[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Madrüga em 19 Set 2010, 12:00

Lumine Miyavi escreveu:Me sinto sujo, vou ali escrever uma história pra TSag. XD

Você está desperdiçando tempo e potencial.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor crudebuster em 19 Set 2010, 12:11

Lumine Miyavi escreveu:
Editado: Epílogo:
Após o acordo, uma lição final de humildade foi exigida.
Com um movimento do Destroçador, todas minotauras fêmeas cessaram de existir.

----

Tempo de escrita: 4 minutos.
Me sinto sujo, vou ali escrever uma história pra TSag. XD

Hmm, nada mal. Com 15 teríamos uma fábula mais conscisa. O deus maior da força ser forçado, subjugado e humilhado, aceitando uma ameaça e baixando as orelhas é uma piada que cai como uma bota num pé de cabra.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Set 2010, 12:12

hey, é o Deus da Força contra do do PODER ILIMITAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADO!
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor crudebuster em 19 Set 2010, 12:23

Sr. Pichu escreveu:hey, é o Deus da Força contra do do PODER ILIMITAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADO!

Ué. Pra um deus com poder ilimitado ameaçar o da força, essa força não deve ser tão forte mesmo...

Não sei se caberia um movimento desses pra humilhá-lo, seria muita crueldade. Eu não escreveria nada assim.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Deicide em 19 Set 2010, 13:51

Lumine, sua história não funciona porque eu imagino que o Tauron, se for fiel a seu portfolio, preferiria lutar até a morte a se rebaixar a outro e ser humilhado diante de todo o Panteão. A história do Crudebuster é muito, muito, muito melhor do que a oficial.

Eu até penso em formas de justificar Tauron fazer os minotauros dependerem de fêmeas de outras raças pra reproduzir, mas todas as formas tornam Tauron imediatamente mau. Por exemplo, ele pode ter feito isso para que os minotauros demonstrem às outras raças que foram divinamente criados para dominá-las, para serem superiores. Acho que nada horroriza alguém mais do que a ideia de ser escravizado e ter sua esposa e filhas tomadas para serem "usadas" por um monstro enorme com cara de boi. :putz:

Acho que o grande problema dos minotauros em Tormenta é que o cenário tenta pintá-los de povo orgulhoso, nobre e "bom", mas sério, quanto mais a gente se aprofunda na cultura deles, mais malignos e egoístas eles ficam. "Proteger os fracos" diante do que eles fazem é uma piada, talvez uma forma deles justificarem-se para tolerar a própria atrocidade que cometem. A verdade é que uma raça de misógenos estupradores; eles precisam de fêmeas de outras raças, então escravizam outras raças e as abusam porque se consideram superiores.

Se o cenário levasse a sério essa premissa, a luz com que mostrariam os minotauros seria muito, muito diferente. Eu não os vejo como melhores do que os Mindflayers, apenas muito mais hipócritas e menos "aberrantes" em aparência.

Um dia eu disse nesse tópico que a ideia dos minotauros dominarem parte do Reinado era legal, apenas a execução era idiota. Naquela época eu não sabia que minotauros precisavam de outras raças para se reproduzir, nem que mantinham haréns de escravas, ou que eram hipócritas desse tamanho. Agora que sei, eu digo que a ideia de Tapista é horrível, e que Tapista devia ser pintada como uma ameaça tão grande quanto a Aliança Negra.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor AKImeru em 19 Set 2010, 13:56

"bom"

Eles são neutros.

menos "aberrantes" em aparência.

ELES SÃO BOIS VESTIDOS DE ROMANOS

tão grande quanto a Aliança Negra.

Eles são maiores do que a aliança negra porque eles venceram.

O que eu acho hilário porque eles estão menos tempo no cenário e já concretizaram o que a Aliança queria fazer.

Ah e eu acho hilario:

Aliança de Orcs e outras criaturas

Isso faz de Deheon e aliados a Horda dos Humanos :bwaha: !
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Deicide em 19 Set 2010, 13:59

Oda Nobunaga escreveu:
"bom"

Eles são neutros.

Nem isso deviam ser.

menos "aberrantes" em aparência.

ELES SÃO BOIS VESTIDOS DE ROMANOS

Ainda perdem pros Illitids em aparência aberrante...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 19 Set 2010, 14:06

Detesto chegar atrasado na discussão. Isso acima é uma falácia.
Primeiro, associar figura masculina com força é um erro, porque fêmeas podem ser fortes no sentido conceitual, e a divina serpente é uma prova disso no próprio cenário. E a deusa apesar de privilegiar as fêmeas, criou machos para a espécie, mesmo que eles fossem mais raros que as fêmeas no quesito reprodutivo, algo bem mais natural e crível do que criatura de raça única que gera prole própria do mesmo sexo e da mãe com sexo dela.

No Castelo Falkenstein funciona e é legal porque falamos de fadas - criaturas deliberadamente descritas como místicas e conceitualmente sobrenaturais até o último fio de cabelo o suficiente para virarem purpurina se entrarem em contato direto com ferro frio.

A segunda falácia é dizer que escolher os humanos como raça óbvia é natural, pois ser populoso não quer dizer serem mais fracos - aconteceu de por coincidência serem... mas se a aliança goblinoide fosse mais populosa, o argumento manteria validade?

Não, Divina Serpente e Tauron são casos completamente diferentes. Tauron criou os Minotauros a imagem dele e os therah-psidah são Eiradann corrompidos ou frutos da relação dela com Galron.Natural e crível? Cê tem parâmetro pra ilustrar a genética de algum cenário de fantasia medieval? Porque, num mundo onde há claramente um criacionismo (deuses criando raças pra povoar o mundo), deve-se aplicar as mesmas regras de genética que funcionam no mundo real? E escolher os humanos como raça óbvia é apenas por serem a outra raça presente no continente. Se você vai reproduzir com outra raça, faz sentido que seja a mais próxima presente.

O pior é, Gold Great Wyrm, que eles fizeram blitzkrieg a pé, usando torres (lembrem da acrofobia) que carregaram pelas montanhas, contra o mesmo país que mobilizou um dúzia de magos para criar um colosso e esses magos não ajudaram em nada a deter os minotauros na guerra. Deviam estar ocupados tomando chá como todos os magos do cenário fazem quando é preciso de alguém para lançar uma magia que possa afetar as incongruências do cenário...

Minotauros não são acrófobos. A própria característica racial diz "Medo de Altura" e eles recebem uma penalidade por agir acima de certa altura, mas claramente pode ser contornado. E já expliquei n vezes, nas Guerras Táuricas o Exército do Reinado estava enfraquecido após várias campanhas, sendo a última a investida do Arsenal. Dessas dúzias de magos, os que sobreviveram atuaram sim na guerra.E os dois magos épicos do cenário não são o Elminster. Vectorius é o prefeito de uma cidade estado comercial voadora que claramente preza sua neutralidade e Talude é reitor da Academia Arcana e escolhido de Wynna. O absurdo do suplemento foi justamente insinuar que o Talude teria sido detido por magia e assim não atuou na guerra.

Se o minotauro faz sexo com a humana/whatever e nasce minotauro completo, sem mistura do material genético da mãe, então é um caso de partenogênese (embora invertido, o que fica ainda mais cômico para o estupro das leis da genética - acho que um biólogo pode contar de uma forma mais engraçada do que eu como é que isso pode ser). A lado extra disso é que a raça humana acaba participando da partenogênese se a criança for mulher, gerando uma filha sem material genético masculino, o que é impossível no caso da raça humana, mas fazer o que? A genética e a lógica de Tormenta nunca interessa aos fãs do cenário quando problemas como estes são mostrados... é só 'lol os deuses quiseram assim'.

