Desafio c/ Behir...(d&d 4°)

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Mensagempor Zaknafein em 16 Ago 2010, 08:03

Caras quero fazer um encontro perigoso e desafiador com um Behir Bolter Welp (solo soldier level 8)...

Basicamente eles (o grupo) utilizaram uma reliquia antiga e despertam a criatura em meio a um reino anão, a criatura esta vagando pelas cidadelas anãs devastando tudo em meio as montanhas gélidas...

A principio o local da batalha vai ser um terreno congelado cheio de buracos (altura 9mts, 3d10 dano de queda), terreno obviamente acidentado em meio a uma tempestade de neve (no começo de todo turno de combate todos os jogadores testam Perception CD 20, ou ficam com uma penalidade de -2 nos ataques até o próximo turno).

Os personagens dos jogadores são os seguintes:

bárbara humana (build de carisma) level 7
bárbaro humano (build de constituição) level 7
bruxo humano (pacto infernal) level 7
guardião humano (build de constituição) level 7
guerreiro humano (build espada/escudo) level 6
guerreiro anão (build martelo/escudo) level 7
warlord meio elfo (build de carisma inpiração) level 7
clérigo elfo (1/2 força, 1/2 sabedoria) level 7

Galera a dificuldade do terreno e suficiente para essa galera?
Vcs acham que eu devo ampliar a dificuldade (colocando mais alguma criatura para "complementar" esse encontro)?

Essa e a descrição do Lightning Reflexes

The behir bolter whelp acts three times in a round, on initiative
counts 20,15, and 5. It cannot delay or ready actions. On each
turn, it has a standard action instead of the normal allotment of
actions. It can use one immediate action between each pair of
turns.

Eu não entendi direito, ele não rola iniciativa e age no turno 20, 15 e 5, não pode atrasar ou preparar ações.
Eu não entendi essa parte "On each
turn, it has a standard action instead of the normal allotment of
actions. It can use one immediate action between each pair of
turns"


Acham que vai ser um encontro equilibrado?
ou eu preciso alterar algo?

ajuda ai mestres...

valeu :bwaha:
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Mensagempor Deicide em 16 Ago 2010, 08:19

A regra do Behir é simples: role iniciativa para os jogadores. O Behir age nos turnos 20, 15 e 5, mas ao invés de ter uma ação padrão, uma ação de movimento e uma ação menor em todos eles, ele tem apenas uma ação padrão em cada. Ou seja, ele vai precisar trocar a ação por uma de movimento se quiser se deslocar, por exemplo.

O Behir é um desafio para cinco personagens de nível 8, mas você tem sete personagens de nível 7 e um de nível 6. Com oito jogadores, acho que o encontro vai ser mais fácil do que você espera, mas o terreno e a tempestade podem ajudar a tornar o encontro mais difícil (cuidado para o terreno não prejudicar o Behir, ou o combate vai ficar ainda mais fácil).
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


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Mensagempor oculto em 16 Ago 2010, 08:19

Rapidamente falando, se as defesas forem altas (por ser um soldier) diminua um pouco e aumente os ataques e dano, se for o caso (deixando o encontro mais mortal). Os desafio do terreno está legal, mas a soma da penalidade no ataque acumulado com as defesas altas do Behir pdoe frustrar os jogadores por não conseguirem acertá-lo.
Crie "mephits de gelo minions" e os faça aparecer em um turno ou outro dos buracos para dar uma "ajuda" ao Behir se os personagens cercá-lo, pra não ficar aquela chatisse de grupinho em volta do monstro.
Editado: Em consideração ao que o Deicide falou, e vendo o nível do grupo, é bom colocar uns minions mesmo toda rodada. Dá um ar de que os capangas estão tentando defender seu mestre também, além de permitir mais opções de combate.

Sobre o monstro, ele tem três ações padrão por turno naquela iniciativa listada. Ele não precisa rolar ini, é só computar os números. Ele pode trocar as ações padrão por outras se for necessário. Pelo que entendi, ele pode realizar uma ação imeditada após cada uma de suas iniciativas (bem legal essa, se meu entendimento estiver correto).
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Mensagempor Zaknafein em 16 Ago 2010, 11:22

As dificuldades do terreno e do clima não afetaram o Behir :evil:

Mas as defesas dele não são tão altas assim, por exemplo o CA e 24, os ataques dos jogadores são em média +12.

Quanto a ele ser "cercado" não tem tanto problema, ja que ele pode com uma reação, caso ele seja atingido, dar um ataque free com as garras (ou seja sempre quando for atingido vai contra atacar), além disso um dos poderes dele com recaraga ele libera uma aura de relampagos de explosão 2 em torno dele (otimo para afetar todos os envolvidos em combate proximo).

Essa parte e que eu não entendi direito, se ele só pode realizar uma ação padrão em cada um dos seus turnos, pq ele tem ataques que são ação mínima por exemplo? (tem uma ataque dele que a ação e mínima que ele investe atacando e derruba seu adversario)...ou seja se ele só faz ações padrões pq ele tem esse ataque que e ação mínima?

O que o Behir pode fazer com uma ação imediata?
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Mensagempor Youkai X em 16 Ago 2010, 11:28

Melhor colocar vários minions nesse combate ou colocar dois behires ou alguns outros monstros pra ajudar o Behir, pq senão vai ser um grind feliz em cima do behirzão.
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Mensagempor Zaknafein em 16 Ago 2010, 11:30

Agora eu entendi, ele pode fazer uma ação imediata com o Rip Claw Response (quando um inimigo ataca e acerta ele reage com um ataque de garras), ou seja só pode fazer isso uma vez já que e uma ação imediata (só pode fazer uma vez por turno) e não uma ação livre (que pode fazer n vezes por turno)...

Acho que o Behir sozinho, não vaiu ser tão eficiente contra o grupo, será que eu posso colocar algum modelo nele para ele ficar mais perigoso?

Alguma sugestão?
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Mensagempor Youkai X em 16 Ago 2010, 11:31

Sendo solo já não é recomendável adicionar um modelo. Melhor mesmo colocar outros monstros, que sirvam de aliados do Behir.
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Mensagempor Zaknafein em 16 Ago 2010, 11:42

Basicamente ele e uma especie de guardião adormecido do império de Arkhosia, os anões do reino de Mithrandor saquearam antigas ruínas do antigo império draconato, entre os tesouros estava um antigo braseiro místico, o grupo precisou utilizar esse braseiro místico em uma missão, o braseiro foi destruido e a criatura foi libertada, trazendo terror as cidadelas dos anões.

Eu estava pensando em colocar grupos de trogloditas vindos do Subterraneo atraidos pela onda de destruição, atacando as cidadelas com sobreviventes, caçando e matando anões, talvez fosse o caso de grupos desses trogloditas venerarem a criatura (tamvez fazendo oferendas e sacrificios tentando servir o Guradião).

Talvez fosse caso de colocar alguns minions trogloditas (level 6?) para ajudar o Behir então, o que acham?
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Mensagempor oculto em 16 Ago 2010, 11:49

Behir com CA 24 e o grupo precisando tirar 12 (sem considerar bônus de combate) no dado para acertar está um pouco alto sim, aliado ao fato de ele possuir muitos PV's (soldier solo?? é, tem mtos mesmo), isso tornaria seu combate "grind festival" (ninguém acerta, ninguém causa dano e o combate se extende por intermináveis turnos).
Recomendo vc fazer o seguinte: Diminua as defesas em 2 pontos, aumente os ataques em 1 e aumente os danos em 1d. Sério, experimente só, vai ser um combate bem letal e com jogadores satisfeitos.
No mais, apenas acrescente inimigos. Recomendo trabalhar apenas com minions e conforme os que chegarem forem derrotados, outros viriam em seguida.
Editado: Voltando as ações do bicho.
Não é que ele só tenha ações padrões. Todas as ações dele são iniciaalmente consideradas como padrão, mas ele pode trocá-las por outras ações se for necessário.
Quanto as ações imediatas, entre uma iniciativa e outra ele pode realizar uma ação imediata, então ele poderia realizar de duas a três ações imediatas em uma rodada (20 <ação imediata> 15 <ação imediata> 5) sempre que o gatilho da ação for ativado.
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Mensagempor Zaknafein em 16 Ago 2010, 11:50

Caras será que eu seria muitoi cruel se coloca se esse 3 trogloditas no combate...
2 troglodite trasher e 1 troglodita deepscourge?

Troglodyte Thrasher
Medium natural humanoid (reptile)
Initiative +5 Senses Perception +6; darkvision
Troglodyte Stench aura 1; each living enemy within the aura takes
a -2 penalty to attack rolls.
HP 100; Bloodied 50
AC 19; Fortitude 19, Reflex 15, Will 17
Speed 5
© Claw (standard; at-will)
+10 vs. AC; 3d6 + 4 damage.
\ Tooth and Claw (standard; at-will)
+10 vs. AC; 1d6 + 4 damage. If this attack bloodies the target,
the troglodyte thrasher makes a claw attack against the target
as a free action. Effect: Make one more attack against the same
target or a different one.
Alignment Chaotic evil Languages Draconic
Str 18 (+7) Dex 15 (+5) Wis 16 (+6)
Con 20 (+8) Int 4 (+0) Cha 11 (+3)

Troglodyte Deepscourge Level 9 Artillery (Leader)
Medium natural humanoid (reptile) XP 400
Initiative +7 Senses Perception +4; darkvision
Dizzying Stench aura 10; each troglodyte within the aura gains an
increase of 1 to the size of its troglodyte stench aura.
Troglodyte Stench aura 2; each living enemy within the aura takes
a -2 penalty to attack rolls.
HP 78; Bloodied 39
AC 22; Fortitude 22, Reflex 21, Will 19
Speed 5
© Claw (standard; at-will)
+17 vs. AC; 1d4+5 damage.
Debilitating Ray (standard; at-will) • Implement
Ranged 10; 1d8 + 4 damage, and if the target is within a troglodyte
stench aura, it is weakened until the end of its next turn.
V Blinding Stench (immediate reaction, when hit by an attack;
recharges when first bloodied)
Close burst 2; targets nonreptiles; +13 vs. Fortitude; the target
is blinded (save ends).
-{^ Rancid Cloud (standard; recharge [x] _])
Area burst 2 within 10; targets nonreptiles; +13 vs. Fortitude;
2d6 + 5 damage, and the target is weakened until the end of
the troglodyte deepscourge's next turn.
Alignment Chaotic evil Languages Draconic
Skills Dungeoneering +9
Str 12 (+5) Dex 16 (+7) Wis 11 (+4)
Con 18 (+8) Int 12 (+5) Cha 13 (+5)
Equipment leather armor, staff

só para avisar esse grupo de jogadores e meio mortífero jogando, o que acham?
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Mensagempor Zaknafein em 16 Ago 2010, 11:53

oculto escreveu:Behir com CA 24 e o grupo precisando tirar 12 (sem considerar bônus de combate) no dado para acertar está um pouco alto sim, aliado ao fato de ele possuir muitos PV's (soldier solo?? é, tem mtos mesmo), isso tornaria seu combate "grind festival" (ninguém acerta, ninguém causa dano e o combate se extende por intermináveis turnos).
Recomendo vc fazer o seguinte: Diminua as defesas em 2 pontos, aumente os ataques em 1 e aumente os danos em 1d. Sério, experimente só, vai ser um combate bem letal e com jogadores satisfeitos.
No mais, apenas acrescente inimigos. Recomendo trabalhar apenas com minions e conforme os que chegarem forem derrotados, outros viriam em seguida.



Mas vc esta levando em consideração os testes de Perception CD 20 para ignorar a penalidade da tempestade de neve?
Acho que se eu diminuir as defesas dele ele vai cair rapidinho (apesar de seus 352 pvs)...o dano dele e bem fraco em média (2d6+5)...
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Mensagempor Zaknafein em 16 Ago 2010, 11:56

Nossa esquece esse trogloditas acima, vai ficar muito dificil o encontro com eles, acho que os minios vai ser mais adequado mesmo...
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Mensagempor Youkai X em 16 Ago 2010, 12:06

Bem, busque baixar a errata de julho, pois lá tem uma tabela de dano para os monstros, pois a partir do MM 3 passaram a aumentar o dano dos monstros. No nível 8 um monstro causaria como dano médio 2d8 + 7 e em ataques contra múltiplos oponentes seria 2d6+5. No caso de poderes de recarga ou encontro, o dano aumentaria em 25% a 50%. E bem, Soldier é conhecido por altas defesas, não acho que valeria a pena diminuir a CA dele, ainda mais considerando que ele é do MM2. Mas poderia incluir no cenário algumas áreas brotando de energia que dêem bonus em ataque. Daí é só colocar minions de nivel 7 (e pelo que vejo, o teu grupo parece meio fraco contra muitos minions, por ter pouquíssimos ataques em área, aparentemente). Mandar minions trogloditas de rodada em rodada subindo pelos buracos parece bem atraente.
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Mensagempor Zaknafein em 16 Ago 2010, 12:08

oculto escreveu:Behir com CA 24 e o grupo precisando tirar 12 (sem considerar bônus de combate) no dado para acertar está um pouco alto sim, aliado ao fato de ele possuir muitos PV's (soldier solo?? é, tem mtos mesmo), isso tornaria seu combate "grind festival" (ninguém acerta, ninguém causa dano e o combate se extende por intermináveis turnos).
Recomendo vc fazer o seguinte: Diminua as defesas em 2 pontos, aumente os ataques em 1 e aumente os danos em 1d. Sério, experimente só, vai ser um combate bem letal e com jogadores satisfeitos.
No mais, apenas acrescente inimigos. Recomendo trabalhar apenas com minions e conforme os que chegarem forem derrotados, outros viriam em seguida.
Editado: Voltando as ações do bicho.
Não é que ele só tenha ações padrões. Todas as ações dele são iniciaalmente consideradas como padrão, mas ele pode trocá-las por outras ações se for necessário.
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Pode crer, isso significa que ele pode "contra atacar" 1x a cada "rodada dele" (20, 15 e 5)...acho que vou usar a tática "minions assault" mesmo...
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Mensagempor oculto em 16 Ago 2010, 12:08

Considerei os testes de perception sim, mesmo ainda eu ainda alteraria conforme acima.

Tipo:
1- Diminuindo as defesas vc vai deixar os jogares satisfeitos por conseguirem acertar o bicho;
2- Aumentando os ataques, vc vai melhorar a combatividade da criatura;
3- Aumentando o dano em 1d (de 2d6+5 para 3d6+5, por exemplo) vc vai aumentar a letalidade;
4- Acrescentando minions, vc vai permitir a criatura ter opções de vantagem em combate contra os jogadores. Além dos minions também poderem usar da manobra "prestar auxilio" para o Behir.

Fora isso, gostei muito das demais condições do combate, só alteraria o dano de queda para 2d10 (diminuindo tb a altura dos buracos). Isso permitirá que um personagem que tenha caido volte mais rapidamente ao combate.

Assim, minhas sugestões são para diminuir o "grind", que é um problema recorrente na 4e em várias mesas. Se seu grupo não se preocupa em arrastar o combate por turnos sem fim, bem, creio que você possa fazer outras considerações então.
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