Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 24 Jun 2010, 10:36

Cara, isso era óbvio. Eu vivo dizendo que não tem como ensinar religião nas escolas imparcialmente.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Iuri em 24 Jun 2010, 10:40

Eu sou da opinião de que até tem como... mas se o professor é praticante de alguma religião (ou segue apostilas feitas por outros crentes) é claro que não da certo. Mas é o mesmo que um professor de história que é totalmente de esquerda e fica defendendo cuba nas aulas. Não é porque a maioria dos professores é parcial que quer dizer que seja impossível conseguir uma imparcialidade.

Mas claro, considerando que temos que usar apenas os professores que temos a disposição... bem, neste caso acho que o melhor é acabar com ensino religioso de vez. Coloca mais aulas de matemática no lugar e todo mundo fica feliz (menos os alunos :haha: ).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 24 Jun 2010, 11:01

Mesmo que ele não tivesse religião, ele poderia se posicionar a favor ou contra o ateísmo ou teísmo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Iuri em 24 Jun 2010, 11:19

Poderia, assim como poderia não se posicionar também. Por outro lado, se for praticante de alguma religião (daqueles que seguem dogmas e tudo o mais) as chances de não se posicionar passa a ser quase nula. Mas é interessante notar também que, mesmo que o professor se posicione a favor do cristianismo, por exemplo, nada impede que ele dê uma boa visão sobre as outras religiões.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Cyrano em 24 Jun 2010, 11:21

VA, concordo com o Iuri. De fato, é difícil a imparcialidade absoluta em áreas como História e Geografia. Às vezes até mesmo em Biologia.

Um dos meus melhores professores de biologia era católico ferovoroso (ele nos entregava santinhos antes das provas e do vestibular), mas o cara era professor de genética! Ele disse, no primeiro dia de aula: "isso não é 100% do que acredito, mas vou ensiná-los da melhor maneira possível". Bem, de fato ele soube muito bem passar o conteúdo.

E quem nunca teve um professor de história de esquerda? Hahahah
Cyrano

Mensagempor Sr. Pichu em 24 Jun 2010, 12:19

Cyrano escreveu:VA, concordo com o Iuri. De fato, é difícil a imparcialidade absoluta em áreas como História

Não dizem que é quem GANHA as guerras que escreve a História? XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor cigano em 24 Jun 2010, 14:31

_Virtual_Adept_ escreveu:Mesmo que ele não tivesse religião, ele poderia se posicionar a favor ou contra o ateísmo ou teísmo.

A função do professor é ensinar, não doutrinar. Se ele não consegue ser o minimamente possível imparcial então o problema é o professor não a matéria.

Em tempo, recentemente vi Religulous com o Bill Maher, achei extremamente engraçado e tem momentos impagáveis como quando ele faz um Senador Americano que se diz religioso dizer em frente a uma câmera que é burro. Enfim, achei ótimo (tirando o final que ele passa a deixar de ser critico e de certa forma imparcial e começa a falar sobre as suas crenças) e recomendo fortemente tanto aos ateus do tópico como aos religiosos, que como eu não deixam de ser críticos quando ao que acreditam!

SPOILER: EXIBIR
Imagem
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Elven Paladin em 24 Jun 2010, 15:23

A pesquisadora Débora Diniz alerta que o estímulo ao preconceito chega ao ponto de associar uma pessoa sem religião ao nazismo – ideologia alemã que tinha como preceitos o racismo e o anti-semitismo, na primeira metade do século XX. “É sugerida uma associação de que um ateu tenderia a ter comportamentos violentos e ameaçadores”, observa.

Estou completamente chocado com isso, é tão surpreendente e inesperado ver descrentes serem associados com "o que há de pior no mundo".

Porém, é mezzo estranho associar com o Nazismo, se historicamente ocorreram muito mais elos entre Ateus com o Comunismo do que com os Nazis ( se bem que eu tenho sinceras dúvida entre qual das associações é pior ).

Um dos meus melhores professores de biologia era católico ferovoroso (ele nos entregava santinhos antes das provas e do vestibular), mas o cara era professor de genética! Ele disse, no primeiro dia de aula: "isso não é 100% do que acredito, mas vou ensiná-los da melhor maneira possível". Bem, de fato ele soube muito bem passar o conteúdo.

Genética é de longe um dos ramos menos ofensivos possíveis para as usuais ultrassensibilidades que afetam religiosos que eu não consigo ver como pode não haver imparcialidade nesse ramo da Biologia. Afinal de contas, eu não sei de nenhum dogma católico que seja violado pelo Equilíbrio de Hardy-Weinberg ou pela ocorrência de interações epistáticas entre alguns genes. :b

A função do professor é ensinar, não doutrinar.

Por isso "Ensino Religoso" é uma contradição em termos.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Cyrano em 24 Jun 2010, 15:32

Sei não, Advogado. A genética do ensino médio está imtimamente ligada ao Darwinismo e à evolução das espécies, correto? Inclusive, na época, ele passou muitas aulas falando sobre a "história" da genética, do livro do Darwin e tudo mais.

Acho exatamente o contrário, que a genética é um dos ramos que pode deixar religiosos em maus lençóis. Ao menos no ensino médio, onde não me lembro de ter estudado Equilíbrio de Hardy-Weinberg ou ocorrência de interações epistáticas entre alguns genes, mas sim de ter visto dominância e recessividade em ervilhas rugosas e lisas...
Cyrano

Mensagempor Elven Paladin em 24 Jun 2010, 16:05

A genética do ensino médio está imtimamente ligada ao Darwinismo e à evolução das espécies, correto? Inclusive, na época, ele passou muitas aulas falando sobre a "história" da genética, do livro do Darwin e tudo mais.

Não exatamente, já que a genética é basicamente o estudo de característica que podem ser herdadas ( ou seja, hereditárias ) e ela não mudaria de forma alguma se a Biologia Evolutiva estivesse correta ou não ( embora o que se conhece hoje de Genética seja um ótimo suporte para a BioEvo ). E mesmo assim, é estranho ver um Católico ter problemas com a explicação darwinista para a evolução das espécies, já que a "Mater et Magistra" a aceita com naturalidade há ao menos um século ( Em 1911, a Igreja Católica já aceitava sem problemas a explicação darwinista para a evolução de "plantas e animais" e era aberta para extender o mesmo para o ser humanos - salvo, claro, a alma, que foi um dom divino).

Acho exatamente o contrário, que a genética é um dos ramos que pode deixar religiosos em maus lençóis.

Essa honra cabe à Biologia Evolutiva, para ser mais preciso. E basicamente só literalistas bíblicos ( e corânicos ) tem problemas com ela.

mas sim de ter visto dominância e recessividade em ervilhas rugosas e lisas...

O que é ainda menos problemático para religiosos, convenhamos. A menos que exista alguma religião que veja como blasfemo dizer que algumas características sempre se expressam quando presentes em um genoma ( "dominância" ) e outras só se expressam se estiverem em homozigose ( "recessividade") - e isso eu ainda não conheci ( mas não ficaria muito surpreso se exista uma crença assim :b )
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Cyrano em 24 Jun 2010, 16:25

Mas é que, no ensino médio, a Biologia Evolutiva é em parte ensinada no campo da genética. E a confusão entre a Igreja e os estudos celulares ainda me são bastante frescos à memória.

Toda vez que os cientistas se aprofundam mais no campo do estudo e da manipulação genética, ouvimos a história de sempre de "Brincar de Deus".

Mas talvez eu tenha usado o termo errado, não sei se genética abrange a área de manipulação também. Só estudei biologia no ensino médio.
Cyrano

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Jun 2010, 00:06

Enquanto isso, num Estado laico bem perto de você...

Vereadores de Ibiúna aprovam lei que obriga leitura da Bíblia

Por unanimidade, os vereadores de Ibiúna (SP) aprovaram lei que obriga a leitura de um trecho da Bíblia na abertura das sessões da Câmara.

A lei é de autoria do vereador e evangélico Ismael Martins Pereira (foto). Ele é do PRB, partido ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.

Ibiúna tem população de 74 mil pessoas e fica a 70 km de São Paulo. Possui dez vereadores.

Na terça (22), quando foi aprovada a lei, Pereira disse que agora Ibiúna vai melhorar, porque o “problema da cidade é espiritual”.

Fonte
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Allefcapt em 25 Jun 2010, 01:31

Olá a todos,

ELTOR...
Deuses... (ops..... Deus),
Quando a gente acha que já viu de tudo...

Amém.
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Cyrano em 25 Jun 2010, 08:00

Finalmente nossos políticos fizeram algo de bom!

Ibiúna não é onde o FHC tem um sítio e um pessoal revolucionário se reunia?

X)
Cyrano

Mensagempor Sr. Pichu em 25 Jun 2010, 08:35

Cyrano escreveu:Mas talvez eu tenha usado o termo errado, não sei se genética abrange a área de manipulação também. Só estudei biologia no ensino médio.

Genética envolve todos os campos que lidam com... *DERP* DNA, estudo e manipulação.

mas podemos especificar o campo de manipulação como "Manipulação Genética" ou "Biotecnologia"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic