[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 13 Set 2010, 16:15

Matheus:
1 e 2.

E isso é apenas parte de outra críticas feitas ao TRPG. O Feiticeiro Minotauro, Jin dos Ventos, e Shish-kebob o Mestre da Cimitarra são outros que tu pode encontrar no tópico de onde vêm esses posts.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 13 Set 2010, 16:25

Eu tô sem tempo, mas vai dois exemplos: Dizer que o TRPG não tem a quantidade de descrição necessária para se jogar no mundo de Arton? Como assim, o livro tem mais material descritivo que um LdJ ou mesmo as duas primeiras edições do cenário, e ninguém nunca teve problemas pra jogar com o material dali. TRPG não tem quantidade completa das informações do cenário, mas tem a quantidade NECESSÁRIA pra que se possa jogar e a resenha diz que não.
Também há uma descrição das linhagem elemental de feiticeiro que diz que uma habilidade de um nível mais acima (quinto ou décimo) está disponível no primeiro e aproveita pra comentar que aquilo é mais um indício de "desequilíbrio do sistema", mas na verdade é um erro do autor.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Madrüga em 13 Set 2010, 16:28

Se um erro do autor causa desequilíbrio no sistema... é um desequilíbrio no sistema. Aí cabe apontar o erro ao autor da resenha para que ele errateie, tenho certeza de que o Lumine faria isso se você apontar.

A resenha não é estanque, ela pode e DEVE mudar de acordo com erratas do sistema e outras descobertas (inclusive erros do autor, que deve ter a humildade de aceitar erros).

Mas não existem descrições suficientes para se jogar NO MUNDO de Arton, só em uma pequena parte. Ou aquilo é um livro completo de cenário também e ninguém percebeu?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Smaug em 13 Set 2010, 16:30

Eu tô sem tempo, mas vai dois exemplos: Dizer que o TRPG não tem a quantidade de descrição necessária para se jogar no mundo de Arton? Como assim, o livro tem mais material descritivo que um LdJ ou mesmo as duas primeiras edições do cenário, e ninguém nunca teve problemas pra jogar com o material dali.

Eu tive problemas com as duas primeiras edições do cenário, faltavam tantos detalhes que abandonei em favor de um cenário próprio. Agora, trazer a descrição unicamente de uma cidade e dizer que vc pode jogar no mundo de Tormenta?? Não, vc pode jogar na cidade que o livro descreve e isso não é material suficinete para se conhecer todo um cenário, a menos que vc ache tormenta raso o suficiente para ser resumido em uma unica cidade. :haha:
Comparar com o livro do jogador não vai salvar tormenta de ser um péssimo livro de cenários, pq o livro do jogador não era um livro de cenário, era e continua sendo um: Livro de Regras Básicas para RPG!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Skar em 13 Set 2010, 16:31

Sua opinião, Madruga. A minha opinião é de que outras resenhas tiveram um nível mais profissional do que a da Spell, a qual eu vi uma porrada de erros que não batem com o que tá no livro (experimenta ler a resenha com o livro do lado, tirando a limpo).

Você ta falando daquela resenha que dizia que o guerreiro não precisava de nenhuma alteração?

O mais interessante é que todo mundo repete a mesma coisa lá na jambô e poucos chegram e foram colocando seus pontos baseados no livro e não em meros achismos.

Editado: Pelo o que me foi falado vem com uma linha do tempo do cenário e descreve um pouco sobre Malpelitrin. Isso não é nem de longe o necessário para você começar a jogar em qualquer cenário. A critica é deveriam falar esse é um livro de regras e não de cenário um ponto que a maioria das pessoas deixou passar. Cara erro do autor que se usado como consta no livro desequilibra o sistema.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor GoldGreatWyrm em 13 Set 2010, 16:31

É a mesma coisa que chamar o LdJ 3.0 de um livro de Greyhawk... com nem 1/3 dos deuses do cenário e somente a informação de como montar cidades, com citações vagas aqui e ali de algo do cenário, como os Assassinos ou um artefato ou dois XD
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Corvo da Tempestade em 13 Set 2010, 16:39

Dizer que o TRPG não tem a quantidade de descrição necessária para se jogar no mundo de Arton?

Volto a perguntar: você conseguiria mestrar em Arthon SOMENTE com o Trpg (sem ter lido nenhum romance/edição anterior ou mesmo acessando a internet em busca da informação)?

Eu consigo com Dragonlance, Eberron e até mesmo com o Cartas Selvagem (cenário do Gurps Supers).
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 13 Set 2010, 17:14

Sim, porque o material do livro é SUFICIENTE.Ninguém falou em completa descrição do cenário, olha a contracapa do livro. Mas há uma descrição suficiente pra se jogar algumas campanhas. Se o livro não é renovável em algum ponto pra permitir isso é no capítulo Bestiário, onde as regras pra criação de monstros e templates vão fazer com que aqueles monstros ali fiquem datados depois de algum tempo

Quando eu falei de erro de autor, foi do autor da resenha e não do TRPG.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Set 2010, 17:29

Matheus Borges Ziderich escreveu:Sim, porque o material do livro é SUFICIENTE.Ninguém falou em completa descrição do cenário, olha a contracapa do livro. Mas há uma descrição suficiente pra se jogar algumas campanhas. Se o livro não é renovável em algum ponto pra permitir isso é no capítulo Bestiário, onde as regras pra criação de monstros e templates vão fazer com que aqueles monstros ali fiquem datados depois de algum tempo

Aponte os erros então pra mim, ué. PM existe pra isso, eu vou lá e retifico erros.

Ué? As regras de criação de monstro que são, web enhancement, e não existiam quando li o livro, fazem parte do mesmo?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Sr. Pichu em 13 Set 2010, 17:32

Matheus Borges Ziderich escreveu:Sim, porque o material do livro é SUFICIENTE.Ninguém falou em completa descrição do cenário, olha a contracapa do livro. Mas há uma descrição suficiente pra se jogar algumas campanhas.

bom, realmente, prá uma campanha DIABLO é bem o suficiente: uma cidade e uma mega-dungeon
te falaram que cenário compreende desde mapas, cidades, modo de vida, economia, clima, fauna e flora, religião, etc... de um MUNDO?

Matheus Borges Ziderich escreveu:Quando eu falei de erro de autor, foi do autor da resenha e não do TRPG.

novamente, cadê os erros?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 13 Set 2010, 17:43

Lumine Miyavi escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu:Sim, porque o material do livro é SUFICIENTE.Ninguém falou em completa descrição do cenário, olha a contracapa do livro. Mas há uma descrição suficiente pra se jogar algumas campanhas. Se o livro não é renovável em algum ponto pra permitir isso é no capítulo Bestiário, onde as regras pra criação de monstros e templates vão fazer com que aqueles monstros ali fiquem datados depois de algum tempo

Aponte os erros então pra mim, ué. PM existe pra isso, eu vou lá e retifico erros.

Ué? As regras de criação de monstro que são, web enhancement, e não existiam quando li o livro, fazem parte do mesmo?

Me expressei a mal. A falta dessas regras que fazem o capítulo ficar datado depois de algum tempo.

Lumine a resenha é sua, eu não vou ficar apontando todos os erros pra vc ir lá e corrigir. Já apontei dois, sugiro que vc siga daí e leia o livro novamente.

O lance aqui é que vocês acham que o TRPG devia ter uma descrição total do cenário, quando não é assim. Livros de RPG existem pra permitir o jogo, livros de cenário e outros suplementos existem pra aprimorar. TRPG não é o único RPG assim e o livro nem de longe se propõe a ter esse nível de descrição. Ele permite o jogo tranquilamente. Claro que ignorar isso pra criticar o cenário é fácil....
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Smaug em 13 Set 2010, 17:45

Pegue o livro de Senhor dos Anéis RPG, ele eh um livro, com as regras de um sistema novo (inteirinho novo e não remasterizado como o TRPG) e ainda traz a descrição de todos os reinos e principais cidades, sem contar monstros e vilões. Percebe a diferença de um livro que traz regras refeitas, meia duzia de monstros e uma cidade??
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Sr. Pichu em 13 Set 2010, 17:53

Matheus Borges Ziderich, sério?
e o que diz aqui?

http://www.dot20.com.br/2010/06/09/torm ... o-preview/

e como vc parece ter preguiça de ver o que tá longe da sua mão, seremos legais:

"Material completo para criar suas próprias campanhas."

ou aqui:
Imagem

só me diz como UMA CIDADE e uma linha do tempo são suficientes para fazer uma campanha.
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 13 Set 2010, 17:57

Além do quê, o livro SEQUER apresenta a lista de magias do cenário.

Querendo ou não, isso TORNA o livro insuficiente para jogo. Com web enhacement ou não.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 13 Set 2010, 18:04

Viu como é fácil? As descrições das cidades principais de SDARPG se assemelham bastante as descrições que estão no primeiro capítulo do TRPG, os montros a mesmíssima coisa e Minas Tirith não tem uma descrição completa como Malpetrim tem no TRPG. O mundo de Arton tá descrito no livro, sua geografia, deuses, raças e história. Malpetrim só recebe uma luz maior justamente por ser o melhor ponto de partida pra aventuras do cenário e uma cidade importante nos eventos recentes. Mas é fácil ignorar isso e dizer que o livro só descreve Malpetrim e os jogadores só podem jogar lá. Só que não é verdade.

Na contracapa tá escrito material completo pra criar suas campanhas e isso tá lá. A descrição completa do cenário não é necessária, só o básico pra que ele POSSA CRIAR suas campanhas. E no livro tem muito mais do que uma linha do tempo e uma cidade.

VA, o livro tem magias sim. Lista de magias que foi disponibilizada são as magias do livro indexadas por tipo e nível. Apesar de ser chato ter q correr atrás das magias ao longo do livro, não inviabiliza o jogo.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários