Vou discordar da questão do playtest uma última vez: é simples matemática e bom-senso
Bom dia me chamo Arthur Seixas De Martino e estudo
Design de Mídia Digital da PUC. Minha especialidade é o
game design, ou "projeto de jogos".
É importante para o
designer (O criador) jogar o jogo que esta fazendo a todo tempo em sua cabeça. Ele precisa fazer um "playtest interno" em sua mente toda vez que mexe em algo do jogo. Ele tem que se preocupar com a jogabilidade, afinal é exatamente por isso que ele está pensando nas mecânicas, não é mesmo?
As mecânicas são feitas do jeito que são para passar a idealização e os conceitos por trás do projeto para o jogo. Um jogo de ação teria regras que facilitam a ação. Um jogo de intriga política teria regras para deixar os debates mais interessantes. E por ai vai.
Como você pode ver, um playtest interno é algo que precisa ocorrer, ou tais conceitos nunca se realizam.
O "playtest" sequer precisa ocorrer com jogadores, os próprios criadores devem sentar a uma mesa e jogar seu próprio jogo, pois é a ferramenta mais poderosa em seu arsenal como designer para ver se os conceitos do jogo estão funcionando e se as mecânicas cumprem o papel que lhes foi proposto.
Afirmar que "playtest não é necessário" para qualquer tipo de jogo é afirmar ignorância a criação de jogos, eles seguem protocolos e estudos afinam. É uma ciência humana.