
SPOILER: EXIBIR
Perseverança dos Humanos (LdJ1): +1 de bônus de talento nos TRs
Stuborn Survivor (FRPG): +2 de bônus de talento nos TRs quando o personagem não possuir nenhum ponto de ação.

Embora o segundo talento pareça intrinsecamente melhor que o primeiro, a condicional dele na verdade quer dizer: "Se você gastar seu ponto de ação o mais rápido possível, ao invés de guardá-lo pra um momento onde ele seria taticamente útil, você recebe um bônus extra".

Mas como você já havia combinado que coisas de fora dos livros traduzidos eram opções proibidas, não vejo nada de mais em você atirar um d20 na testa do jogador e mandar ele trocar de talento.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Mestre Chato???

Mensagempor rapafleutz em 27 Mai 2010, 08:53

A maior função de um mestre, é garantir que todos se divirtam durante o jogo. Se pra isso é preciso ser chato as vezes, então não tenha medo e seja.
E como todos já disseram antes, se a regra foi estabelecida antes do jogo começar, não vejo porque abrir exceção.

Eu já enfrentei situação parecida, com um cara que queria fazer um personagem em 'vampiro' usando um material que ele achou na 12 página de busca do google quando digitou alguma coisa lá.
rapafleutz

[4e] Mestre Chato???

Mensagempor Dinobot em 27 Mai 2010, 18:33

Embora eu particularmente não ache Stubborn Survivor apelão, eu não sou o mestre, e quem manda é ele.

Por outro lado, o que foi decidido, foi decidido. Se você só permitiu talentos e elementos dos livros que existem em portugues, você tem o direito de exigir que o jogador em questão ara mão do talento. A única regra absoluta pra uma mesa de RPG decente é que todos os jogadores estejam em relativo pé de igualdade. Garantindo isso, o resto tende a se resolver naturalmente.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

[4e] Mestre Chato???

Mensagempor shin_spiegel em 28 Mai 2010, 10:35

Não o considero chato OP,
Mas eu faria de maneira a que o jogador tivesse que usar seus pontos de ação a cada combate, o que não é uma escolha das melhores, e mostraria isso em jogo que o talento não é "Melhor", e sim uma "Outra Opção".

Mas isso é claro,
Eu sou um mestre chato, assim como você,
Eu geralmente libero somente o material do Básico (Livro do Jogador 1), a medida que os personagens evoluem, eles podem escolher materiais de outros livros, mas no ponto inicial (quando estão aprendendo a jogar) eu libero somente o primeiro livro.

Mas porque isso?
Porque eu gosto de mostrar que o jogo também recebe "updates", e eles alteram a mecânica de jogo. Acredito que colocar na mão de um jogador um personagens com Power Points poderia não ser a melhor escolha, apesar de ainda ser simples o suficiente, mas eu tenho uma maneira de "ensinar" o jogo, e como geralmente minhas mesas são de novatos, então é complicado.

Mas como costumo dizer, eu sempre tenho alternativas aos jogadores, pois eu sempre mostro outras faces, e muitos dos meus jogadores, quando se tornam veteranos eu digo que é hora deles se tornarem mestres, assim mais pessoas jogam o RPG e mais pessoas ficam felizes.

:)

Mas voltando ao seu assunto,
Se você VETOU é porque é uma escolha SUA e de SUA mesa, e TODOS concordaram no primeiro ponto, então os jogadores deveriam saber que isso não é legal. Você como mestre poderia também ter feito um "arquivo campanha" do Character Builder com os livros que é permitido, assim os jogadores nem mesmo iriam "VER" as opções.

Claro que isso é apenas minha visão.
shin_spiegel

Voltar para Sistemas e Cenários