Gladius chatão!
Mas valeu pelas referências! A explicação do último é uma explicação
a posteriori (não inválida, diga-se de passagem), mas as outras duas dá pra sacar dentro da obra. Pra homenagear o seu esforço, eu vou deixar o meu porquê de os deuses de Arton não acabarem com os rubis:
Primeiro de tudo, tem o fato de se os rubis forem destruídos, todo mundo perde os poderes (ou pelo menos, até a ligação ser cortada, o que eu acho muito blé. Não devia dar para cortar a ligação e pronto). Depois, os deuses artonianos raramente agem diretamente sobre o continente, e quando o fazem, fazem na forma de avatar. Afinal, eles têm mais o que fazer, existem planos a serem governados e explorados, planos a serem planejados, criações a serem iniciadas e continuadas. Quando os deuses têm um plano para Arton, são seus fiéis, habitantes do continente, os encarregados de dar cabo a tal plano. Os deuses podem influenciar os mortais de inúmeras maneiras, seja pedindo "conquistem em meu nome", seja com algo mais sutil. E os rubis da virtude são mais um elemento para influenciar os mortais e manter a ligação arton-deuses ativa. Veja, inclusive, que foi isso que Sszzass fez: agir diretamente mesmo, ele agiu muito pouco, mesmo estando preso no continente como avatar. O resto, foi trabalho de seu culto e de outros mortais, muito coerente com a proposta do cenário.