DAMNIT!!!
Moderador: Moderadores

Vamos por da seguinte forma: Cês conhecem algum RPG nacional que tenha sido publicado nos últimos dez anos que tenha sido playtestado e tenha o mesmo sucesso e/ou qualidade do "Tormentão

Matheus Borges Ziderich escreveu:Aliás, jogador de RPG é um público bem seleto e pensante, que paga bem carinho nos seus livrinhos e tem um certo senso crítico. Então é difícil comparar o sucesso desse tipo de jogo com o Gugu e o Faustão, já que nem de longe tem os mesmos públicos.

Eltor Macnol escreveu:Deicide, ótimo post. Assino embaixo.
Só um esclarecimento rápido, acho que ele quis dizer cenário em "o cenário do RPG no Brasil", e não "o cenário Tormenta".
Matheus... cara... tudo bem, eu entendo admirar os criadores de um cenário que tu gosta. Ou de qualquer obra que tu goste, enfim. Mas tenta tirar esses óculos de fã ao ler nossos argumentos. Não entenda as críticas como ataques às PESSOAS que tu porventura admira, mas avaliações quanto à qualidade da CRIAÇÃO que estamos discutindo aqui.
Por exemplo, veja os dois argumentos do meu post anterior. Concorda com eles? Discorda? Por quê?
Note que estou me focando apenas na qualidade do material de regras lançado por essa equipe. Nada tão subjetivo quanto uma bunda na capa de revista. Também não estou julgando o caráter de ninguém. Mas gostaria de ver se é possível discutir contigo, de uma forma objetiva, se o livro TRPG foi ou não foi uma criação desleixada e que insulta a inteligência dos jogadores brasileiros (afinal, a minha impressão é que o raciocínio que guiou essa obra pode ter sido: "jogador brasileiro não tem interpretação de texto e nunca entende as regras mesmo, não faz diferença fazer playtest, cada grupo vai entender de um jeito diferente e ninguém vai jogar do jeito que está escrito aqui").
Sr. Pichu escreveu:mah gawd, quem diria que um dia chegaria aqui
mas ótimo, Matheus Borges Ziderich,
me explane o seguinte: vivem falando que em Tormenta resgata o Feeling de AD&D que jogador não criava item mágico correto?
me explique o isso aqui então:citando Livro do Mestre de AD&D (ed. Abril Jovem), pág. 117:
"A criação de itens mágicos é uma parte das regras de AD&D extremamente aberta à interpretação do mestre. A Maneira como o mestre resolve abordar essa questão afeta o como a magia é vista no jogo; Existem duas posturas básicas quanto à PRODUÇÃO de itens mágicos: o método prático e o método Fantástico.[...]" de: Livro do Mestre, 1ª ed. Brasileira, editora Abril jovem, 1995.
cadê a parte que diz que "Em AD&Djogador não criava item mágico?

Cês conhecem algum RPG nacional que tenha sido publicado nos últimos dez anos que tenha sido playtestado e tenha o mesmo sucesso e/ou qualidade do "Tormentão"?
Todo o material que eu conheço teve seus playtest e falhou.
E não dá pra aceitar a teoria que Tormenta vende pq é mangalóide e tem uma legião de adoradores sem cerébro. São dez anos de cenário, com direito a HQ com 40 edições (a mais longa dps de Turma da Mônica) e uma Trilogia de Romances. Em três meios diferentes o cenário emplacou, então não dá pra dizer que a qualidade do material é duvidosa.
Aliás, jogador de RPG é um público bem seleto e pensante, que paga bem carinho nos seus livrinhos e tem um certo senso crítico. Então é difícil comparar o sucesso desse tipo de jogo com o Gugu e o Faustão, já que nem de longe tem os mesmos públicos.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Sr. Pichu escreveu:mah gawd, quem diria que um dia chegaria aqui
mas ótimo, Matheus Borges Ziderich,
me explane o seguinte: vivem falando que em Tormenta resgata o Feeling de AD&D que jogador não criava item mágico correto?
me explique o isso aqui então:citando Livro do Mestre de AD&D (ed. Abril Jovem), pág. 117:
"A criação de itens mágicos é uma parte das regras de AD&D extremamente aberta à interpretação do mestre. A Maneira como o mestre resolve abordar essa questão afeta o como a magia é vista no jogo; Existem duas posturas básicas quanto à PRODUÇÃO de itens mágicos: o método prático e o método Fantástico.[...]" de: Livro do Mestre, 1ª ed. Brasileira, editora Abril jovem, 1995.
cadê a parte que diz que "Em AD&Djogador não criava item mágico?
AD&D não tinha regras pra criação de itens mágicos em seus módulos básicos.

Aliás, jogador de RPG é um público bem seleto e pensante, que paga bem carinho nos seus livrinhos e tem um certo senso crítico. Então é difícil comparar o sucesso desse tipo de jogo com o Gugu e o Faustão, já que nem de longe tem os mesmos públicos.
Vamos por da seguinte forma: Cês conhecem algum RPG nacional que tenha sido publicado nos últimos dez anos que tenha sido playtestado e tenha o mesmo sucesso e/ou qualidade do "Tormentão"? Todo o material que eu conheço teve seus playtest e falhou.

Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes