[4E] Ravenloft - Cenário de 2011

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Skar em 07 Ago 2010, 23:24

Eu sempre achei que o clima de terror de Ravenloft se perdia depois dos lvl10
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor AKImeru em 08 Ago 2010, 00:51

Eu acho que você tem que mudar um pouco o tom do horror em personagens de niveis mais poderosos.

Quando eu mestre Ravenloft para 3e, eu usava monstros fracos, faceis de serem destruidos pelos jogadores.

Porém, indetectaveis. Eles sempre estariam um passo a frente deles, atormentando-os de diversas maneiras diferentes, a ideia é que o horror não é um desafio que você coloca para os jogadores vencerem, mas sim o tom em si dos jogos. Por isso acredito que com cuidado é possivel jogar em niveis altos.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Rain em 08 Ago 2010, 17:43

Gosto de Ravenloft
Só acho um pouco estranho o cenário pra 4ª edição

A nova edição e muito focada no heroísmo e clima cinematográfico (Perfeito para a grande maioria dos cenários de d&d como FR e Eberron)
Os personagens iniciantes são muito mais poderosos e com vários poderes, eles são bem diferentes dos Pjs da época do ad&d

Ravenloft possui um foco bem distinto dos outros cenários, o perigo e horror fazem o tom...
Acho um desafio para os roteiristas e designs da 4ª alcançar este clima menos heróico com o sistema.
Imagem
Imagem
Rain

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 08 Ago 2010, 18:13

Desde que eles adaptem o sistema ao cenário (como está sendo feito com Dark Sun), e não o cenário ao sistema (como foi feito com Forgotten Realms), pode sair coisa boa.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Gladius Dei em 08 Ago 2010, 19:08

Quanto a adaptar o sistema ao cenário, nós já temos alguma coisa relacionada... por exemplo, a quantidade de poderes que tem a palavra-chave medo. Eu acho que isso vai acabar se tornando fundamental para o cenário...

Óbvio, o perigo é descambar simplesmente para o combate só com essas habilidades, e o fator "medo" tentar ser incutido através de "os jogadores, em todas as batalhas, quase sempre morrem". Se ficar assim, infelizmente vai ficar ruim...

Quanto à Ravenloft em níveis altos: eu sempre considerei que, nos níveis baixos, o horror vinha do sobrenatural desconhecido perigoso a.k.a. criaturas monstruosas que os jogadores não sabem como derrotar ou teriam extrema dificuldade nisso. Nos níveis altos, eu sempre pensei que o foco acabaria se tornando o horror pessoal: afinal, quanto mais poderoso um ser em Ravenloft, mais chances dele atrair os Dark Powers... e mais chances de, com o tempo, ele criar sua própria sina através de algum ato terrível, mesmo que tente ser um herói bondoso. Só que aí se parte para o lado Roleplay do RPG, e as regras não comportavam isso. Veremos se farão algo nesse sentido...
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor arghsupremo em 08 Ago 2010, 19:11

O horror não consiste em destruir um monstro. Em alguma hora, o monstro vai ser mais fraco que o personagem. Mas quem nunca mestrou uma campanha com um vilão mais fraco que os pcs? O verdadeiro horror está em destruir os pcs nos pontos fracos e mostrar a fragilidade deles. O sentimento de impotência é importante e não deve ser medido na ficha. Se preciso for, aumento o poder dos monstros.

Campanhas no estilo aventura também são legais. Ravenloft tem um bom suporte para campanhas estilo o filme do Van Helsing ou Blade.

_Virtual_Adept_ escreveu:Desde que eles adaptem o sistema ao cenário (como está sendo feito com Dark Sun), e não o cenário ao sistema (como foi feito com Forgotten Realms), pode sair coisa boa.

Assim espero.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor louc0 em 08 Ago 2010, 19:14

Gladius Dei escreveu:Quanto à Ravenloft em níveis altos: eu sempre considerei que, nos níveis baixos, o horror vinha do sobrenatural desconhecido perigoso a.k.a. criaturas monstruosas que os jogadores não sabem como derrotar ou teriam extrema dificuldade nisso. Nos níveis altos, eu sempre pensei que o foco acabaria se tornando o horror pessoal: afinal, quanto mais poderoso um ser em Ravenloft, mais chances dele atrair os Dark Powers... e mais chances de, com o tempo, ele criar sua própria sina através de algum ato terrível, mesmo que tente ser um herói bondoso. Só que aí se parte para o lado Roleplay do RPG, e as regras não comportavam isso. Veremos se farão algo nesse sentido...

Ou mais: Apesar do poderio dos personagens ser capaz de eliminar boa parte dos inimigos que vierem a enfrentar diretamente, cada vez mais ter a sensação de que é inútil, pois tudo a sua volta continua definhando, sofrendo, etc. Aquela sensação de estar apagando um incêndio na floresta com copos d'água.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor AKImeru em 08 Ago 2010, 20:15

Lembre-se que em Ravenloft, só porque você pode matar um inimigo não quer dizer que ele ficará no chão.

Na minha ultima sessão, os jogadores mataram sem dificuldade um golem de carne.

Mais tarde, eles reencontraram a criatura, mais desfigurada e atteradora do que antes...E usando parte das magias que foram usadas contra ele.

O que é interessante em Ravenloft é que o livro te dá ferramentas e ideias de usar monstros e oponentes de maneiras bem diferentes do que o D&D usual.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Kinn em 08 Ago 2010, 20:34

e para derrotar cada monstro chave da aventura deverá ser exigido uma quest para ele

a) não voltar mais poderoso

b) o custo de destruir ele não corromper um dos personagens e ele virar o novo monstro

c) os jogadores derrotam ele, mas acordam/despertam/libertam outro monstro ainda mais poderoso só que vivia quieto porque o monstro anterior vivia por aí como um mal menor para o mal maior não tomar a frente dos negócios

d) tudo isso junto e mais um pouco.

(Eu á disse que adoro mestrar terror?)
Kinn

Mensagempor Madrüga em 08 Ago 2010, 21:30

Ou jogar com a crueldade involuntária dos personagens, que podem resolver trucidar inimigos na esperança de que não voltem... e ser abraçados pelos poderes sombrios. :haha:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor arghsupremo em 08 Ago 2010, 21:50

Ou seja, vários exemplos de como usar o poder dos jogadores contra eles. Ravenloft não fica pior quando aumenta os níveis. Não é obrigar os jogadores a ficarem com medo por não saberem como matar trolls porque eles falharam numa cd 15 de nature.
Imagem
arghsupremo

Mensagempor Youkai X em 08 Ago 2010, 22:00

Belo alfinete, Argh. Ho ho ho ho
Youkai X

Mensagempor Madrüga em 08 Ago 2010, 22:09

Bom, quanto mais poder (e magias, principalmente) um personagem conhecer, maiores são as chances de certas carnificinas... e dá-lhe teste de poder.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Skar em 08 Ago 2010, 22:11

Bem eu realmente falei pensando na minha mesa que quanto mais fortes os pcs ficam mais complicado é deixar uma tensão no ar quando a gente jogava Ravenloft. E sempre vito o pvp que poderia ocorrer caso os Dark powers resolvessem corromper um dos jogadores. é por essas razões que eu fico com um pé a traz de ver ele na 4e
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor arghsupremo em 08 Ago 2010, 22:57

Youkai X escreveu:Belo alfinete, Argh. Ho ho ho ho

Foi especialmente para ti, querido. Que bom que gostaste :wub:
Imagem
arghsupremo

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários