[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor AKImeru em 23 Jul 2010, 19:47

Cê tá tentando provar que o sistema é ruim fazendo quaisquer combos? Então todos os sistemas do mundo vão ser ruins cara. Mostra algo do tipo Plebeu+ Vaca em Angus RPG e aí temos a prova que o sistema é ruim, coisa e talz.

AHahaha oh wow.

Okay vamos por partes: Se você consegue criar um usando uma classe que é tão estupidamente poderoso que os personagens de outras classes são inuteis, isso não mostra que o sistema é ruim, apenas mostra que

a) Não teve a intenção de equilibrar as coisas.
b) Não equilibrou as coisas.

"Equilibrio" não é "todos batem igual" e sim "todos são relevantes". Jogos de fantasia heroica precisam disso pois trabalham com diversos arquétipos Marcus.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Corvo da Tempestade em 23 Jul 2010, 19:48

Qual que você acha que é o mais raro e difícil de encontrar? E em Tormenta, onde a riqueza é menor e itens mágicos são raros a dificuldade é bem maior.

Onde achar o item mágico = Vectoria.

Onde conseguir o $$$ = outro plano / rouba de um dragão...etc

Vou dar uma sugestão melhor: Por que vocês não no fórum da Jambô e põe essas questões lá?

Sabe o que aconteceu a última vez que eu perguntei alguma coisa lá? :roll:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor AKImeru em 23 Jul 2010, 19:51

Eu quero entender como um bonus de +8 em uma resistencia é mais poderoso que economizar sua energia de godhax que destroi mundos.

Ah e mandar agente ir para o forum da jambo quando eles deletam nossos posts é apenas hílario. :rolando:
AKImeru

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 19:58

Um adendo: Senhores, eu entendo ironias e provocações, ok? Tô mantendo a discussão num bom nível até aqui, pra alimentar a discussão de forma construtiva. Imagino que a idéia por trás do fórum seja essa, e não criticar a pessoa por ter uma opinião diferente da sua.

Oda, seus posts estão lá. Nenhum foi deletado. Essa história do post deletado ainda não se explicou. Se você é da opinião de que eles fizeram isso por algum motivo feio e obscuro, eu sou da opinião de que houve algo que justificou isso. E eu tenho base pra dizer isso. Não tem esse histórico lá e com certeza os adm. e moderadores não podem identificar quem é e quem não é usuário da Spell.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Corvo da Tempestade em 23 Jul 2010, 20:05

Oda, seus posts estão lá. Nenhum foi deletado

O post deletado foi meu e não do Oda...

e moderadores não podem identificar quem é e quem não é usuário da Spell

Eu uso o mesmo nick "Corvo da Tempestade" aqui, lá, no .20 e em qualquer lugar "não sério" da internet...isso deve ter dado uma dica pra eles...mas o fato de eu ser da Spell não influenciou em nada (creio)

eu sou da opinião de que houve algo que justificou isso

idem...mas eles não me avisaram o porque meu post foi deletado. repito, pela 3ª ou 4ª vez, como poso evitar um erro se eu nem sei onde errei?

Então, Matheus, diante disso o que o Oda disse não foi uma ironia...foi um fato.
Editado pela última vez por Corvo da Tempestade em 23 Jul 2010, 20:10, em um total de 1 vez.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Mensagempor AKImeru em 23 Jul 2010, 20:08

Matheus Borges Ziderich escreveu:Oda, seus posts estão lá. Nenhum foi deletado. Essa história do post deletado ainda não se explicou. Se você é da opinião de que eles fizeram isso por algum motivo feio e obscuro, eu sou da opinião de que houve algo que justificou isso. E eu tenho base pra dizer isso. Não tem esse histórico lá e com certeza os adm. e moderadores não podem identificar quem é e quem não é usuário da Spell.

1) Meu post foi deletado.
2) Meu post estava defendendo o trio

De qualquer jeito, sem ironias, mas que tal pararmos de trazer a Jambo para assunto da Spell? É nosso tópico.
AKImeru

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Jul 2010, 20:10

Que tal alguém comentar do Tocão, o Segundo? XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Kear em 23 Jul 2010, 20:13

Tocão, o Segundo é pulverizado por Jin dos Ventos fácilmente @_@
Kear

Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 20:15

Lumine Miyavi escreveu:Que tal alguém comentar do Tocão, o Segundo? XD

Acho que Toscão, o Segundo, seria um nome melhor. :laugh:

Céus, como queria pegar esse livro só pra fazer uma análise das regras...

Vou ver se acho ele em Goiânia, mas os livros da Jambô não têm chegado aqui. Nunca encontrei o M&M, por exemplo.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Corvo da Tempestade em 23 Jul 2010, 20:15

Na verdade, um Minotauro Bárbaro combado em fúria usando uma Espada Táurica napolitana dissonante da misericórdia devidamente encantada , com o talento Golpe com Duas Mãos E batendo junto com os chifres, mais uma manopla chega perto do mago padrão, desde que corpo-a-corpo.

Como ele bate com uma espada usando 2 mãos e usa a manopla?
Corvo da Tempestade

Mensagempor Kear em 23 Jul 2010, 20:17

Matheus Borges Ziderich escreveu:eu como consumidor não me senti prejudicado pela falta de playtest.

Só por curiosidade, quantas horas de jogo com TRPG você já tem?
Kear

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Jul 2010, 20:19

Corvo da Tempestade escreveu:
Na verdade, um Minotauro Bárbaro combado em fúria usando uma Espada Táurica napolitana dissonante da misericórdia devidamente encantada , com o talento Golpe com Duas Mãos E batendo junto com os chifres, mais uma manopla chega perto do mago padrão, desde que corpo-a-corpo.

Como ele bate com uma espada usando 2 mãos e usa a manopla?

Manopla de força, não fui claro. XD

Combado e com uma arma +10, ele causa dano equivalente a uma magia de um mago de nível equivalente... magia de nível 1, claro. ;D
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Nibelung em 23 Jul 2010, 20:32

Editado: Lumine foi mais rápido que eu pra fazer o minotauro bárbaro, mas agora ele vai ficar aí, não vou deletar todo o trabalho que tive

Vou tentar construir um combatente melee. Não vou pesquisar a fundo, mas vou buscar as melhores opções que eu tiver. Vou focar em dano puro, então por isso vou de bárbaro minotauro. Vou levar ele até o nível onde eu ainda considero o 3.5 jogável: 10.

Usando os valores elite (porque o padrão é rolar dados, e você não acreditariam que eu rolei 4 18s, um 17 e um 15) ficamos com:

Força 17+4 = 21
Destreza 13
Constituição 15+2 = 17
Inteligência 10
Sabedoria 12
Carisma 8-2 = 6

Minotauros tem +1 de CA. Os outros traços raciais não fazem diferença na build. Nível 10 nos dá +5 em um atributo. Vamos ser o mais óbvios possível e colocar tudo em Força. Ficamos com força 26 (+8). Temos 4 perícias treinadas. Como eu quero focar em combate, vamos treinar Iniciativa (+14), Atletismo (+21), Sobrevivência (+14, +8 racial pra não se perder) e Percepção (+14).

A classe me dá fúria 3/dia (+2 ataque e dano, +1 RD, dura 8 rodadas), RD2/-, +2 em fortitude, iniciativa (+16) e reflexos, não posso ser flanqueado, e deslocamento básico de 12 metros.

Tenho direito a 5 talentos (um em cada nível ímpar). Escolho os seguintes: 1º: Foco em Arma (+1 nos ataques), 3º: Ataque poderoso (-2 no acerto, +4 no dano), 5º: Golpe com Duas Mãos (Uso o dobro do modificador de força no dano com armas de duas mãos), 7º: Ataque Duplo (posso fazer dois ataques com -5 em ambos), 9º: Acerto crítico aprimorado.

Aliás, checando os talentos já percebo um "bug" interessante: A maioria dos talentos que exige BBA pede um valor par, mas os talentos são dados nos níveis ímpares, o que prejudica os jogadores de classes combatentes. Eu poderia ter pego Ataque Duplo e Acerto Crítico Aprimorado um nível antes, por exemplo.

Eu poderia pegar a corrente com cravos como arma exótica pra me beneficiar do alcance, mas uma vez que ataques de oportunidade se tornaram uma regra opcional, e como esse é um experimento básico, resolvi me ater ao clássico: Machado grande de duas mãos.

Como um personagem de 10° nível, eu começo com 13.000 TO.

SPOILER: EXIBIR
Como ele quer causar dano, vamos começar escolhendo uma arma decente pra ele. Com 9.320 TO eu compro um Machado de Guerra +1 dissonante (+2d6 de dano, 1d6 de dano no próprio) de matéria vermelha (+1d4 de dano, 1 de dano no próprio, -2 em blefe e diplomacia). Este é um item amaldiçoado que foi criado com material da própria tormenta, e devora o seu próprio usuário vivo. Kaius (o nosso minotauro) considera que o custo por usar esta arma tão poderosa é baixa. Esse é o único item REALMENTE poderoso que ele tem (o que cumpre o estilo de "cara fodão só com um item mágico" a la Rei Arthur e Excalibur). Ele ainda tem 3.680 TO.

Como ele não quer andar (muito) pelado por aí, ele compra uma Cota de Malha +1 (2300 TO), um espólio que ele recebeu enquanto era soldado em Tapista. Detalhe que estou comprando uma armadura +1 por questão de coerência. Conforme o combate-exemplo determina lá embaixo, ele andar completamente nu ou com esta cota de malha não faz nenhuma diferença.

Para o eventual caso dele precisar de uma arma de longo alcance, ele carrega um estoque de cinco azagaias (5 TO). Mochila, corda, saco de dormir, tochas, pederneira... o kit básico do aventureiro feliz. Vou reservar 30 TO pra isso e não me preocupar com o conteúdo específico. Com isso me sobram 1.350 TO, um número mais redondo.

Pra completar o personagem, ele tem um Manto de resistência +1 (sua capa de soldado do império, 1.000 TO), 1 poção de Aumentar Pessoa e 5 poções de Curar Ferimentos Leves. Os outros 50 TO ele guarda pra uma eventualidade.

Agora, somando tudo:

Ataque: 10 (base) +8 (força) +1 (foco) +1 (mágica) = +20
Com fúria: 20 (base) +2 (fúria) -2 (ataque poderoso) = +20
Dano: 1d12 (base) +16 (dobro da força) +1 (mágico) +5 (nível) +1d6 (dissonante) +1d4 (matéria vermelha) = 1d12+1d6+1d4+22 (média 34 de dano), crítico 19-20/x3
Com fúria: 34 (média acima) +4 (ataque poderoso) +2 (fúria) = 1d12+1d6+1d4+28 (média 40), 19-20/x3

PVs: 24 + (6x9 = 54) + (3x10 = 30) = 108 PVs, RD 2 (3 em fúria)
CA: 10 (base) +5 (nível) +6 (cota+1) +1 (racial) = 22
Fortitude: 10 (base) +5 (nível) +3 (con) +2 (classe) +1 (item)= +21
Reflexos: 10 (base) +5 (nível) +1 (des) +2 (classe) +1 (item) = +19
Vontade: 10 (base) +5 (nível) +1 (sab) +1 (item) = +17

Vamos pegar um monstro qualquer de CR 10 do livro. Digamos, um Objeto Animado Colossal (pg 269, primeiro monstro de ND 10 que eu vi). Fazer um mano a mano é desleal, porque ND determina dificuldade contra um grupo de nivel equivalente. Mas vamos lá assim mesmo.

Ele ataca com +25. A CA do Kaius é 22. Ele não tem como errar. Então ele causa sempre 4d6+25 de dano por rodada (média 39, 36 por causa da RD 3 em fúria, três rodadas pro Kaius cair se não for curado).

Como o inimigo é forte, vamos supor que Kaius usou sua fúria, e usa Ataque Duplo toda rodada. Ele tem +15 pra acertar contra CA 26. Ele acerta com 11 (50% de chance), e pode acertar um crítico com 19 (10% de chance, se considerar que só confirmará metade das vezes). Fazendo dois ataques por rodada, ele tem 75% de chance de acertar pelo menos um golpe que causa em média 40 de dano. A criatura tem 240 PVs, que se dividir por 4 (pra determinar a "cota" de Kaius) dá 60 PVs. Em duas rodadas ele deita o bicho se os outros membros do grupo o acompanharem no dano. Se ele acertar um crítico (que em média causa 120 de dano) a criatura pode cair em uma rodada.

Ao meu ver, tá mais ou menos na média de um bárbaro de nível equivalente não-combado da 3.5. Alguém que ainda lembra das médias do 3.5 (deletei o 3.5 da minha mente a anos) pode apontar se esses números estão equilibrados com o esperado desse nível?

Detalhe importante: Este personagem é completamente inútil contra oponentes voadores ou que estejam em locais inacessíveis (como o arqueiro no alto da torre). A falta de itens mágicos faz as defesas dele contra ataques variados ser bem fraca (resistencia a fogo ou frio, por exemplo). A RD 2 ou 3 é praticamente inútil contra qualquer criatura do livro porque eles adicionam metade do nível no dano.
Editado pela última vez por Nibelung em 23 Jul 2010, 21:05, em um total de 1 vez.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor crudebuster em 23 Jul 2010, 20:48

Show de bola essa matemática toda. É um argumento avassalador contra as desculpas de regras, admiro a paciência de vocês pra dominar isso, que eu particularmente detesto. Cinquenta pontos para Grifinória.

Eltor, concordo que Che Guevara não combina comigo. Estou mais pra Dom Quixote, me perdoe a pedância. ^_^
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Sr. Pichu em 23 Jul 2010, 21:02

hã, nibe...
os críticos não precisam confirmar, me recordo de vc e o dinobot falarem isso :p
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários