[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor AKImeru em 21 Jul 2010, 21:52

Deicide escreveu:Saiu uma resenha no Ambrosia:

http://www.ambrosia.com.br/2010/07/21/t ... a-parte-1/

Se Tormenta RPG e sua sólida base de fãs irá consolidar-se como a opção brasileira para aqueles que não gostaram dos caminhos tomados pela quarta edição de D&D

Eu duvido muito que as regras valham o Tormenta RPG. Elas sequer tiveram playtest.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Youkai X em 21 Jul 2010, 21:59

Aluriel, o livro de Tormenta RPG é mais um livro de regras que visa bastar por três livros básicos de D&D (nào importa com qual edição compare) do que realmente detalhar a fundo o cenário. Mas realmente podiam ter explicado um pouco como foram as mudanças no cenário em si, não?

Aliás, vou citar uma das partes verdadeiramente FAIL da resenha e falta de noção de quem escreveu.

"Guerreiro

O Guerreiro não mudou absolutamente em nada, e nem precisava, já que sempre é amado pelos combistas que adoram criar estratégias com sua imensa gama de talentos.
"
Youkai X

Mensagempor crudebuster em 21 Jul 2010, 22:04

Um argumento que ouvi na palestra, que de certa forma justifica essa vontade deles de permanecer Tormenta como uma zona, é que eles não querem que os leitores tenham de comprar tudo outra vez cada vez que haja alguma mudança no sistema ou cenário.

Estranho vindo de pessoas que estão lançando coisas novas o tempo todo, mas compreensível já que não temos uma rotatividade nem volume de produção RPGística nacional comparável à estadunidense, que prontamente descarta o velho e abraça as atualizações sem problemas.

Aluriel de Laurants escreveu:Essa resenha foi um bocado FAIL.

Eles praticamente se esqueceram de falar do cenário em si.

Vou pacientemente esperar pelas resenhas aqui da Spell. O resto é o resto. Resenhas de fanboys ignoram coisas óbvias normalmente, vide o Ih...phone4, pela novidade.

Os spoilers abaixo são offtopic, leia por sua conta e risco.
SPOILER: EXIBIR
_Virtual_Adept_ escreveu:
Diminui sim, já que você partiu de uma premissa que não existia, supondo e concluindo a partir de premissas que não escrevi.

Você escreveu um ad populum claro. Sinto muito se não era sua intenção, mas foi o que acabou saindo.

Xi, tá difícil... Vou ter de repetir que não disse que uma coisa era melhor que a outra, e você se dispôs a "ligar os pontos" que não existiam e se apressar na análise da falácia?

O fato: Sabemos que Tormenta vende mais que Mítica.

Preste atenção na seguinte afirmação: "Tormenta vende mais que Mítica, então é melhor."

Compare com a questão: "Porque será que Tormenta vende mais que Mítica, se não é melhor?"

Se eu estivesse defendendo Tormenta, reafirmaria o que o dado diz e pronto. Mas não o fiz, questionei. E fui respondido pelo Oda.

Você preferiu optar por descrever uma falácia transformando minha questão em afirmação, como se isso desmentisse o fato em uma só tacada.

Porque você se apressou, e ele não, inclusive descrevendo muito bem os motivos por detrás deste fato verificável?

É só a vontade sincera de me mandar calar a boca mesmo ou tem algo mais que não captei?

Seja sincero, cara, você ganha mais. Apontar falácias não parece ser o seu forte. Tente novamente com mais estilo.

Dragão de Bronze escreveu:Isso me soa algo como "eu sei que estou colocando escaravelhos carnívoros na minha cueca, mas é por uma causa nobre, deixar aquelas crianças com nojo". Na boa, cara, vai na do Ruben e corta essa.

Escaravelhos na minha cueca causando nojo em crianças?!

Eles só comem carne morta, putrefata ou excrementos de animais, você viu a Múmia e acreditou em Hollywood.

Foi mal, mas não vou MESMO na vossa onda, ambos são amadores precisando de treinamento.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor AKImeru em 21 Jul 2010, 22:42

(para contexto, eu só jogo de guerreiros em todos os jogos que eu posso)

"Guerreiro

O Guerreiro não mudou absolutamente em nada, e nem precisava, já que sempre é amado pelos combistas que adoram criar estratégias com sua imensa gama de talentos.
"

nem precisava

NEM PRECISAVA

NEM PRECISAVA

TODO O O MEU ÓDIO
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Jul 2010, 22:50

Meninas, texto dentro de spoiler ainda está sujeito a regras, fikdik.

Em tempo, o Monge do TRPG é lindo. No nível 20 ele passa automaticamente em qualquer teste de resistência, com o autoperfeição...

Pra que playtest?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor crudebuster em 22 Jul 2010, 03:33

Lumine Miyavi escreveu:Meninas, texto dentro de spoiler ainda está sujeito a regras, fikdik.

Em tempo, o Monge do TRPG é lindo. No nível 20 ele passa automaticamente em qualquer teste de resistência, com o autoperfeição...

Pra que playtest?

Apontar argumentos falhos torna a discussão cansativa de se ler, por isso optei pelo spoiler, não foi porque quero driblar ninguém, viu?

Fica a dica pra você, Lu, eu não tenho medo de moderação e nem me sinto ameaçado por ela, muito pelo contrário!

Ei, quer dizer que com Perfect Self, passa-se em testes de resistência automaticamente? Isso me lembra Neverwinter Nights... Mas lá era só quanto a controle da mente, tanto que dá pra invadir o acampamento de Illithids na expansão Hordes of Underdark sem o menor pudor, sacudir a bagaça e fazer o Overmind deles pedir penico sem dó nem piedade, enquanto outros tem de pendurar mil patuás e colocar sacos de pano de chão mágicos na cabeça pra conseguir o mesmo pra enfrentar os sobrinhos levados de Chtulhu.

Eu gosto mesmo é de poder chutar e socar todo mundo, derrubando até dragão zumbi só com as Luvas do Punho Barulhento +10, 2d6 dano Sônico... Outra coisa legal é o Improved Whirlwind Attack, até hackeei o personagem só pra poder usar.

Você viu quando o Saladino disse que playtest por mais extensivo que seja acaba apontando falhas apenas no seu próprio grupo? Eles aparentemente estão só cortando gastos testando direto nas fuças do consumidor, hehehe!

Tormenta é o RPG do Romário, com certeza. Treinar pra quê, se já tem o leitor pra playtestar?
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Jul 2010, 04:11

Corvo da Tempestade escreveu:

Editado: O Matheus Borges Ziderich apagou a mensagem? bem...pra qualquer dúvida a mensagem dele esta em meus quotes

Apaguei porque achei que tinha dado uma viajada na maionese e depois vi que não, mas aí bateu a preguiça e eu desisti. Só queria saber como você resgatou minha mensagem horas depois de eu ter deletado ela :hum:

Sobre a questão feitos/talentos: Permaneceu o termo pra manter a coerência com os livros 3.5 lançados no Brasil. Imagino eu que essa decisão tenha sido do Cassaro, que segundo eles foi a pessoa que mais insistiu em manter a compatibilidade entre a nova linha e a antiga.

Sobre a questão do post apagado: O post do Oda tá lá e não foi apagado. Imagino que o Corvo tenha infrigido alguma regra do fórum.

E sobre a questão do playtest, deixem eu dar a minha opinião: O Saladino foi playtester da 3ª edição, que teve uma edição 3.5 em apenas três anos, para corrigir uma pá de falhas que o sistema tinha na época. Eu pessoalmente acho playtest válido somente pra colher a opinião do público. Qualquer um pode projetar um sistema bom com algum conhecimento matemático e um pouco de bom-senso.
Dito isso, paremos pra pensar: O sistema d20 tem dez anos de idade, uma fanbase enorme ao redor do mundo e que troca informações mais rápido que na década de 90, graças a internet. O sistema já foi remodelado uma centena de vezes, as mais dignas de nota em Star Wars Saga, Pathfinder e Mutantes e Malfeitores. Os autores tem formas muito melhores de colher a opinião do público, como a DS. A publicação de um preview das classes lá levou a algumas mudanças, como nas linhagens de Feiticeiro e habilidades de Ranger, por causa do feedback recebido. Essa situação parece pedir por um playteste por qualquer motivo?
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Deicide em 22 Jul 2010, 08:14

Playtest é importantíssimo quando você faz uma variação de sistema. Não importa que d20 já tenha 1000 variações; todas têm falhas, e pegar aspectos de diferentes sistemas pode criar um monstro.

Acho que no mercado brasileiro não dá de fazer playtest como no americano, em que você tem centenas de grupos jogando um jogo que ainda nem foi lançado. Ainda assim, testar no próprio grupo, sob condições diversas, pode gerar algum feedback sobre problemas no sistema.

Será que eles testaram as classes todas em níveis diferentes de poder para ver se elas se equilibram? Assim que eu li a resenha, pensei: guerreiro não dá múltiplos ataques por turno em níveis altos? Mas e as magias, foram nerfadas? A resenha não chegou a falar das magias, mas pela descrição, me pareceu que os conjuradores ficaram muito melhores, enquanto os combatentes ficaram piores.

Claro, eu tenho que ler o livro de verdade para ver, analisar e ter alguma conclusão se as mudanças no sistema ficaram boas. Estou muito interessado nisso, pois adoro variantes de d20...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Corvo da Tempestade em 22 Jul 2010, 10:13

Só queria saber como você resgatou minha mensagem horas depois de eu ter deletado ela :hum:

Quando eu entro no forum eu vejo a parte "Ver tópicos ativos", como lá tinha sua mensagem eu respondi (talvez pelo fato de ser a última mensagem postada...mas é só uma hipótese)

Sobre a questão feitos/talentos: Permaneceu o termo pra manter a coerência com os livros 3.5 lançados no Brasil. Imagino eu que essa decisão tenha sido do Cassaro, que segundo eles foi a pessoa que mais insistiu em manter a compatibilidade entre a nova linha e a antiga.

Ok, é um resposta aceitável...mas então porque ataques de oportunidade foi considerado regra opcional? uma simples mudança de nome não inviabiliza um suplemento, ja o "rebaixamento" da regra inviabiliza muitos talentos e a perícia concentração, de deve ter mudado. (e também algumas táticas já consagradas) :aham:

Imagino que o Corvo tenha infrigido alguma regra do fórum.

Qual regra? sabe...aquela coisa de "eu não sei porque estou batendo, mas você sabe porque está apanhando" nunca funcionou :doido: como eu posso evitar de cometer o mesmo erro SE EU NEM SEI ONDE ERREI :furioso:

Sobre a Resenha da Ambrósia...me deu a impressão que o Trpg é um livro básico e não um de cenário. Esperarei a 2ª parte.

Sobre o playteste: Algumas coisas na teoria são ótimas mas quando colocadas em prática não funcionam. Pra evitar isso e que tem o Playteste.

Não é uma crítica: Mas o Trpg me pareceu um compendiun do Pathfinder e do Star Wars rpg.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Kear em 22 Jul 2010, 10:27

Matheus Borges Ziderich escreveu:E sobre a questão do playtest, deixem eu dar a minha opinião: O Saladino foi playtester da 3ª edição, que teve uma edição 3.5 em apenas três anos, para corrigir uma pá de falhas que o sistema tinha na época. Eu pessoalmente acho playtest válido somente pra colher a opinião do público. Qualquer um pode projetar um sistema bom com algum conhecimento matemático e um pouco de bom-senso.

O que aconteceu do 3D&T Turbinado pro 3D&T Alpha mostra claramente que matemática e bom-senso são coisas que eles não tem.
Kear

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Jul 2010, 10:34

Olá, Matheus, :haha:

Matheus Borges Ziderich escreveu:Apaguei porque achei que tinha dado uma viajada na maionese e depois vi que não, mas aí bateu a preguiça e eu desisti. Só queria saber como você resgatou minha mensagem horas depois de eu ter deletado ela :hum:

Retrocompatibilidade é uma palavra legal, infelizmente ainda exige uma trabalho de adaptação pra mudar qualquer ranger, feiticeiro e afins. Apesar da mudança superficial, o sistema de magias ainda ficou o mesmo. ._.

Uso como exemplo recente a recém-lançada terceira edição de M&M: parece a mesma coisa, mas muita coisa mudou; ainda existe uma compatibilidade? Claro, em fluff, mas não crunch sem uma alterada por parte do grupo.

Tormenta dá mais trabalho que M&M nesse aspecto. Lembra mais material de 3d&t antigo, que ainda era "compatível" com o 3d&t novo.

É compatível o quanto você quiser trabalhar em cima, mas...

Matheus Borges Ziderich escreveu:Sobre a questão do post apagado: O post do Oda tá lá e não foi apagado. Imagino que o Corvo tenha infrigido alguma regra do fórum.

Cara, o Oda não infringiu nenhuma regra, e o Corvo sim?! Em que mundo estamos?! :hum:

Matheus Borges Ziderich escreveu:E sobre a questão do playtest, deixem eu dar a minha opinião: O Saladino foi playtester da 3ª edição, que teve uma edição 3.5 em apenas três anos, para corrigir uma pá de falhas que o sistema tinha na época. Eu pessoalmente acho playtest válido somente pra colher a opinião do público. Qualquer um pode projetar um sistema bom com algum conhecimento matemático e um pouco de bom-senso.

Mas aí entra um outro argumento; se com playtest, o 3.5 ainda tem coisas ridiculamente quebradas...

Matheus Borges Ziderich escreveu:Dito isso, paremos pra pensar: O sistema d20 tem dez anos de idade, uma fanbase enorme ao redor do mundo e que troca informações mais rápido que na década de 90, graças a internet. O sistema já foi remodelado uma centena de vezes, as mais dignas de nota em Star Wars Saga, Pathfinder e Mutantes e Malfeitores. Os autores tem formas muito melhores de colher a opinião do público, como a DS. A publicação de um preview das classes lá levou a algumas mudanças, como nas linhagens de Feiticeiro e habilidades de Ranger, por causa do feedback recebido. Essa situação parece pedir por um playteste por qualquer motivo?

Infelizmente, sim. Muita coisa foi alterada, faltando saber a interação entre essas variáveis e as coisas que permaneceram como antes.

Púrpurina,
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor ferdineidos em 22 Jul 2010, 15:00

Achei a crítica do Ambrosia bem meia-boca. Tive a nítida impressão de ser um fan-boy escrevendo.

E cara, essa censura do site da Jambô foi bem escrotinha...
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Dragão de Bronze em 22 Jul 2010, 15:28

Mas era só o que faltava, agora, depois dos Tormenta admitirem que não playtestam... os fãs começarem a defender a ausência de playtest. Lançar um produto no mercado sem testar só podia dar certo mesmo em um mercado bitolado como esse. Isso é muito errado.

Agora, eu não peguei direito, o que eles dizem exatamente sobre o cenário? Comentam brevemente sobre a região de Malpetrim e apenas isso? Nada de como o mundo está, por ora, no geral?
E essa região é o quê, um país?

crudebuster escreveu:
Dragão de Bronze escreveu:Isso me soa algo como "eu sei que estou colocando escaravelhos carnívoros na minha cueca, mas é por uma causa nobre, deixar aquelas crianças com nojo". Na boa, cara, vai na do Ruben e corta essa.

Escaravelhos na minha cueca causando nojo em crianças?!

Eles só comem carne morta, putrefata ou excrementos de animais, você viu a Múmia e acreditou em Hollywood.

Foi mal, mas não vou MESMO na vossa onda, ambos são amadores precisando de treinamento.

Eu não disse que escaravelhos carnívoros comem carne humana. Leia com mais calma, com mais atenção, porque você não entendeu o que eu escrevi.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Jul 2010, 16:35

O livro em si não tem a descrição básica do cenário só. Deuses, cidades e reinos mais importantes, plots do cenário, NPCs, uma descrição completa de Malpetrim e um bestiário. Vai sair um livro de cenário ainda. Mas, vale ressaltar que essa ausência não impede absolutamente em nada de jogar: o livro tem mais conteúdo de cenário do que os livros básicos de D&D ou o Pathfinder.

Vou discordar da questão do playtest uma última vez: é simples matemática e bom-senso. Não tem a necessidade no caso do TRPG. Os autores já conhecem o sistema e tem uma base de dados bem grande. É só matemática e bom senso a partir daí. Quando o Steve Kenson fez o M&M ele desmontou a SRD do d20 até a raiz e refez tudo. Ele fez playtest porque tinha criado um sistema do zero e precisava saber como ele se comportava. Não é o caso do TRPG, que é uma espécie de D&D 3.75
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 22 Jul 2010, 16:42, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Jul 2010, 16:39

O monge passa em todos os testes automaticamente no nível 20...

olá, Tormenta!

(agora entendi o por que foi fácil retomar Tamu-ra... exército de monges épicos!)
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários