[4e] Imposto de Talentos

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Imposto de Talentos

Mensagempor Nibelung em 17 Jun 2010, 05:28

Não vou ficar muito tempo me aprofundando nos problemas da obrigatoriedade dos talentos de Especialização/Expertise e de defesas épicas. A questão é com outros talentos que muitos também consideram obrigatórios a longo prazo. Então eu estou pensando em conceder os seguintes talentos de graça, e queria saber a opinião geral do pessoal:

Cada personagem tem direito a um único talento adicional, seguindo as restrições abaixo:

-Melee Training (PH2) (apenas personagens que possuem um poder sem limite com a palavra-chave Arma)
-Usar Armadura (cumprindo os pré-requisitos)
-Usar Arma Superior (apenas personagens da fonte de poder Marcial)
-Usar Implemento Superior (PH3) (apenas personagens da fonte de poder Arcana)
-Qualquer talento de Canalizar Divindade ou de Domínio (DP) (apenas personagens da fonte de poder Divino)
-Qualquer talento racial

Todos os talentos acima são opções no-brainer que invariavelmente irão escolher (um swordmage com Melee training, um xamã urso com cota de malha, ou um patrulheiro com um arco grande), tem um poderio reduzido e condicional, mas são temáticos (Channel Divinity, talentos raciais).

Aceito análises se isso acarretaria um nível de poder muito alto, e aceito sugestões do que eu poderia vincular condicionalmente à fonte de poder primitiva e psiônica.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Imposto de Talentos

Mensagempor oculto em 17 Jun 2010, 07:43

Estou sem como consultar os talentos aqui agora, mas dar um talento de graça apenas abre o leque para os jogadores poderem conseguir um outro talento mais poderoso, já que terão um "slot free" com a "não obrigatoriedade" de pegar estes. Adicionando a isso a outra rouse rule de conceder bônus gratuito em ataque e defesas em níveis múltiplos de 5 (salvo engano, acho que era isso), creio que deixaria os personagens bem fortes nos primeiros niveis ainda. O que talvez fosse se equilibrando apenas conforme a progressão de níveis.
As restrições apontadas não as vejo necessariamente como restrições devido a obviedade. Normalmente, apenas personagems que possuem poderes com a palavra-chave Arma é que pegariam melee training, apenas personagens Marciais é que usariam armas superiores, etc.
De repente, o que pode ser feito é uma troca de benefícios, se o jogador se interessar. Tipo, a marca do swordmage ser diminuida em alcance de teleporte para aquisição gratuita do talento melee training (tá, exemplo ruim, mas foi o que me veio a mente). Porém, quando há alguma penalidade envolvida, os jogadores tendem a manter a regras originais.
Particularmente eu gosto da regra de bônus gratuitos, mas não mexeria nos talentos não.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

[4e] Imposto de Talentos

Mensagempor Nibelung em 17 Jun 2010, 08:41

É mais porque eu gosto mais de jogar nos níveis heroicos, e o power creep da 4e começa a pesar demais nos primeiros níveis. Provavelmente no paragon e épico o numero de talentos ajuda a reduzir o peso dos impostos, mas começando no nivel 6, e tendo que gastar metade dos seus talentos com talentos obrigatórios dói.

As restrições são puramente conceituais (Apenas a fonte marcial tem todas as classes com poderes de arma, só a fonte arcana tem todas as classes com poderes de implemento, só a fonte divina tem canalizar divindade, etc). Um vingador ou artífice ainda se beneficia muito de uma arma superior, e qualquer outro personagem que ataque com implemento se beneficia de um implemento superior.

E ainda estou tentando descobrir algo genérico pros primitivos e psionicos. Mas não consigo achar alguma característica que seja comum a todas as classes.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

[4e] Imposto de Talentos

Mensagempor oculto em 17 Jun 2010, 15:27

Bem, pensando exclusivamente em uma campanha heróica, creio que aí sim possa valer a pena a alternativa. O impacto torna-se menor no geral da campanha.
Eu acrescentaria apenas uma restrição de nível para adquirir o talento extra, tipo no 3º ou 5º.
Ainda não tenho muito afinidade com os primais e psiônicos para dar uma opnião, mas vou dar uma olhada.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

[4e] Imposto de Talentos

Mensagempor Youkai X em 17 Jun 2010, 20:36

Dos primais ao menos todos usam armaduras leves e em geral tem algum bônus de CA relacionado a armaduras leves ou usam outro atributo (Como constituição, por exemplo) no lugar de inteligência/Destreza.
Youkai X

[4e] Imposto de Talentos

Mensagempor shin_spiegel em 19 Jun 2010, 11:16

Não considero esses talentos "Obrigatórios",
Sinceramente, já joguei bastante com vários tipos de personagens, e ACREDITE, isso não é necessários, existem outras alternativas, é somente o mestre saber lidar com o grupo e com a situação. Muitos bônus situacionais são usados para melhorar o personagem ou reduzir.

Sinceramente, um "slot-free" como esse pode gerar mais problemas que o normal.
Se seus jogadores estão usando isso como "talento obrigatório" é que já está virando costume deles, e estão com vicios de jogo.
Converse com eles, adicione algumas alternativas no combate,

Já pensou em fazer um combate com um Desafio de Pericias junto, e quando completo o desafio, todos os inimigos recebem algum tipo de penalidade, ou mesmo algum tipo de dano... Por exemplo, jogadores estão lutando numa gruta com várias pedras, então um jogado esperto encontra o desafio de pericias e começa a futucar uma parede da gruta, e então estoura uma saida d'áua e então toda a sala fica inundada, e os jogadores ficam acima da água tranquilo vendo os inimigos caindo fora ou recebendo penalidades.

:)

Alternativas existem, basta explora-la!
Essa é minha opnião.

Abraços
shin_spiegel

[4e] Imposto de Talentos

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Jun 2010, 11:28

...mas isso não é, da outra maneira, dar o bônus desses talentos de outra forma?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

[4e] Imposto de Talentos

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Jun 2010, 12:52

Nibelung, não acho que você deveria liberar talentos que sejam necessários apenas em builds em específico.
Se eles fossem necessários para a classe como um todo, até compreenderia. Mas um dos pontos de se fazer uma build é comprar talentos para que ela funcione.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

[4e] Imposto de Talentos

Mensagempor LuizTroll em 22 Jun 2010, 05:00

Acho mais fácil tentar fazer uma lista de talentos por classe do que por fonte de poder... se gostar a idéia, eu ajudo a desenvolver.
"Eu sou mais rico que o Batman!" - Vlog de Deus

Imagem
LuizTroll

[4e] Imposto de Talentos

Mensagempor Nibelung em 22 Jun 2010, 05:05

_Virtual_Adept_ escreveu:Nibelung, não acho que você deveria liberar talentos que sejam necessários apenas em builds em específico.

Canalizar Divindade e talentos raciais eu considero "opções fluff". Com pouquíssimas exceções. E geralmente esse tipo de abuso é visto de longe.

Usar Armadura entrou na lista só porque eu gosto do estilo comics de "um único uniforme", e acho estranho um personagem que use uma certa armadura nos primeiros níveis, e depois troque pra algo melhor. E também pra dar uma opção defensiva pra quem quiser.

Armas e Implementos Superiores são opções que todos os personagens vão pegar mais cedo ou mais tarde (geralmente mais cedo). As únicas exceções que eu consigo pensar são o Swordmage (que fazem bom uso das proficiências que começam) e o Monge (por não existir Ki focus superior... ainda). Pra estimular a maestria de fontes icônicas limitei o talento gratuito só pra classes marciais e arcanas.

Melee Training é outro talento obrigatório, principalmente pra classes defensoras (Paladino de carisma, Swordmage, Battlemind) e outras focadas em corpo a corpo que não possuem boas opções pra investida (Vingador, Monge, talvez Ladino).

Nibelung escreveu:Aceito análises se isso acarretaria um nível de poder muito alto, e aceito sugestões do que eu poderia vincular condicionalmente à fonte de poder primitiva e psiônica.
Imagem
Imagem
Nibelung

Voltar para Sistemas e Cenários