[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Smaug em 25 Jul 2010, 12:53

Smaug: Todo esse trabalho de coletar imagens, montar um arquivo com a SRD e imprimir ia sair MUITO MAIS que $80,00. Mais fácil eu trabalhar e comprar o livro. E ainda sobra troco.
E cara, se os autores de RdF, Tormenta, Pathfinder e uma outra porção de cenários preferem uma alternativa a usar a 4E, então com certeza o problema tá com a 4E. Você pode ignorar a GSL pra fazer suas próprias regras em casa, mas e quando você vai lançar esse material no mercado?

Vc percebeu que meu argumento não era "sai mais barato ou mais em conta" e sim "vc está gastando R$80,00 com um livro com regras quebradas e repeteco de outras coisas, tudo mal amarrado, pq vc quer imagens para dar um clima"?

E cara, se os autores de RdF, Tormenta, Pathfinder e uma outra porção de cenários preferem uma alternativa a usar a 4E, então com certeza o problema tá com a 4E. Você pode ignorar a GSL pra fazer suas próprias regras em casa, mas e quando você vai lançar esse material no mercado?

De uma passada no tópico de Reinos de Ferro pra 4e, e considerando os playtests que tenho feito com meu grupo digo uma coisa: não mudamos regras alguma da 4e, nenhuma classe foi alterada, salvo o mago que recebeu uma opção de classe a mais. E a unica coisa ainda não resolvida são os eladrins, ainda assim por questão de gosto pessoal (eu deixava como está, meu amigo prefere que eles sejam elfos e o Lorde da Dança acha que eles tinham que perder o poder de teleporte). Os autores de RdF usaram essa desculpa, mas a bem da verdade, eles querem é distancia da Wizards pois estão se firmando como uma marca própria (e tb pq seu jogo de miniaturas faz mais dinheiro que RPG).
POr outro lado, leia as resenhas de TRPG, todas trazem comentarios como "na minha mesa eu mudaria isso", "tal raça ficou fraca" usadas a exaustão. isso com menos de um mês de livro. Tais erros deveriam surgir após seções de jogo e não com uma passada de olhos ou leitura inicial. Então, temos problemas visiveis, certo?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Nibelung em 25 Jul 2010, 12:58

Matheus Borges Ziderich escreveu:Corvo: São $80 do "Tormentão" contra pelo menos $280 do conjunto básico de livros básicos de D&D (tanto 3.5 ou 4E).

Lol, não. 170 reais os três livros. Pouco mais da metade do preço que você falou. Mesmo se for levar em conta o preço de tabela ao invés de preço promocional, fica 80 (ldJ) + 70 (GdM) + 75 (MM) = 225. Ainda fica mais de 50 reais mais barato do que você falou.

Cuidado com as generalizações.

GoldGreatWyrm escreveu:Samurai= guerreiro.
Swashbuckler= ladino.

Swash sim, pode ser substituído tranquilamente pelo ladino. O Samurai não. A mecânica principal dele (Armas Ancestrais) não tem equivalente na 4e, embora eu acho que ele seria muito bem simulado com o Bárbaro Nobre Nato (usando só a mecânica, claro).

Matheus Borges Ziderich escreveu:Aí seria uma senhora picaretagem:" Aí galera, aguardem até não sei quando e gastem mais $80 pra ter o material completo. E Tormenta tem duas classes exclusivas (Samurai e Swashbuckler) que simplesmente teriam que mudar de descrição caso a Wizars publique sua própria versão destas classes.

Tipo o que eles fizeram agora? "Aí galera, aguardem até não sei quando e gastem mais 80 reais pro livro do cenário que vai sair depois pra que você consiga entender o mundo fora de Malpetrim. E se quiser mais detalhes, compre os livros antigos porque não vamos republicá-los atualizando pras regras novas"

Matheus Borges Ziderich escreveu:E M&M foi publicado por apenas $40 após uma negociação com a Green Ronin, para que o livro fosse mais adequado ao mercado brasileiro. Para tanto eles precisaram publicar o livro em PB e com capa mole. Cê acha que a Wizards ia aceitar que D&D fosse publicado nesses termos aqui no Brasil?

Foi uma briga pra permitir que GURPS fosse publicado em P&B. D&D não tem a mínima chance de ser publicado em formato econômico. Mas pro consumidor final, é estranho você ir na loja e ver um livro preto e branco do lado de um livro colorido com capa envernizada custando o mesmo preço.

Matheus Borges Ziderich escreveu:G.G.Wyrm: Cara, o LdJ2 não existia na época em que a 4E foi lançada. O Insider só é acessível em língua inglesa. Cê lançaria um jogo que dependesse tanto assim de um outro jogo? Ou lançaria seu próprio produto?

O Livro do Jogador 2 em português foi lançado 3 meses antes do Tormentão. A versão em inglês foi lançada quinze meses antes.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, as características fazem parte das raças: Um dos motivos pras vantagens raciais ganharem um "up" é pra que as diferenças ficassem bem claras. Não é "mero gosto pessoal dos autores", faz parte da ambientação

Sabe o que isso faz, no final? Reduz suas possibilidades.

Se você quisesse ser um guerreiro halfling, você tinha -2 de força. Se comparasse com o meio orc do grupo, você tinha -1 pra acertar (+1 de bonus de tamanho) e -2 no dano, mas tinha +2 de CA (+1 tamanho, +1 destreza) e +1 em todos os TRs (bonus racial). Então você compensava a penalidade de acerto com um bônus em outra parte, e o guerreiro halfling é viável.

Noo TRPG, se você quiser ser um guerreiro halfling, você ainda tem -2 em força, mas o seu companheiro bom de grupo é um minotauro guerreiro que tem +4 em força e +1 em CA, além de +2 de constituição pra terminar de matar o cavalo morto. Nesse cenário o halfling fica com -2 pra acertar (ainda tem +1 de tamanho), -3 de dano, -1 PV/nível, +1 de CA (só pelo tamanho), e +1 em TRs. A penalidade no acerto e dano é grande demais pra compensar um bônus pequeno do outro lado.

Compare agora um mago quaren com... sei lá, qualquer coisa fora elfo.

Pelo personagem mais forte ter subido consideravelmente de poder, as opções mais fracas deixam de ser opção. Antes você podia fazer um halfling guerreiro, ou um meio orc mago, e ser só LIGEIRAMENTE inferior ao outro jogador que pegou uma raça mais otimizada (levando em consideração que ambos combaram no mesmo nível, claro). Fortalecer as raças mantendo suas fraquezas antigas só aumenta essa distância.

Editado:
Matheus Borges Ziderich escreveu:A Devir é uma editora que tem condições de fazer uma impressão maior, o que reduz o preço do livro, e colorida. Além disso eles trabalham com material previamente pronto.

Tu sabe que o lucro da Devir com RPG é ínfimo se comparado com o lucro com card games e comics, né? O D3 mesmo falava isso em EIRPGs passados.

E trabalhar com material pronto a Jambô também trabalha. M&M, Porto Livre, Aventuras Fantásticas, e Reinos de Ferro estão lá.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Já a Jambô, uma editora muito menor, lança um material original.O que é mais caro que pagar uma licença: cria texto, sistema, ilustrações, diagramações e etc.

Depende. A maior vantagem de uma licença não é "porque é mais barato". Quase sempre é a praticidade de não ter que perder tempo criando alguma coisa. Além do que, o TRPG não criou quase nada: Ele usou o SRD de base, chupou algumas ideias do Pathfinder e do D&D 4e Saga, e jogou uma cobertura de Tormenta em cima.

Pouca coisa no livro é realmente original a ponto de você falar "nunca vi isso em nenhum outro lugar". Lefeu e Quaren eu acho que são o único material realmente original ali. Samurai e Swash já vêm de publicações passadas (o samurai só trocou o "bônus em força" por "bônus em acerto e dano". O Swash é o mesmo do P&P). As raças básicas são a versão do Pathfinder mais bombadas. E por aí vai.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Fora que a capa do livro é mais durável que a dos de D&D.

Lol, não. É exatamente a mesma gramatura.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 13:04

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, eu não te conheço. E acho ofensivo que qualquer pessoa que eu não conheça se diriga a mim por "mocorongo". Não te dei essa liberdade, então evite. Você pode não ter a intenção, mas é exatamente isso o que está fazendo.

Eu nunca te chamei de mocorongo. Eu fiz uma generalização e você decidiu ficar ofendido por ela.

Cara, nenhuma SRD substitui o valor qualquer livro básico d20. As SRD são uns blocos de texto gigantes, só sobre regras. Qualquer livro básico (TRPG ou outro) é um produto muito melhor acabado, com textos, ilustrações e material de background que te passa o clima de jogo. Eu tenho três iniciantes na minha campanha atual, então é muito mais fácil pra eles "entrar no clima" com o livro básico do que com a SRD.

Vale a pena gastar 80 reais em regras piores do que as que você mesmo conseguiria tirar do SRD para ter ilustrações e um cenário?

Eu entenderia se ele custasse 40 reais, talvez 50. Mais por oitenta reais eu consigo jogos muito mais completos.

Todo esse trabalho de coletar imagens, montar um arquivo com a SRD e imprimir ia sair MUITO MAIS que $80,00.

Sai por menos de dez reais se:

- Preto em Branco
- Guarde a descrição em documentos digitais e distribua para amigos
- Apenas imprima o que consultar

O mocorongo que lhe vos fala realmente acha que Tormenta RPG não vale o dinheiro porque até agora não vi nada realmente novo ou interessante associado ao sistema, pelo contrario eu vejo 3.X com seus PROBLEMAS posto em evidencia. Sério por que alguém usaria essas regras?! Se você por algum motivo gosta tanto de Tormenta ao ponto de pagar 80 mangos nessa desculpa esfarrapada de sistema, ao menos use seus antigos livros da 3.X para jogar. Ao menos com as erratas que druidas sofreram e banindo suplementos você tem um grupo que não vai ser completamente desequilibrado salvo algumas magias de mago/feiticeiro.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Hikaru em 25 Jul 2010, 13:19

Nibelung escreveu:
GoldGreatWyrm escreveu:Samurai= guerreiro.
Swashbuckler= ladino.

Swash sim, pode ser substituído tranquilamente pelo ladino. O Samurai não. A mecânica principal dele (Armas Ancestrais) não tem equivalente na 4e, embora eu acho que ele seria muito bem simulado com o Bárbaro Nobre Nato (usando só a mecânica, claro).

A mecânica de Armas Ancestrais pode ser facilmente imitada com o Background Warsmith da Dragon Magazine #366.

Editado: Aproveitando o vácuo do comentario do Oda, pra mim o Samurai não passa de um Guerreiro com os Backgrounds Noble e Warsmith.
Editado pela última vez por Hikaru em 25 Jul 2010, 13:28, em um total de 1 vez.
ImagemImagemImagemImagemImagem
Hikaru

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 13:24

O Samurai não.

A mecânica principal dele (Armas Ancestrais) não tem equivalente na 4e

Ela existe na 3.X, adaptar ela de um SRD da vida seria muito facil. Quanto a 4e, é LITERALMENTE um metodo de criação de itens mágicos para classe combatentes. Me refiro a classe samurai oficial da 3.0 e não da versão do Cassaruman porque eles complicaram o que não devia.
embora eu acho que ele seria muito bem simulado com o Bárbaro Nobre Nato (usando só a mecânica, claro).

Nós já tivemos tópicos extensos sobre isso na Spell Brasil.

A conclusão que chegamos é que o Samurai é um guerreiro com mais pericias e com profiencias diferentes, nada a mais.

Lembre-se que "Samurai" era um cargo. Existiam samurais que não eram guerreiros, e outros que lutavam de maneira bem diferente. (Joga "Oda Nobunaga" no Google)
AKImeru

Mensagempor Nibelung em 25 Jul 2010, 13:34

Oda Nobunaga escreveu:Lembre-se que "Samurai" era um cargo. Existiam samurais que não eram guerreiros, e outros que lutavam de maneira bem diferente. (Joga "Oda Nobunaga" no Google)

E você se lembre que, exceto quando falamos de história do Japão feudal, "samurai" é um guerreiro que usa kataná e anda com um,a armadura com ombreiras gigantes e elmo ridículo. Da mesma forma quando alguém fala "ninja" se refere a um sujeito com um pijama preto e máscara que atira estrelinhas.

Cultura pop não é o mundo real.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

Mensagempor Smaug em 25 Jul 2010, 13:39

Acho que o Oda quer dizer eh que a classe não se justifica apenas pelo que ela é apresentada no livro: um guerreiro que da gritos e ganha bônus por isso, uma vez que todas as outras classes são mais genéricas permitindo varias interpretações (inclusive essa do samurai, que pode ser aplicada para o guerreiro, ranger e até paladino). E mesmo se pegarmos a visão da cultura pop, ela pode ser emulada pelo guerreiro tornando a classe samurai meio... desnecessária, principalmente se usada como motivo para se comprar um livro.

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 13:43

Cultura pop não é o mundo real.

Porque o Samurai tem que ser "cultura pop" quando todos os outros arquétipos do livro são baseados em arquetipos encontrados em literatura, inclusive os Ninjas? (Que foram uma evolução ao cinema de suas partes no primeiro romance escrito por uma mulher, O Conto de Heike, entre outros livros e historias)

Repare também que essa descrição:
é um guerreiro que usa kataná e anda com um,a armadura com ombreiras gigantes e elmo ridículo.

Pode ser facilmente representada por apenas o guerreiro, sem grandes alterações.

É uma tentativa falha de achar o Samurai arquetipal que as pessoas criam mecanicas horrorosas como o "grito kiai" que nunca foi visto nem em filmes, nem em cultura pop e nem em literatura como um grito que assusta pessoas. O Uso do Daishô em combate é ainda mais estranho eu não consigo me lembrar de nada pop que se refere a isso além de D&D 3.5 (nem no 3.X tinha isso!)

Claro estamos falando dos Samurais de Tamu-ra aqui e o que os criadores do cenário criam tem preferencia. Contudo se quer a opinião desse amante da era do Sengoku, use o guerreiro, remova profiencia de escudos e armaduras pesadas, remova algumas armas, adicione "Espada Bastarda"(Ou apenas use uma cimitarra para representar as regras da Katana dá no mesmo) e pronto, Samurai (Extremamente estereotipado e sem graça nenhuma, mas menos estereotipado e com mais graça do que "Grito Durri" e "Herp Derp Ancestral"). Se Cassaro acha que copiar na cara dura as duas versões do Samurai da edição 3.0 e 3.5 e usar em seu cenário, já não sou eu quem pode falar o que ele deve ou não deve fazer com sua classe não?

Ela pode ser emulada pelo guerreiro tornando a classe samurai meio... desnecessária, principalmente se usada como motivo para se comprar um livro.

Exatamente meu ponto. Eles deviam aprender uma coisa com AD&D e criar kits básicos de classes alternativas.
Editado pela última vez por AKImeru em 25 Jul 2010, 13:45, em um total de 1 vez.
AKImeru

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 13:44

Smaug: A GSL é amarrada até ao background. Um cenário hipotético não pode ter sua própria descrição dos elfos, tem que seguir o padrão Wizards. Um tópico de Reinos de Ferro 4E é uma coisa, lançar Reinos de Ferro 4E é bem diferente.
Imprimir 80 páginas a $1 por folha sai por $80. Nem de longe uma impressão caseira sai mais em conta. A Wizards lançou a SRD 3.5 porque tinha confiança suficiente no próprio material pra saber que os consumidores não iam preferir a alternativa.
E aqui só pintaram DUAS resenhas do livro, com UM autor comentando as mudaças que faria na sua própria mesa de jogo e nem de longe mudanças tão drásticas assim que dê pra falar que o sistema tá quebrado, inviável. E o livro conta com arte original aos montes, um texto excelente, sistema completo e material suficiente pra jogar.

Nibelung: Eu usei os preços da 3.5. Na época cada livro tava entre $80 ou $90. Mas os preços que você citou aí são uma compra online sem incluir o frete. A maior parte do povo brasileiro ainda compra nas livrarias, que tem um preço ligeiramente superior e em geral compra um de cada vez. Com o que você sairia da loja: um produto PB pronto pra jogo ou produto colorido, que depende de um investimento que é o dobro do inicial pra começar o jogo? Mesmo se você considerar os vindouros Guia do Mundo e Bestiários como necessários (que não são) TRPG ainda vai sair mais em conta.
Véi, se um Guerreiro Elfo está em desvantagem considerando um Minotauro da mesma classe então tá certo:isso tem que ser mostrada em termos de regras, é natural. Os antigos bônus de +2 representavam uma diferença de 10% entre as aptidões de uma raça e outra, nada que justificasse. 20% de diferença, sim, é significativo.
Independente do lucro da Devir com RPG, ela tem as condições melhores pra publicar qualquer tipo de livro.
E acho que você devia pegar o TRPG e analisar. Com certeza não é uma SRD base, com regras chupadas e cobertura de Tormenta.

Oda: Eu sinalizei teu post, a moderação agiu como achou que devia e ponto final nessa questão. Só digo que eu ainda não estaria aqui se achasse que a Spell é um ambiente livre pra ofender os outros.

E a sua solução envolve ter uma impressora, acesso a internet e saco pra ler no PC e/ou inglês. Por $80 TRPG só precisa de papel, lápis e dados pra começar o jogo. E são soluções caseiras, não algo que uma editora vá fazer pra publicar um livro, que o foco dessa questão sobre Tormenta 4E.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 13:54

A GSL é amarrada até ao background. Um cenário hipotético não pode ter sua própria descrição dos elfos, tem que seguir o padrão Wizards. Um tópico de Reinos de Ferro 4E é uma coisa, lançar Reinos de Ferro 4E é bem diferente.

Não na realidade. Repare que a propria wizards altera suas raças básicas nos livros. (Veja Dark Sun 4e)
Imprimir 80 páginas a $1 por folha sai por $80

1) Por que você iria imprimir 80 páginas quando você só precisa de 20 na mesa?
2) Onde você mora para uma página preto e branco custar 1 real?
E aqui só pintaram DUAS resenhas do livro, com UM autor comentando as mudaças que faria na sua própria mesa de jogo e nem de longe mudanças tão drásticas assim que dê pra falar que o sistema tá quebrado, inviável.

Ambas resenhas de lugares associados a Jambo.

É o equivalente de querer saber criticamente como anda o novo jogo do Mario na...Nintendo World!
A Wizards lançou a SRD 3.5 porque tinha confiança suficiente no próprio material pra saber que os consumidores não iam preferir a alternativa.

Er...Não? Ela lançou o SRD porque queria revitalizar o mercado americano de RPG permitindo a criação de third party books compatíveis com seu sistema. Foi um experimento, ela decidiu criar uma licença mais dura após alguns problemas com tal experimento.

E o livro conta com arte original aos monte

Eu só vi a arte em alguns videos. Eu vi arte reutilizada. Deve ter original sim, mas nem toda é.

Véi, se um Guerreiro Elfo está em desvantagem considerando um Minotauro da mesma classe então tá certo:isso tem que ser mostrada em termos de regras, é natural. Os antigos bônus de +2 representavam uma diferença de 10% entre as aptidões de uma raça e outra, nada que justificasse. 20% de diferença, sim, é significativo.

Por que um guerreiro elfico lutaria do mesmo jeito que um guerreiro Taurico?

Com certeza não é uma SRD base, com regras chupadas e cobertura de Tormenta.

Engraçado você dizer isso. Pelas builds postadas aqui...É exatamente isso. Teria como mostrar para nós esse "novo"? Não precisa postar as regras, apenas mencione o conceito.
Só digo que eu ainda não estaria aqui se achasse que a Spell é um ambiente livre pra ofender os outros.

Pela última vez: Ninguém aqui tentou te ofender. Foi tudo um engano.
E a sua solução envolve ter uma impressora, acesso a internet e saco pra ler no PC e/ou inglês.

Na realidade envolve
1) 10 mangos
2) Internet
3) isso aqui: http://www.darksun.com.br/download.php?tp=7

E de LAMBUJA tu leva Dark Sun 3.5 para casa, um cenário MUITO bom!
AKImeru

Mensagempor Nibelung em 25 Jul 2010, 14:01

Oda Nobunaga escreveu:Repare também que essa descrição:
é um guerreiro que usa kataná e anda com um,a armadura com ombreiras gigantes e elmo ridículo.

Pode ser facilmente representada por apenas o guerreiro, sem grandes alterações.

Sim, pode. Nada contra aqui.

Oda Nobunaga escreveu:É uma tentativa falha de achar o Samurai arquetipal que as pessoas criam mecanicas horrorosas como o "grito kiai" que nunca foi visto nem em filmes, nem em cultura pop e nem em literatura como um grito que assusta pessoas. O Uso do Daishô em combate é ainda mais estranho eu não consigo me lembrar de nada pop que se refere a isso além de D&D 3.5 (nem no 3.X tinha isso!)

Novamente, concordo.

Mas o samurai do cenário já tem o Daisho e o Kiai como características icônicas da classe. Se é o correto usando a cultura pop ou o mundo real de exemplo é outro assunto. Qualquer adaptação desta classe específica pra 4e ou outro sistema tem que levar em conta essa característica. Assim como o bárbaro de D&D precisa de fúria, o mago precisa de grimório, e o druida precisa de forma selvagem.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Nibelung: Eu usei os preços da 3.5.

Que saiu do mercado a dois anos, e hoje em dia você só acha usado. É falta de bom senso comparar um livro atual com um concorrente que não concorre mais. É como reclamar que mangá já foi 2,90.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Mas os preços que você citou aí são uma compra online sem incluir o frete. A maior parte do povo brasileiro ainda compra nas livrarias, que tem um preço ligeiramente superior e em geral compra um de cada vez.

Eu mostrei a comparação com o preço tabelado. Ainda fica mais barato do que você tinha dado de referência. E 50 reais é MUITO dinheiro de diferença.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Com o que você sairia da loja: um produto PB pronto pra jogo ou produto colorido, que depende de um investimento que é o dobro do inicial pra começar o jogo?

Só com o Livro do Jogador você pode começar a jogar. O Guia do Mestre só tem UMA mecânica importante dentro dele (A criação de monstros e armadilhas), e o Manual dos Monstros é completamente opcional (porque você pode criar seus monstros com o GdM).

Matheus Borges Ziderich escreveu:Véi, se um Guerreiro Elfo está em desvantagem considerando um Minotauro da mesma classe então tá certo:isso tem que ser mostrada em termos de regras, é natural.

Sim, tem que ter uma diferença, e nada contra priorizar uma classe com uma certa raça. O problema é que a diferença entre eles começou a ficar grande DEMAIS, a ponto de se você tentar fazer um personagem que não seja estereotipado, você está se prejudicando. Um guerreiro que não seja minotauro ou anão é um contrassenso. Um feiticeiro que não seja quaren é muito mais fraco.

Novamente, o problema não é que uma raça é melhor que a outra. O problema é que a raça que é melhor é MUITO melhor que as outras, e isso incentiva o estereótipo.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Independente do lucro da Devir com RPG, ela tem as condições melhores pra publicar qualquer tipo de livro.

Tem os números da empresa? Eu não tenho.

Matheus Borges Ziderich escreveu:E acho que você devia pegar o TRPG e analisar. Com certeza não é uma SRD base, com regras chupadas e cobertura de Tormenta.

:duh:

Eu tenho o livro e fiz três builds comparativas nesse tópico já, usando as regras do livro. Objeção inválida.
Imagem
Imagem
Nibelung

Mensagempor Smaug em 25 Jul 2010, 14:01

Smaug: A GSL é amarrada até ao background. Um cenário hipotético não pode ter sua própria descrição dos elfos, tem que seguir o padrão Wizards. Um tópico de Reinos de Ferro 4E é uma coisa, lançar Reinos de Ferro 4E é bem diferente.

Vc havia dito que os autores não usava a 4e pq o problema tah nela, eu mostrei que nbão estava, ela eh tão boa pra um cenário quanto o 3.5, se não for melhor. Agora vc mesmo disse pq eles não usaram, a GSL, ótimo. Isso, no entanto, não torna o que ele sfizeram melhor, a 4e não eh ruim por seu sistema de regras, ela eh limitada pelo GSL. Privater Press partiu para o seu sistema próprio baseado em seu jogo de miniaturas e está no playtest até hj. Cassaro e companhi pegaram o caminho mais fácil, amputaram partes da 3.5, juntaram pedaços de 4e e Saga, consturaram tudo mais ou menos e lançaram isso como se fosse um novo sistema.

Imprimir 80 páginas a $1 por folha sai por $80. Nem de longe uma impressão caseira sai mais em conta. A Wizards lançou a SRD 3.5 porque tinha confiança suficiente no próprio material pra saber que os consumidores não iam preferir a alternativa.

Carinha tua impressão heim? E vc ainda não entendeu o que eu disse: não eh pra vc imprimir 80 paginas, é pensar se compensa vc gastar R$80,00 soh com figuras para dar um clima ao invés de usar essa grana em livros que, além das figuras, trazem um conteudo melhor, tanto em regras quanto em cenário. Com 80 reais vc compra um Reinos de Ferro da vida, com o SRD vc pode mudar o que vc quiser. Alias, se vc jah tem o material de tormenta lançado ateh agora, e levando em conta que o TRPG não atualiza nada do cenário, vc pode continuar usando seu material e o SRD com as mudanças necessárias.

E aqui só pintaram DUAS resenhas do livro, com UM autor comentando as mudaças que faria na sua própria mesa de jogo e nem de longe mudanças tão drásticas assim que dê pra falar que o sistema tá quebrado, inviável. E o livro conta com arte original aos montes, um texto excelente, sistema completo e material suficiente pra jogar. [/quote]
Mande os links de outras, por favor. Essas foram as unicas que eu achei.

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 14:05

Mas o samurai do cenário já tem o Daisho e o Kiai como características icônicas da classe. Se é o correto usando a cultura pop ou o mundo real de exemplo é outro assunto. Qualquer adaptação desta classe específica pra 4e ou outro sistema tem que levar em conta essa característica. Assim como o bárbaro de D&D precisa de fúria, o mago precisa de grimório, e o druida precisa de forma selvagem.

Tudo o que você listou aparece em algum lugar no arquetipo dessas classes.

"Lutar com o Daisho" não aparece. Literalmente foi algo que surgiu na 3.5.

Eu tenho o livro e fiz três builds comparativas nesse tópico já, usando as regras do livro

Ótimas builds por sinal, nos fez ver os problemas da habilidade de classe do feiticeiro.
AKImeru

Mensagempor Iron Man em 25 Jul 2010, 14:32

Olá pessoal

Oda Nobunaga escreveu:
Imprimir 80 páginas a $1 por folha sai por $80

1) Por que você iria imprimir 80 páginas quando você só precisa de 20 na mesa?
2) Onde você mora para uma página preto e branco custar 1 real?

Olha digo que esta MUITO cara esta sua impressão Matheus. Pois na minha faculdade imprimir 80 paginas em P&B (mesmo com figuras) sai a R$ 8,00 com capa de plástico em Espiral + R$ 2,00 no total de R$ 10,00. Se você quiser com capa dura (sem imagem) sai por + R$ 10,00 (em vez de R$ 2,00 da capa com espiral) no total por R$ 18,00. Mas se você quiser mesmo com capa dura e com imagens ele custa + R$ 15,00 (em vez dos R$ 2,00 da capa espiral) no total de R$ 23,00.

Ou seja, sai com uma diferença de mais de R$ 50,00, só imprimindo o SRD (mesmo sendo alterado). Por isso acho caro o preço que você falou para a impressão e do Tormenta RPG. Acho que realmente ele poderia ser vendido com um preço de R$ 20,00 a menos, mas é somente uma simples opinião minha.

Até mais
Editado pela última vez por Iron Man em 25 Jul 2010, 15:00, em um total de 2 vezes.
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 14:42

Nibelung: D&D só funciona realmente com os livros básicos em conjunto. Principalmente porque na 4E o esquema pra criar monstros é bem menos flexível do que na 3.5. Mesmo que os três livros da edição atual fossem $70 cada um, são 210 contra $80. Fora a facilidade maior de desembolsar $80 de uma vez do que $210.U não tenh
Eu não tenho os números da Devir, é simplesmente uma questão de análise do que se vê: são nitidamente editoras de porte diferente.Inclusive além de D&D, A Devir conta com WOD, Gurps, Card Games e HQs e está a muito mais tempo no mercado.
Cara, a única raça que realmente incentiva o esterótipo é o Qareen. Mas é uma raça abençoada pela Deusa da Magia, então a tradição arcana é realmente maior até em termos de background. As outras raças não são tão nitidamente especializadas e permitem uma gama maior de combinações sem perder tantas vantagens.

Smaug: Cara, o preço básico de uma impressão em PB avulsa gira em torno de um real. Quando no meu grupo queremos imprimir algo, nos acumulamos mais de 400 páginas e vamos numa gráfica onde pagamos seis centavos a folha. E encadernamos em espiral. E TRPG atualiza, sim, o cenário. Só em timeline tem cinco anos de avanço, com eventos significativos.

Oda: Lutar com Daisho apareceu na primeira classe básica de Samurai em d20, no Aventuras Orientais. Foi a primeira vez que o arquétipo ganhou luz sobre as regras da 3E, desde a antiga aparição dele em AD&D, que já tinha bastante tempo. Difícil dizer que em termos de fantasia medieval a habilidade não esteja enraizada no arquétipo.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários