Eleições 2010

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Eleições 2010

Mensagempor Cyrano em 11 Ago 2010, 08:45

Locke Winchester escreveu:Um imposto baseado em renda vale muito pouco quando é facilmente sonegável, nunca fizeram cara feia pra ti quando tu pediste nota fiscal? Nunca viste um só empresário ser dono de 5 ou 6 cnpj's espalhados no nome de familiares ou testas de ferro?

O único imposto que, a meu ver, conseguia superar isso é a CPMF. Afinal, sendo impossivel fugir dos bancos, mais cedo ou mais tarde teu dinheiro passa por lá, é um imposto insonegável.

E exatamente por isso foi derrubado.

Se o problema fosse só o excesso de impostos ou a carga tributária faria mais sentido remover ou diminuir impostos que honeram mais os pobres que os ricos, como quase todos impostos sobre produto (ICMS, PIS, COFINS, IPI).

Parabéns, Locke! Eu creio que a CPMF era o imposto (constribuição, na verdade) mais "justa" de todas as taxas, impostos e contribuições que pagamos. Se, um dia, viéssemos a vislumbrar uma reforma radical na carga tributária brasileira, creio que a junção de muitos deles numa taxa que recai sobre o dinheiro movimentado seria um excelente substituto.

Concordo 100% contigo.
Cyrano

Eleições 2010

Mensagempor ferdineidos em 11 Ago 2010, 11:41

CPMF não é o imposto mais "justo", você tá levando em consideração que todo mundo deposita todo dinheiro que ganha, e essa não é a verdade. Eu mesmo recebo muito dinheiro em espécie que não chega ao banco, eu guardo e vou gastando conforme a necessidade. Isso sem contar gente que trabalha com dinheiro vivo, como taxistas por exemplo.

Com relação ao Imposto sobre grandes fortunas: é constitucional, mas não acho uma boa ideia.

Pensem só se você tem 1 bilhão e deposita na poupança (o que nunca é o caso, mas enfim) o dinheiro não fica parado só atualizando. Ele fortalece o banco, que por sua vez tem mais dinheiro para crédito. Dinheiro parado em banco brasileiro serve pra fortalecer a economia do Brasil. Se resolverem taxar um imposto sobre minha fortuna, eu simplesmente transfiro legalmente minha grana pro exterior, perco uma parcela no imposto de transferência, mas é melhor que ficar pagando mais um imposto contínuo.

Logo, imposto sobre grandes fortunas só vai servir pra afugentar capital do país.

E como o Feanor já disse, o problema não é falta de recursos, mas sim a forma de utilização desses recursos.

Editado: ainda tenho que responder a pergunta do Lanzi, mas só de pensar em escrever um post com a atenção devida dá uma preguiça dos diabos...
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Eleições 2010

Mensagempor Agnelo em 11 Ago 2010, 11:47

Ferdi escreveu:CPMF não é o imposto mais "justo", você tá levando em consideração que todo mundo deposita todo dinheiro que ganha, e essa não é a verdade. Eu mesmo recebo muito dinheiro em espécie que não chega ao banco, eu guardo e vou gastando conforme a necessidade. Isso sem contar gente que trabalha com dinheiro vivo, como taxistas por exemplo.

Tchê, quantas vezes tu viu a gerdau ou a vale fazer transações de milhões de reais em espécie? Eu estava,, e continuo falando em usar a CPMF como forma de fazer a tal justiça fiscal, de uma forma que não haja como sonegar grandes quantidades de dinheiro.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Eleições 2010

Mensagempor ferdineidos em 11 Ago 2010, 11:53

Mas uma transação de milhões de reais é fácil do fisco ficar em cima. Se as empresas realmente estiverem afim de sonegar encontram um jeito de uma forma ou de outra. A CPMF valia pra controlar o pequeno sonegador, aquele que movimentava 2000 e dizia que era 1500.

As grandes empresas sonegam com ou sem CPMF, aí cabe à Polícia Federal e aos agentes do fisco ficarem atrás destes casos.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Eleições 2010

Mensagempor Eltor Macnol em 11 Ago 2010, 12:42

Ken-Ohki escreveu:
Oda Nobunaga escreveu:Eu não entendo isso.

É a segunda vez que meu pais me chama para ser messário, após eu me atrasar, votar nulo e deixar claro para todos que independente de quem elas votassem, o futuro delas era negro.

Cara, se você foi mesário uma vez e apareceu, já era. xD

O voto é secreto, não tem nenhuma associação do seu nome com o voto nulo, com o atraso e o que quer que seja.

Quer deixar de ser mesário? Simples, pague a multa e diga que não vai. Dificulta que te chamem de novo.

Fui mesário uma vez, até gostei de fazer isso, mas não fui chamado na eleição seguinte. Vai ver tenho sorte. :P
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Eleições 2010

Mensagempor Ken-Ohki em 11 Ago 2010, 12:44

A teoria da conspiração diz, Eltor, que se você gosta de fazer uma coisa pro governo, eles não te chamam.

Os convocados pelo exército, por exemplo. xD
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Ken-Ohki
Webmaster

Twitter: @joaoprp

Eleições 2010

Mensagempor Fëanor em 11 Ago 2010, 13:10

Parabéns, Locke! Eu creio que a CPMF era o imposto (constribuição, na verdade) mais "justa" de todas as taxas, impostos e contribuições que pagamos. Se, um dia, viéssemos a vislumbrar uma reforma radical na carga tributária brasileira, creio que a junção de muitos deles numa taxa que recai sobre o dinheiro movimentado seria um excelente substituto.

Concordo 100% contigo.

É, mas isso é meio variavel, porque duas pessoas poderiam ter a mesma renda, mas uma tem um trabalho que exige muito mais movimentação bancária. Essa pagaria mais, não? Isso não seria muito justo.
Mas eu até concordo, afinal esse imposto não pode ser sonegado, era um ponto bastante positivo.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Eleições 2010

Mensagempor Cyrano em 11 Ago 2010, 14:55

Fëanor escreveu:É, mas isso é meio variavel, porque duas pessoas poderiam ter a mesma renda, mas uma tem um trabalho que exige muito mais movimentação bancária. Essa pagaria mais, não? Isso não seria muito justo.
Mas eu até concordo, afinal esse imposto não pode ser sonegado, era um ponto bastante positivo.

Não, Fëanor, porque ele paga sobre a movimentação. Se ele movimentar 100 vezes o valor de 1 real, vai pagar a mesma coisa que o cara que movimentar 100 reais de uma vez só.

ferdineidos escreveu:CPMF não é o imposto mais "justo", você tá levando em consideração que todo mundo deposita todo dinheiro que ganha, e essa não é a verdade. Eu mesmo recebo muito dinheiro em espécie que não chega ao banco, eu guardo e vou gastando conforme a necessidade. Isso sem contar gente que trabalha com dinheiro vivo, como taxistas por exemplo.

ferdineidos, os taxistas recebem em dinheiro mas, a não ser que queiram perder dinheiro, deixam debaixo do colchão. Além de que os mesmos taxistas pegam dinheiro financiado para comprar o táxi, fora o financiamento da casa própria, o aluguel, etc, etc. Para quantidades em que vale a pena o fisco voltar os olhos, o banco sempre está presente. Além de que creio que o dinheiro em papel está com os dias contados.

E se você acha que as grandes empresas conseguiam burlar a CPMF, acho que você deveria se informar um pouco mais. É infinitamente mais difícil para um contador esconder o dinheiro movimentado. É uma questão de mera conferência, no final das contas.
Cyrano

Eleições 2010

Mensagempor ferdineidos em 11 Ago 2010, 16:11

Que guardar dinheiro? Você acha que o cara fatura o quê 10 mil por mês? Dá muito bem pra ele viver colocando menos de 40% do que ele ganha em um banco, simplesmente porque ele só precisa botar no banco o quanto ele precisa para guardar, e olha que quem guarda 40% do que ganha ou ganha muito bem, ou tem uma vida muito frugal. O resto, que ele gasta de combustível, manutenção do carro, almoço, jantar, compras luz, água, gás, telefone, etc, ele pode pagar tudo em dinheiro. Assim, se o taxista recebe, sei lá, R$ 4.000,00 por mês, ele pode jogar na conta facilmente R$1.600,00 por mês e o resto ficar usando em dinheiro vivo. Assim, um cara que ganha R$ 4.000,00 em conta paga efetivamente mais impostos que outro que ganha o mesmo valor em din din.

Com relação a burlar CPMF: difícil não é impossível. Quem tem capacidade de burlar é quem tem mais dinheiro, assim, no fim das contas, a CPMF servia pra pegar o pequeno sonegador, o grande sonegador continua dependendo de uma investigação.
ferdineidos

Eleições 2010

Mensagempor Agnelo em 11 Ago 2010, 16:23

Sobre o teu taxista hipotético me explica, ele vai na casa loterica pagar o doc do aluguel dele e paga tudo com notas de cinco pila? Quando ele vai pagar o financiamento do taxi dele, ele paga parcelas de 500~600 reais com moedas? Quer conhecer esse cara, ou roubá-lo dependendo do momento.

Tchê, tem mais uma, me diz um jeito de uma empresa pagar as contas sem usar banco, sério mesmo, me mostra.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Eleições 2010

Mensagempor ferdineidos em 11 Ago 2010, 16:40

Locke, eu não tô falando de empresa, tô dando um exemplo que nem todo o dinheiro de pessoa física tem que necessariamente passar pelo banco. O meu não passa, deve ser pelo menos uns 400 reais por mês que eu recebo em dinheiro e gasto sem passar pelo banco. Alguém que fatura a mesma coisa que eu, mas recebe tudo no banco, gasta mais com CPMF. Esse é o meu ponto.

Com relação à empresa. Você trouxe a grande empresa pra questão, eu falei que não era mais justo porque nem todo mundo usa necessariamente banco, daí você apontou a Gerdau e a Vale, e eu respondi o que você não perguntou, que era possível uma empresa burlar o CPMF.

Minha resposta deveria ser: só porque uma empresa é obrigada a pagar CPMF isso deixa as coisas justas? Quero dizer: é justo porque a Vale paga, o assalariado paga, mas eu não?

Veja bem, eu não estou sonegado (até pq CPMF não existe mais), só estou deixando de levar o dinheiro para o banco porque é mais fácil deixar uma quantia no escritório, outra em casa e usá-lo para pagar ida e volta do trabalho e almoço. Em tese, um assalariado pagaria mais de imposto que eu, só porque eu recebo em cash por preferência de alguns clientes.
ferdineidos

Eleições 2010

Mensagempor Agnelo em 11 Ago 2010, 16:43

Fui só eu ou tu desviou completamente o assunto que tu mesmo propuseste e não respondeste nada?

Editado:
ferdineidos escreveu:a CPMF servia pra pegar o pequeno sonegador, o grande sonegador continua dependendo de uma investigação.

Locke Winchester escreveu:Tchê, tem mais uma, me diz um jeito de uma empresa pagar as contas sem usar banco, sério mesmo, me mostra.

ferdineidos escreveu:só porque uma empresa é obrigada a pagar CPMF isso deixa as coisas justas? Quero dizer: é justo porque a Vale paga, o assalariado paga, mas eu não?

Seguindo tua lógica o grande sonegador é você :bwaha:
Editado pela última vez por Agnelo em 11 Ago 2010, 16:48, em um total de 1 vez.

Agnelo

Eleições 2010

Mensagempor Dragão de Bronze em 11 Ago 2010, 16:47

Skar escreveu:Cara o ponto é um fortuna não fica parada.

Eu sei, e é exatamente por isso que se deve taxar a renda que essa fortuna produz. Querer taxar a mera posse é um atentado contra o capitalismo per se, não existem grandes empresas sem grandes fortunas, e grandes empresas geram muitos empregos.

Skar escreveu:Outra desapropriação pode vir a ocorrer para o bem público, até onde me lembro está na constituição ou na lei algo do gênero.

Sim, existe, mas é algo desnecessário nesse caso. Se o cara tem cinco milhões de reais, não há problema nenhum nele ter cinco milhões de reais. Absolutamente nenhum.

O governo deve ter metas de desenvolver o país, e fazer algo para diminuir a desigualdade social, sim. Mas não deve fazer essas coisas tão nas coxas apenas para dizer que fez. Nisso o Brasil é mestre, e isso já é provado que dá errado. Não se diminui a desigualdade social criando um "imposto de grandes fortunas", o único efeito desse imposto é que você pode fingir que fez algo pra diminuir a desigualdade social, e espalhar isso pra todo mundo.

O argumento da CPMF é um argumento que valida uma forma de se fazer um imposto insonegável, ok. Mas não diz que o conceito de taxar a grana que o cara tem é certo. Seria legal se um grupo de economistas pensasse numa forma de se fazer um imposto insonegável (ou mais difícil de sonegar) que fizesse o cara contribuir mais por ganhar mais, mas não limitasse o direito do cara ter dinheiro.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Eleições 2010

Mensagempor ferdineidos em 11 Ago 2010, 17:11

Tens razão, tô mais confuso que o Michael Jackson...a minha primeira resposta foi ao Cyrano, daí passei a usar o que ele falou com o que você falou, me enbananei todo.

Primeiro devo esclarecer uma coisa, burlar a CPMF. Burlar a CPMF é impossível pois é debitado automaticamente, mas a CPMF pode ser evitada, pra pessoa física usa dinheiro em cash, pra empresas de grande porte usar contas no exterior. Claro que uma grande empresa não vai pagar conta de luz através de uma conta dos Estados Unidos, mas a compra de material, pagamento de serviços e etc. podem, e eram, efetuados via exterior e lá deixados. E adivinhem, isso não era ilegal.

Dizia-se que uma das grandes vantagens da CPMF era fiscalização sobre o Imposto de Renda, e isso é inegável. Maaas só se você não evitasse sua incidência, como apontado acima.

Detalhe que o fisco continua conferindo as grandes empresas. Já o pequeno assalariado, fica bem mais difícil de fiscalizar pelo volume de dados crus existem. Na época da CPMF os dados já vinham mastigados e era mais fácil auditar alguém.

Por fim, cabe ressaltar que a CPMF era completamente inconstitucional, e nunca foi declarada pelo STF porque o governo ganhava rios de dinheiro com ela

Editado: só uma coisa, não existe de forma alguma desapropriação de dinheiro, isso é confisco e confisco é proibido.

Editado: 2
Locke eu não sou sonegador, porque não existe fato gerador do tributo, sonegar é quando existe o fato gerador, mas você não paga devido
ferdineidos

Eleições 2010

Mensagempor cigano em 11 Ago 2010, 17:18

Skar escreveu:Cara o ponto é um fortuna não fica parada.

Não, uma grande fortuna pode sim ficar parada. Imóveis, bens, etc.

Você pode ter um inventário milionário e nenhum dinheiro no banco (o que acontece com muita estrela falida ou filho de rico que não soube administrar a herança que ganhou)
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic