Demolidor (DareDevil): Blind + Blindsight ?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Galardron em 04 Nov 2007, 14:05

Olá, pessoal. Estou trabalhando na construção de uma idéia de personagem que, por conta de uma cegueira precoce, ainda na infância, e um treinamento bem específico, nos moldes da filosofia oriental, tenha desenvolvido uma grande percepção extra-sensorial, algo como uma 'visão sem olhos', a exemplo do que acontece com o personagem de quadrinhos Demolidor. Para tanto andei ponderando sobre como proceder com isso em termos de mecânica do sistema.

BLINDSIGHT AND BLINDSENSE

Blindsight: Some creatures have blindsight, the extraordinary ability to use a nonvisual sense (or a combination of such senses) to operate effectively without vision. Such sense may include sensitivity to vibrations, acute scent, keen hearing, or echolocation. This ability makes invisibility and concealment (even magical darkness) irrelevant to the creature (though it still can’t see ethereal creatures). This ability operates out to a range specified in the creature description.
- Blindsight never allows a creature to distinguish color or visual contrast. A creature cannot read with blindsight.
- Blindsight does not subject a creature to gaze attacks (even though darkvision does).
- Blinding attacks do not penalize creatures using blindsight.
- Deafening attacks thwart blindsight if it relies on hearing.
- Blindsight works underwater but not in a vacuum.
- Blindsight negates displacement and blur effects.

Blindsense: Other creatures have blindsense, a lesser ability that lets the creature notice things it cannot see, but without the precision of blindsight. The creature with blindsense usually does not need to make Spot or Listen checks to notice and locate creatures within range of its blindsense ability, provided that it has line of effect to that creature. Any opponent the creature cannot see has total concealment (50% miss chance) against the creature with blindsense, and the blindsensing creature still has the normal miss chance when attacking foes that have concealment. Visibility still affects the movement of a creature with blindsense. A creature with blindsense is still denied its Dexterity bonus to Armor Class against attacks from creatures it cannot see.

Considerando que o sujeito é cego, achei mais adequado o blindsight: ele cobre os efeitos de não enxergar (não poder ler, distinguir cor, ser imune aos efeitos de ataques visuais, cegueira, enfim, tudo que depende da visão). Estou ciente de que em muitos aspectos blindsight é melhor que a visão convencional, mas as vantagens são restritas a determinado alcance enquanto que as desvantagens da cegueira independem de qualquer coisa. Busco equilíbrio nisso, e queria mais opiniões.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

Mensagempor Lune em 04 Nov 2007, 14:40

Não é bem o que você pediu, mas aqui vai uma lista de todos os meios conhecidos de se obter Blindsight em D&D 3.5 (retirada do adorável tópico Lists of Stuff):

Combat awareness (Feat) Player's Handbook 2 - Blindsight com alcance de 5'
Eye of Gruumsh 5 (Classe de Prestígio) Complete Warrior - 5', 10' no nível 8
Henshin Mystic, (CdP) Oriental Adventures
Shade Hunter 10 (CdP) Champions of Ruin
Slime Lord (CdP) Player's Guide to Faerun
Blindsighted, (habilidade de arma mágica) Underdark
Scout 20 - Blindsight com alcance de 30'
Blindfold of True Darkness, item, Arms and Equipment Guide p.130 - 60' Blindsight e imunidade a gaze attacks, mas nega qualquer outro tipo de visão
Tentacle whip, simbionte, Eberron Campaign Setting - o simbionte tem blindsight 60' e pode comunicar o que vê telepaticamente
Cerebral hood, simbionte, Fiend Folio - mesma coisa
Shadow Mantle, soulmeld, Magic of Incarnum - blindsight cujo alcance depende da quantidade de Essentia investida
Orthos, vestígio, Tome of Magic - vestígio para Binders que dá blindsight 30'
Umbral Disciple 7 (CdP) Magic of Incarnum - blindsight com alcance de 10' por essentia
Scorpion Wraith 4, (CdP) Eberron: Secrets of Xen'drik, 60' de alcance mas uso limitado
Devil's Sight, feat, Fiendish Codex II - darkvision e blindsight de uso limitado com 30' de alcance
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Galardron em 04 Nov 2007, 15:32

Minha preocupação é especificamente por na balança a visão normal (para todos os efeitos) e o blindsight (penso em 9m de alcance) para definir se seria razoável simplesmente trocar um pelo outro em uma construção. Em outras palavras: saber se eu poderia, sem custo em talentos e sem prejuízo do equilíbrio do sistema, considerar o sujeito cego e portador de blindsight (analisando a questão apenas sob o ponto de vista mecânico, por enquanto).
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

Mensagempor Lune em 04 Nov 2007, 17:29

Isso tornaria o personagem em questão extremamente eficaz no corpo-a-corpo (ignorando concealment, invisibilidade e muitas das estratégias de defesa) e completamente inútil em combate à distância, uma vez que ele nem saberia direito de onde vieram os ataques.

Eu diria que não é equilibrado e cobraria algum tipo de investimento do jogador (ajuste de nível, feat), mas nada muito caro. Mais preocupante, entretanto, é como o Mestre e o jogador vão lidar com as várias limitações de um personagem cego - ele não pode ler, não tem como se localizar em um ambiente grande... é problemático como aventureiro.

Aliás, já que o tema é Demolidor, você poderia considerar Scent também.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor WillDice em 04 Nov 2007, 17:50

Demolidor não é apenas Blindsight. O cara lê jornal com o tato! :roll:

Mas como o Lune disse, muita vantagem para corpo-a-corpo. Eu faria um template específico, com ajuste de nível.

E um vilão mestre em ataque à distância :bwaha:
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Haiyate em 04 Nov 2007, 18:02

kra eu tava fzd uma classe d prestigio cega antes d ler esse post O.o
quando ficar pronta eu posto aki mas ja posso dar uma resumida

"a classe seria assim quando iniciado na ordem o aventureiro deve por uma venda para cobrir os olhos ( o kra nao precisa ser realmente cego) e ao evoluir vai almentando as suas capacidades nos outros sentidos( c ele tira a venda perde todos os poderes, caso ponha dinovo so volta a recuperalos depois d 24 horas)"

eu ainda estou desenvolvendo ela mas as ideias q estou tendo ate q estao interessantes e c vc quise pode me ajudar a faze-la xD ( podemos ate pensar em algo como pessoas realmente cegas receberem bonus por estarem familiarizados a mais tempo)
Haiyate

Mensagempor DracoDruida em 04 Nov 2007, 20:27

depois d 24 horas

Né tempo demais, não?
DracoDruida

Mensagempor Haiyate em 04 Nov 2007, 20:34

a seila eu esculachei nessa xD
Haiyate

Mensagempor Corvo da Tempestade em 05 Nov 2007, 09:31

correndo o risco de ficar off:

Haiyate, acho que essa CdP ficaria legal...mas em vez de perder os poderes...creio que todas as habilidades ganhas só deveriam funcionar sem a visão. Explicando melhor: o pc teria que "fechar os olhos" pra ter as habilidades.

Como fluff diria que os iniciados, durante o treinamento, devem passar uma semana com os olhos cobertos e que essa ordem foi criada para evitar, por exemplo, uma "praga de medusas"
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor PaladinoMT em 05 Nov 2007, 11:24

hum...se for usar uma Classe de Pestigio, o correto seria melhor usar apenas 3 niveis (como aquelas classes especializadas em uma unica coisa).
Minha ideia seria pra uma "Classe de Prestigio Estilo Demolidor"
Niveis: 3 apenas

DV: d10
BBA: Guerreiro
Requisitos: BBA +5; Sobrevivência e Ouvir com 5 graduações; Talentos Luta as Cegas e Rastrear.

Requisito Especial: O personagem deve estar cego ou se privar da visão por pelo menos 1 mes
em treinamento. As habilidades especiais da classe de prestigio só valem caso o personagem
não seja capaz de usar qualquer tipo de visão (Seja de maneira conciente ou não).

Habilidades Especiais
1º: Blindsight, 5-Ft. Radius (1,5 metros)
2º: Scent (Faro)
3º: Blindsight, 10-Ft. Radius (3 metros)

Isso literalmente lhe torna um perito em "combate as cegas". Para um guerreiro cego, seria indispensavel.
Com alcance de 3 metros (Basicamente corpo a corpo). Ele tem que usar seu "Faro" pra achar os oponentes :victory:
PaladinoMT

Mensagempor Haiyate em 05 Nov 2007, 12:51

eu ainda estou desenvolvendo a classe
eu estava pensando em conceder algo como "sensação de aura" sabe algo semelhante ao que o demolidor faz com aqueles som q formam imagens... não sei se ficaria legal mas é uma idéia
Haiyate

Mensagempor Corvo da Tempestade em 05 Nov 2007, 13:05

Sinceramente...como a filosofia e mais oriental eu sugeriria algo mais com a Toph (Avatar)...sentir a vibração da terra.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Dinobot em 05 Nov 2007, 19:25

Corvo da Tempestade escreveu:Sinceramente...como a filosofia e mais oriental eu sugeriria algo mais com a Toph (Avatar)...sentir a vibração da terra.

Isso existe... Chama-se "Tremorsense"...

Mas aí depende... Tremorsense depende do tato, blindsense e sight pode depender de outros sentidos (basicamente audição)
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor Haiyate em 06 Nov 2007, 20:26

a seila a gente pode fazer com que a cada level ele aprimore um dos seus outros sentidos

ganhando faro
esse sentido "Tremorsense" ( o que para min nada mais seria que um tato muitooooooooo aguçado)
e uma audição ferradassa
Haiyate

Mensagempor Dinobot em 06 Nov 2007, 22:39

Anyway, existe uma CDP não oficial nacional chamada Guerreiro Cego que é exatamente isso... Se eu encontrar o livro eu passo adiante...
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários