"Fantasia medieval clássica" (?)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Elven Paladin em 05 Ago 2010, 21:11

na transição D&D -> AD&D em Forgotten Realms, tivemos o "Time of Troubles" que em termos foi um fato que ajudou a consolidar no cenário as "novas regras"

Nope, essa transição foi entre AD&D 1e para AD&D 2e. Forgotten Realms nunca foi um cenário de 0D&D.

de AD&D para D&D 3.x, teve o Die Vecna Die, que também em termos foi o fato que "consolida" as novas regras no multiverso (que foi adotado em AD&D como uma espécie de "nexo" que ligava todos todos os cenários, tanto, que a aventura começava em Oerth, em Greyhawk, passava para o semiplano conhecido como Ravenloft e terminava em Sigil, de Planescape)

Die Vecna Die! não é exatamente uma aventura de transição entre AD&D 2e - D&D 3, embora há quem a veja como isso. Eu prefiro simplesmente esquecer que ela existe :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Eltor Macnol em 05 Ago 2010, 22:58

Offtopic: Putz. Que raiva. Maldito proxy na empresa. Só pude ler o tópico calado e quando finalmente chego em casa pra postar uma resposta... é tarde demais.

Antes de mais nada, PGNovaes, tenho que deixar registrado que você é o novo usuário que me deu a melhor impressão desde... pombas, nem consigo lembrar quando foi a última vez que vi um "novato" se cadastrar e já sair postando de um jeito tão interessante. Seja bem vindo ao fórum, e por favor não se intimide com a reação parcialmente negativa desse tópico, continue trazendo suas opiniões e questionamentos à discussão.

À maioria dos usuários da "velha guarda" que postaram aqui... é foda quando vocês começam com o raciocínio de manada e assumem uma postura defensiva e quase até hostil a qualquer um que tenha opinião diferente do consciente coletivo, hein? ESPECIALMENTE quando começam a atacar um espantalho e já ficam de penas em riste como se isso fosse uma briga, ao invés de ler o que o post original diz e tentar fazer uma conversa construtiva. Nessas horas vocês me envergonham, e dão munição pra qualquer um que quiser dizer que a Spell é um fórum onde o pessoal só sabe falar mal e espernear. Sabemos que não é verdade, mas às vezes vocês agem como se fosse...

...enfim. PGNovaes, acho que o grande ponto que levou muitos aqui a pularem automaticamente pro modo confrontativo foi o fato de tentar usar um termo como "fantasia medieval clássica" - mesmo com as aspas, e mesmo deixando BEM CLARO que isso é apenas a sua visão do que ela é - para definir o estilo de jogo que você está procurando. Talvez desse pra retomar o fio da meada nessa conversa, usando ao invés disso algum termo que tenha uma carga menor de conotação e menos potencial de ferir egos ("COMO ASSIM VOCÊ ESTÁ DIZENDO QUE O MEU D&D NÃO É FANTASIA MEDIEVAL??1!?1!?").

Talvez algo como... "fantasia retrô". "Fantasia low-magic". "Fantasia dos anos 80". "Grim'n'gritty fantasy"... apesar de esse ser um termo já com um significado mais definido.

Enfim, se quiser recomeçar listando algumas das características que definem, pra você, o estilo de jogo que procura resgatar, acho que seria um bom (re)começo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Madrüga em 05 Ago 2010, 23:03

Eltor Macnol escreveu:À maioria dos usuários da "velha guarda" que postaram aqui... é foda quando vocês começam com o raciocínio de manada e assumem uma postura defensiva e quase até hostil a qualquer um que tenha opinião diferente do consciente coletivo, hein? ESPECIALMENTE quando começam a atacar um espantalho e já ficam de penas em riste como se isso fosse uma briga, ao invés de ler o que o post original diz e tentar fazer uma conversa construtiva. Nessas horas vocês me envergonham, e dão munição pra qualquer um que quiser dizer que a Spell é um fórum onde o pessoal só sabe falar mal e espernear. Sabemos que não é verdade, mas às vezes vocês agem como se fosse...

