MP Promete Investigar Comunidade do Orkut

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor KhanNoonienSingh em 08 Jul 2010, 14:04

Exatamente nenhum dos dois. Quem usa drogas é na verdade gente do mesmo naipe do pessoal daquela comunidade na maioria das vezes. E o que o Estado dirá, se resolver punir nos rigores da letra da lei os membros da comunidade, será "era melhor ter dado um soco leve em alguém, era melhor ter cheirado cocaína, do que ter xingado nordestino no orkut."

Não digo pra não ter punição, digo que multa ou advertência já é mais do que suficiente.

Editado: revisão textual
Editado pela última vez por KhanNoonienSingh em 08 Jul 2010, 14:13, em um total de 1 vez.
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
KhanNoonienSingh

Mensagempor Lanzi em 08 Jul 2010, 14:11

Mereceram. Gostaria muito que eles se ferrassem bonito. Já tô cansado de ver esses tipinhos soltando essa ordem de comentários na Internet.

Só que, por um lado, não acho que esse tipo de lei e de medida ajudem a diminuir o preconceito. Se ele existe, com uma medida dessa ele só vai pra debaixo do pano.
Lanzi

Mensagempor Frost em 08 Jul 2010, 14:17

A pena é de 1 a 3 anos de prisão, além de multa

Como bem disseram, caso alguma coisa realmente aconteça, haverá conversão. Basicamente ninguém enquadrado em crime de detenção vai pra cadeia.

Isso não funciona, funciona?

Apontar a arma na cabeça de um sujeito, pegar a grana dele, depois alegar que foi uma "pegadinha do malandro" também não funciona.

O Estado não tem que DAR moradia. Ele tem que garantir o direito à moradia. Ou seja, ao não passar com a escavadeira nos barracos, o Estado cumpre o Artigo 6º da Constituição muito bem.

É uma questão intimamente ligada à "função social do Estado". Para discutir isso seria necessário um tópico, portanto melhor não entrar nesse mérito.
Agora... dizer que o Poder Público cumpre o que consta no Art. 6º "MUITO BEM" é demonstrar certa ignorância. Há uma área enorme em Cariacica-ES (e em muitas outras cidades por aí) que demonstram completamente o contrário.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor Ken-Ohki em 08 Jul 2010, 14:19

KhanNoonienSingh escreveu:Exatamente nenhum dos dois. Quem usa drogas é na verdade [e gente do mesmo naipe do pessoal daquela comunidade na maioria das vezes. E o que o Estado dirá, se resolver punir nos rigores da letra da lei os membros da comunidade, será "era melhor ter dado um soco leve em alguém, era melhor ter cheirado cocaína, do que ter xingado nordestino no orkut."

Não digo pra não ter punição, digo que multa ou advertência já é mais do que suficiente.

Eu acho que quando o caso é de agressão (seja física ou verbal) a outrem, o rigor e a punição tem que ser aplicadas. O primeiro passo para que a criminalidade diminua é o RESPEITO entre pessoas, logo, deixar pra lá e cobrar apenas multas, não é de todo interessante.
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Ken-Ohki
Webmaster

Twitter: @joaoprp

Mensagempor ferdineidos em 08 Jul 2010, 14:24

Frost respondeu muito bem, no meu ponto de vista.

Quanto a comunidade do Orkut, alguém me tira uma dúvida, se houver transação penal, o nome fica "sujo"? Por quanto tempo?
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor cigano em 08 Jul 2010, 14:33

Em Curitiba se não me engano tem gente da assistência social nas rodoviarias procurando por todo o tipo de pessoa que ache que pode conseguir vida melhor na "Cidade Grande". Se eles encontram alguem, sentam, conversão, mostram dados sobre a situação do local, e se conseguirem mudar a idéia do individuo pagam a passagem de volta deles pra sua cidade natal.

A fonte de todo esse problema é simplesmente educação. Familias com 7, 8, 9, as vezes 10 filhos sem instrução alguma que seguem o sonho de uma vida melhor. E esse bando de filhinho de papai que não teve uma boa surra de cinto ou um emprego de verdade, na maior parte filhos que seguem mal exemplo dos próprios pais ou seguem exemplo algum por simples abandono de quem devia suprir eles de uma boa educação. No final fica claro que é uma carência gigantesca de educação, pra todos os lados.

E na boa cara, falar que tem nego leva puxão de orelha por compra ou uso de drogas é no minimo inocencia sua. Pegou com mais de 3 papelotes é trafico, e nem precisa ta na sua mão, e muito menos tem CSI procurado impressões digitais pra te tirar da rabuda, se tu tiver simplesmente PERTO da droga ta enquadrado camarada. Já vi mais de um caso de nego que tava passando por perto da boca quando teve batida e foi preso como traficante porque na confusão nossa policia muito bem preparada achou que os caras tavam no meio. E outro pequeno porem, a não ser que tu more em condominio ou em bairro nobre tu não pega a sua bicicleta e vai ali na boca comprar um papelotezinho, não é supermercado, tu só sai e compra se valer o risco, ou seja, comprando muito.

E por mim se o palhaço faz uma babaquice dessa tem mais é que sofrer pra reverter a pena em multa ou então ir pra jaula mesmo. Quer dar uma de superior vai pra cadeia aprender como sentar de ladinho.
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor arghsupremo em 08 Jul 2010, 15:27

ferdineidos escreveu:Quanto a comunidade do Orkut, alguém me tira uma dúvida, se houver transação penal, o nome fica "sujo"? Por quanto tempo?

O pouco que sei me diz que racismo é crime imprescritível, ou seja, não "limpa" nunca.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Jul 2010, 15:32

Racismo é crime. E crime é coisa de p*tiro na cara*
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Cyrano em 08 Jul 2010, 15:37

ferdineidos escreveu:Frost respondeu muito bem, no meu ponto de vista.

Quanto a comunidade do Orkut, alguém me tira uma dúvida, se houver transação penal, o nome fica "sujo"? Por quanto tempo?

Oficialmente, se houver condenação e não couber mais recurso o nome fica sujo sim. E, extra-oficialmente, o nome fica sujo pra sempre se houver condenação e fica bem queimado só de haver um processo contra eles...

Editado: @Argh: Pelo fato de ser imprescritível, creio que o crime não prescreva. Ou seja, mesmo que o crime tenha sido cometido há 20 anos, o réu ainda pode ser condenado. Mas, creio eu, depois de cumprida a pena e passado o período de 2 anos o condenado pode pedir a reabilitação e, para efeitos civis, limpar a ficha.

Editado: Edit 2: Lembrando que, para efeitos de Direito Penal, a ficha fica sempre suja após a condenação. A reabilitação "teoricamente" limpa sua ficha para efeitos de prestar concursos, etc.
Editado pela última vez por Cyrano em 08 Jul 2010, 15:46, em um total de 1 vez.
Cyrano

Mensagempor arghsupremo em 08 Jul 2010, 15:46

Cyrano escreveu:Editado: @Argh: Pelo fato de ser imprescritível, creio que o crime não prescreva. Ou seja, mesmo que o crime tenha sido cometido há 20 anos, o réu ainda pode ser condenado. Mas, creio eu, depois de cumprida a pena e passado o período de 2 anos o condenado pode pedir a reabilitação e, para efeitos civis, limpar a ficha.

Na verdade, não entendi bem o "sujo" dele. Mas é isso mesmo, o crime não prescreve. Mas não sei se limpa ficha depois de julgado.

Formando em direito, expliquem-nos.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Frost em 08 Jul 2010, 16:02

O pouco que sei me diz que racismo é crime imprescritível, ou seja, não "limpa" nunca.

Oficialmente, se houver condenação e não couber mais recurso o nome fica sujo sim. E, extra-oficialmente, o nome fica sujo pra sempre se houver condenação e fica bem queimado só de haver um processo contra eles...

Calma! Há coisas sendo confundidas aqui.

Em resumo: A transação penal é um acordo, logo, há condições recíprocas. Assim, o réu cumpre uma determinação (como “não realizar algo por um determinado tempo”)e, no cumprimento dessa, não haverá acusação, não haverá processo. O nome não ficará “sujo”, pois a pessoa “nunca teria sido processada”.

Imprescritibilidade, por outro lado, significa que a pretensão punitiva do Estado não se encerrará com o decurso do tempo (na maioria dos crimes, passado um tempo, a depender da pena, ocorrerá a prescrição, não cabendo assim a condenação criminal).

Por último, racismo é um crime especial e é completamente diferente de, por exemplo, a injúria qualificada.

Essa última seria você dar uma qualificação a uma pessoa que a afete moralmente (como xingá-la de alguma coisa relativa a sua nacionalidade, etnia, etc). Já o racismo consiste você realizar um ato em decorrência de uma característica (como as já mencionadas) de uma determinada pessoa, como por exemplo, barrar a entrada dela em um estabelecimento por ela ser de uma determinada etnia.

A máfia está vindo...
Imagem

Frost

Mensagempor Frost em 08 Jul 2010, 16:05

Calma! Há coisas sendo confundidas aqui.

Em resumo: A transação penal é um acordo, logo, há condições recíprocas. Assim, o réu cumpre uma determinação (como “não realizar algo por um determinado tempo”)e, no cumprimento dessa, não haverá acusação, não haverá processo. O nome não ficará “sujo”, pois a pessoa “nunca teria sido processada”.

Imprescritibilidade, por outro lado, significa que a pretensão punitiva do Estado não se encerrará com o decurso do tempo (na maioria dos crimes, passado um tempo, a depender da pena, ocorrerá a prescrição, não cabendo assim a condenação criminal).

Por último, racismo é um crime especial e é completamente diferente de, por exemplo, a injúria qualificada.

Essa última seria você dar uma qualificação a uma pessoa que a afete moralmente (como xingá-la de alguma coisa relativa a sua nacionalidade, etnia, etc). Já o racismo consiste você realizar um ato em decorrência de uma característica (como as já mencionadas) de uma determinada pessoa, como por exemplo, barrar a entrada dela em um estabelecimento por ela ser de uma determinada etnia.

Editado:
Edit 2: Lembrando que, para efeitos de Direito Penal, a ficha fica sempre suja após a condenação. A reabilitação "teoricamente" limpa sua ficha para efeitos de prestar concursos, etc.

Isso em caso de condenação. A transação não é uma condenação, nem uma "confissão do réu".

Editado: Desculpem pelo post duplo do mesmo.
Editado pela última vez por Frost em 08 Jul 2010, 16:08, em um total de 3 vezes.

A máfia está vindo...
Imagem

Frost

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Jul 2010, 16:06

O cara que compra e usa drogas leva na primeira vez apenas um puxão de orelha do juiz, apenas um "não use drogas, se você aparecer aqui de novo vai fazer serviço comunitário" e os desdobramentos do crime dele são muito piores, ele dá dinheiro pra assassino, ladrão, traficante, ele patrocina os crimes principais...

Desculpe, mas não posso deixar de pensar que isso é um monte de estrume.

Intolerância, seja ela religiosa, social, racial ou econômica, TAMBÉM é um fator decisivo na violência urbana. Ainda mais a PROPAGAÇÃO dessa intolerância, digamos, em uma comunidade do orkut.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor ferdineidos em 08 Jul 2010, 17:10

Frost escreveu:

Essa era minha dúvida (mas valeu argh e cyrano por tentarem responder).

Eu tinha na cabeça que o nome do indivíduo ficava "sujo" (sem bons antecedentes e com ficha criminal - me expressei mal, desculpem) por 5 anos e depois expirava.

Então transação penal, nesses casos, é uma merda na prática. A única sanção que esses playbozinhos terão é pagar algumas cestas básicas. Se eles ficassem com ficha criminal pelo menos dava uma dor de cabeça (não poder prestar concurso público por exemplo)

Então, no fim das contas, o máximo que vai acontecer será o papai e a mamãe gastar uma grana com advogado e cesta básica.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Cak em 08 Jul 2010, 17:17

_Virtual_Adept_ escreveu:
O cara que compra e usa drogas leva na primeira vez apenas um puxão de orelha do juiz, apenas um "não use drogas, se você aparecer aqui de novo vai fazer serviço comunitário" e os desdobramentos do crime dele são muito piores, ele dá dinheiro pra assassino, ladrão, traficante, ele patrocina os crimes principais...

Desculpe, mas não posso deixar de pensar que isso é um monte de estrume.

Intolerância, seja ela religiosa, social, racial ou econômica, TAMBÉM é um fator decisivo na violência urbana. Ainda mais a PROPAGAÇÃO dessa intolerância, digamos, em uma comunidade do orkut.

Mais ou menos. Pelo que andei lendo e ouvindo, dizem que os skinheads, neonazistas e etc., principalmente na europa, falam mas não fazem nada. Não que eu concorde com essas doutrinas, mas por mim se a pessoa quiser ser babaca e acreditar nessas besteiras, problema é dela, desde que, obviamente, não infrinja o direito do próximo.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic