O que fazer qnd um player interfere na interpretação de outr

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Haiyate em 06 Nov 2007, 20:23

eu acho muito comédia disputa entre players eu mesmo quando jogava 3D&T ( sim eu ja passei por isso... ) eu possuia um rival em game mas fora dele o cara é o meu melhor amigo ( melhor amigo mesmo .. só que agora ele ta morando um pouco longe ._.)

era mo divertido ele sempre queria me superar no combate e sempre dizia coisas do tipo " voce não pode morrer para ninguem pois o unico que o fara sera eu!"
Haiyate

Mensagempor Elven Paladin em 06 Nov 2007, 21:02

A questão é simples: Quando um começar a brigar com o outro, coloque um BBEG no meio da luta, mate ambos os personagens e ressuscite-os como Monges Meio-Elfos. Se isso não bastar, deixe os dois jogadores problemáticos lado a lado e deixe-os resolver seus problemas no tapa. Se eles não quiserem isso, você mesmo bata com o canto do livro no queixo de cada um deles e comece a briga. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Letthull em 06 Nov 2007, 22:30

Pegue o exemplo: Minsc e Edwin, da série Baldur's Gate.

Minsc, o humano/ranger/caótico bom, ignóbil, que acredita ter um Hamster espacial como companheiro animal, defende uma maga com a própria vida (que eu esqueci o nome agora, joguei pouco BG1). Edwin, humano/mago vermelho de Thai, mau ordeiro, mata a maga protegida do Minsc.
Por motivos de força maior, a grande quest, Minsc não mata o Edwin.

No segundo jogo, se você tiver ambos no grupo, as discussões podem se acirrar a tal ponto, que Minsc diz: "Enough, wizard. It's time to you pay for *maga protegida dele* death! Be ready!". Edwin responde: "So it be". E ambos saem da party, todos os comandos congelam (ou seja, você não pode interferir), e, no meu caso, o Minsc explodiu o Edwin...

Agora, vejamos, o Ranger ouviu desaforos até o segundo jogo, aguentando tudo que o desgraçado falava, por você e sua quest, até explodir o desgraçado. Nesse caso, é um jogo de computador, onde o principal é VOCÊ, e eles são "npcs" controláveis até certo ponto. MAS, pense neles como jogadores, pois também estão em um grupo.

ESSE sim é um GRANDE motivo pra dois personagens se matarem. Divergência de alinhamentos (esse sozinho não é desculpa), e o mais importante, motivo de MORTE. Em um mundo medieval, onde sua mulher/protegido é morta(o) por alguém malígno (ou não, mas você não sabe o motivo do assassinato), é sim um belo motivo pra dois personagens se enfrentarem para a morte.

Esse caso que você citou, é o típico caso de anti-jogo máximo. O jogador é esquentado? Nem deveria estar jogando. RPG = jogo. Não tem espírito de jogo, não sabe perder, não sabe levar desaforo pra casa? Então tchau. Comigo é assim. Não suporto jogador mimado, mau resolvido ou que tenha complexo de inferioridade, onde desconte suas debilidades da vida real em mesa de jogo, usando o poder irreal do personagem, pra usar de anti-jogo, ex: matar todos que estão no "seu caminho".

Só escolho jogadores, tanto pra ser parceiro, quanto pra ser mestre, que saibam respeitar uns aos outros, que saibam o limite entre interpretação e provocações off-play, e que, PRINCIPALMENTE, saibam perder! É, perder. Eu SEMPRE, SEMPRE coloco a maioria dos personagens da minha aventura, em cituações onde ele NÃO VÃO vencer. Se eles não sabem encarar esse fato, se não sabem interpretar o personagem refletindo sobre sua fraqueza, tomando decisões de vingança, de superação, eu não ponho em jogo, mas NEM pagando.
Odeio jogador que acha que todo personagem dele tem fleuma.

Minha opinião, jogador do anão = UM GRANDE DE UM BABACA!!!
Não sabe jogar, TCHAU! Não sabe interpretar, e tem que fazer alter-egos pra fazer o que não tem coragem na vida real... "Tá vendo aquela porta maior com chave phillps? Então, gira a maçaneta, abre ela, fica alí fora, e fecha... obrigado".
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Mensagempor Cebolituz em 07 Nov 2007, 07:57

O bom diálogo entre mestre e os jogadores geralmente promove resultados surpreendentes.

Um diz o que um quer, outro diz o que o outro quer, tentem chegar a um meio-termo e ambos voltam para a mesa. Pelo menos, era o que eu tentaria fazer.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Styker em 07 Nov 2007, 10:48

Foi o que eu fiz inicialmente, mas pelo que se viu acabou não dando certo. Não sei dizer realmente se a culpa é do anão, já que o halfing poderia ter "respeitado" o espaço dele. Algo que disseram nesse tópico e que concordo é que esse problema se deve a banalização da morte no RPG.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Fëanor em 07 Nov 2007, 11:11

Acredite, depois que eu executei a regra "quem morrer paga a janta", ninguém mais foi suicida.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Nov 2007, 11:26

Acredite, depois que eu executei a regra "quem morrer paga a janta", ninguém mais foi suicida.

Quando eu jogava, idem. Mas troque janta por lanche. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Parappa em 07 Nov 2007, 12:35

Isso acontecia com uma pequena frequência quando a média de idade dos grupos de jogo de que eu participei era de 12-15 anos.

A única vez em que eu me embrenhei numa perrenga física com outro personagem foi quando meu paladino, forçado a agir lado a lado com uma maga maligna, criticava ela por causa do comportamento. Não me lembro se eu exagerei, mas lembro que ela atacou meu paladino pelas costas, e meu paladino reagiu com um crítico da vingadora sagrada dele, só não a matando em razão da ajuda do mestre. Aí começou um bate boca que confundia personagens com jogadores, no fim cada personagem da mesa tomou as dores de uma parte. Quando o grupo estava prestes a se moer na porrada e o mestre estava com aquele olhar resignado, eu fiz a coisa mais difícil, ainda que certa: pedi desculpas.

É incrível o poder de um pedido de desculpas. Discursei e pedi desculpas primeiramente como Paladino e depois como jogador. A maga, interpretada por uma menina de 16 anos à época, aceitou minhas desculpas e também se escusou. Era uma menina que eu nem conhecia, mas no restante da sessão eu e ela, na condição de jogadores, fizemos uma certa amizade, ainda que os personagens continuassem rivais.

Eu tinha 15 anos na época. E achei o caso bastante semelhante ao apresentado pelo Styker no início do tópico.

Então, na minha opinião, ambos os jogadores estão errados. Esse negócio de colocar a interpretação acima da diversão é o erro mais comum, sobretudo em grupos de pessoas mais jovens. Diz o ditado, quando um não quer, dois não brigam, então basta qualquer um dos dois decidir e por fim à situação. Ser mestre não é só ser um contador de histórias, tem que ser um pouco mediador também. Desperte o árbitro em você, Styker, e ponha os dois pra conversar de novo, e deixe claro que eles estão estragando a diversão deles mesmos e dos outros jogadores. Se não der certo, bem, aí vc ve o que faz, mas eu expulsaria um ou ambos...

Esse tipo de conflito vai escasseando conforme a idade do grupo aumenta. Adultos têm um limitadíssimo tempo para jogar, com certeza não vão perder esse tempo fazendo qualquer outra coisa que não se divertindo com o jogo.
Parappa

Mensagempor Cebolituz em 07 Nov 2007, 12:55

O senhor Parappa The Rapper falou muito bem.

O jogador de anão, logicamente, não está se divertindo. Explique que essa postura de ambos prejudica a diversão um do outro. Não há a necessidade dessa "rivalidade" se isso não trás diversão ao jogador de anão.

Existem pessoas que não ligam pra isso e existem pessoas que ligam. Não adianta condenar o jogador de anão por "não agüentar as brincadeiras" se ele está se incomodando o outro deve parar. Interpretação assim, só quando ambos se sentem bem em fazê-la.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Styker em 07 Nov 2007, 13:12

De criança eles num tem nada... um tem 24 anos e o outro vai fazer 19. Como eu disse, eu jah conversei com ambos... e de todo jeito o Halfling deicidiu sair do grupo... logo fiquei sem opções, mas a idéia mesmo da discussão era conhecer as resoluções do pessoal para caso isso ocorra novamente eu possa arbitrar melhor, só que pelo que eu vi a opinião geral é fazer exatamente o que eu já fiz...
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Corvo da Tempestade em 07 Nov 2007, 13:21

Correndo o risco de falar uma besteira e de ser preconceituoso:

Conheço "crianças" de 5 a 25 anos
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Styker em 07 Nov 2007, 13:37

hahahahahahahahahaahaha Concordo com vc.
Imagem
Styker

Mensagempor Letthull em 07 Nov 2007, 15:35

Pra ser mestre, você tem que ser True Netral com os jogadores.

Se o jogador do Haflling espezinhava o Anão, por causa do JOGADOR, aí ele tava errado.
Se ele o fazia, pelo personagem, aí ele tava certo. Como eu disse, interpretar do jeito que você age na vida real, é anti-jogo.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Mensagempor Styker em 08 Nov 2007, 11:33

Ric.freitas escreveu:
O problema foi o jogador do anão extrapolar e levar a discussão para o OFF, neste caso o mestre deve intervir e perguntar ao jofgadores o que eles realmente querem.

Só uma correção, conversando hoje com o anão ele me disse que as ameaças eram apenas em ON mesmo.
Imagem
Styker

Mensagempor psicopata em 08 Nov 2007, 11:58

bem, eu sou a criança de 23 anos que joga com o anão dessa confusão ai, só pra corrigir o que stiker disse, eu não ameacei o hallfling em off nenhuma vez(pelo contrario, em off é que eu estava prometendo não matar o personagem do bicho pra não acabar com a diversão do bicho e etc.)
esse problema está acontecendo, porque eu estou levando muito a sério a interpretação do meu personagem e estou interpretando de maneira um pouco errada, apesar de não gostar de ficar recebendo ameaças de morte em on o tempo todo, ele me ameaça a uma porrada de tempo e uma hora meu personagem vai querer matar o personagem do bicho sim, não foi algo da noite pro dia já vem acontecendo a algum tempo nos jogos.
bem era só isso que eu queria dizer para tentar me defender um pouco, mesmo que não tenha ajudado muito nesse ponto.
psicopata

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários