Editado: Lumine foi mais rápido que eu pra fazer o minotauro bárbaro, mas agora ele vai ficar aí, não vou deletar todo o trabalho que tive
Vou tentar construir um combatente melee. Não vou pesquisar a fundo, mas vou buscar as melhores opções que eu tiver. Vou focar em dano puro, então por isso vou de bárbaro minotauro. Vou levar ele até o nível onde eu ainda considero o 3.5 jogável: 10.
Usando os valores elite (porque o padrão é rolar dados, e você não acreditariam que eu rolei 4 18s, um 17 e um 15) ficamos com:
Força 17+4 = 21
Destreza 13
Constituição 15+2 = 17
Inteligência 10
Sabedoria 12
Carisma 8-2 = 6
Minotauros tem +1 de CA. Os outros traços raciais não fazem diferença na build. Nível 10 nos dá +5 em um atributo. Vamos ser o mais óbvios possível e colocar tudo em Força. Ficamos com força 26 (+8). Temos 4 perícias treinadas. Como eu quero focar em combate, vamos treinar Iniciativa (+14), Atletismo (+21), Sobrevivência (+14, +8 racial pra não se perder) e Percepção (+14).
A classe me dá fúria 3/dia (+2 ataque e dano, +1 RD, dura 8 rodadas), RD2/-, +2 em fortitude, iniciativa (+16) e reflexos, não posso ser flanqueado, e deslocamento básico de 12 metros.
Tenho direito a 5 talentos (um em cada nível ímpar). Escolho os seguintes: 1º: Foco em Arma (+1 nos ataques), 3º: Ataque poderoso (-2 no acerto, +4 no dano), 5º: Golpe com Duas Mãos (Uso o dobro do modificador de força no dano com armas de duas mãos), 7º: Ataque Duplo (posso fazer dois ataques com -5 em ambos), 9º: Acerto crítico aprimorado.
Aliás, checando os talentos já percebo um "bug" interessante: A maioria dos talentos que exige BBA pede um valor par, mas os talentos são dados nos níveis ímpares, o que prejudica os jogadores de classes combatentes. Eu poderia ter pego Ataque Duplo e Acerto Crítico Aprimorado um nível antes, por exemplo.
Eu poderia pegar a corrente com cravos como arma exótica pra me beneficiar do alcance, mas uma vez que ataques de oportunidade se tornaram uma regra opcional, e como esse é um experimento básico, resolvi me ater ao clássico: Machado grande de duas mãos.
Como um personagem de 10° nível, eu começo com 13.000 TO.
Como ele quer causar dano, vamos começar escolhendo uma arma decente pra ele. Com 9.320 TO eu compro um Machado de Guerra +1 dissonante (+2d6 de dano, 1d6 de dano no próprio) de matéria vermelha (+1d4 de dano, 1 de dano no próprio, -2 em blefe e diplomacia). Este é um item amaldiçoado que foi criado com material da própria tormenta, e devora o seu próprio usuário vivo. Kaius (o nosso minotauro) considera que o custo por usar esta arma tão poderosa é baixa. Esse é o único item REALMENTE poderoso que ele tem (o que cumpre o estilo de "cara fodão só com um item mágico" a la Rei Arthur e Excalibur). Ele ainda tem 3.680 TO.
Como ele não quer andar (muito) pelado por aí, ele compra uma Cota de Malha +1 (2300 TO), um espólio que ele recebeu enquanto era soldado em Tapista. Detalhe que estou comprando uma armadura +1 por questão de coerência. Conforme o combate-exemplo determina lá embaixo, ele andar completamente nu ou com esta cota de malha não faz nenhuma diferença.
Para o eventual caso dele precisar de uma arma de longo alcance, ele carrega um estoque de cinco azagaias (5 TO). Mochila, corda, saco de dormir, tochas, pederneira... o kit básico do aventureiro feliz. Vou reservar 30 TO pra isso e não me preocupar com o conteúdo específico. Com isso me sobram 1.350 TO, um número mais redondo.
Pra completar o personagem, ele tem um Manto de resistência +1 (sua capa de soldado do império, 1.000 TO), 1 poção de Aumentar Pessoa e 5 poções de Curar Ferimentos Leves. Os outros 50 TO ele guarda pra uma eventualidade.
Agora, somando tudo:
Ataque: 10 (base) +8 (força) +1 (foco) +1 (mágica) = +20
Com fúria: 20 (base) +2 (fúria) -2 (ataque poderoso) = +20
Dano: 1d12 (base) +16 (dobro da força) +1 (mágico) +5 (nível) +1d6 (dissonante) +1d4 (matéria vermelha) = 1d12+1d6+1d4+22 (média 34 de dano), crítico 19-20/x3
Com fúria: 34 (média acima) +4 (ataque poderoso) +2 (fúria) = 1d12+1d6+1d4+28 (média 40), 19-20/x3
PVs: 24 + (6x9 = 54) + (3x10 = 30) = 108 PVs, RD 2 (3 em fúria)
CA: 10 (base) +5 (nível) +6 (cota+1) +1 (racial) = 22
Fortitude: 10 (base) +5 (nível) +3 (con) +2 (classe) +1 (item)= +21
Reflexos: 10 (base) +5 (nível) +1 (des) +2 (classe) +1 (item) = +19
Vontade: 10 (base) +5 (nível) +1 (sab) +1 (item) = +17
Vamos pegar um monstro qualquer de CR 10 do livro. Digamos, um
Objeto Animado Colossal (pg 269, primeiro monstro de ND 10 que eu vi). Fazer um mano a mano é desleal, porque ND determina dificuldade contra um grupo de nivel equivalente. Mas vamos lá assim mesmo.
Ele ataca com +25. A CA do Kaius é 22. Ele não tem como errar. Então ele causa sempre 4d6+25 de dano por rodada (média 39, 36 por causa da RD 3 em fúria, três rodadas pro Kaius cair se não for curado).
Como o inimigo é forte, vamos supor que Kaius usou sua fúria, e usa Ataque Duplo toda rodada. Ele tem +15 pra acertar contra CA 26. Ele acerta com 11 (50% de chance), e pode acertar um crítico com 19 (10% de chance, se considerar que só confirmará metade das vezes). Fazendo dois ataques por rodada, ele tem 75% de chance de acertar pelo menos um golpe que causa em média 40 de dano. A criatura tem 240 PVs, que se dividir por 4 (pra determinar a "cota" de Kaius) dá 60 PVs. Em duas rodadas ele deita o bicho se os outros membros do grupo o acompanharem no dano. Se ele acertar um crítico (que em média causa 120 de dano) a criatura pode cair em uma rodada.
Ao meu ver, tá mais ou menos na média de um bárbaro de nível equivalente não-combado da 3.5. Alguém que ainda lembra das médias do 3.5 (deletei o 3.5 da minha mente a anos) pode apontar se esses números estão equilibrados com o esperado desse nível?
Detalhe importante: Este personagem é
completamente inútil contra oponentes voadores ou que estejam em locais inacessíveis (como o arqueiro no alto da torre). A falta de itens mágicos faz as defesas dele contra ataques variados ser bem fraca (resistencia a fogo ou frio, por exemplo). A RD 2 ou 3 é praticamente inútil contra qualquer criatura do livro porque eles adicionam metade do nível no dano.