SOBREVIVI - Uma queda de 39 andares....

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: SOBREVIVI - Uma queda de 39 andares....

Mensagempor arghsupremo em 03 Set 2010, 11:28

Iuri escreveu:
arghsupremo escreveu:
Cyrano escreveu:Faz todo o sentido haver uma limitação nos dados de dano. Deve simular a velocidade terminal de queda do PJ, ou do jogador mesmo, hhehehe...

Alguém discordou?

[GURPS MODE]Na verdade eu fiquei com dúvidas se o limite realmente é devido a velocidade terminal... vou fazer umas contas hoje de tarde la na facul e posto o resultado de noite.[/GURPS MODE]

Que maldade, Iuri. GURPS não é toda essa caveira que a DB fez.

*Argh tem uma pilha de GURPS*
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Ronassic em 03 Set 2010, 11:39

arghsupremo escreveu:
Cyrano escreveu:Faz todo o sentido haver uma limitação nos dados de dano. Deve simular a velocidade terminal de queda do PJ, ou do jogador mesmo, hhehehe...

Alguém discordou?

Acho que foi por isso que eu acreditei que existia limite, e parece que realmente existe, por causa da resistência do ar, a velocidade terminal é de cerca de 200km/h. Mas isso depende de altura da queda, li que calcularam que ele estava à 160 Km por hora quando bateu no carro.

Segundo a Wikipédia:

Pessoas que sobreviveram a quedas livres

Três pilotos sobreviveram a quedas livres de cerca de 20.000 pés (6.000 m) sem um paraquedas na Segunda Guerra Mundial; Tenente I. M. Chisov foi um piloto de bombardeio russo, Sgt. Alan Magee era um atirador americano em um B-17, e o Sgt. Nicholas Alkemade era um atirador britânico em um bombardeiro Lancaster.

Estima-se que uma pessoa caindo na posição "caixa" alcance uma velocidade terminal de cerca de 200km/h (120 mph) depois de uma queda de somente 1.000 pés (300 m), ou seja, os 19.000 pés (5.700 m) de queda que eles sofreram não tornaram estas quedas mais perigosas, exceto pelo fato da falta de oxigênio em altas altitudes. Os três homens perderam a consciência durante suas quedas, e dois deles aterraram em terrenos cobertos com neve profunda, o que provavelmente foi um fator decisivo para a sobrevivência de suas quedas.

Vesna Vulović, uma aeromoça da Yugoslávia, sobreviveu de uma queda de 10.160 m (33.330 pés) quando o avião DC-9 em que ela estava viajando explodiu sobre Srbská Kamenice, Checoslováquia, em 26 de Janeiro de 1972. Ela manteve-se presa no seu assento de hospedeira na cauda do avião, que se manteve preso aos banheiros. Estas partes do avião caíram numa montanha coberta de neve. Acredita-se que uma bomba terrorista tenha sido a causa da explosão. Vulović quebrou as duas pernas e ficou 27 dias em coma e temporariamente paralítica. Nenhum outro passageiro sobreviveu à queda.

Histórias sobre russos soltando tropas sem paraquedas durante a Segunda Guerra Mundial foram provavelmente fabricadas.

Foi noticiado que duas das vítimas do atentado de Lockerbie sobreviveram um período curto após atingirem o chão, mas morreram por terem graves lesões antes da ajuda chegar.

Em Dezembro de 2006, Michael Holmes, um paraquedista Britânico, sobreviveu de uma queda de 13.000 pés (3.962m) quando o seu paraquedas principal e também o de reserva falharam na abertura. Ele caiu na Nova Zelândia, num arbusto de amora-silvestre, e apenas quebrou o tornozelo e perfurou um pulmão. O seu pára-quedas emaranhado deve ter causado um certo arrasto (resistência) que o preveniu de atingir sua velocidade terminal normal.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

Mensagempor Iuri em 03 Set 2010, 23:24

Arghinho, meu querido... você entendeu mau.. Eu estava falando sério!!!

Já que o pessoal ta realmente querendo levar as regras do D&D para o mundo real, vamos avaliá-las decentemente (só para constar, isso é uma piada (assim como o lance do GURPS)):
Em spoiler porque contém alto teor de nerdisse virgem!
SPOILER: EXIBIR
Com umas continhas bem simples dá para ver que se o limite de d6 fosse devido a velocidade terminal este limite só aconteceria aos 5250d6 de dano (e isso sem considerar o atrito do ar -o que é um absurdo, já que é o atrito que possibilita a existencia da velocidade terminal. com o atrito este valor fica ainda mais alto). O limite atual de 20d6 acontece para a pessoa que esta caindo quando esta está a meros 20 m/s, enquanto a velocidade terminal seria em torno de 555 m/s. A pessoa pode pensar também que os 20d6 sejam na verdade um limite da função utilizada pelo D&D para simular a regra de queda. Então eu calculei qual seria esta função para ver se isso bate. Calculei na mão (na verdade programei meu PC para calcular por mim) as velocidades referentes aos primeiros 200 dados de dano e plotei no gráfico abaixo:
Imagem
que claramente é uma função de raiz quadrática. Tomando o limite superior da integral da função tendendo ao infinito vemos que a função não converge, logo, a teoria anterior é inválida. Na verdade, esta função só pode ser descrita em sua totalidade em forma paramétrica. PORÉM, se considerarmos seu domínio só até os 20 m/s (20d6 de dano) vemos que pode ser descrita explicitamente por y = 10,85. sqrt(x) (onde sqrt(x) é a raiz quadrada de x). Logo, deduz-se que a WotC usou o limite de 20 dados no dano para manter simples a fórmula que rege este fenomeno.

E depois o Steven Jackson que tem nóia com matemática? :haha:

Agora, sobre estes caras sobrevivendo a uma queda de 6km de altura: :shock:
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Ronassic em 04 Set 2010, 00:03

Show de bola Iuri, só não entendi alguns valores, 555 m/s é igual a 2000 km/h, mas ele só alcançou 160km/h de velocidade terminal, essa velocidade que citou é de avião. E 20m/s é oq? Força G? Não seria 10m/s?

Ou melhor, sua velocidade terminal em segundos não seria 44,44m/s?

O mais sinistro é que ele continuou acordado, a dor que ele sentiu deve ter sido doidera! :queixo:
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Ronassic

Mensagempor Iuri em 04 Set 2010, 00:59

Po Rona, assim tu me quebra as pernas... achou dois erros nos meus cálculos de uma só vez!!
Realmente, eu usei 2000 m/s como velocidade terminal, quando o certo seria 200 m/s (segundo o próprio texto da wikipedia que tu tinha postado). Além disso, eu tinha dito que os 20d6 eram recebidos quando o personagem estivesse a 20 m/s. Depois que tu falou isso eu estranhei, porque não bate com o que ta no grafico, dae vi que tinha feito a conta errado. Na verdade quando o personagem recebe 20d6 ele vai estar a 34,3 m/s (ainda abaixo da terminal).

Caralho, até o grafico eu plotei errado!!! vou botar o certo aqui (como se alguém fosse se importar com isso XD )
SPOILER: EXIBIR
Imagem

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Ronassic em 04 Set 2010, 07:51

Foi mal, acontece, agora ficou show. :)
E como tu gerou esse gráfico?
Ronassic

Mensagempor Iuri em 04 Set 2010, 13:52

Excel XD
(o programa que eu fiz pra calcular as coisas gravava os dados em um arquivo .txt. dae depois foi só dar copiar colar pro excel e mandar fazer o gráfico)

Iuri

Mensagempor Anonimous000 em 04 Set 2010, 13:58

Continuando a nerdisse: supondo que o mundo seja regido por regras de GURPS, pque até onde eu sei é uma boa aproximação.

Convertendo as unidades para o sistema imperial para usar os livros originais (já que a versão brasileira ainda não apareceu) temos uma queda de 134.44 jardas, já fora da tabela de velocidades dada pelo livro, mas facilmente calculada como 53 jardas por segundo no momoento do impacto.

Como o Ronassic sugeriu, eu vou tratar o impacto como sendo com um objeto macio, o carro (especificamente, o banco traseiro). Logo o dano da queda fica em 53xHPs/100, supondo 10 HPs, 5 dados de dano, uma média de 17~18 pontos de dano. Relativamente fácil de sobreviver.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Cyrano em 04 Set 2010, 18:56

@Iuri

Cara, show de bola suas plotagens e seus cálculos. Mas essa velocidade terminal tá muito alta! Um homem em queda livre, em posição paralela ao chão, atinge no máximo uns 250 km/h! E não 200 m/s (que chegaria a uns 700 km/h). Pode ter certeza que nenhum homem atinge essa velocidade, cara...

E, veja só, 250 km/h dá uns 70 m/s. Vê aí quanto dá de dano!

:-)
Cyrano

Mensagempor Iuri em 04 Set 2010, 19:20

Não não, eu escrevi 200 m/s pensando nos 200 km/h . Mas as cnotas eu fiz com base em 200 Km/h (que vale uns 55,6 m/s). Então o dano, a principio, está certo ;)

Iuri

Mensagempor Cyrano em 04 Set 2010, 19:42

Iuri escreveu:Não não, eu escrevi 200 m/s pensando nos 200 km/h . Mas as cnotas eu fiz com base em 200 Km/h (que vale uns 55,6 m/s). Então o dano, a principio, está certo ;)

Show de bola!

E o potencial nerdístico deste tópico beira o absurdo!!! Hahahahha!!
Cyrano

Mensagempor NeverSleep em 04 Set 2010, 20:47

Qualquer coisa além da barreira de som é desnecessário calcular o dano de queda, considere que ele morreu por causa das ondas de choque sobre o corpo dele. mesmo assim, é díficil ele chegar

Velocidade terminal de barriga e braços abertos = ~200 km/h em ~16 segundos, ele atinge ~175 km/h em 8 segundos
Velocidade terminal com braços juntos ao corpo = 320 km/h, ~20 segundos e mesmas porcentagem, ou seja, uns 280 km/h em 10 segundos.
Velocidade terminal de cabeça = deve ser um pouco maior o recorde mundial que foi a informação que achei é numa região da atmosfera onde era menos densa, então vamos desprezar...

Porém ele chegaria no chão muito antes de atingir essas velocidades, aí tem que fazer um gráfico com a relação para se saber a velocidade dele no momento de impacto, mas só de pensar no número de variáveis que isso envolve... acho que o jeito mais fácil seria supor que a velocidade de queda dele seria com uma resistência entre braço colados no corpo e braços abertos, pegar a suposta velocidade no momento 9 segundos e calcular a aceleração como um pouco acima da constante já que metade da velocidade é atingida em 3~4 segundos de queda. Velocidade em 9 segundos: ~230 km/h, ~64 m/s, aceleração média: 7 m/s², aceleração considerada (30% acima): 9 m/s², velocidade no momento do impacto (distância considerada 117 m): ~46 m/s, 165,6 km/h. então, quem se arrisca em converter isso para dados?
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Cak em 04 Set 2010, 21:10

Não é por nada não, mas em 100m a resistência do ar e outros fatores não são tão significativos no cálculo não, até porque a aerodinâmica humana é horrível, então pode-se tranqüilamente desprezar esses dados. Mas sobre o fato, é algo impressionante!
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Anterior

Voltar para Off-Topic