[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 16:12

Tauron não é um retcon tão absurdo assim: Fomos apresentados a Divina Serpente como Deusa da Força e Coragem. Mais tarde os minotauros foram introduzidos e apareceu Tauron. E a explicação que ficou foi: A Divina Serpente era uma deusa menor cultuada pelas dragoas caçadoras de Galrasia (um grupo bem pequeno e pouco presente em Arton) e Tauron é a divindade "verdadeira", cultuada pelos Minotauros (em maior número e mais presentes)

E tomando "Lulu" pelo Lumine e imaginando que vc está falando do Jin dos Ventos, eu percebi uma coisa: magos preparam magias e o poder racial só funciona se houver alguém pra fazer um pedido. O mago poderia,sim, preparar todos os PMs em forma de misseis mágicos (acelerados ou não), mas dificilmente haveria alguém por perto e em condições pra pedir em pleno vôo. Claro, a coisa funciona melhor com um feiticeiro, mas ainda há a mesma limitação: é necessário haver alguém por perto que possa pedir a magia. E só pode ser pedida UMA magia por turno. O desconto não se aplica pra ambas.
Verdade que a build ainda é uma metralhadora de misseis, mas MUITO menos do que parece.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Jul 2010, 16:14

E só pode ser pedida UMA magia por turno.

Porque falar é uma ação livre.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Jul 2010, 16:17

Além disso, muito mais fácil pedir "Jin, dispare 80 mísseis mágicos nesses orcs!". Ou manter-se voando a uma altura baixa. Ou ter outro conjurador do grupo fazendo companhia (e pedidos) lá no alto.

O Jin continua, inabalado, como um exemplo do desequilíbrio facilmente encontrado nessas regras. E não adianta dizer que é por ser um personagem de nível 20, pois essa discrepância de poder existe desde o primeiro nível. Poderiam facilmente fazer um build do Jin em nível 10 ou 15 exemplificando a mesma coisa.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Fëanor em 25 Jul 2010, 16:19

Se prepara pra ser capado pelo Sexteto.

Quem?
De qualquer forma se alguem me falar qual é os obstáculos que são enfrentados, eu posso pedir pro meu mestre o que que ele fez para resolver o aparente problema.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Jul 2010, 16:21

E M&M foi publicado por apenas $40 após uma negociação com a Green Ronin, para que o livro fosse mais adequado ao mercado brasileiro. Para tanto eles precisaram publicar o livro em PB e com capa mole. Cê acha que a Wizards ia aceitar que D&D fosse publicado nesses termos aqui no Brasil?

É uma coisa que acho engraçada, na verdade. M&M é bem acessível, genérico e tem várias decisões de design muito melhores do que D&D 3.X e que TRPG, além de ser completamente compatível com um clima mais próximo a 3D&T, e ter um livro para Fantasia Medieval Heróica (Warriors & Warlocks).

Se o Sexteto não gosta da 4E, por que inventou de fazer um sistema tão mal acabado e sem playtest como TRPG, em vez de converter o cenário para M&M, usando a licença Superlink?

D&D só funciona realmente com os livros básicos em conjunto.

Isso demonstra que você não conhece a 4E. Todo o material necessário para se jogar está no LdJ e no Manual dos Monstros (que é, como sempre, apenas uma lista de monstros). O Guia do Mestre é praticamente só um suplemento descritivo sobre narração. O máximo que o GdM dá de regra é combate montado (que não é nem um pouco complicado) e regra de criação de monstro (basicamente, uma tabela).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Bahamute em 25 Jul 2010, 16:27

@Lumine
Caralho.
Como eu falei, dava pra criar raças mais equilibradas, com enfatizações seletas...
Mas...
Caralho.

Eu não tinha noção dos desníveis de raças. Quero dizer, se eu quiser jogar Tormenta, com meu Meio-Orc, vou ser um Zero a esquerda... Eles só ganham atributos mesmo? Nenhum bonus ou alguma outra coisinha?

Quero dizer, isso não invalida meu ponto (de que uma raça pode ser enfatizada numa caracteristica, devido a sua divindade), mas o desnível entre o Qaren e o Elfo/Meio Orc é grande pacaraio.

Isso diminuiu imensamente minha curiosidade pra ler o livro em questão.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Nibelung em 25 Jul 2010, 16:30

_Virtual_Adept_ escreveu:O Guia do Mestre é praticamente só um suplemento descritivo sobre narração. O máximo que o GdM dá de regra é combate montado (que não é nem um pouco complicado) e regra de criação de monstro (basicamente, uma tabela).

Na verdade, as regras de combate aéreo e combate montado foram atualizadas, e podem ser encontradas aqui na spell mesmo. A parte mecânica importante do GdM é a criação de monstros. Olha, a tabela também foi atualizada e tá no tópico que eu linkei.

Resultado, GdM é só um ótimo livro pra ler. Não tem nada de mecânico essencial nele.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Jul 2010, 16:30

Bahamute escreveu:@Lumine
Caralho.
Como eu falei, dava pra criar raças mais equilibradas, com enfatizações seletas...
Mas...
Caralho.

Eu não tinha noção dos desníveis de raças. Quero dizer, se eu quiser jogar Tormenta, com meu Meio-Orc, vou ser um Zero a esquerda... Eles só ganham atributos mesmo? Nenhum bonus ou alguma outra coisinha?

Quero dizer, isso não invalida meu ponto (de que uma raça pode ser enfatizada numa caracteristica, devido a sua divindade), mas o desnível entre o Qaren e o Elfo/Meio Orc é grande pacaraio.

Isso diminuiu imensamente minha curiosidade pra ler o livro em questão.

Isso é, se existissem Meio-Orcs em Tormenta. :linguinha:

O Jin continua, inabalado, como um exemplo do desequilíbrio facilmente encontrado nessas regras. E não adianta dizer que é por ser um personagem de nível 20, pois essa discrepância de poder existe desde o primeiro nível. Poderiam facilmente fazer um build do Jin em nível 10 ou 15 exemplificando a mesma coisa.

Imagem
Então troquemos o Mago Jin dos Ventos pelo feiticeiro Suzaku e seu Familiar Corvo (estilizado, claro) Muguru, que pode pedir (corvos falam um idioma!) a Suzaku para disparar suas magias. :haha:
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 25 Jul 2010, 16:30, em um total de 1 vez.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Jul 2010, 16:30

Exato, Bahamute.

Não tem problema algum determinadas raças serem mais competentes que a média em algumas classes. O problema é quando esse desnível é tão insanamente grande, que você pode esperar 90% dos jogadores daquela raça serem dessa classe, e vice-versa.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Fëanor em 25 Jul 2010, 16:38

Então troquemos o Mago Jin dos Ventos pelo feiticeiro Suzaku e seu Familiar Corvo (estilizado, claro) Muguru, que pode pedir (corvos falam um idioma!) a Suzaku para disparar suas magias.

PERFEITO LUMINE!!! xD

Pergunta rapida: Eles mantiveram as magias apelonas da 3.5? Tipo, desejo, dedo da morte e, principalmente, metamorfose?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Bahamute em 25 Jul 2010, 16:44

@Eltor (e, possivelmente, Lumine :b )
Pois é.
Fica até meio sem graça, porquê, por mais que eu queira jogar com um Qaren Guerreiro, eu estaria num caminho bem oposto do que 90% da minha raça.
Fora que (me corrijam se eu estiver errado) 90% dos meus poderes raciais seriam perdidos, e eu estaria com uma raça bem defeituosa pra classe em questão.

Daí, o jogador do meu lado, com um Qaren Mago/Feiticeiro, estaria com um poder muuuuuuuuuito acima do meu, mesmo estando em nível semelhante.
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Iron Man em 25 Jul 2010, 16:45

Olá pessoal

Olha Matheus uma coisa que aprendi nestes anos que jogo RPG (que faz mais de 14 anos) e na minha vida é que para criticar (seja positivamente ou negativamente) ou avaliar sobre um assunto é necessário conhecer o assunto que está abordando. Pelo que eu vi aqui no fórum (e me corrige se eu estiver errado) você não conhece bem o 4ed e nem leu os livros básicos, na qual provavelmente teve uma péssima primeira impressão meio que influenciada por um conceito pré-concebido sobre o mesmo. Minha simples sugestão é leia os livros básicos de D&D 4ed com uma mente mais aberta ai depois você poderá realmente dizer o que não gostou e que gostou no sistema. Enquanto a mim eu NÃO li o Tormenta RPG a fundo, mas estou jogando um aventura para testar o sistema e ver os prós e contras do sistema, só vi por alto teria que ficar com ele por duas semanas para ter uma opinião mais concreta sobre ele. Por hora só posso comparar com a versão 3.X que eu conheço bem.

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor Kear em 25 Jul 2010, 16:46

Meu problema com a raça e a desculpa da Wynna são dois:

1) A raça devia entrar em jogo pra aumentar as opções dos jogadores; e o que ela está fazendo é justamente diminuir, porque ou você é Qareen, ou você é Elfo, ou você é merda.
2) A raça não tem background nenhum, a justificativa pra eles serem experts em magia foi a mais porca possível "ah porque Deus quiz assim"; e os Qareen parecem viver num mundo completamente à parte; é incrível que com tanto poder mágico eles nunca tenham usado magia de forma indevida e provocado alguma alteração no cenário, é incrível que eles existam por tantos anos e ninguém nunca tenha feito um monte de Qareens pra escravos e usado o poder deles; a raça consegue ser mais superficial que as outras raças que já apareceram por Tormenta, isso é impressionante...Óbvio, tem o problema de que eu não li o livro, mas tenho uma leve impressão de que se eu ler eu vou encontrar...Nada.

Ou seja, vamos colocar uma raça no cenário "porque é legal", a desculpa in-game vai ser "porquê Deus quiz assim" e vamos desequilibrar até não poder mais.
Kear

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 16:54

Kear escreveu:Meu problema com a raça e a desculpa da Wynna são dois:

1) A raça devia entrar em jogo pra aumentar as opções dos jogadores; e o que ela está fazendo é justamente diminuir, porque ou você é Qareen, ou você é Elfo, ou você é merda.
2) A raça não tem background nenhum, a justificativa pra eles serem experts em magia foi a mais porca possível "ah porque Deus quiz assim"; e os Qareen parecem viver num mundo completamente à parte; é incrível que com tanto poder mágico eles nunca tenham usado magia de forma indevida e provocado alguma alteração no cenário, é incrível que eles existam por tantos anos e ninguém nunca tenha feito um monte de Qareens pra escravos e usado o poder deles; a raça consegue ser mais superficial que as outras raças que já apareceram por Tormenta, isso é impressionante...Óbvio, tem o problema de que eu não li o livro, mas tenho uma leve impressão de que se eu ler eu vou encontrar...Nada.

Ou seja, vamos colocar uma raça no cenário "porque é legal", a desculpa in-game vai ser "porquê Deus quiz assim" e vamos desequilibrar até não poder mais.

O cenário todo é "Porque deus X quis assim".

Vide o reino dos Ateus e o Reino sem magia.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Bahamute em 25 Jul 2010, 17:05

em Tromenta tem... Um Reino dos Ateus? XD
Aquele abraço!
Bahamute

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários