É difícil dizer "o que é", mas se você já teve contato com esse material, você consegue saber quais são as suas diferenças se comparados ao D&D 4E.

Então basicamente "AD&D é fantasia porque sim e 4e não é porque não."
E acho que mesmo os fãs de 4 ed. concordariam com isso.
Como alguém que joga vários sistemas mas que começou no AD&D:
Todos os D&Ds lançados representam literalmente a mesma coisa. A diferença é que agora o objetivo do design foi atingido. Isso não quer dizer que outros problemas de design não existem na 4e, eles existem e são presentes. Porém apenas um tolo afirma que AD&D faz o que a 4e não faz quando eles fazem
a mesma coisa, fantasia heroica medieval baseada em Conan e Senhor dos Anéis.
Acham possível chegar àquele "mundo imaginativo" numa mesa de D&D 4ed?
Isso é sequer uma pergunta válida? 4e é um rpg. Você chega lá por definição.
Sabe qual outro sistema você atinge um "mundo imaginativo"? FATAL.
Ainda existem sistemas/cenários dessa "fantasia medieval clássica" sendo publicados? Quais?
É o gênero com mais livros sobre do mercado.
Essas coisinhas, incluem desde as ilustrações do D&D, até gadgetsinhos...
Então
criar a ficha de maneira objetiva e clara =/= fantasia clássica? Se isso for verdade, eu nunca mais quero jogar fantasia clássica e eu vou fingir que characturge e outros programas criados na época do AD&D não existem.
Então o que define um gênero para você são ilustrações? Me diga: Se eu invertesse as ilustrações entre D&D 4e e AD&D e mantivesse os sistemas, 4e seria mais "fantasia clássica"?
Todos nós vemos o mundo pelas nossas experiências (passadas), é claro, mas me parece que vc quer dizer que o que eu quero não é mais acessível... é coisa que pertence ao passado exclusivamente.
Acho que o que o Argh está querendo dizer é isso:
Você decidiu que AD&D é clássico e 4e não. Não apresentou nenhum argumento. E então começa a reclamar de coisas aléatorias da 4e, indo desde arte a gadgets (Sério wtf foi aquilo cara?) então parece para nós que você decidiu que AD&D é um sistema válido para cumprir o que promete mas 4e não é.
Eu não acho, de forma alguma, pior o "clima modernoso"... Só não é a minha preferência.
Tanto 4e quanto AD&D são genéricos. O único motivo da arte da 4e ser do jeito que é, é porque pesquisa indicou que o público alvo de hoje (O mesmo do AD&D na época que buscava um sistema simples, focado em ação e exploração de masmorras) prefere tal estética. Você como narrador pode alterar essa tonalidade sem grandes problemas em qualquer edição de D&D.
Preciso apontar para Spelljammer, Planescape e Dark sun para AD&D?
Basta uma rápida reflexão pra qualquer um entender a importância absurda da imagem para nós, em todos os âmbitos. A própria "IMAGINAÇÃO" (não só importante, mas absolutamente necessária e essencial para a existência do RPG) denota isso... imaginação vem de "imagem".
Eu sou um designer, eu estudo como podemos criar produtos utilizando mídias diferentes desde animação, a ilustração, a outras coisas.
Permita-me te falar a novidade de que D&D é
genérico e que o foco dele é fantasia héroica medieval. AD&D faz isso sem dificuldades. 3.X faz isso sem dificuldades, 0D&D fazia isso sem dificuldades e 4e fazia isso sem dificuldades. 0D&D tinha um suplemento com astronautas. Isso faz dele menos "fantasia clássica"?
Nossas referencias são quase todas imagens. Não é?
Como narrador, é seu trabalho dar as referencias aos jogadores assim como o tom de sua campanha em um sistema genérico e que permite flexibilidade.
Você ainda explora calabouços.
Você ainda mata monstros que não fazem sentido viverem em tal calabouço.
Você ainda pega suas coisas quando eles morrem.
E você ainda tem a intriga do reino de Genericonsom que está sendo invadido pelas forças dos Herpa Derpa e apenas a Ordem dos Mocorongos podem achar o Macguffin mistico para repelir tal invasão.
Ou vc só fala "do que tem certeza"? rsrsrs]
Se você não consegue criar um argumento para....
argumentar um debate, por que raios quer um debate? Se quer continuar achando que AD&D é clássico porque tem imagens de magos pontudos e você por algum motivo estranho acha que D&D não é generico e perdeu seus temas não é problema de ninguém. Trazer isso a discussão requer alguma lógica de sua parte contudo.