Olá a todos,
D&D 4.5? Os rumores que circulavam nas listas, inclusive na da Wizards, a cada dia se concretizam. O Blog “Mana Nation” garante que a editora não mais publicará livros básicos. Na verdade é a confirmação da estratégia de só focar os livros da série entubada “Essentials” e nas ferramentas do D&D Insider.
Lembremos que não se trata de uma posição oficial. Mas de uma galera que curte MAGIC e que parece possuir bons relacionamentos com gente da WIZARDS.
Mensagem na íntegra:
“ManaNation has received a tip that Wizards of the Coast has decided to end the print run of the Dungeons and Dragons 4th Edition Core Handbooks, instead aiming to turn the game in the direction of “Dungeons and Dragons Essentials”, a product to be released later this year. The first product for the Essentials line is starting with the ‘Dungeons & Dragons Fantasy Roleplaying Game’ also being called ‘the Red Box’ and is due to be released on Sept. 7th, 2010.
It is our understanding that they are not going to be reprinting any of the three main books, the Players Handbook, Dungeon Master Guide and Monster Manual from this point on to allow them to be phased out. No other books have been mentioned.”
Fonte:http://www.mananation.com/exclusive-wizards-reprinting-core-dungeons-dragons-books/
Realmente as ferramentas presentes no D&D INSIDER estão a cada dia mais úteis e bem elaboradas. E a mudança de paradigma é direta.
Não se trata mais de um sistema baseado em livros estáticos.
O D&D agora está amarrado a mídias diversas e a velocidade destas é inalcançável.
Nada mais justo (não sei se correto) neste panorama do que lançar produtos mais dinâmicos e curtos. Não parece haver razão para livros básicos. Infelizmente.
A tendência é que materiais exclusivos e semanalmente disponibilizados suprem as necessidades dos jogadores.
Uma boa observação já nos possibilita perceber a mudança. As erratas estão a cada dia mais extensas e detalhadas.
Alguns detratores da reformulação dizem que tudo nestes Essentials lembra a terceira edição. E muitos não demonstram muita vontade de voltar a estas diagramações e apresentações.
Os defensores lembram que a linha é focada em iniciantes. Portanto nada de pânico velhos dragões.
Uma tentativa de retornar com o “clima” do D&D original aos produtos? Uma forma de diminuir o simbolismo icônico dos vídeo-games tão criticado na quarta edição? Uma busca por melhores dinâmicas de jogo? Um sinal de que a Quarta Edição não esteja fazendo tanto sucesso como se imagina?
Os faz do sistema (a salada) já reclamam que nada mais se fixa. Monstros mudam como o vento. Estatísticas de combatee se avolumam em suas mesas. Um verdadeiro samba do criolo doido gringo ainda por cima.
Estas questões prometem ferver na RPGCON que se aproxima.
No fórum da WIZARDS as mensagens já mostram uma prévia do que esperar.
No fórum da Wizards já há espaço inclusive para discussão de colaboração direta nestas produções.
Parece realmente um caminho sem volta.
E você, o que acha?
Abraços,