Sem palmadas pra você!

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Sem palmadas pra você!

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 26 Jul 2010, 08:48

N~ao tem evid^encias, mas e da'i? Nosso conhecimento n~ao pode e nem tem como ser baseado apenas em evid^encias, porque desse jeito n~ao teriamos como discutir.

E daí que estamos lidando com crianças de uma forma que não parece ser certa. Se não há evidências de que funciona, que motivos eu teria para acreditar que sim?

VA. Acho que é questão de lógica, da mesma forma que bicho é adestrado. Se tu sabe que por a mão no fogo se queima tu não faz, bem obvio e intuitivo. Então se a criança sempre que tenta fazer algo acaba sendo punida fisicamente ela passa a tomar mais cuidado, e eventualmente passa a não fazer mais. Mas é como tu disse, não tem como provar isso, ou se tem eu não sei como.

A isso se dá o nome de "behaviorismo", e realmente tem comprovações. Porém o fato de se demonstrar que palmada educa o filho não demonstra que é a única maneira de fazê-lo.

Eu também fui educado a palmadas. Raramente com gritos (nunca fui tão bagunceiro), mas se eu fazia uma besteira das grandes, levava, e entendia quando era justo.

Mas nem sempre aconteceu por motivações justas. Às vezes levei por motivos estúpidos, em momentos em que meus pais estavam descontando a raiva deles em mim.

Acho que é por isso que não pretendo fazer o mesmo com meus filhos. Se eu nunca fizer, não vou ter como fazer em momentos errados.

Não acho que a palmada seja lá tão importante na educação, mas... faz mal para a criança (desde que não descambe para a violência)? Acredito que não. Então essa proibição só serve pra cortar um direito dos pais.

Como eu disse: se não é importante fazer, então não faz sentido fazer. É apenas uma atitude violenta, se vocês sabem que não tem importância.

E sabem, se é pai sabe o que tem que fazer.

Discordo dessa premissa, pelos motivos já apontados.

Mas existem pessoas que tem filhos mas não são pais, no entanto isso é outra historia.

Não. Pessoas cometem erros.

oculto

Não acredito que uma criança que aprenda a amar e respeitar seus pais faria qualquer uma dessas coisas.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Sem palmadas pra você!

Mensagempor Batousa em 26 Jul 2010, 09:08

VA escreveu:Como eu disse: se não é importante fazer, então não faz sentido fazer. É apenas uma atitude violenta, se vocês sabem que não tem importância.

Aí é que tá cara, as vezes é bem importante.

Tenho um primo meu, que o menino só tomou jeito, quando a mãe dele finalmente começou a disparar umas palmadas em seu traseiro.
O pai dele, meu tio, sempre foi bem "mole", tentou conversar, procurou ajuda a um psicologo e tudo mais, não tava adiantando.

Depois que ele começou a morar com mãe, o muleque deu uma sossegada boa, e ele nunca apareceu com hematomas, arranhoes, e nem nada, é só sabemos que ele apanhava porque a própria mae falou.

Então não tem como falar se elas são necessárias ou não.

Editado: Na verdade não venho para defender as palmadas ou acusa-la. O que venho é falar sobre a maldita mania de que tem de proibir as coisas aqui.
Se a palmada é necessaria ou não, cabe decidir a quem educa. Se um menino está sendo mal tratado, e sofrendo abusos dos pais, cabe as autoridades tomar as atitudes.
O que precisamos não é de uma lei que obrigue ou proiba os pais de tomarem suas atitudes, e sim de pessoal competente para fazer com que a lei que já está em vigor seja cumprida.
Imagem
Batousa

Sem palmadas pra você!

Mensagempor oculto em 26 Jul 2010, 09:16

Não acredito que uma criança que aprenda a amar e respeitar seus pais faria qualquer uma dessas coisas.

Concordo, só não fui claro que eu não me referia a estas.
Me refiro a uma situação onde os responsáveis perderam o controle sobre as crianças, seja pelo motivo que for, culpados ou não, estarão a mercê destas. Subjugados e impedidos por lei de agir com energia.
Nota que quando me refiro a "crianças", estou considerando todas as faixas etárias compreendidas no ECA.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Sem palmadas pra você!

Mensagempor Batousa em 26 Jul 2010, 09:30

Engraçado é algo que estou pensando aqui.
Alguns comentam como se os pais tivessem algum prazer, ou nada sentissem quando batem em seus filhos.

Nao foi uma nem duas vezes que vi minha mae chorar depois de bater em mim, e não foi uma nem duas as vezes que ela reclamou de fazer isto, muitas vezes ele dizia "Isto doi mais em mim do que voce imagina."

Minha mãe jamais descontaria raiva dela em mim, afinal eu sou seu filho. E pais que são pais mesmo, não usam seus filhos como sacos de pancadas para descontar raiva.

é um pensamento tosco isto.
Imagem
Batousa

Sem palmadas pra você!

Mensagempor Cyrano em 26 Jul 2010, 09:33

Esse assunto é muito delicado mesmo. É impossível chegarmos a qualquer consenso, e uma lei sempre será controversa.

No caso do Draco, por exemplo, parecia-me uma palmada desnecessária mesmo. Entretanto, se não houvesse palmada haveria qualquer outro tipo de punição moral. O que quero dizer é: um educador ruim tomará medidas ruins, independentemente de quais estejam disponíveis. Vai dar palmadas, colocar de castigo, humilhar verbalmente, etc. tudo isso no momento errado, o que, provavelmente, vá acabar em filhos mal educados.

E a preocupação do oculto é exatamente o que me veio à cabeça. Sei que crianças e adolescentes devem ter seus direitos protegidos, e concordo com isso. Mas pode-se traçar um paralelo de que se as palmadas se transformaram em violência doméstica, o castigo pode se tornar em cárcere privado, a bronca pode se tornar violência moral (e eu acredito que não vale a pena dar broncas nos filhos no meio de um shopping à mostra para qualquer um. Vale a pena levá-lo ao banheiro e lá descer o cacet... Ops, o verbo).

Que acham?

PS: Batousai, não vale usar a falácia do escocês! :laugh:
Cyrano

Sem palmadas pra você!

Mensagempor Mai em 26 Jul 2010, 09:40

Eu apanhei várias vezes de meu pai e de minha mãe, e isso não fez meu respeito por eles aumentar nem um pouco -> pelo contrário, só fez diminuir.

PORÉM, não quer dizer que eu ache válido uma lei pra proibir isso. Conheço história de gente que ia querer descer denúncia em cima de pai ou mãe se um negócio desse fosse aprovado. Existe uma linha tênue entre palmada "educativa" e violência.

Acho desnecessário? Acho. Mas eu não sou ninguém pra obrigar todos os pais a aquietarem suas mãozinhas, e acho que, contanto que não ultrapasse a linha pra agressão gratuita ou violência, não tem que proibir não.
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Mai

Twitter: BoredMai

Sem palmadas pra você!

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 26 Jul 2010, 09:41

Aí é que tá cara, as vezes é bem importante.

Tenho um primo meu, que o menino só tomou jeito, quando a mãe dele finalmente começou a disparar umas palmadas em seu traseiro.
O pai dele, meu tio, sempre foi bem "mole", tentou conversar, procurou ajuda a um psicologo e tudo mais, não tava adiantando.

Depois que ele começou a morar com mãe, o muleque deu uma sossegada boa, e ele nunca apareceu com hematomas, arranhoes, e nem nada, é só sabemos que ele apanhava porque a própria mae falou.

Então não tem como falar se elas são necessárias ou não.

Não sei o que ele fazia de errado, seja lá como for, se ele melhorou foi bom. Mas não sei bem até que ponto podemos estender isso a outras crianças.

Nao foi uma nem duas vezes que vi minha mae chorar depois de bater em mim, e não foi uma nem duas as vezes que ela reclamou de fazer isto, muitas vezes ele dizia "Isto doi mais em mim do que voce imagina."

Minha mãe jamais descontaria raiva dela em mim, afinal eu sou seu filho. E pais que são pais mesmo, não usam seus filhos como sacos de pancadas para descontar raiva.

Acho que você interpretou mal o que eu falei. Obviamente meus pais se arrependeram depois de me baterem por motivos bestas. Eles não são monstros, são ótimos pais.

Mas pessoas cometem erros. Ninguém tem perfeito controle sobre seus próprios sentimentos.

Não dá para simplesmente generalizar, dizendo "bons pais jamais bateriam nos filhos sem um motivo justo", ou "pais que batem nos filhos sem um motivo justo são monstros sem alma".

Ambas as generalizações, que foram usadas nesse tópico, são tremendamente imprudentes. Tratam a figura do "pai" como alguém além da condição humana.

Não é. Pais continuam seres humanos, tão falhos quanto um.

DarkLady

Fora a parte da diminuição do respeito aos pais, minha opinião é mais ou menos parecida com a sua.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Sem palmadas pra você!

Mensagempor cigano em 26 Jul 2010, 13:04

Batousai escreveu:Engraçado é algo que estou pensando aqui.
Alguns comentam como se os pais tivessem algum prazer, ou nada sentissem quando batem em seus filhos.

é um pensamento tosco isto.

Na verdade minha mãe já descontou em mim e em minha irmã frustação dela sim. Mas hoje vejo que isso doi ate hoje nela, mais do que aquelas 23 palmadas que tomei (é eu contei e lembro XD).

Pai é Mãe não gostam de brigar, gritar, por de castigo, fazem por necessidade. A pior dor no mundo é ver teu filho sofrer, mais ainda se você causou essa dor!

E sinceramente a Assistência Social já faz um trabalho bom! E graças a deus existe meio que uma responsabilidade coletiva (ou mania de olhar o rabo dos outros), ninguém gosta de ver criança sofrer (Lembram do subzero brasileiro?), se o mal trato ficar evidente basta ativar a Assistência Social, o tempo e recurso gasto com essa lei caberia melhor lá.

No mais.
VA escreveu:
E sabem, se é pai sabe o que tem que fazer.

Discordo dessa premissa, pelos motivos já apontados.

Mas existem pessoas que tem filhos mas não são pais, no entanto isso é outra historia.

Não. Pessoas cometem erros

Não entendi!
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Sem palmadas pra você!

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 26 Jul 2010, 13:19

Leia o resto do meu post, cigano.

Pais são falhos, nem sempre sabem o que têm que fazer.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Sem palmadas pra você!

Mensagempor cigano em 26 Jul 2010, 13:37

_Virtual_Adept_ escreveu:Leia o resto do meu post, cigano.

Pais são falhos, nem sempre sabem o que têm que fazer.

Continuo sem entender bicho, desculpa. Onde ser humano e falho vai de encontro a ter instinto e saber o que fazer como pai? Nunca vi mãe que não saiba como segurar, tratar, cuidar, alimentar, etc um filho. Continuo com meu argumento, se é Pai sabe o que tem que fazer, como é outra discussão.

E seu segundo argumento então me pareceu mais estranho ainda, a não ser que por "erro" você entenda que não deviam ter tido filhos.
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Sem palmadas pra você!

Mensagempor GoldGreatWyrm em 26 Jul 2010, 13:46

É, né.

Ser pai vem grudado ao genoma humano :putz:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Sem palmadas pra você!

Mensagempor Cebolituz em 26 Jul 2010, 13:47

GoldGreatWyrm escreveu:É, né.

Ser pai vem grudado ao genoma humano :putz:

Matar os filhos com serra elétrica é um fato comum e corriqueiro.
Imagem
Cebolituz

Sem palmadas pra você!

Mensagempor GoldGreatWyrm em 26 Jul 2010, 13:49

Isso foi uma pesquisa de 5 minutos com o google. :b

Dá para achar bem mais coisa procurando a fundo...
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Sem palmadas pra você!

Mensagempor Cebolituz em 26 Jul 2010, 13:58

Ainda assim, fica bem longe de uma maioria. Se pegarmos por exemplo, a cada 100.000 famílias e isso acontece em uma, é exceção. Se acontecer com 50.001, aí sim é regra. Ou digamos uma porcentagem maior como por exemplo 20.000, aí seria um fato corriqueiro.
Imagem
Cebolituz

Sem palmadas pra você!

Mensagempor GoldGreatWyrm em 26 Jul 2010, 14:07

Peguei um extremo. Tem muito mais coisa da atrocidade até o pai amoroso, passando por surra com braço quebrado, jogar criança da janela, tocar carro no rio com elas trancadas...
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic