Alduim escreveu:O Pathfinder é um sistema mais equilibrado e ainda compatível com a 3.5? Ou ele continua com as mesmas falhas da 3.5? Por exemplo, posso pegar meu livro dos monstros e jogar sem precisar alterar suas estatísticas?
Ainda é D&D 3.5, a diferença é que exitem algumas novas opções para cada tipo de personagem, e uma leve melhorada nos personagens não conjuradores, entretanto os conjuradores tiveram mais melhoras ainda, o que no final das contas, manteve o desequilivrio.
Apesar de poder usar as estatísticas, os personagens estão mais fortes, o que também altera de certa forma a maneira de preparar/realizar os combates. Além disso existe um livro de "Monstros Pathfinder", até onde lembro.
Alduim escreveu: Tem como jogar a 4.0 sem o uso de miniaturas? Ou é imprescindível?
Eu joguei a 4.0 muito pouco e o pouco que joguei achei muito dependente de miniaturas, as rodadas demoram muito tempo pra acabar, pois os jogadores demoram a escolher que poder usar e olhe que joguei no 3º eu acho.
Isso é relativo,
Você usa todas as regras de ataques de oportunidade na terceira? Calcula todas as áreas das mágias (incluindo os Cones)? Cada jogador realizar a escolha de qual ataque irá usar e qual talento irá usar somente quando chega seu turno?
Como muitos já falaram antes de mim, é tão dependente quando a edição anterior. Além disso, você não precisa pensar muito, você tem duas escolhas (Dois poderes Sem Limite), e quando decide que é hora de fazer um golpe especial você dispara (poder por Encontro), e quando a coisa fica muito dificíl, você então usa o Gran-Finale (poder Diário).
Se analisar bem, você tem 3 poderes para se organizar, e um poder racial. Algumas classes ainda tem uma habilidade extra para ser usada, então você tem no final das contas em torno de 5-7 pequenas considerações. Assim que está familiarizado com seu personagem a coisa caminha de maneira mais "rápida", mas posso assegurar que se os jogadores deixarem para pensar em suas ações somente em seus turnos, a coisa fica complicada mesmo.
Cartões de poder também ajudam o processo para deixar a coisa mais rápida e eficiênte, e no site da Devir você pode baixar gratuitamente, imprimir e então escrever seus poderes. Se tiver o Character Builder, ele faz isso automáticamente para você.
Espero ter ajudado.