Monge + Swordsage = 2x Sab na CA?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Galardron em 04 Nov 2007, 15:45

O monge permite somar a Sab (e ocasionalmente um bônus extra, conforme o nível) na CA se o sujeito estiver sem carga nem armadura. O swordsage, do Book of Nine Swords, permite somar a Sab na CA se o sujeito estiver sem carga, vestindo armadura leve e não portar escudo. Além de terem critérios diferentes, NÃO HÁ OBSERVAÇÃO DE QUE ESSA HABILIDADE DO SWORDSAGE NÃO É CUMULATIVA COM A DO MONGE (mesmo sendo o monge uma classe básica do core e o suplemento ser bem recente). Diante disso, a questão: se eu tenho um Monge/Swordsage, somo duas vezes a Sab na CA? Se não, qual o critério (baseado nas regras, não em análises e/ou associações) para negar o acúmulo?
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

Mensagempor Darin em 04 Nov 2007, 15:54

a descrição diz q vc pode somar a sab na CA, se ja esta adicionada, então nao acumularia...
Darin

Mensagempor DracoDruida em 04 Nov 2007, 17:14

Concordo com o Darin. Matou.
DracoDruida

Mensagempor Lune em 04 Nov 2007, 17:20

Nada disso. Isso está no FAQ de D&D - habilidades que vêm de fontes diferentes e têm nomes diferentes se acumulam sim, e o personagem do exemplo tem 2x Sab para a AC. Aliás, essa é a base pra dezenas de builds de Character Optimization. Só tem que olhar direito o nome do bônus - se for igual, não acumula.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor WillDice em 04 Nov 2007, 18:29

Lune escreveu:Nada disso. Isso está no FAQ de D&D - habilidades que vêm de fontes diferentes e têm nomes diferentes se acumulam sim, e o personagem do exemplo tem 2x Sab para a AC. Aliás, essa é a base pra dezenas de builds de Character Optimization. Só tem que olhar direito o nome do bônus - se for igual, não acumula.

Não é "bônus igual ao seu modificador de Sabedoria", é "adicionar o bônus de sabedoria". Não tem "tipo".

Mas peraí, quer dizer que o infame Acuidade com Arco funciona, dando x2 o bônus de destreza na jogada de ataque? :rolando:
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Haiyate em 04 Nov 2007, 18:34

c fosse na 3.0 ate q daria para somar mas quando viro 3.5 bonus iguais nao c somam
ou seja nao importa c vc recebe bonus d CA d uma classe e depois d outra ambas tem como função adicionar o bonus d sab na CA e isso so eh feito uma vez
Haiyate

Mensagempor Lune em 04 Nov 2007, 19:32

Update:
A regra oficial é que Monge e Swordsage não se acumulam, porque ambas as habilidades são "AC Bonus" - mesmo nome, não acumula.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Fëanor em 04 Nov 2007, 19:35

Mas peraí, quer dizer que o infame Acuidade com Arco funciona, dando x2 o bônus de destreza na jogada de ataque?

"Benefit: With a light weapon, rapier, whip, or spiked chain made for a creature of your size category, you may use your Dexterity modifier instead of your Strength modifier on attack rolls. If you carry a shield, its armor check penalty applies to your attack rolls."

1-Arco não é arma leve nem é sabre, nem chicote nem corrente com cravos.
2- Você substitui o modificador de FORÇA por destreza. Arco já usa destreza, não tem como substituir a força.

O monge permite somar a Sab (e ocasionalmente um bônus extra, conforme o nível) na CA se o sujeito estiver sem carga nem armadura. O swordsage, do Book of Nine Swords, permite somar a Sab na CA se o sujeito estiver sem carga, vestindo armadura leve e não portar escudo. Além de terem critérios diferentes, NÃO HÁ OBSERVAÇÃO DE QUE ESSA HABILIDADE DO SWORDSAGE NÃO É CUMULATIVA COM A DO MONGE (mesmo sendo o monge uma classe básica do core e o suplemento ser bem recente). Diante disso, a questão: se eu tenho um Monge/Swordsage, somo duas vezes a Sab na CA? Se não, qual o critério (baseado nas regras, não em análises e/ou associações) para negar o acúmulo?

Da Ask Wizards:
Q: Does the AC bonus of the swordsage (from Tome of Battle) stack with the AC bonus of the monk, even though they are both based on Wisdom modifier?

A: No. The swordsage’s AC bonus, allowing the swordsage to apply her Wisdom bonus to her armor class, mimics the ability of the monk’s AC bonus. Since these abilities share the same name and have the same effect, they will not stack.

Ou seja, não acumula.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Lune em 04 Nov 2007, 20:06

Pra piorar, a habilidade do monge só funciona quando ele está SEM armadura, enquanto a do Swordsage só funciona quando ele está usando armadura leve. É bizarro, eu sei, mas tá escrito XD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Haiyate em 04 Nov 2007, 20:13

ou seja c a do swordsage eh um pouco melhor do q do monge ( ja q da pra usar armadura leve) mas c eu tivesse monge e swordsage eu naum usaria armadura msm assim pois prejudica outras habilidades ._.
Haiyate

Mensagempor Lune em 04 Nov 2007, 20:27

por outro lado, tem a variante Unarmed Swordsage em algum canto do Tome of Battle. Pode ser uma opção boa se você realmente quiser parecer monge (e executar Manobras com os punhos é style até dizer chega).
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor DracoDruida em 04 Nov 2007, 20:29

"Benefit: With a light weapon, rapier, whip, or spiked chain made for a creature of your size category, you may use your Dexterity modifier instead of your Strength modifier on attack rolls. If you carry a shield, its armor check penalty applies to your attack rolls."

1-Arco não é arma leve nem é sabre, nem chicote nem corrente com cravos.
2- Você substitui o modificador de FORÇA por destreza. Arco já usa destreza, não tem como substituir a força.

*suspira*
Você realmente não é feliz. Aprenda a ler material do Cassaro&Cia e descubra coisas como o talento Acuidade com Arco. :b
DracoDruida

Mensagempor Haiyate em 04 Nov 2007, 22:32

*suspira*
Você realmente não é feliz. Aprenda a ler material do Cassaro&Cia e descubra coisas como o talento Acuidade com Arco.

nem me lembra eu quase tive um ataque cardiaco quando li isso no livro ahuauhuah

e o pior eh q ainda tava a descriçao em baixo "permite usar seu bonus d dextreza com o arco" ahuahuhuahua
e penssar q eu tenho um autografo desse kra :bwaha:
Haiyate

Mensagempor Fëanor em 04 Nov 2007, 22:54

e o pior eh q ainda tava a descriçao em baixo "permite usar seu bonus d dextreza com o arco" ahuahuhuahua
e penssar q eu tenho um autografo desse kra

que coisa horrenda XD.

Eu só quis dar uma explicação lógica para ninguém começar a realmente achar que tem um furo nas regras. Sorry, não dessa vez.

Mas Acuidade com Arco é triste mesmo.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor WillDice em 05 Nov 2007, 08:04

Feanor, Acuidade com Arco não era o talento Acuidade com Armas escolhendo o Arco. Era uma habilidade de classe (nem era talento, Draco), logo funcionava da forma que dizia que funcionava.

Eu posso muito bem inventar uma classe com Acuidade com Machados (e eles inventaram!), não é muito sensata mas funciona nas regras (não importando o funcionamento normal do talento original). Mas Acuidade com Arco é piada, só pode...
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários