[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

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Mensagempor ferdineidos em 23 Jul 2010, 22:59

Sem contar que você sai com +4 em um atributo. (é isso não)

Então, de cara, é possível sair com uma força 22
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
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Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 23:03

Atualizei meu post anterior comparando TRPG com o Saga.

Nibelung escreveu:Em parte, isso só significa que uma arma com +1 de acerto e +4 em efeitos é MUITO melhor que uma arma +5 pura.


De fato.

Tem também o detalhe do talento Ataque Duplo (você faz dois ataques com uma ação padrão, com -5 em ambos os ataques), que é obrigatório pra qualquer combatente. A rajada de golpes do monge dá um ataque extra (sem penalidade no nivel 11). Então um monge com ataque duplo pode dar três ou quatro golpes? Não dá pra ter certeza. E em cima disso também tem combater com duas armas que também dá dois ataques. Monge com combater com duas armas e ataque duplo dá quatro ou oito ataques?


Depende como o texto foi escrito. Se for: "Você pode fazer dois ataques no turno", então não se acumulam (afinal, cada poder permite dar dois ataques no turno, e não ataques "extras"). Se for "você ganha um ataque extra", então acumula, mas não multiplica ataques. Se fala "você pode atacar o dobro de vezes", aí é multiplicação insana.

Editado: Também depende do tipo de ação. Se uma habilidade for um "ataque total" e a outra for uma ação padrão, não podem ser usados em conjunto. Aliás, ainda existe "ação de rodada completa" ou "ataque total" em TRPG?


Como o texto de cada habilidade foi escrito?

ferdineidos escreveu:Sem contar que você sai com +4 em um atributo. (é isso não)


Cada raça tem +4 num atributo, +2 noutro, e -2 em um terceiro.

EU acho que +4 é exagero. Seria melhor +2/+2/-2. +4 é um absurdo de alto, e exacerba a ideia de que se você for fazer um personagem da "classe Y", acaba sendo obrigado a escolher a "raça X", senão fica muito fraco.
Editado pela última vez por Deicide em 23 Jul 2010, 23:19, em um total de 1 vez.
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Mensagempor Nibelung em 23 Jul 2010, 23:17

Não tem ação de rodada completa.

Sobre os talentos...

Combater com Duas Armas: Se usar duas armas, você pode fazer um ataque com cada arma na mesma ação padrão sofrendo -4 de penalidade nos ataques (-2 com combater aprimorado, 0 com combater maior)
Ataque Duplo: (Exige Foco em Arma) Quando atacar com a arma escolhida, você pode optar por fazer dois ataques com ela se sofrer -5 de penalidade em ambos os ataques.

Dessa forma, se você combater com duas armas e usar duas armas iguais (que tem foco), você faz quatro ataques.

Rajada de golpes: Quando atacar desarmado ou com armas de monge, você faz um ataque adicional com -2 de penalidade em ambos os ataques (0 no nivel 11)

O interessante é que quando seu ataque começa a ficar MUITO mais alto que as defesas dos inimigos, a penalidade dos ataques é reduzida.
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Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 23:26

Nibelung escreveu:Não tem ação de rodada completa.

Sobre os talentos...

Combater com Duas Armas: Se usar duas armas, você pode fazer um ataque com cada arma na mesma ação padrão sofrendo -4 de penalidade nos ataques (-2 com combater aprimorado, 0 com combater maior)
Ataque Duplo: (Exige Foco em Arma) Quando atacar com a arma escolhida, você pode optar por fazer dois ataques com ela se sofrer -5 de penalidade em ambos os ataques.

Dessa forma, se você combater com duas armas e usar duas armas iguais (que tem foco), você faz quatro ataques.

Rajada de golpes: Quando atacar desarmado ou com armas de monge, você faz um ataque adicional com -2 de penalidade em ambos os ataques (0 no nivel 11)


Meu Deus! Se for assim que está escrito, isso é o sonho dos combistas:

Monge com Foco em Ataque Desarmado, Combater com Duas Armas e Ataque Duplo pode fazer 5 ataques num turno.

Explicação:
Combater com Duas Armas -> Pode atacar com cada uma delas (dois punhos, ou um punho e um chute, etc.).
Ataque Duplo: Ao atacar com a arma escolhida, posso fazer dois ataques. Como estou empunhando "duas" da arma escolhida e estou atacando com as duas, posso fazer dois ataques com cada uma delas.
Rajada de Golpe: Dá um ataque extra, em adição aos quatro ataques anteriores.

Em nível baixo é inútil, admito, devido à penalidade de -11 que se acumula com tantos ataques. Em nível alto e com o combater com duas armas maior, porém, são cinco ataques com -5 de penalidade. Nada mal.

Outros que não o monge também podem abusar da ambiguidade da regra para fazerem quatro ataques (dois com cada arma), com as devidas penalidades.

Editado: Correção! A ambiguidade do Ataque Duplo pode ainda aplicar-se à Rajada de Golpes! Como estou "atacando com a arma escolhida" no ataque extra, também posso multiplicar esse ataque, dando um total de seis, não apenas cinco, ataques num turno.


O interessante é que quando seu ataque começa a ficar MUITO mais alto que as defesas dos inimigos, a penalidade dos ataques é reduzida.


Eu ia mencionar isso. Era um erro tosco da 3.X que mantiveram. A Rajada de GOlpes do monge 3.5 era uma merda em nível baixo e ficava passável em nível alto, por exemplo, ao invés de ser constante ao longo dos níveis.
Editado pela última vez por Deicide em 23 Jul 2010, 23:31, em um total de 2 vezes.
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Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Jul 2010, 23:30

E ainda não acertam o Ladino Fantasma.
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Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 23:32

Lumine Miyavi escreveu:E ainda não acertam o Ladino Fantasma.


Ladino Fantasma?

E caso não tenha visto no post anterior, uma correção! A ambiguidade do Ataque Duplo pode ainda aplicar-se à Rajada de Golpes! Como estou "atacando com a arma escolhida" no ataque extra, também posso multiplicar esse ataque, dando um total de seis, não apenas cinco, ataques num turno.

(E se for um monge minotauro ainda pode atacar com os chifres... rssss... :bwaha: :bwaha: :bwaha: )
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Mensagempor Nibelung em 23 Jul 2010, 23:51

Deicide escreveu:Ladino Fantasma?


Evasão diz que se você fizer um teste de reflexos onde um sucesso te faria receber metade do dano, você não sofre dano caso seja bem sucedido.

Rolamento Defensivo diz que sempre que sofrer dano você pode fazer um teste de reflexos (CD = dano) e se passar, sofrer só metade do dano.

No SRD, rolamento defensivo diz explicitamente que Evasão não combina com ele. No TRPG, não.

Resultado, QUALQUER ataque contra o ladino ele pode fazer um teste de reflexos e não sofrer dano.
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Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 23:56

Ah, sim, já tinham mencionado isso aqui. Erro crasso do sistema.

Quando você mencionou ladino fantasma, pensei que era outra coisa. :roll:

Editado: Detalhe: Se não me engano, rolamento defensivo só podia ser feito na 3.5 quando você sofria um ataque que lhe reduzia a zero PV ou menos. No TRPG também retiraram essa restrição?
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Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Jul 2010, 00:03

Não só retiraram essa restrição, como a parte que diz que evasão não funciona também foi retirada. É intencional...?
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Mensagempor Madrüga em 24 Jul 2010, 00:42

É que bolar um sistema é matemática pura. Não dava para errar a doze mãos e com um PHD em letras.
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Mensagempor Smaug em 24 Jul 2010, 01:16

Sim, mas lembre-se que a matemática deve mudar de mesa para mesa, tornando o playtest inutil, jah que cada grupo vai interpreta-la diferente...
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Mensagempor ProxAlestorm em 24 Jul 2010, 07:35

Huahuaha, deixa eu ver se entendi? Um tópico com mais de 400 páginas atualmente e apenas 1 pessoa, aparentemente defendendo o sistema TRPG? Isso é no mínimo hilário, mas com as informações do jogo mostradas até aqui seria insuportável jogar outro sistema mais desbalanceado que D&D 3x, onde spellcasters nos high lvs são deuses, contra "meros mortais" guerreiros e afims. :laugh:
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Mensagempor crudebuster em 24 Jul 2010, 08:33

Madrüga escreveu:É que bolar um sistema é matemática pura. Não dava para errar a doze mãos e com um PHD em letras.


O que tá me parecendo é que não é só o Trevisan que odeia fazer checagem de sistema e regras lá, são todos eles...

Tudo bem que combos podem aparecer de lugar nenhum em qualquer sistema mas os exemplos dados não são só nitpicks, são trapalhadas homéricas.
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Mensagempor Deicide em 24 Jul 2010, 09:29

Lumine Miyavi escreveu:Não só retiraram essa restrição, como a parte que diz que evasão não funciona também foi retirada. É intencional...?


:shock: :shock: :shock:
:queixo: :queixo: :queixo:

Meus Deus! Gente, será que eles não perceberam que aquelas restrições existiam exatamente para evitar abusos? :rolando:

Aposto que queriam eliminar texto para caber mais coisa no livro, e foram retirando tudo o que era supérfluo. :bwaha:

E tem gente que acha que isso é qualidade...
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Mensagempor ferdineidos em 24 Jul 2010, 10:49

Será que eles realmente lembravam que a restrição existia?
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