Pode deixar, um dia seremos tão limpos de emoções e falácias ao discutir como você. Prometo que não te envergonharemos mais e seguiremos seu exemplo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sr. Pichu em 05 Ago 2010, 23:04

Advogado de Regras escreveu:
na transição D&D -> AD&D em Forgotten Realms, tivemos o "Time of Troubles" que em termos foi um fato que ajudou a consolidar no cenário as "novas regras"

Nope, essa transição foi entre AD&D 1e para AD&D 2e. Forgotten Realms nunca foi um cenário de 0D&D.

oops
My bad!
esqueci que AD&D foi dividido em 2 edições XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 23:33

Eltor Macnol escreveu:Offtopic: Putz. Que raiva. Maldito proxy na empresa. Só pude ler o tópico calado e quando finalmente chego em casa pra postar uma resposta... é tarde demais.

Antes de mais nada, PGNovaes, tenho que deixar registrado que você é o novo usuário que me deu a melhor impressão desde... pombas, nem consigo lembrar quando foi a última vez que vi um "novato" se cadastrar e já sair postando de um jeito tão interessante. Seja bem vindo ao fórum, e por favor não se intimide com a reação parcialmente negativa desse tópico, continue trazendo suas opiniões e questionamentos à discussão.

À maioria dos usuários da "velha guarda" que postaram aqui... é foda quando vocês começam com o raciocínio de manada e assumem uma postura defensiva e quase até hostil a qualquer um que tenha opinião diferente do consciente coletivo, hein? ESPECIALMENTE quando começam a atacar um espantalho e já ficam de penas em riste como se isso fosse uma briga, ao invés de ler o que o post original diz e tentar fazer uma conversa construtiva. Nessas horas vocês me envergonham, e dão munição pra qualquer um que quiser dizer que a Spell é um fórum onde o pessoal só sabe falar mal e espernear. Sabemos que não é verdade, mas às vezes vocês agem como se fosse...

...enfim. PGNovaes, acho que o grande ponto que levou muitos aqui a pularem automaticamente pro modo confrontativo foi o fato de tentar usar um termo como "fantasia medieval clássica" - mesmo com as aspas, e mesmo deixando BEM CLARO que isso é apenas a sua visão do que ela é - para definir o estilo de jogo que você está procurando. Talvez desse pra retomar o fio da meada nessa conversa, usando ao invés disso algum termo que tenha uma carga menor de conotação e menos potencial de ferir egos ("COMO ASSIM VOCÊ ESTÁ DIZENDO QUE O MEU D&D NÃO É FANTASIA MEDIEVAL??1!?1!?").

Talvez algo como... "fantasia retrô". "Fantasia low-magic". "Fantasia dos anos 80". "Grim'n'gritty fantasy"... apesar de esse ser um termo já com um significado mais definido.

Enfim, se quiser recomeçar listando algumas das características que definem, pra você, o estilo de jogo que procura resgatar, acho que seria um bom (re)começo.

Eltor, MUITO obrigado por colocar esse post... Te agradeço por que eu realmente tava pensando que tinha perdido COMPLETAMENTE a minha capacidade de me fazer entender... é sério...

Eu tava pensando "como quase todos os -- acho que mais de dez -- que entraram na discussão não conseguiam compreender NADA do que eu tava dizendo... e os outros, compreenderam metade das frases?".

Apesar de ter gostado de encontrar um fórum ativo assim, o comportamento de se juntar pra em vez de discutir me hostilizar é completamente desprezível... coisa de covarde mesmo. Além de ser extremamente cansativo ficar repetido a mesma coisa... e quando alguém não entende, diz q eu não respondi a pergunta.

Esses posts deveriam ser guardados pra futuras referências... para mostrar como um grupo -- não uma ou duas pessoas -- podem ser totalmente incapazes de discutir algo. rs

O que me fez continuar... e o que me fará continuar... acho... é que alguns poucos tem a capacidade mental e também a vontade de debater... e tem as pessoas normais, razoável, como você, tb, mesmo que sendo exceções.

Mas perdi a vontade de discutir sobre o tema, infelizmente, pq já vi que se não falar de números e coisas bem óbvias, vai ser difícil pra maioria... muito infelizmente.

Editado: Obs.: como tá difícil das pessoas entenderem o que eu tô dizendo, quando eu chamei o Eltor de "razoável", não quis dizer que ela é mediano, medíocre... mas que é provido de razão... coisa que falta muito por aih. ;)
Editado pela última vez por PGNovaes em 05 Ago 2010, 23:42, em um total de 1 vez.
Msn: geribola@hotmail.com
PGNovaes

Mensagempor AKImeru em 05 Ago 2010, 23:38

Eltor Macnol escreveu:Offtopic: Putz. Que raiva. Maldito proxy na empresa. Só pude ler o tópico calado e quando finalmente chego em casa pra postar uma resposta... é tarde demais.

Derp eu só queria que ele explicasse o porque de seus argumentos. O cara chegou a criticar um sistema sem sequer te-lo jogado :sobrancelha: .

Eu sinceramente acho que esse tópico foi confuso e não sei se chegamos a lugar algum.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 23:50

Derp eu só queria que ele explicasse o porque de seus argumentos. O cara chegou a criticar um sistema sem sequer te-lo jogado :sobrancelha: .

Eu sinceramente acho que esse tópico foi confuso e não sei se chegamos a lugar algum.

Mas ainda não entendeu? Primeiro, se eu "critiquei", não "falei mal"... pq do jeito que as coisas andam aqui vc acaba tendo que mostrar o significado real de CADA palavra, neh.

E minha crítica tá no cerne do que propus... e que tá bem descrito no primeiro post. A minha crítica (no seguinte sentido, do dicionário: "1. Análise, feita com maior ou menor profundidade, de qualquer produção intelectual") se baseia numa hipótese minha de que os jogos (D&D) a partir do AD&D não se dispuseram a manter aquela "aura", "clima" (ou sei lá do que vc quiser chamar isso) do AD&D. É relativamente simples, se vc QUISER entender.

Sobre o tópico ter ficado confuso, foi mal, mas não tô ganhando pra fazer um tópico didático pra vc entender tudo o que eu falo... se não entendeu, ok... eu aceito a consequencia de não ter uma conclusão de qualquer tipo para o que eu propus. Talvez eu seja incapaz de me fazer entender, talvez vc seja incapaz de enteder... não importa. Sigamos.
PGNovaes

Mensagempor AKImeru em 06 Ago 2010, 00:03

PGNovaes escreveu:

Mas ainda não entendeu? Primeiro, se eu "critiquei", não "falei mal"... pq do jeito que as coisas andam aqui vc acaba tendo que mostrar o significado real de CADA palavra, neh.

E minha crítica tá no cerne do que propus... e que tá bem descrito no primeiro post. A minha crítica (no seguinte sentido, do dicionário: "1. Análise, feita com maior ou menor profundidade, de qualquer produção intelectual") se baseia numa hipótese minha de que os jogos (D&D) a partir do AD&D não se dispuseram a manter aquela "aura", "clima" (ou sei lá do que vc quiser chamar isso) do AD&D. É relativamente simples, se vc QUISER entender.

Sobre o tópico ter ficado confuso, foi mal, mas não tô ganhando pra fazer um tópico didático pra vc entender tudo o que eu falo... se não entendeu, ok... eu aceito a consequencia de não ter uma conclusão de qualquer tipo para o que eu propus. Talvez eu seja incapaz de me fazer entender, talvez vc seja incapaz de enteder... não importa. Sigamos.

Eu vou ser muito sincero com você quando eu digo que tudo o que eu peço é uma discussão clara e sem rodeios. Mais nada.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor PGNovaes em 06 Ago 2010, 00:09

Você pode PEDIR o que quiser... Mas o que vc QUER é oportunidade pra falar uma monte de coisa nada a ver, hostilizar, insultar (acho que foi vc, neh) com -- o mais incrível -- um monte de gente concordando com vc... [sarcasmo]Deve ser uma sensação ótima.[/sarcasmo] rs ;)
PGNovaes

Mensagempor arghsupremo em 06 Ago 2010, 00:10

PGNovaes escreveu:E minha crítica tá no cerne do que propus... e que tá bem descrito no primeiro post. A minha crítica (no seguinte sentido, do dicionário: "1. Análise, feita com maior ou menor profundidade, de qualquer produção intelectual") se baseia numa hipótese minha de que os jogos (D&D) a partir do AD&D não se dispuseram a manter aquela "aura", "clima" (ou sei lá do que vc quiser chamar isso) do AD&D. É relativamente simples, se vc QUISER entender.

Como se produz essa aura? Onde tem isso?

Qual a diferença entre as edições que nós percebemos a perda dessa aura?

P.S.: Espero não ter sido ofensivo.
P.S.S.: Na verdade eu não ligo, mas acho que não fui.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor PGNovaes em 06 Ago 2010, 00:14

Como se produz essa aura? Onde tem isso?

Qual a diferença entre as edições que nós percebemos a perda dessa aura?

P.S.: Espero não ter sido ofensivo.

Cara, eu realmente perdi a vontade de discutir... Quando disse isso, não tava dando uma de criança, querendo fazer drama, não. ;) Se vcs quiserem continuar discutindo... eu já respondi as duas perguntas que vc fez, em posts anteriores.... e, é óbvio, não vou perder tempo procurando.

P.S.S.: Na verdade eu não ligo, mas acho que não fui.

Rsrsrs... as pessoas que convivem com vc devem te adorar....
PGNovaes

Mensagempor GoldGreatWyrm em 06 Ago 2010, 00:27

O Argh é um querido, um fofo, um exemplo para todo brasileiro.

Quanto às reflexões, a única coisa que aconteceu nesse tópico foi... bem, tu propôs os seguintes... "questionamentos":
O que acham?

Como seria possível defini-la?

Acham possível chegar àquele "mundo imaginativo" numa mesa de D&D 4ed?

Ainda existem sistemas/cenários dessa "fantasia medieval clássica" sendo publicados? Quais?

Tua tese: AD&D tinha uma aura, era mais fantasia medieval heróica, muita emoção, blabla

Nossa tese: troca por troca, de que adianta escrever pilhas de livros de cenário, com ilustrações de época, e as regras estarem ultrapassadas? É só pegar algo atualizado e jogar a roupagem em cima.

Ainda para constar, no meio da discussão ainda veio a tona o velho assunto "videogame de papel"... e, err... Fallout usou uma versão de GURPS, e D&D teve bazilhões de jogos em plataformas diversas... até Vampiro: A Máscara teve um jogo.

E aí, agora é penpaper digital... ou videogame? Videogame, óbvio. E por que o inverso nunca é verdadeiro para os fãs de jogos indies e oldschool? (crítica genérica, não intentada contra ninguém deste tópico)

A conclusão que nós chegamos é... nenhuma. Concordo sim com as teses dos amigos de que tu estaria sim sob efeito do Filtro Nostálgico. Em tese, tu pode pegar GURPS e jogar encima o que tu quiser, ou M&M, ou Opera.

Mas agora, D&D sempre foi "entrar na masmorra, matar os monstros, pegar o tesouro... sigamos para a próxima aventura!" Ele veio disso, e continua nisso.

Não é por que o sistema proíbe anões de serem magos ou que somente meio-elfos podem ser multiclasse, ou por que a arte era de época que vai agregar valor a ele. Tu tem que: pôr na mesa? Funcionou? Beleza.

Vide o tópico de fichas de monstros 3.x: mestrar na 3e era um saco, por que para cada NPC, tinha magias, pontos de perícia, compra de equipamentos.

Todos os sistemas tem vantagens e falhas... mecânicas. Agora, quanto ao feeling? Bom, isso tu pega o cenário, e põe as regras que tu quiser em cima. Se funcionar na tua mesa, beleza.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Eltor Macnol em 06 Ago 2010, 00:32

Oda Nobunaga escreveu:Eu vou ser muito sincero com você quando eu digo que tudo o que eu peço é uma discussão clara e sem rodeios. Mais nada.

Dica de como ter uma discussão clara e sem rodeios: primeiro, leiam o post ao qual estão respondendo. Depois, respondam o que está escrito nesse post, e não o que outra pessoa achou que estava escrito nesse post.

A pergunta que o Argh acabou de fazer (quais as características que o autor queria resgatar do AD&D, qual o clima de jogo que quer emular no sistema de combate alternativo que vai criar) é a que deveria ter sido feita LÁÁÁÁ no começo do tópico, ao invés de perder tempo defendendo o orgulho ferido por existir alguém que não tem como edição preferida do jogo a mesma que a maioria dos respondentes tem.

Vou dar um exemplo: Pulsos de Cura. Quantidade de PVs iniciais . Morte por dano massivo. Facilidade (ou não) de deixar um inimigo inconsciente ao invés de matá-lo. Morte dos personagens jogadores: automática aos 0 PVs? Aos -10 PVs? Aos -30 PVs? Quanto tempo leva para um personagem se curar dos ferimentos, com e sem ajuda externa? Há magias que matam personagens instantaneamente?

A forma como o sistema lida com os ferimentos dos personagens influencia muito no clima durante o jogo, e isso pode trazer características que são mais parecidas com certos estilos de fantasia, havendo diferenças gritantes entre eles.

E isso é apenas UMA das facetas do sistema. Há muitas outras que influenciam o clima tanto ou mais do que essa. Só usei como um exemplo, uma suposição, já que a única pessoa que poderia dizer especificamente qual o clima que está procurando (pra poder receber dicas de que tipo de regra combinaria com esse clima) é o autor original do tópico.

Se você não acha que o sistema influencia sim no tipo de história que ele incentiva narrar, você não está no tópico certo. Volte aqui depois que tiver mestrado Ravenloft em 3D&T. :linguinha:
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor PGNovaes em 06 Ago 2010, 00:49

Vc não poderia ter sido mais claro.

Se você não acha que o sistema influencia sim no tipo de história que ele incentiva narrar, você não está no tópico certo. Volte aqui depois que tiver mestrado Ravenloft em 3D&T.

Hehehe... muito obrigado, Eltor... mais uma vez. ;)

PS.:
Dica de como ter uma discussão clara e sem rodeios: primeiro, leiam o post ao qual estão respondendo. Depois, respondam o que está escrito nesse post, e não o que outra pessoa achou que estava escrito nesse post.

Acho que vc acertou em cheio... Eu não tinha pensado nisso, mas acho que pode realmente ter sido o problema... Por mais surreal que pareça. :)
PGNovaes

Mensagempor Aluriel de Laurants em 06 Ago 2010, 01:59

Cheguei a conclusão de que talvez o OPERA se encaixe melhor na tua idéia, mas começa lendo ReOPS, porque o sistema de magias demora um pouco pra entrar na mente.

Seria mais ele por causa da modulação de realismo, creio que você quer algo que seria um nível cinematográfico de realismo (ou seja acima do muito real, real, cinematográfico).

Explicando, o OPERA te dá um guia de que regras remover conforme você diminui o realismo da aventura, acho que isso caí como uma luva pra fazer algo meio LotR, já que apesar de todos serem muito fodões, eles se machucavam tão fácil quanto qualquer personagem de filme. Seria algo mais pé no chão do que por exemplo Nárnia. Ao menos foi o que entendi.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias