Olá, Matheus,

Matheus Borges Ziderich escreveu:Apaguei porque achei que tinha dado uma viajada na maionese e depois vi que não, mas aí bateu a preguiça e eu desisti. Só queria saber como você resgatou minha mensagem horas depois de eu ter deletado ela
Sobre a questão feitos/talentos: Permaneceu o termo pra manter a coerência com os livros 3.5 lançados no Brasil. Imagino eu que essa decisão tenha sido do Cassaro, que segundo eles foi a pessoa que mais insistiu em manter a compatibilidade entre a nova linha e a antiga.
Retrocompatibilidade é uma palavra legal, infelizmente ainda exige uma trabalho de adaptação pra mudar qualquer ranger, feiticeiro e afins. Apesar da mudança superficial, o sistema de magias ainda ficou o mesmo. ._.
Uso como exemplo recente a recém-lançada terceira edição de M&M: parece a mesma coisa, mas muita coisa mudou; ainda existe uma compatibilidade? Claro, em fluff, mas não crunch sem uma alterada por parte do grupo.
Tormenta dá mais trabalho que M&M nesse aspecto. Lembra mais material de 3d&t antigo, que ainda era "compatível" com o 3d&t novo.
É compatível o quanto você quiser trabalhar em cima, mas...
Matheus Borges Ziderich escreveu:Sobre a questão do post apagado: O post do Oda tá lá e não foi apagado. Imagino que o Corvo tenha infrigido alguma regra do fórum.
Cara, o
Oda não infringiu nenhuma regra, e o
Corvo sim?! Em que mundo estamos?!
Matheus Borges Ziderich escreveu:E sobre a questão do playtest, deixem eu dar a minha opinião: O Saladino foi playtester da 3ª edição, que teve uma edição 3.5 em apenas três anos, para corrigir uma pá de falhas que o sistema tinha na época. Eu pessoalmente acho playtest válido somente pra colher a opinião do público. Qualquer um pode projetar um sistema bom com algum conhecimento matemático e um pouco de bom-senso.
Mas aí entra um outro argumento; se com playtest, o 3.5 ainda tem coisas ridiculamente quebradas...
Matheus Borges Ziderich escreveu:Dito isso, paremos pra pensar: O sistema d20 tem dez anos de idade, uma fanbase enorme ao redor do mundo e que troca informações mais rápido que na década de 90, graças a internet. O sistema já foi remodelado uma centena de vezes, as mais dignas de nota em Star Wars Saga, Pathfinder e Mutantes e Malfeitores. Os autores tem formas muito melhores de colher a opinião do público, como a DS. A publicação de um preview das classes lá levou a algumas mudanças, como nas linhagens de Feiticeiro e habilidades de Ranger, por causa do feedback recebido. Essa situação parece pedir por um playteste por qualquer motivo?
Infelizmente, sim. Muita coisa foi alterada, faltando saber a interação entre essas variáveis e as coisas que permaneceram como antes.
Púrpurina,