Outra especulação genética?De qualquer forma minotauro ou humana, a prole ainda é filho e não clone. Apenas muda a raça de acordo com o sexo.Cê pode querer dizer que isso não obedece as leis da genética, mas outra vez é uma raça criada por vontade divina e não nenhum parâmetro pra comparar. Essa discussão não vai dar em lugar algum....

De novo: como muitos afirmaram antes, minotauros precisam de fêmeas de outras raças para procriarem, então significa que levam mais tempo para procriar que membros de outras raças. E surpresa: romanos eram humanos e procriaram rapidamente, fora fazer aliança com nações próximas que foram logo anexadas, o que garantiu formação rápida de exércitos, diferente dos minotauros que só podiam contar com membros da própria raça.

Além de ter o mesmo tempo de gestação dos humanos, os Minotauros tiveram bastante tempo pra formar toda sua civilização e exército, já que foram a primeira raça a se organizar de forma avançada em Arton Norte.

Muitos aqui leram e mantém suas posições Matheus. Você que é teimoso em manter a linha argumentum ad nauseam. Ignora continuamente as incongruências quando mostradas e tenta vencer pelo cansaço, não importando quantas pessoas e quantos argumentos lógicos e bem fundamentados apareçam.

Não ignorei nada. Vários argumentos tão longe de serem congruentes, lógicos e bem fundamentados justamente por falta de leitura dos materiais do cenário. Eu tô nessa discussão porque acho válido discutir e argumentar mantendo uma conversa saudável. Se você vai entrar nessa linha de me atacar ao invés dos meus argumentos, sugiro que você não entre na conversa.

Note Crude: mais problemas de contexto ou coisas mal explicadas: Como se reproduziam enquanto eram escravos? Com que fêmeas? Vamos abstrair e dizer que os orcs deixavam eles se reproduzirem pra raça não se extinguir...

Depois, vão para as montanhas... ALTAS... e a acrofobia some...

Que montanhas? Quem falou em montanhas?

No entanto, a Divina Serpente parece funcionar como culto e em muitos outros pontos...

Nem de longe na mesma proporção de Lin Wu ou Tauron. E a Divina Serpente não é um aspecto de Tauro e sim uma deusa menor a parte que já foi confundida com Tauron.

Quem não aceita escravidão e atos desumanos luta contra ela, não fica achando desculpas a não ser que ache normal, ou ainda inevitável, já que é característica principal da espécie ser parasita, como mindflayers, que por conta disso são sempre malignos, cheios desses estereótipos de "nossa raça pensa assim, age assado" que eu detesto mas é D&D, ao menos ele é sincero nesse aspecto.

Não há nem mesmo um movimento de resistência por parte das escravas fordistas, será que não tem como aparecer um Spartacus nesse circo de touros?

O mindflayers tem desculpa: além de aliens com cabeça de polvo e malignos, eles tem poderes de controle da mente. Por isso o povo não resiste. E eles tem mais bom gosto de não se reproduzir com espécimes que consideram comida da mesma forma que nós...

Não tem nem comparação. Os mindflayers escravizam pra se alimentar da mente e são cruéis com os escravizados.Os minos padrão (Leais e Neutros) por mais que escravizem, não maltratam ou torturam e zelam e prortegem seus escravos. Nessa balança de ações, o correto seria dar Neutro justamente por causa de dois comportamentos tão díspares.

A melhor, mais simples e eficiente forma de resistência seria a fuga dessas humanas... Mas elas todas parecem incapazes de pensar sequer nisto...

Quem disse que não? Existe resistência e as vezes é bem sucedida ou não, mas tá lá. E não esquece que os Minotauros são a raça mais forte fisicamente, o que dificulta um bocado.

Será mesmo que ele não está entendendo, Crude? É inadmissível não entender dúzias de argumentos diferentes, todos tentando ser didáticos, claros e da mais plena expressão de entendimento. Me parece que ele age por pura teimosia, como apontou o Oda, se recusando a admitir o que em segredo já até talvez considerava como problema, mas que apontado pelos 'malévolos spellianos' o força a recusar a concordar para não parecer que se 'corrompeu' em usar o discurso do 'inimigo'.

Raciocínio torto e ridículo. Gasta seu tempo em melhorar os seus argumentos ou fazer algo mais construtivo do que catar cabelo em ovo.....

Nem precisa ir longe, Corvo, porque a Divina Serpente criou mulheres fortes pra raça. E criou machos...

Não, não criou. A gênese dos therah e dos minotauros é completamente diferente

Retcon. A divina serpente veio primeiro. E não tem nada de natural o deus da força ser uma entidade masculina. Nas hienas são as fêmeas as mais fortes e em muitos animais na natureza as fêmeas são maiores e mais fortes. Só porque nos bovinos e primatas os machos são os predominantes não torna isso regra geral.

"...não tem nada de natural o deus da força ser uma entidade masculina."
Cara, cada deus personifica-se como achar melhor. Tauron, por escolha, tornou-se um homem touro flamejante e criou uma raça a sua semelhança. E a Divina Serpente não veio primeiro. Tanto que isso foi colocado no "Guerras Táuricas" e foi considerado absurdo por qualquer um que tenha lido o cenário com atenção. O retcon apareceu esses dias.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Set 2010, 14:22

Lumine, sua história não funciona porque eu imagino que o Tauron, se for fiel a seu portfolio, preferiria lutar até a morte a se rebaixar a outro e ser humilhado diante de todo o Panteão. A história do Crudebuster é muito, muito, muito melhor do que a oficial.

Se prega como Lei que o mais fraco acata a ordem do mais forte, logo...

"O forte é obrigado proteger o mais fraco, enquanto esse é obrigado a pagar tributo ao mais forte."

Os minos padrão (Leais e Neutros) por mais que escravizem, não maltratam ou torturam e zelam e prortegem seus escravos. Nessa balança de ações, o correto seria dar Neutro justamente por causa de dois comportamentos tão díspares.

O livro diz que "não são (muito) cruéis", o significa que tem alguma medida de crueldade com os seus escravos. Lembrando que independente do tratamento, manter, capturar bárbaros do norte para manter como, e traficar escravos ainda é um inquestionável ato maligno, a menos que o eixo de tendências em Tormenta seja diferente.

E não é.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Deicide em 19 Set 2010, 14:29

Lumine Miyavi escreveu:O livro diz que "não são (muito) cruéis", o significa que tem alguma medida de crueldade com os seus escravos. Lembrando que independente do tratamento, manter, capturar bárbaros do norte para manter como, e traficar escravos ainda é um inquestionável ato maligno, a menos que o eixo de tendências em Tormenta seja diferente.

E não é.

Só para adicionar, por mais "humano" que seja o tratamento de um escravo, você ainda assim está suprimindo sua liberdade, cultura, direito de escolha. Escravos são posses, não criaturas. Por mais que um senhor goste de seu escravo, isso não significa o escravo é algo mais do que um bem do senhor, e a sociedade inteira espera que o senhor trate o escravo como tal.

Não existe escravidão "boa" ou "neutra". Ponto.

Deicide

Mensagempor Kear em 19 Set 2010, 14:35

Eu diria que só o que eles fazem pra subjulgar e garantir a obediencia dos escravos conta como coisa bem maligna, especialmente porque eles não tem magias pra fazer isso.
Kear

Mensagempor Nibelung em 19 Set 2010, 14:47

Matheus Borges Ziderich escreveu:Talude é reitor da Academia Arcana e escolhido de Wynna. O absurdo do suplemento foi justamente insinuar que o Talude teria sido detido por magia e assim não atuou na guerra.

A Academia Arcana fica em Valkaria, não? Sendo assim, não seria meio lógico que ele e os professores da academia defendessem a cidade da sua escola? Afinal, são só um bando de guerreiros. Lady Esplenda sozinha, com algumas magias de encantamento, viraria metade do exército contra a outra metade, ou os convenceria a desistir da luta.

Espera, talvez isso explique porque ele assinaram a trégua tão rapidamente enquanto estavam vencendo. :hum:

Matheus Borges Ziderich escreveu:Os minos padrão (Leais e Neutros) por mais que escravizem, não maltratam ou torturam e zelam e prortegem seus escravos. Nessa balança de ações, o correto seria dar Neutro justamente por causa de dois comportamentos tão díspares.

Deicide escreveu:Só para adicionar, por mais "humano" que seja o tratamento de um escravo, você ainda assim está suprimindo sua liberdade, cultura, direito de escolha. Escravos são posses, não criaturas. Por mais que um senhor goste de seu escravo, isso não significa o escravo é algo mais do que um bem do senhor, e a sociedade inteira espera que o senhor trate o escravo como tal.

Não existe escravidão "boa" ou "neutra". Ponto.

Escravidão é um tema complexo pra discutir no mundo de hoje. Só pra quesito de comparação, vamos dar uma olhada em Eberron. Warforgeds eram considerados máquinas de guerra (como um tanque ou um morteiro), mas para ampliar a efetividade deles, eles foram ganhando consciências cada vez mais complexas, a ponto dos forjados modernos serem tão inteligentes quanto qualquer ser humano.

Em Eberron os forjados foram declarados criaturas sencientes e librados da condição de "posse" justamente por terem inteligência humana. Mas não são poucas as dissidências que ainda tratam os forjados como simples golens. É um tema social complexo, e que pode ser usado conforme o mestre achar melhor.

Tormenta enfia goela abaixo "minotauros tratam os escravos bem, então não faz mal" e ignora o conflito social que pode surgir dessa premissa. Eu até entendo os elfos serem submissos aos minotauros por decisão divina, mas não seria o mesmo com as nações humanas que foram conquistadas durante as guerras táuricas, e que até a poucos anos atrás não achavam escravidão legal e colorida.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Lumine Miyavi em 19 Set 2010, 14:54

A Academia Arcana fica em Valkaria, não? Sendo assim, não seria meio lógico que ele e os professores da academia defendessem a cidade da sua escola? Afinal, são só um bando de guerreiros. Lady Esplenda sozinha, com algumas magias de encantamento, viraria metade do exército contra a outra metade, ou os convenceria a desistir da luta.

Espera, talvez isso explique porque ele assinaram a trégua tão rapidamente enquanto estavam vencendo.

Até onde eu sei, a acadêmia arcana teve todos seus portais pra Valkária selados durante o ataque surpresa.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Kear em 19 Set 2010, 14:55

In soviet russia, the cows ride the cowboys :shock:
Kear

Mensagempor Deicide em 19 Set 2010, 14:57

Nibelung escreveu:Eu até entendo os elfos serem submissos aos minotauros por decisão divina, mas não seria o mesmo com as nações humanas que foram conquistadas durante as guerras táuricas, e que até a poucos anos atrás não achavam escravidão legal e colorida.

Nem os elfos faz sentido. E aquela tal de "não-intervenção divina" que só existe quando o plot precisa dela? Pensei que elfos, assim como outra raça qualquer, têm livre-arbítrio. Se deus(a) decidiu isso e aquilo não deveria significar que os elfos aceitariam numa boa. No mínimo, muitos abandonariam sua fé antes que aceitassem se sujeitar a isso. "Se Glorienn (é esse o nome, né?) nos abandonou, nós vamos forjar nosso próprio destino", certo?

Fazendo esse post, fiquei pensando no quão complexo e interessante Tormenta poderia ser, desde que os autores analisassem a fundo o impacto dos eventos no cenário e nos povos que ali vivem... Ao invés disso, temos a clássica explicação "porque os deuses quiseram assim".

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários