[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Rain em 23 Jul 2010, 19:09

O pior de tudo e que não ha nada de extremo nesta build...
Tiara do Intelecto + Tomo e absolutamente básico!

Desculpe Matheus...
Mais sinto que você não conhece o sistema d20 a fundo depois destas declarações

Outra coisa..
Desafio a montar combo semelhante na 4ª edição de d&d
Até os combos da 3.5 eram mais difíceis de serem criados e os furos demoravam um pouco mais para aparecer...
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Emil em 23 Jul 2010, 19:17

Matheus Borges Ziderich escreveu:Deicide: Cara, o meu ponto de vista é que fazer combos não mostra nada. Todo sistema (principalmente d20) tem as suas apelações. Cata o livro e me mostre onde o sistema seja tão ruim que não valha a pena jogar nele. Eu e mais um monte de gente já está jogando e não vi nada que comprometa a diversão.

Desculpe, eu sei que é pro Deicide, mas... só por esse combo que o Phil (Lumine) montou, eu já sei que, para variar, as classes que eu gosto mais de jogar vão ficando cada vez mais inúteis conforme o jogo avança. Sério, qual a graça de ter espadas fudidas, saber dar porrada, se o mago do grupo pode explodir inimigos com uma magia de nível 1? A diversão pode até continuar vindo da interação entre os jogadores, mas certamente não do sistema. E se meu personagem fica inútil, eu certamente me divirto menos.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 19:19

Lumine Miyavi escreveu:Combina. O livro foi escolhido por ser uma exceção; é descrito que ele só não se acumula com o bônus concedido por desejos. Pode ler, tá lá na página 261, segundo item.

Não, não combina. Releia e você vai notar que além de não somar o bônus com qualquer outro item mágico que dê bônus, ela TAMBÉM não soma com os bônus concedidos por desejo.

A questão é. Cê tá tentando provar que o sistema é ruim fazendo quaisquer combos? Então todos os sistemas do mundo vão ser ruins cara. Mostra algo do tipo Plebeu+ Vaca em Angus RPG e aí temos a prova que o sistema é ruim, coisa e talz.

Adianta a tua resenha, assim a gente pode discutir ela. Esse cabo de guerra aqui não vai a lugar algum.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Rain em 23 Jul 2010, 19:21

Matheus Borges Ziderich escreveu:Lumine: Esse combo aí não mostra nada. A idéia por trás desses talentos é justamente tornar o conjurador mais hábil com alguma magia. E só um anão, de mesmo nível, com uma classe qualquer soma +8 em pelo menos uma resistência, sem contar os valores de habilidade.

Caraca você ainda não entendeu nada?

Kear: Se você soma os melhores bônus, em qualquer sistema, vai criar algo acima da média. Aliás, um sistema onde você some os melhores valores e isso não afete em jogo tem algo errado. Mas esse combo em específico aí não funciona porque nem todos os bônus combinam.

O que você falou não tem qualquer sentido...
Um sistema onde combos sejam dificultados ou não destruam a coerência e diversão daqueles que o joguem faz com que ele o sistema esteja errado?

Deicide: Cara, o meu ponto de vista é que fazer combos não mostra nada. Todo sistema (principalmente d20) tem as suas apelações. Cata o livro e me mostre onde o sistema seja tão ruim que não valha a pena jogar nele. Eu e mais um monte de gente já está jogando e não vi nada que comprometa a diversão.

Cara nem precisou catar muito para achar o sistema cheio de furos
Imagine um jogador que faz isso na mesa, ele tira a diversão dos outros jogadores e principalmente o sossego do mestre
Quem e mestre sofre com combos e coisas sem sentido

Virtual: Vantagem pra mim é que agora eu não preciso quebrar a cabeça pra fazer ficha e nem jogar em níveis altos. Eu curto sistemas rápidos, que eu não perca muito tempo calculando as minhas ações.

Então e melhor tu jogar a 4ª edição!!!
Essa foi a pior de todas cara...Serio

Skar: Não vou ficar batendo na tecla do playtest de novo, que esse assunto já cansou. Só posso dizer que do ponto de vista comercial, eu como consumidor não me senti prejudicado pela falta de playtest.

Por que você provavelmente aceitaria qualquer coisa produizada pelo trio com a marca tormenta
fã e fã
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Madrüga em 23 Jul 2010, 19:23

Matheus Borges Ziderich escreveu:A questão é. Cê tá tentando provar que o sistema é ruim fazendo quaisquer combos? Então todos os sistemas do mundo vão ser ruins cara. Mostra algo do tipo Plebeu+ Vaca em Angus RPG e aí temos a prova que o sistema é ruim, coisa e talz.

Não vai porque você não quer reconhecer que isso poderia ser evitado com um mínimo de conhecimento de regras (aliás, não eram os caras "grandes conhecedores", o sistema não foi feito "a doze mãos"?) e playtest.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Skar em 23 Jul 2010, 19:23

Lumine: Esse combo aí não mostra nada. A idéia por trás desses talentos é justamente tornar o conjurador mais hábil com alguma magia. E só um anão, de mesmo nível, com uma classe qualquer soma +8 em pelo menos uma resistência, sem contar os valores de habilidade.

Cara entenda q um bonus de +8 não é nada quando se coloca outras variantes. Dano puro muito superior a qualquer dano de combatente e sem teste algum para ser parado.

Skar: Não vou ficar batendo na tecla do playtest de novo, que esse assunto já cansou. Só posso dizer que do ponto de vista comercial, eu como consumidor não me senti prejudicado pela falta de playtest.

Cara eu to falando que esse erro e problema teria sido visto facilmente caso alguém tivesse jogado.

A questão é. Cê tá tentando provar que o sistema é ruim fazendo quaisquer combos? Então todos os sistemas do mundo vão ser ruins cara. Mostra algo do tipo Plebeu+ Vaca em Angus RPG e aí temos a prova que o sistema é ruim, coisa e talz.

Combos servem para forçar o sistema. Quão complexo é o combo e efetivo diz muito sobre o sistema e outra tenho sérias duvidas que Angus tenha sido testado.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Jul 2010, 19:24

Madrüga escreveu:Cara, esse broche é a diferença entre morrer e explodir numa nuvem de sangue. Só.

Durante uma rodada, Maddy.

Um Elfo com Foco Aprimorado em Desintegrar chega a CD de 22 + Modificador de Int, sem itens de aprimoramento.
(+2 na CD por ser elfo, +4 foco, +6 nível)

Alias, um Elfo usandos magia arcana com foco aprimorado em QUALQUER coisa tem CD base de 16 ao invés de 10. E ainda ganha +2 em Carisma; Elfo com linhagem elemental feiticeiro chuta bundas.

Lumine: Esse combo aí não mostra nada. A idéia por trás desses talentos é justamente tornar o conjurador mais hábil com alguma magia. E só um anão, de mesmo nível, com uma classe qualquer soma +8 em pelo menos uma resistência, sem contar os valores de habilidade.

Anão recebe +4 contra venenos ou magia. Na hipótese de tomar um efeito de veneno ou magia que peça um teste de Fortitude, terá no mínimo +6 (pelo modificador de Cons e ajuste racial) + metade do nível. Não achei nenhum +8, carinha.

Sim, mas Elfos por exemplo ganham uma CD +2 de graça em qualquer magia arcana, o equivalente a 4 pontos a mais no atributo conjurador principal, além de ganharem carisma (e serem excelente feiticeiros com isso, ganhando CD +3 de graça), além de proficiência e FOCO em arma.

E qual é a idéia por trás dos Talentos de Combate? O guerreiro tem 20 talentos, e aproximadamente 6 deles dão bônus diretos e/ou são úteis por mais que os cinco primeiros níveis.

Bom, eu tava no 4chan quando a 4th saiu e ajudei a dar idéia do Kenshiro... Isso conta? Mas já erratearam.

Releia e você vai notar que além de não somar o bônus com qualquer outro item mágico que dê bônus, ela TAMBÉM não soma com os bônus concedidos por desejo.

Culpe o texto pouco específico. Mesmo se não funcionar, o personagem continua causando, o que? 2 de pontos dano a menos e perde 2 PMs. Não faz diferença. É pior AINDA.

Alias, aproveita e uma lida nas páginas anteriores nas observações sobre o Rolagem Defensiva, e me dá seu parecer, pra ver se o Ladino Fantasma procede.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Corvo da Tempestade em 23 Jul 2010, 19:30

Não vou ficar batendo na tecla do playtest de novo, que esse assunto já cansou. Só posso dizer que do ponto de vista comercial, eu como consumidor não me senti prejudicado pela falta de playtest.

Desculpe voltar a esse ponto, mas ele é essencial pra minha argumentação....

Mas notou que é bem mais fácil calcular esse monstrão e utilizá-lo em jogo agora?

Mas RPG não é só facilidade de calcular monstros...imagina o trabalho que um mestre terá em evitar TODOS os combos que irão vir (lembre-se que esse combo foi cirado em...menos de uma semana?). Praticamente o pobrezinho do DM terá que reiventar o sitema.

Claro, isso ocorre em todos os sistemas, mas em menor nível e, principalmente, demora mais pra aparecer...adivinha porque? Porque esses "combos" ou qualquer coisa que possa prejudicar a diversão dos jogadores foram descobertos antes do jogo ser lançado com uma coisinha simples chamada...Playteste.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Rain em 23 Jul 2010, 19:30

Lumine Miyavi escreveu: Bom, eu tava no 4chan quando a 4th saiu e ajudei a dar idéia do Kenshiro... Isso conta? Mas já erratearam..

Eu sei pow, a 4th edição tem seus combos, mais eles são muito mais complexos e dificeis de serem feitos
E complicado fazer um combo assim na lata
Com o DDI, Character Builder e etc, estamos em um Playtest eterno

Aparece um combinho os cara vão la e acabam com ele
Isso faz o sistema ficar bem mais coerente
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor Kear em 23 Jul 2010, 19:32

Kear: Se você soma os melhores bônus, em qualquer sistema, vai criar algo acima da média. Aliás, um sistema onde você some os melhores valores e isso não afete em jogo tem algo errado.

Um conjurador "acima da média" deveria ser pau-a-pau com um combatente "acima da média", não é o que estamos vendo aqui, é?
Kear

Mensagempor Madrüga em 23 Jul 2010, 19:36

Matheus Borges Ziderich escreveu:Skar: Não vou ficar batendo na tecla do playtest de novo, que esse assunto já cansou. Só posso dizer que do ponto de vista comercial, eu como consumidor não me senti prejudicado pela falta de playtest.

Engraçado, eu lembro de você até agora dizendo que fazia parte de um grupo de apreciadores seletos e críticos de RPG... sem flame. Mas é que a cada hora você distorce sua opinião para um lado, não tem nem como discutir assim.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 19:42

Matheus Borges Ziderich escreveu:Lumine: Esse combo aí não mostra nada. A idéia por trás desses talentos é justamente tornar o conjurador mais hábil com alguma magia. E só um anão, de mesmo nível, com uma classe qualquer soma +8 em pelo menos uma resistência, sem contar os valores de habilidade.

Qual a parte do "acerta automático, sem teste de resistência" você não entendeu?

Kear: Se você soma os melhores bônus, em qualquer sistema, vai criar algo acima da média. Aliás, um sistema onde você some os melhores valores e isso não afete em jogo tem algo errado. Mas esse combo em específico aí não funciona porque nem todos os bônus combinam.

Adivinha só qual é a primeira preocupação que eu tenho quando começo a formular um sistema?

No ACN, ser bom em algo tem custos maiores;

No Anima v2, ter Atributos muito altos implica em ter outros muito baixos, e isso influi em outras áreas.

Em ambos, todos os atributos são essenciais para todos os personagens, de forma que o personagem sempre vai sentir falta de um atributo em algum momento.

É só um exemplo de como controlar esse tipo de problema.

Deicide: Cara, o meu ponto de vista é que fazer combos não mostra nada. Todo sistema (principalmente d20) tem as suas apelações. Cata o livro e me mostre onde o sistema seja tão ruim que não valha a pena jogar nele. Eu e mais um monte de gente já está jogando e não vi nada que comprometa a diversão.

Eu ainda não tenho o livro à disposição, sabe? Quando arrumar, eu encontro.
Combos em si não são o problema. Criar um guerreiro ou mago forte em algo é normal. O problema é quando um personagem combado usa brechas no sistema para fazer ações que simplesmente destroem todo o equilíbrio do sistema.

Num sistema 3.X que fiz (o Anima 1.0), teve uma classe que era muito boa. quando a fiz, pensei num guerreiro de armadura pesada e escudo OU num bárbaro de arma de duas mãos com armadura leve. Só que um jogador achou uma brecha na regra, conseguiu fazer um monstro que tinha dano alto, armadura alta, bons PVs, uma multitude de ataques por rodada...

Não demorou muito pra que isso se tornasse um problema, porque os inimigos do nível do grupo eram fracos demais para esse personagem, então eu tinha que começar a lançar inimigos que eram fortes demais pro grupo por causa desse personagem. Não demorou para eu dar um basta e reformular a classe, criando controles que a aproximavam mais do conceito original e a deixavam equilibrada com o resto do grupo.

Um erro de julgamento criou um desequilibrio feio no grupo e prejudicou a diversão de todos os presentes (exceto o jogador do personagem). O erro foi corrigido após uma série de retificações. Esse é o poder do playtest.

Agora você me diz que um combo não mostra que um sistema está com problemas? Um combo que surgiu depois que um leitor mal passou os olhos no livro?

Virtual: Vantagem pra mim é que agora eu não preciso quebrar a cabeça pra fazer ficha e nem jogar em níveis altos. Eu curto sistemas rápidos, que eu não perca muito tempo calculando as minhas ações.

Nem todas as alterações de TRPG são ruins, mas muitas foram mal-planejadas. A intenção podia até ser boa, mas intenção não é o bastante.

Porque você é um consumidor que não se importa com a qualidade do produto que está comprando.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor AKImeru em 23 Jul 2010, 19:43

eu como consumidor não me senti prejudicado pela falta de playtest.

Essa é sua escolha. No final do dia, quem está jogando Spellcasters: O jogo de RPG é você.

Vantagem pra mim é que agora eu não preciso quebrar a cabeça pra fazer ficha e nem jogar em níveis altos. Eu curto sistemas rápidos, que eu não perca muito tempo calculando as minhas ações.

Desculpe mas por que mesmo não gosta da 4e? Fazer a ficha lá é mais rápido do que no 3.X.
Editado pela última vez por AKImeru em 23 Jul 2010, 19:44, em um total de 1 vez.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 19:43

Rain escreveu:O pior de tudo e que não ha nada de extremo nesta build...
Tiara do Intelecto + Tomo e absolutamente básico!

Desculpe Matheus...
Mais sinto que você não conhece o sistema d20 a fundo depois destas declarações

Outra coisa..
Até os combos da 3.5 eram mais difíceis de serem criados e os furos demoravam um pouco mais para aparecer...

Juntar um item +6 e outro +5? Os maiores bônus de jogo? Tem nada de extremo aí? Existem tomos +1, +2, etc. Qual que você acha que é o mais raro e difícil de encontrar? E em Tormenta, onde a riqueza é menor e itens mágicos são raros a dificuldade é bem maior.

Cara, eu não jogo 4E. Não gostei e não leio mais os livros. Então não vou me prontificar a fazer um combo num sistema que eu não gosto e não jogo.

Lumine: Não culpe o texto cara. As regras sobre itens mágicos são bem específicas. E um anão de 5º nível tem cinco níveis em alguma classe, o que significa que pelo menos um dos talentos bônus de resistência ele possui. Logo: 4+2+2= 8

De boa: Qts aí tem o livro além do Lumine e não estão calculando baseados no 3.5 ou na 4E? Até aqui nada do que foi mostrado tirou a coerência ou desequilibrou o novo sistema. Sério, eu to com o livro aqui do meu lado e não vi grandes coisas até aqui.

Vou dar uma sugestão melhor: Por que vocês não no fórum da Jambô e põe essas questões lá? O Guilherme, que criou a maior parte das regras abriu um tópico pra tirar dúvidas, então vcs podem ir lá e confrontar a fonte. Eu não entendo tanto de regras e tem pelo menos uns sete aí querendo provar que o sistema é ruim. Eu sou só um. Tô nessa discussão só porque ela está bastante interessante. Então vão lá e confrontem um dos criadores do sistema, que está respondendo as dúvidas.
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 19:53, em um total de 2 vezes.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Jul 2010, 19:46

Dano puro muito superior a qualquer dano de combatente e sem teste algum para ser parado.

Combo Extremo 2! \o/

Na verdade, um Minotauro Bárbaro combado em fúria usando uma Espada Táurica napolitana dissonante da misericórdia devidamente encantada , com o talento Golpe com Duas Mãos E batendo junto com os chifres, mais uma manopla chega perto do mago padrão, desde que corpo-a-corpo.

Força inicial 22 + 10 nível + 6 manopla = [modificador de 14]

2d8+5
1d6 por fogo
1d6 por gelo
1d6 por eletricidade
1d6 por misericórdia
2d6 dissonante

Modificador de força dobrado devido ao talento Golpe com as Duas mãos + Fúria + encantamento + nível/2
(14 x 2) + 4 + 5 + 10

Em fúria, nosso Minotauro, Tocão o Segundo, Recebe um Bônus de +4 no dano corpo-a-corpo (o que é uma pena, porque o Golpe com as Duas Mãos se beneficiaria MUITO mais se fosse força pura, e não bonus direito) e +4 do ataque poderoso, com penalidade de -2 pra acertar.

Causando, caso o inimigo seja vulnerável a todos elementos, Tocão o Segundo atacará com +28 recebendo de volta 1d6 por golpe com sua arma principal (dissonante) mas sua RD 10 ignorará; em seguida, Tocão ataca com seus chifres a +28.

No total, 2d8+6d6+51 no primeiro golpe (média de 73) e 1d6+28 com a chifrada (média de 27).

PORÈM...
  • A) precisa estar próximo a seu inimigo para realizar essa sequência de ataques
  • B) Assumindo que o inimigo não seja imune a nenhum dos elementos, não tenha nenhum tipo de RD e possa ser atingido com armas normais
  • C) Tocão ainda precisa chegar até o inimigo.

Editado: Numa improbabilidade de um 20, Tocão causaria 4d8+6d6+102, numa média de 136 de dano. Bem melhor, mas ainda é sujeito a 5% (ou 10%, caso Tocão tenha acerto crítico aprimorado.

Aparece um combinho os cara vão la e acabam com ele
Isso faz o sistema ficar bem mais coerente

Mas eu vou sentir falta do Orbizard of Eternal Sleep xD

Lumine: Não culpe o texto cara. As regras sobre itens mágicos são bem específicas. E um anão de 5º nível tem cinco níveis em alguma classe, o que significa que pelo menos um dos talentos bônus de resistência ele possui. Logo: 4+2+2= 8

Sim, mas o texto específico tem prioridade acima do genérico. Sempre foi assim em todos jogos da linha d20, carinha. E nível cinco por nível cinco, nada impede os adversário de escalonarem o poder. XD
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 23 Jul 2010, 19:56, em um total de 2 vezes.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários