[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

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Mensagempor Aluriel de Laurants em 08 Jul 2010, 10:33

No critério de suporte também dava pra incluir o fórum da jambô, afinal ela edita essa budega.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

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Mensagempor ferdineidos em 08 Jul 2010, 11:54

Primeiro devo dizer que só li algo sobre Tormenta quando este foi lançado - no milênio passado acho eu - e achei uma bela porcaria à época.

Por isso, todo conhecimento que tiro deste mundo é daqui. Logo, acho uma excelente ideia essa lista com 10 pontos positivos e 10 pontos negativos, já que até agora, chafurdando todo o tópico, não consigo encontrar os tais 10 pontos positivos, nem ao menos encontrar 10 pontos negativos objetivos.

Assim, contribuo com minha visão de alguém que desconhece completamente a ambientação:


Corvo da Tempestade escreveu:
1 - aliança goblinóide
2 - a tormenta (versão) Default pré, monstros kamen riders vermelhos com 25 metros de pênis a mais que os monstros de outros cenários.

3 - Suporte constante ao público brasileiro. (conenhamos: Mesmo que a DS não seja esclusiva de Tormenta, a "gazeta do Reinado" dá um suporte mensal ao cenário)


Aqui, devo dizer que não entendi o número 2.
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Mensagempor Skar em 08 Jul 2010, 11:57

4- A idéia de deuses universais. Não tem aquele problema de ver diversos panteões para cada raça.
5-Mestre Arsenal, antes de se tornar um cara que queria reviver o gundam dele.
6-A questão da fé dos mortais mudar o status divino dos deuses.
7-Diversos reinos temáticos tem ótimas idéias, entretanto não interagem entre si.
8-Facilidade de se encontrar material - Caramba em tudo quanto é canto você acha algo do cenário.
9-Liberdade pro mestre criar qualquer tipo de aventura.
10- Agora como modulo básico não precisa de nenhum outro livro de regras. Você pega e sai jogando.

O problema é que diversos pontos positivos também são pontos negativos, seja pelo caminho que eles vieram a tomar na construção do cenário ou por que simplesmente foram colocados em excesso.

Editado: Quando a tormenta não se sabia o que era e era simplesmente uma tempestade que destruia tudo por onde passava. A explicação agradou alguns mas retirou o mistério que aquilo causava entende.
Editado pela última vez por Skar em 08 Jul 2010, 12:00, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Sr. Pichu em 08 Jul 2010, 11:59

a Tormenta antiga era uma tempestade rubra que destruía as coisas, e não tinha Kamen Riders

e sim... era bem parecida com a Tempestade Umbral
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Mensagempor Elven Paladin em 08 Jul 2010, 12:40

1 - aliança goblinóide
2 - a tormenta (versão) Default pré, monstros kamen riders vermelhos com 25 metros de pênis a mais que os monstros de outros cenários.
3 - Suporte constante ao público brasileiro. (conenhamos: Mesmo que a DS não seja esclusiva de Tormenta, a "gazeta do Reinado" dá um suporte mensal ao cenário)
4- A idéia de deuses universais. Não tem aquele problema de ver diversos panteões para cada raça.
5-Mestre Arsenal, antes de se tornar um cara que queria reviver o gundam dele.
6-A questão da fé dos mortais mudar o status divino dos deuses.
7-Diversos reinos temáticos tem ótimas idéias, entretanto não interagem entre si.
8-Facilidade de se encontrar material - Caramba em tudo quanto é canto você acha algo do cenário.
9-Liberdade pro mestre criar qualquer tipo de aventura.
10- Agora como modulo básico não precisa de nenhum outro livro de regras. Você pega e sai jogando.


Sinceramente, desde quando algumas características do cenário agora são qualidades ou defeitos? Falo especificamente de 1, 4, 6, que são apenas elementos do cenários e decisões de design, que por si só são neutros ( sério, desde quando ter um panteão universal é melhor ou pior do que diversos panteões para seres que se desenvolveram de forma diferenciada? ).

E a 9, sorry, isso se aplica a qualquer RPG, tanto que existe a velha piada de que os Ninjas da Wizards ( ou os Assamitas da White Wolf ) não vão te prender se você ignorar a Last War em Eberron ( ou a Semana dos Pesadelos em Vampiro/Mago ).
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Mensagempor Iuri em 08 Jul 2010, 12:48

Acho que as caracteristicas do cenário como a 1 e a 6, mencionadas pelo Skar, podem ser considerados pontos positivos, enquanto servirem para gerar ganchos de aventuras. A 4 porém, não vai influenciar em nada mesmo...
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Mensagempor Aluriel de Laurants em 08 Jul 2010, 12:56

5-Mestre Arsenal, antes de se tornar um cara que queria reviver o gundam dele.
6-A questão da fé dos mortais mudar o status divino dos deuses.
8-Facilidade de se encontrar material - Caramba em tudo quanto é canto você acha algo do cenário.
9-Liberdade pro mestre criar qualquer tipo de aventura.
10- Agora como modulo básico não precisa de nenhum outro livro de regras. Você pega e sai jogando.

Esses até considero, mas sério reinos temáticos não são legais, assim como deuses universais, é bom ter pelo menos aspectos variados, nomes diferentes ao se referir a eles.

Negativos

1 - Reinos temáticos
2 - Regras desequilibradas
3 - Ser Pretencioso. As tentativas de torná-lo épico e monumental acabaram tirando a coerencia do cenário.
4 - Terem se esquecido da aliança goblinóide. (Eles ficaram viciados em wow e desistiram da guerra?)
5 - O que a tormenta se tornou.
6 - Moreânea - the furryland
7 - reino orientalóide profundamente artificial.
8 - Tentarem colocar pistoleiros em um cenário capa e espada, falhando miseravelmente no processo.
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Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Jul 2010, 12:58

Só eu acho meio bobo ficar enunciando qualidades e defeitos à lá Dragon Slayer, só para se equiparar a eles?

Existem formas de crítica mais positivas. Como... reviews de verdade (de preferência que não envolvam notas. E, se envolverem, que seja por tópicos, e não uma "nota geral").
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Mensagempor AKImeru em 08 Jul 2010, 14:18

Skar escreveu:4- A idéia de deuses universais. Não tem aquele problema de ver diversos panteões para cada raça.

Por que isso é uma ideia boa, exatamente?
5-Mestre Arsenal, antes de se tornar um cara que queria reviver o gundam dele.

Mestre Arsenal foi interessante até eles decidirem explicar o passado dele onde ele se transformou em um alienigena que fala EM CAPS com o Deus dele. É apenas ruim. Leia qualquer ficção com ele é triste. Triste. Me lembro até hoje quando ele ajudava o grupo naquela aventura do Lorde Enxame.
6-A questão da fé dos mortais mudar o status divino dos deuses.

Eu não consigo ver nada de positivo nos milhões de Deuses de Tormenta que interagem diretamente com mortais em Tormenta. Quero dizer aventureiros exploram dominios de seus próprios deuses "for the lulz". Me lembro de um clérigo de Khalmyr que trabalhava para aquele jornal que saia na revista Tormenta fazendo mapas do dominio de Khalmyr.
7-Diversos reinos temáticos tem ótimas idéias, entretanto não interagem entre si.

Na realidade uma conclusão que chegamos é que todos os reinos são terrivelmente escritos, não interagem sobre si e são mal pensados. Por exemplo: "REINO DAS ARMAS: Todo mundo tem armas. Muitos são ferreiros. E é isso ai. Reino dos ateus. Eles são ateus. E é isso ai. Reino dos Nazistas. Eles são nazistas. E é isso ai". Isso não é cultura, é apenas preguiça de desenvolver reinos, identidades, qualidade.
8-Facilidade de se encontrar material - Caramba em tudo quanto é canto você acha algo do cenário.

A fanbase de Tormenta é insana então você tem as mesmas chances de esbarrar em uma discussão sobre a sexualidade do Paladino quanto uma ideia de aventura inteligente. Claro que eu estou exagerando aqui é de longe a única coisa da sua lista que eu pessoalmente colocaria em uma lista de coisas positivas de tormenta.
9-Liberdade pro mestre criar qualquer tipo de aventura.

Exceto aventuras políticas. Ou explorar Tormenta (As regras disso são TÃO QUEBRADAS que apenas Magos com combos quebrados e insanos poderiam fazer isso), ou horror. Ou qualquer outra coisa além de pancadaria porque novamente, os reinos (e por conseqüência, culturas) tem a profundidade de uma mão fechada.
10- Agora como modulo básico não precisa de nenhum outro livro de regras. Você pega e sai jogando.

Isso é algo bom mas quase todos os rpgs lá foram tem isso. E tem uma qualidade em comprar um cenário para um sistema já pronto e conhecido também.



[editado]Quando a tormenta não se sabia o que era e era simplesmente uma tempestade que destruia tudo por onde passava. A explicação agradou alguns mas retirou o mistério que aquilo causava entende.[/editado

Não se esqueça que a explicação é a coisa mais retardada já escrita pelo homem, rivalizando com a rolagem do comprimento anal de Fatal ou dos Demonios de Seres do Inferno. Iefeu é a raça mais estúpida que eu já vi publicada em um rpg e eu li sobre os demonios de fatal com seus penis de 1,20 m. E estou disposto a quotar seções de livros e explicar meus pontos se desejarem. Não é difícil concordar comigo nesse ponto, confie em mim nisso.

Só eu acho meio bobo ficar enunciando qualidades e defeitos à lá Dragon Slayer, só para se equiparar a eles?


Eu propus nós fazermos outra coisa: Mostrar o que o Brasil tem de bom no RPG e não perder tempo em tormenta. Mas como esse forúm acha que eles podem mudar o mundo chegando para um egocentrico como o Cassaro e falar "TÁ TUDO ERRADO" eles vão me ignorar e fazer uma lista que não irá fazer NADA. Eu devo abrir um tópico com a ideia alternativa, te vejo lá.

Oh e eu irei pessoalmente socar o próximo que falar que Aliança Goblionoide é uma ideia legal e interessante quando nós temos um dos jogos mais populares de todos os tempos fazendo isso de maneira melhor e mais interessante E QUE TEVE SEU CENÁRIO DE RPG PÚBLICADO NO BRASIL e que é MAIS BARATO DO QUE TORMENTA. :frenzied:
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Mensagempor Youkai X em 08 Jul 2010, 14:46

Oda, FAÇA o tópico sobre os cenários de RPG melhores que Tormenta. Mostre a todos como nào vale a pena buscar nada de bom em Tormenta. Que esse cenário não tem salvação para aqueles que buscam qualidade.
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Mensagempor Fëanor em 08 Jul 2010, 15:05

Vamos por partes:
1 - aliança goblinóide
2 - a tormenta (versão) Default pré, monstros kamen riders vermelhos com 25 metros de pênis a mais que os monstros de outros cenários.

Particularidades do cenário, isso é gosto puramente pessoal.
3 - Suporte constante ao público brasileiro. (conenhamos: Mesmo que a DS não seja esclusiva de Tormenta, a "gazeta do Reinado" dá um suporte mensal ao cenário)

Não que as outras empresas não o façam, mas tudo bom.
4- A idéia de deuses universais. Não tem aquele problema de ver diversos panteões para cada raça.

Faz muito mais sentido ter panteões por raça, se isso importa.
5-Mestre Arsenal, antes de se tornar um cara que queria reviver o gundam dele.

ANTES.
6-A questão da fé dos mortais mudar o status divino dos deuses.

Isso não vem desde Forgotten Realms? Ou algum suporte de D&D que eu lembro que dizia que o poder de um deus dependia do numero de seguidores.
7-Diversos reinos temáticos tem ótimas idéias, entretanto não interagem entre si.

E diversos tem temática bastante estúpida, reino do chocolate, sério?
E mesmo aqueles com boa temática, a quantidade de informações que é descrita é medíocre.
8-Facilidade de se encontrar material - Caramba em tudo quanto é canto você acha algo do cenário.

Ok, mas hoje em dia com google, é facil encontral material.
9-Liberdade pro mestre criar qualquer tipo de aventura.

TODOS os cenários tem isso.
10- Agora como modulo básico não precisa de nenhum outro livro de regras. Você pega e sai jogando.

Não entendi. Desde quando eu preciso de regras pra jogar um cenário. Se eu quiser jogar D&D 4e no Forgotten Realms 3.0 eu posso.
Oda, FAÇA o tópico sobre os cenários de RPG melhores que Tormenta. Mostre a todos como nào vale a pena buscar nada de bom em Tormenta. Que esse cenário não tem salvação para aqueles que buscam qualidade.

Faz assim: vai na loja que vende material de RPG e compara o livro de Tormenta com o de qualquer um da Wizards. Qualquer. Até o Forgotten Realms que todo mundo daqui odeia (ok, não todo mundo, mas uma boa parte).

É uma diferença grande de qualidade, eu lembro que alguem no meu MSN chegou um dia e me perguntou se eu gostava/jogava Tormenta. Eu disse que não e preferia FR. Ele me perguntou porque, eu disse que FR era muito mais trabalhado, detalhado. Bom, o cara não acreditou. Uma semana depois ele veio me dizer "Nossa cara, você tava certo!" lol
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Mensagempor Youkai X em 08 Jul 2010, 15:11

Fëanor, mas o Oda tá falando de cenários criados por BRASILEIROS. E isso inclui Mítica, Crônicas da Sétima Lua e Vikings. É só ver esses três cenários e constar que eles são muito mais coesos e interessantes que Tormenta. E ainda tem online E gratuito o Tagmar. E ainda tem o cenário do RPG Quest. Tormenta só tem mais hype e divulgação, só isso. Pq de resto...

Sério, nenhuma dessas 10 caracteristicas podem ser realmente qualidades.
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Mensagempor Corvo da Tempestade em 08 Jul 2010, 15:57

3 - Suporte constante ao público brasileiro. (conenhamos: Mesmo que a DS não seja esclusiva de Tormenta, a "gazeta do Reinado" dá um suporte mensal ao cenário)

Não que as outras empresas não o façam, mas tudo bom.


Mas em questão de Brasil, Tormenta tem mais suporte...

Oda, é relevante ao tópico: o que Mítica, por exemplo tem de "melhor" que Tormenta?
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Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Jul 2010, 16:00

O cenário do RPGQuest é Arcádia, que é, em resumo, "LOL, todos os cenários cabem aqui dentro".


E Oda: a minha sugestão foi baseada na ideia de querer avaliar Tormenta, e não de querer competir. Avaliar Tormenta usando o mesmo modelo que a Dragon Slayer usou com D&D 4E é simplesmente tendecioso.
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Mensagempor Youkai X em 08 Jul 2010, 16:23

Virtual, foi idéia do Madruga e depois Aluriel e Skar que ficaram fazendo a tal lista. O Oda pdiscordou dessa abordagem e prefere mostrar que outros cenários nacionais são melhores. Se falei do RPG Quest aí fui eu, mas se realmente ele é um mundo assim, então já perdeu muitos pontos comigo.
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