Monstros e Metagame

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Monstros e Metagame

Mensagempor DracoDruida em 29 Jul 2010, 14:06

Youkai e Corvo querem dizer que, se um monstro existe, pessoas mataram, comprovaram como se mata, passaram em tavernas para beber e comemorar, bardos cantam músicas sobre os feitos, etc... fica mais difícil de saber como se mata as criaturas? Sério?

Nope, eles querem dizer que em um mundo medieval as pessoas comuns não têm acesso a muitos livros, não têm acesso a filmes e internet. Tudo é passado boca a boca. Agora imagina: Grupo de aventureiros vai lá e mata o bicho. Eles não ficaram testando o corpo do bicho depois, eles só sabem o achismo deles. Se o mago conseguiu soltar magias de gelo muito poderosas, talvez eles comecem a achar que o gelo é altamente efetivo contra o monstro. Aí legal: Eles vão pra vila/cidade depois, contam o que fizeram em uma taverna, falam que acham que o gelo é altamente efetivo. O povo fica maravilhado, a história se espalha e panz. Dois anos depois, quando um outro monstro da mesma espécie ou semelhante estiver aterrorizando o local, vai ter muita gente cobrindo a porta de neve ou pedindo pra um conjurador resfriar uma bacia d'água pra colocar a bacia de gelo na porta de casa. Agora, qual a eficiência disso?
DracoDruida

Monstros e Metagame

Mensagempor Corvo da Tempestade em 29 Jul 2010, 14:08

Youkai e Corvo querem dizer que, se um monstro existe, pessoas mataram, comprovaram como se mata, passaram em tavernas para beber e comemorar, bardos cantam músicas sobre os feitos, etc... fica mais difícil de saber como se mata as criaturas? Sério? comofas?

Com certeza...isso é mais ou menos como brincar de telefone sem fio (não sei se essa brincadeira tem outro nome no resto do país)

Vamos pegar um exemplo....digamos que um grupo matou um Troll, e foi pra taberna comemorar. Depois de alguns copos de alguma bebída alcóolica o ladrão do grupo começa contar a história a uma bela mulher. Como ele quer impressionar a garota, ele glorifica seus atos: ELE matou o troll ELE fez toda a estratégia, ELE percebeu que depois de morto o Troll se levantou e POR CAUSA DELE, o mago lançou uma bola de fogo pra matar o Troll.
A garota, percebeu que o Ladrão só queria impressionar, e nao deu muita bola a história mas uma coisa de positivo pode ser tirada, a mágia do mago matou ele.

Duas semanas depois um outro grupo de aventureiro pergunta sobre meios de matar um Troll. A garota lembra-se da história, mas não lembra de todos os detalhes (afinal foi duas semanas e ele nem nem prestou atenção a narração) e comenta que ouviu a historia de pessoas que mataram um trol, mas ele voltava da morte até que o mago mandou uma magia e matou ele.

Assim nasce a Lenda que só um mago pode matar, de vez um Troll... :victory:

Já que estamos estamos especulando...vamos a uma outra hipótese provável. Imagine que o Ladrão em não falor a verdade e, sim,tenha inventado uma situação onde ELE matou o Troll de vez com uma adagada no meio dos olhos deles ( lembre-se ele quer fud...ops...impressionar a garota) e ela acretida nessa versão. Não seria o início de uma lenda que " Trolls só são mortos se forem atingidos no meio dos olhos"?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Monstros e Metagame

Mensagempor Agnelo em 29 Jul 2010, 14:38

tradição oral pra vocês então não serve pra passar conhecimento, né?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Monstros e Metagame

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Jul 2010, 14:57

Tenho certeza de que um índio sem acesso a livros, internet, filmes ou televisão sabe que onças comem carne, ou que dá para espantá-las com bastante barulho.

É até uma questão de sobrevivência.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Monstros e Metagame

Mensagempor Smaug em 29 Jul 2010, 15:01

Assim nasce a Lenda que só um mago pode matar, de vez um Troll... :victory:

O problema eh que essa lenda vai ser posta em prática uma hora ou outra, n~]ao eh como nosso mundo em que esses seres não existem. E se nesse momento ela falhar então vai deixar de ser usada em proll de uma que funcione (mesmo que as pessoas não saibam pq funciona).
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Monstros e Metagame

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Jul 2010, 15:02

O problema eh que essa lenda vai ser posta em prática uma hora ou outra, n~]ao eh como nosso mundo em que esses seres não existem. E se nesse momento ela falhar então vai deixar de ser usada em proll de uma que funcione (mesmo que as pessoas não saibam pq funciona).

Na verdade, poucos povos têm esse pensamento científico que você está imaginando.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Monstros e Metagame

Mensagempor Madrüga em 29 Jul 2010, 15:03

Cara, a primeira pessoa que percebesse que fogo machuca MESMO os trolls contaria para todo mundo. Se o personagem do Argh descrevesse um demônio, um abocanhador matraqueante, o TARRASQUE, aí sim poderíamos pensar em metajogo. Mas num lugar em que trolls existem (provavelmente há muito tempo), esse tipo de coisa seria amplamente difundido até por uma questão de sobrevivência das comunidades.

Como disse o Agnelo, essa molecada criada a leite com pêra e Ovomaltino acha que tradição oral só serve para espalhar boato e superstição.

Em tempo: eu digitei isso na caixa de resposta rápida na página 1, e acabei dizendo A MESMA COISA que o VA. Assustador.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 29 Jul 2010, 15:34

Draco, só deixar claro que não é um mundo medieval, se preferir, mundo medieval fantástico. As pessoas não são ignorantes, existem sábios, existem magos, existem pessoas que falam com deuses. Eles não são aqueles pobretões mortos de fome da nossa era medieval.

Legal que vocês falam sobre computadores e internet. Nós vivemos tão pouco tempo sem eles, né? ^^
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Monstros e Metagame

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Jul 2010, 15:39

Eu não tenho a menor idéia de como funciona um lança-foguetes.

Mas eu sei que ele lança foguetes, e vai me matar.

Da mesma forma, eu não preciso saber da anatomia de um troll, seus hábitos alimentares nem porcaria nenhuma. Só preciso saber que fogo é a única coisa capaz de me dar uma chance contra um gorila gigante magrelo cheio de garras.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Monstros e Metagame

Mensagempor Gladius Dei em 29 Jul 2010, 15:58

arghsupremo escreveu:Eles não são aqueles pobretões mortos de fome da nossa era medieval.

Nem mesmo nossos "pobretões mortos de fome" (você se surpreenderia como essa generalização é incorreta se estudasse história medieval, um ano que seja, mas vá lá) eram tão ignorantes quanto nossa era contemporânea propõem que eles sejam. Muitos guerreiros (que seriam os nossos aventureiros de RPG) que viviam na Inglaterra, depois de alguns anos de contato com o Oriente através da Cruzadas, já tinham noções das táticas de batalhas dos muçulmanos. Portanto, não acho que aventureiros conhecerem ALGUMA coisa sobre os monstros mais comuns que enfrentarem seja algo absurdo. SE o Mestre não quiser dar essa informação gratuitamente, simplesmente que permita um teste de conhecimento sobre o bicho, oras. E, como o jogo é um grupo, é nessas oras que as pessoas que investiram em perícias (a parte [en]roleplay to jogo, na opinião de alguns) brilham.
Editado pela última vez por Gladius Dei em 29 Jul 2010, 16:00, em um total de 1 vez.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 29 Jul 2010, 15:58

Só pra confirmar de vez a questão do troll e vampiros, folheei o livro dos monstros da 4e (supondo que essa seja a base da discussão. No caso de outras ediçòes de D&D ou outros sistemas, já não sei).

O conhecimento pra saber que um troll só não regenera fogo ou ácido é CD 15 nature, assim como saber que um vampiro Não é afetado por alho ou que pode entrar sem ser convidado ou que alho não o afeta é CD 15 religion. Uma CD dessas indica que é um conhecimento relativamente fácil de ser divulgado, mas não é reeealmente conhecimento comum de todas as pessoas ou aventureiros possíveis, mas bastando um sábio, um guia, ou um PC minimamente focado em conhecimentos, é viável sim saber sobre trolls e criaturas do tipo. mas não é nem de longe a mesma coisa que saber que vaca dá leite ou que serpentes são venenosas, embora não seja nenhum conhecimento oculto ou raro. Agora, que esse tipo de conhecimento sobre tais monstros é automático ou "lugar-comum" só mesmo se for em uma regiào muito afetada por trolls.
Youkai X

Monstros e Metagame

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Jul 2010, 16:08

Ou onde histórias deles sejam difundidas através de bardos.

Escolha uma posição, homem. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 29 Jul 2010, 16:18

Ou todas as anteriores. Mas nào é por ser um conhecimento divulgado que todos vào saber realmente o que fazer pra lidar com um troll. Um guerreiro simplório ou um ladino mais acostumado a sutilezas entre facções urbanas não teriam como se lembrar de todas as histórias divulgadas sobre trolls, a não ser que in game um NPC ou PC com os conhecimentos adequados fale descaradamente das fraquezas de um troll ou que o grupo vivencie isso em um combate, por exemplo e aprendam na base da experiência. Agora, pra um druida, bárbaro ou patrulheiro iniciantes, que ouviram já muitos relatos sobre monstros naturais (incluindo trolls) tem como saber sem muitas dificuldades essa fraqueza deles. Ou seja, é simplesmente rolar o maldito D20 na perícia adequada e tirar o resultado pretendido. CD 15 pra um conhecimento é como um conhecimento bem difundido e "fácil", desses que inúmeros bardos contaram várias vezes.
Youkai X

Monstros e Metagame

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Jul 2010, 16:39

... Exatamente como eu sugeri.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 29 Jul 2010, 16:44

Gladius Dei escreveu:Nem mesmo nossos "pobretões mortos de fome" (você se surpreenderia como essa generalização é incorreta se estudasse história medieval, um ano que seja, mas vá lá) eram tão ignorantes quanto nossa era contemporânea propõem que eles sejam. Muitos guerreiros (que seriam os nossos aventureiros de RPG) que viviam na Inglaterra, depois de alguns anos de contato com o Oriente através da Cruzadas, já tinham noções das táticas de batalhas dos muçulmanos. Portanto, não acho que aventureiros conhecerem ALGUMA coisa sobre os monstros mais comuns que enfrentarem seja algo absurdo. SE o Mestre não quiser dar essa informação gratuitamente, simplesmente que permita um teste de conhecimento sobre o bicho, oras. E, como o jogo é um grupo, é nessas oras que as pessoas que investiram em perícias (a parte [en]roleplay to jogo, na opinião de alguns) brilham.

Risquei a parte que não contribui nada na discussão. Como era nossa idade média não interessa aqui.

Concordo com o teste de conhecimento para algumas coisas mais complexas. Por exemplo, que tipo de veneno uma cobra tem. Uma coisa que não entendi no post do Youkai, por exemplo, por que precisamos de um teste cd 15 para saber como matar um vampiro e por que não precisamos de teste para saber que uma cobra é venenosa?

Por que existem no mundo real? Espero que não seja essa a resposta.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias